Doença deixou o
escritor mais cético
|
Há quem, depois de ter superado grave doença, torna-se mais religioso, passa a acreditar em milagres, adquire fé. O caso de Alves, um mestre em teologia, foi diferente.
Em 2010, ele teve de extrair o estômago por causa de um câncer, trocou uma válvula coração e a coluna lhe deu sofrimento. E agora Alves parece estar mais convicto do ateísmo, com um discurso mais veemente, conforme verificaram os leitores de seu artigo mais recente na Folha de S. Paulo.
Sobre as mortes por causa de deslizamento de encostas na serra fluminense, escreveu: "Se é onipotente, onisciente e onipresente, por que Deus nada fez? Estava dormindo?"
Ao jornal Valor, disse: "Fé para curar o câncer eu não tenho. Sabe o que é fé? É estar no avião com um paraquedas nas costas e de repente dar um salto no abismo, acreditando que o paraquedas vai abrir."
Criticar Deus tem sido, nestes dias, a forma que Alves tem usado para criticar uma sociedade excessivamente impregnada pelo cristianismo. Observa, nesse sentido, que muitos cristãos, por exemplo, renegam o erotismo do tato, do olfato e da contemplação estética.
"Os cristãos têm um problema com o prazer. Você não vê ninguém fazendo uma promessa dizendo assim: 'Oh, Deus, se tu me deres esta bênção, prometo tocar toda manhã um CD de Bach, ou tomar toda noite uma taça de bom vinho'", disse ele à jornalista Marília de Camargo César.
"As pessoas oferecem a Deus cascas de ferida porque elas acham que Deus fica feliz quando a gente está sofrendo. Elas têm uma ideia sádica de Deus."
Além de teólogo formado em Princeton (EUA), Alves é filósofo, psicanalista e autor de mais de cem livros -- alguns deles, escritos em outras épocas, continuam inspirando seminaristas e pastores progressistas.
Onde estava Deus quando isso aconteceu? Ateísmo. Gente.
Com câncer, o ateu Hitchens enfrenta a morte: 'Por que não eu?'.
setembro de 2010
Comentários
Porque Rubem Alves escreve muuuuuuuita pseudoliteratura, aquela que eeeeenche o saco de quem tem a cachola de gaze ou filó...e os bolsos dos escritores de segunda linha, coincidentemente os privilegiados do Mercado...
Ainda tem quem se admire, mas por que? Paulo Coelho foi o autor mais vendido na (!?) França!
Padre Fábio de Melo, Ana Maria Braga, Bruna Surfistinha, agora por último até Vera Fisher! Estes são os bons escritores...Li, ou melhor, tive o desprazer de ler este senhor por ocasião em que uma psicopata, voltando de uma licença médica pra tratar-se de pseudodepressão, na verdade pura demência, indicou-nos em tópicos de antropologia religiosa, para ler, esta imbecilidade...
Pode-se comparar com Marcel Mauss, Mircea Eliade, Gilbert Durand? Não, evidentemente, pois daí sairiam "opiniões" sérias, questionamentos críticos, pertinentes sobre as mil-e-uma facetas das milhares de experiências religiosas...não barafundas de teísmo poético como eram os livros dele de outrora, e agora esse ateísmo pragmático...de almanaque...
Francamente...perguntar por que Deus existe? E qual a relação disso com quem morre ou deixa de morrer? Um padre, um pastor experiente responde com muito mais dignidade e menos poesia! A pergunta é...por que pensamos acerca da existência ou não existência atribuíveis ao que não é absolutamente existente !!! E afirmar o não-existente dá no mesmo, porque Deus é uma idéia!
Por que ainda se discute o óbvio, Deus não está na categoria do existente, nem do não existente, mas do PENSÁVEL! Agora, se metade dos fanáticos crentes e a outra metade dos ateus burros ainda tá na questão primária do papai-noel não existe, eu descobri ontem, papai me contou!....É de amargar!
Por "força de expressão" até aceito um 'graças a Deus', mas frase como a do excerto expressa a grande coerência de um indivíduo.
Minha crítica é sobre a maneira usada para expressar.
Está equivocada.
E ponto.
Mas as pesssoas de fato possuem mania de achar complicações em críticas simples e óbvias.
Seria salutar escrever isso em outro post, em que mais idiotas ateus e crentes comentam com arrogancia e ignorancia.
Se ele acredita ou não em Deus, é problema dele. Ninguém tem o direito de ficar julgando as suas atitudes.
"Ah, mas ele escreve o que quer!"
Sim, mas também, o lê quem quer. Se voce não concorda, não leia. Cada um cuidando da sua vida.
Paulo, seu blog é ótimo! Parabéns! Abraços!
Lizete Ferraz
Rubem Alves é um excelente pensador; não merece essas críticas e eu não tenho nenhuma vontade de criticar ninguém aqui, apenas há que se ter o mínimo de equidade. Não se pode tirar o escritor Rubem Alves do contexto em que ele está expondo os seus conceitos, se não vira inexoravelmente pobre pretexto.
Rubem Alves para mim especialmente nesse momento de sua fala está fazendo uma séria crítica da cultura e totalmente verdadeira e eficaz.
O processo cultural que se desenvolveu a partir dos pensamentos Socráticos, Platônicos, Aristotélicos que desembocaram no cartesianismo clássico, onde Deus e Razão pode-se ver como uma única coisa e esses deuses passaram a dar as cartas lógicas, metafísicas de interpretação de todas as coisas, dentro de um dualismo sem fim, implantando uma lógica binária na formação da consciência moderna que mais reforçava o dualismo antigo que ainda não tinha essa forma lógica tão bem filosoficamente armada, que nos legou a má consciência,
aquela que nas mãos da razão filosófica sacramentou a lógica da sobrevivência, da adaptação aos sofrimentos, a negação da vida e da superação, e no dualismo primário de Mal e Bem, Bom e Ruim, Certo e Errado, Alegria e Tristeza, Esperança e Medo, Amor e Ódio e etcs...
construíram na sociedade moderna esse homem fraco que se acha forte em sua fraqueza;
servo, escravo e nunca livre para viver, mas preso para sobreviver.
Dentro deste contexto é que temos que ver o que a racionalidade, a metafísica fez da visão de mundo; fez dos efeitos de nossos afetos pela eliminação total das causas; esse método filosófico construiu um caminho quase que sem volta; buscou a verdade, definiu a verdade;
a verdade é Deus, a verdade é a razão; a verdade é o conhecimento clássico; criou modelos e igualdade para todos quando não há nada igual na criação, muito menos em nós.
Esse método filosófico erguei o estandarte da profundidade das coisas e perdeu a superfície.
Esse Deus na verdade já nasceu morto.
Mas toda a sociedade como um rebanho dos iguais aceitou esses métodos e agora quando se critica Deus a maioria se ofende e sem respeitar os contextos conceituais e os pensamentos críticos da formação da cultura moderna, que são necessários, deixam de entender exatamente o que Rubem Alves propõe. Daí vem os preconceitos próprios dessa má consciência.
Não só devemos criticar esse pensamento de Deus, essa idéia racionalista de Deus, como devemos criticar e apontar saídas para essa nefasta razão que nos mata.
Essa racionalidade não é natural, é antinatural, por isso que a idéia de D´us que se instalou em nossa cultura não dá conta de nada assim como a razão também não dá, mas D ´us , não este nome tão desgastado pela metafísica, está vivo e pleno em seu poder, com certeza na imanência e não na onipotência. Parabéns Rubem Alves!! Saúde para você!!! De seu aluno Natalino (não me esqueço de suas aulas em 1974 a 1978). Inté um dia!!!
Ahhhhhh!!!!!
Sabe o que é fé? É não ter braços, estar no avião com um paraquédas nas costas e de repente dar um salto para um abismo, acreditando que o paraquedas vai abrir.
Como posso odiar deus se para mim ele não existe?
Não posso cumprir essa ordem, é impossível!
Data_error=odiardeus.exe
Data_error_codename=error
SafedataError
O arquivo ou caminho para diretório não foi encontrado. Verifique se o caminho correto foi digitado e tente novamente ou contacte o assistente de ajuda rápida.
Portanto, não deixo de admirar Rubem Alves como escritor. Não concordar com o que ele diz sobre Deus é outra coisa. Não tenho nada a ver com a crença, a descreça ou a vida pessoal de ninguém.
Fé é pessoal. Cada um escolhe se tem, no que tem ou em quem tem. Também acho que os que se dizem ateus acreditam sim na existencia de Deus e não O aceitam, por alguma razão. Mas isso é só a minha opnião. Cada um que tenha a sua. Nós que somos tão a favor da educação podemos ter respeito ao próximo nas mais diversas diferenças.
É uma pena que aja ainda tanta ignorancia entre os homens, cristãos ou não.
Se expressar, escolher, concondar, descordar, tudo isso é um direito de todos e pode ser feito de maneira sivilizada.
Eu creio em Deus. Se o outro crê realmente não é da minha conta.
A outra metade do texto, apesar de por em cena menos firulas, mostrou-se ainda mais absurda. Pastores e padres respondem melhor a essas perguntas? Oh! Magnífico! Apenas gostaria de entender por que crianças inocentes definham de fome enquanto banqueiros gananciosos vivem imersos em pompa.
Por favor, não me diga que miséria e desigualdade são produtos humanos. Que tipo de imaculável justiça divina é essa que permite que seres inocentes (crianças) paguem pelos atos selvagens e displicentes de outros seres humanos? Será que essa perfeita justiça divina não poderia impedir o sofrimento de quem nada fez para merecer o flagelo?
E peço também que não me fale de uma justiça vindoura, de uma revolução celestial e de anjos entoando cânticos num Juízo Final. Por que você se considera mais digno de usufruir da felicidade terrena do que a criança esfomeada da África? Por que o sofrimento dela pode ser compensado futuramente, mas você e todos os cristãos não abrem mão de levar uma vida alegre e confortável?
Por que você é mais digno de ser feliz aqui na Terra do que a criança africana? Por que é aceitável que o flagelado só seja feliz no "outro mundo" ao mesmo tempo que você não abre mão do regojizo terrestre? Enfim, as perguntas apenas tomam roupagens distintas, mas a essência é a mesma. Será que você pode respondê-las? Isso, é claro, antes de consultar o sapiente sacerdote da sua igreja.
Levei tempo para entender Rubem Alves, muitos nunca o entenderão assim como não entendem nada de deus.
Rubem Alves é um ser humano, humano, humano.
Louco!!sua alma sera pedida e o que voce dira? arrependa-se, e volte no inicio de sua jornada, onde realmente seu coracao pulsava pela paixao das almas..pare de esconder de Deus!! o olho que tudo ve sabe de suas fraquesas e de suas birras infantis..esta preparado para encontar com ele? Louco, sua alma sera pedida, e o que esta carregando em suas maos?
Gente, prestem atenção. Veja essa entrevista com o Rubem ALves > http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/08/rubem-alves-contesta-o-modelo-de-ensino-nao-provoca-inteligencia.html
Postar um comentário