Pular para o conteúdo principal

Leitor diz que chamar a ayahuasca de 'chá maldito' é discriminação

do leitor Carlos a propósito de
Jovem morre afogado depois de tomar o 'chá maldito'

Primeiro: a ayahuasca tem vários nomes, mas "chá maldito" não é um deles. Tal referência é pejorativa e discriminatória, logo, criminosa.

Segundo, o cipó Banisteriopsis caapi, conhecido por Mariri ou Jagube entre as religiões modernas, não contém "dimetiltriptamina", mas sim inibidores da monoamina-oxidase (IMAOs), substâncias muito utilizadas no tratamento de depressão, ansiedade, fobias e outras doenças, sendo receitadas diariamente por psicólogos e psiquiatras para milhões de pessoas pelo mundo.

A dimetiltriptamina (DMT) está presente nas folhas da chacrona (Psychotria viridis), outro ingrediente da bebida. É um alcaloide muito comum e pouco tóxico. Ocorre em centenas de plantas, fungos e animais, inclusive no cérebro humano, que o produz naturalmente em pequenas quantidades para funções diversas. É uma molécula análoga à serotonina, que promove o bem estar, sendo ainda o combustível de diversos  processos neurológicos indispensáveis, especialmente a inteligência.

Terceiro: não havendo prova de relação entre a morte e o chá, torna o título do artigo um calunioso, constituindo propaganda enganosa e difamatória.

Quarto, a matéria, parcial e sem nenhum conteúdo, visa apenas atacar a imagem das únicas religiões  verdadeiramente brasileiras, e dos adeptos da bebida tradicional, cujo uso data de tempos pré-colombianos.  Isto se chama preconceito.

Por fim, meus pêsames à família pela morte do jovem imprudente, ao ignorante que cedeu a entrevista apenas para mostrar a própria estupidez, e ao e-paulopes/band news, pela morte intelectual do autor da matéria e de seus propagadores de lixo sensacionalista e segregacionista.

RESPOSTA

Quem chamou a ayahuasca de 'chá maldito', conforme mostrou a Band News, foi uma testemunha da morte de Alexandre Viana da Silva, 18,  que ocorreu após ele tomar a bebida. Testemunha que tem, vale lembrar, direito à opinião como qualquer outra pessoa.   

Lixo, difamação, texto criminoso? Não delire, Carlos. Crimes mesmo foram os assassinatos do cartunista Glauco e de seu filho por Carlos Eduardo Nunes, um doente mental e usuário da bebida.

Sobre os supostos benefícios da ayahuasca, trata-se ainda de um tema controverso, e as impressões de um apreciador não tem nenhum valor científico.

Quanto ao fato de a bebida ser usada pelas "únicas religiões brasileiras", e daí? Para mim, todas as religiões são iguais. Todas de um certa maneira contêm dimetiltriptamina.

‘Tomem o chá de ayahuasca, mas sabendo que é uma droga’
fevereiro de 2010

> Sobre ayahuasca.   > Opinião de leitores sobre o blog.   > Posts de leitor.

Comentários

Anônimo disse…
Diga-se de passagem, o preconceito que versa o texto da lei Nº 9.459, DE 13 DE MAIO DE 1997, é aplicável quando o sujeito passivo é a PESSOA, e não a coisa, neste caso o chá. Não se atribuiu em momento algum do texto o termo "maldito" quanto a qualquer usuário. Logo, não há preconceito neste caso, ou qualquer outro crime praticado pelo jornalista, ao meu entender!
Cabe ao leitor conhecer também o Art XIX da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, bem como o Art. 5°, Inc IV, da CF/88. Lembre, ainda, que o crime de CALÚNIA aplica-se a quem imputar falsamente a alguém fato definido como crime...
Bom post!
Everton Maciel disse…
religião é tudo igual e lunático tb.
Anônimo disse…
Vai me processar por eu chamar essa MERDA de chá de merda de chá?

FALSO MORALISTA
Anônimo disse…
Carlos, copiar texto do wikipédia pra mostrar conteúdo não vale de nada.

Você é uma pessoa totalmente ignorante.
Anônimo disse…
DROGA é tudo aquilo que altera o estado :

. fisico
. psicológico
. emocional
. neurológico
Do individuo, experimente tomar um LITRO DE CAFÉ EXPRESSO pra ver o que acontece ???
O chá do Santo daime é uma droga fortissima podendo induzir a quadros psiquiatricos gravissimos como daquele já maluco que matou o cartunista GLAUCO...
Vale lembrar que a DROGA mais MORTAL do mundo é a mais antiga tbm e mais usada o ´´ALCOOL´´....

Portanto esse chá ai é realmente uma MERDA !!!!
Anônimo disse…
só esprimentando pra saber se é uma coisa de outro mundo mesmo ,,pra mim tudo que é exagero é uma droga até alimento .......poriço tudo que é usado moderamente pode ser benefico valeu ....
Anônimo disse…
Vão estudar primeiro, bando de ignorantes. Façam um levantamento de todas as pesquisas existentes, de especialistas que a estudam há mais de quarentas. Vocês não passam de leigos falando do que desconhecem.

Esses estados psicóticos já existem previamente em algumas pessoas e não é a ayahuasca que os provoca ou cria, como vocês imaginam.

Aqui um pouco de informação para vocês:

http://imagensocultas.blogspot.com/2010/03/resposta-aos-inimigos-da-ayahuasca.html

E mais outro:

http://imagensocultas.blogspot.com/2010/04/sobre-ayahuasca-psicoses-e-alucinacoes.html
Anônimo disse…
Se a dimetiltriptamina é algo ruim e maldito, por que vocês não a arrancam do próprio cérebro? Façam assim: arranquem as próprias cabeças, joguem no vaso sanitário e dêem descarga, já que vcs tem tanto medo assim do DMT. Arranquem também o DMT que está também em vossos tecidos corporais, vossas células.
Os estudos não inconclusivos coisa nenhuma, vocês, inimigos da ayahuasca, é que ficam sabotando os estudos de todas as maneiras que podem, pois não querem que os seres humanos rompam com o paradigma materialista e não aceitam que a concepção de realidade dos povos indígenas sejam melhores que as vossas. Há não só preconceito, mas também ódio religioso e intolerância, além de um racismo, visto que vcs consideram que os índios e caboclos são todos uns ignorantes atrasados.
Anônimo disse…
Quanto à palavra "droga", seus falsos moralistas, porque não especificam que é um termo multissêmico? Se todas as drogas são ruins, inclusive as que curam, então fechem todas as farmácias e proíbam as pessoas de tomares remédios e de se alimentarem, pois quase todos os alimentos contém algum tipo de droga.
E quem foi que falou que todas as alterações de consciência são ruins? Isso é ignorância de vocês, que não estudam e não sabem nada sobre o assunto, mas se acham com competência para falar a respeito.
Desafio vocês a citarem um pesquisa que tenha constatado que um daimista que deixe de usar ayahuasca tenha síndrome de abstinência. Vamos, postem aí.
Anônimo disse…
Eu tive experiências fortíssimas com a ayahuasca, e inclusive a quase morte de um ente querido, pelo uso e abuso e ter entrado em uma seita que o levou a loucura. Existe um abuso e distorsão quanto ao uso da bebida, ela foi adulterada pelo homem branco, como a maconha(inicialmente uma erva de poder) e agora deixou de ser uma erva de poder. Agora, a ayahuasca pelo seu uso indiscriminado e por utilização de seitas e pessoas que querem o poder, ganhar dinheiro, o custo dos rituais e a mistura de crenças (umbanda, xamanismo, Shiva) dentro do local é uma margem para a espiritualidade negativa.Em vez de crescimento há uma confusão de idéias e pode ficar sujeito a manipulações, inclusive a loucura.
Anônimo disse…
trabalho serio com ayahuasca, deve ser feitos em cultos de correntes oficiais onde o daime e consagrado por pessoas serias fieis e leais a doutrina, e se formos analizar a grande quantidade de igrejas e grupos que se difundiram de maneira expansiva devemos levar em conta,que quantidade nao e qualidade,por exemplo tem patrinho(nene,bebe,sem noçao)servindo um copao de daime para uma pessoa que visita a doutrina pela primeira vez, isto e de uma imprudencia e irresponsabilidade absurda e a maior falta de respeito para com o corpo e o espirito de uma pessoa,mestre irineu serra jamais faria um absurdo desse... ass:mestre universal
Anônimo disse…
Mas é exatamente isso que alguns meios de comunicação querem que aconteça, que as pessoas acreditem fielmente em tudo o que eles falam e escreve. Que joguem no lixo o que nos faz pensar, o cérebro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Lúcia surta, pisoteia a Bíblia e mata filho com 15 facadas

Os policiais tiveram de arrombar a porta de apartamento no bairro do Jaguaré, zona Oeste de São Paulo, mas já era tarde. Quando entraram, viram Maria Lúcia Rufino, 43, dando facadas em seu filho de 19 anos, o estudante Leonardo Macedo Gadducci . A foto ao lado é uma reprodução de profile do rapaz no Orkut. Maria Lúcia estava em crise psicótica. Ou doida, como diziam os vizinhos na última terça (18). Já no começo da tarde, os vizinhos perceberam que ela estava estranha. Lúcia chamou as pessoas para orar, mas começou a falar do diabo, até que começou a pisotear a Bíblia. Chamaram uma ambulância, que não apareceu. Então a mulher disse que precisava matar um dos seus filhos três filhos, para um “bem maior”, conforme relata o G1. Um dos irmãos do Leonardo de 10 anos e outro, 13. Embora aparentemente em transe, a mulher parecia determinada. Alguém precisava fazer alguma coisa, porque uma tragédia estava para ocorrer. Chamaram a polícia e deixaram-na com os filhos. Os PMs primeir