Pular para o conteúdo principal

Programa piloto introduz aulas de religião nas escolas russas

Religiões ocupam cada vez mais
espaço na sociedade russa    
O governo da Rússia adotou um programa piloto que introduz nas escolas aulas de religião.

O projeto contempla as quatro principais religiões do país: Igreja Ortodoxa Russa, Islã, Budismo e Judaísmo. O aluno tem de optar por uma delas.

O projeto tem sido muito criticado: há quem diga que o Estado russo é laico, como expressa a sua Constituição, e, por isso, não deveria gastar dinheiro dos contribuintes para financiar proselitismo religioso nas escolas.

Para outros, o projeto promove a discriminação contra estudantes de outras religiões e os ateus.

O projeto atinge 300 mil jovens, o que representa 2% do total dos  estudantes. Se for bem sucedido, as aulas de religiões serão implantadas em todas as escolas.

Com informação da EFE.

Procuradoria questiona ensino religioso nas escolas públicas.
agosto de 2010

Religião no Estado laico.

Comentários

Yuri S. C. disse…
é a dança do homem.

Há algum tempo na Rússia ateus comunistas perseguiam os religiosos, já hoje na mesma Rússia estão querendo ensinar religião nas escolas.

E diante de tal complexidade do ser humano há zé ruela achando que a humanidade está fadada ao ateísmo.
Anônimo disse…
Não, caro historiador dançarino, não é a dança do homem, mas a DANÇA DO CAPITAL. Deus, entidade abstrata, é uma categoria do pensamento, algo como a UNIVERSALIDADE, ou o UNIVERSAL, conceito pelo qual são mediadas todas as demais relações...Não sei se a sua cabecinha alienada consegue suportar. O filósofo social e economista político Karl Marx demonstrou empiricamente, que na sociedade ocidental, economicamente feudalista e depois metalista, mercantilista e por último capitalista, este UNIVERSAL foi sendo substituido paulatinamente pelo DINHEIRO. Tanto faz se o estado é ateu, ou religioso, pois a religião verdadeira é aquela ABSOLUTA E INQUESTIONÁVEL...Bingo? Isso mesmo, a única coisa inquestionável, absoluta, hoje, de verdade, não é Deus, pois você e eu o estamos aqui questionando...Intocável, inamovível, fixo e imutável, o OUTRORA SER, que Nietzsche dizia ter todas as características do MORTO, não é Deus, é O DINHEIRO. Todo o planeta serve a Ele, querido, e tem gente que literalmente o adora! Você, não?
Yuri S. C. disse…
Lukretia
Você gastou "tudo isso" apenas para fazer uma pregação do profeta Marx?
Em meu comentário citei algo de capitalismo? Eu achei que eu tinha comentado a noticia sem ter feito mega estrapolações à la Marx e seus discípulos.
Parece até que comentei errado por não ter atingido a meta-visão marxista de ver as coisas; mas não, ninguém é obrigado a “viajar na maionese”.
Mas é cada doido...
(caso sua idoneidade mental não tenha permitido perceber, estou apenas dizendo que meu primeiro comentário nada tem de errado)
Yuri S. C. disse…
errata:
extrapolações
Anônimo disse…
Desculpe, senhor, entendi a completa ausência de idoneidade sua. Trata-se de matriz verbolinguística deficitária, pobre. Além do ressentimento, característica dos ofendidos. Responda a três perguntas: o que eu penso que sei de Marx, aprendi de fato, como, e aonde?
O que eu escrevo, além de ilógico e contraditório textualmente, é passível de ser interpretado coerentemente, quando a incongruência discursiva não o é?
A pobreza do meu discurso é genética, hereditária, demonstra falta de vocabulário e lógica discursiva dos meus pais e alfabetizadores, além de lacunas de leituras em minha escola primária, na infância?
Em caso positivo, não desanime, com humildade, persistência e muuuuuuita paciência, o senhor há de escrever coisa que valha algum dia.
Anônimo disse…
Lukretia, com certeza o Yuri ou qualquer um pode escrever coisa que valha mais do que o que você escreveu.

Seu texto é pseudo-intelectual e verborrágico, não falando com um mínimo de coerência e achando que salpicando palavrinhas e adjetivos vai conseguir ofuscar.

Melhor dizendo, seu texto é "intelequituau".
Yuri S. C. disse…
Anônimo, ela está falando com o Paulo.

Do contrário ela apenas "descomeu" novamente.
Anônimo disse…
Verborrágico é uma palavra que você aprendeu e nunca esqueceu, neh? Assim como o neologismo intelequituau! huau huau hau! Desde o ano passado que você não sai da verborragia meu bem, que tal trocar por verborréia, soa mais analógico ao seu estado mental!
Anônimo disse…
Não Yuri, estou falando com você. Desculpe, não é nada pessoal, apenas você escreve mal.
E é óbvio que verborragicamente nem hemostaticamente você responderia às três perguntas;(também nada pessoal) porque não se trata de idoneidade mental, mas de dislexia, um problema BIOPSICOSSOCIAL.
Desmascarando enrolões disse…
Lukretia,

Traduz para o português isso aí que você escreveu em ENROLÊS.
Yuri S. C. disse…
Vamos lá lukretia, a divina.
Reconheço que minha escrita não é a melhor que há.

Mas preciso saber: Meus argumentos estão errados? Onde está o erro do que escrevi? Somente no fato de não compartilhar a divina visão marxista??
Do contrário, chega de descomer.

Abs
Anônimo disse…
Eu traduzo: ao sugerir trocar verborragia, que sugere hemorragia ou perda de sangue, por verborreia, que sugere doença venérea ou disenteria, ela aludiu ao seu teor mental como analogicamente se deduz.
Quanto à dislexia, ou matriz verbolinguística deficitária, ela serviu-se de um eufemismo da psicopedagogia; quando não querem dizer que a origem vocabular da pessoa é inframedial.
Matriz é uma palavra derivada do latim matrix, quer dizer mãe, causa, origem,fonte. Todo indivíduo forma a matriz verbolinguística antes mesmo de aprender a ler, e isso influenciará sua pobreza ou prodigalidade literária e verbal.
Devido ao vocabulário das pessoas ser formado junto com elas na primeira infância, fatores como a formação e escolaridade dos pais, aporte literário e pictórico de historietas infantis, livros, gravuras, viagens, experiências musicais e teatrais vivenciadas pelas crianças; capacita-as. ao desenvolvimento em tempo hábil, da matriz verbolinguística de modo além do satisfatório; habilita-as à pródiga fluência verbal e literária.
No caso contrário traduz-se como pobreza discursiva. É isso.
Anônimo disse…
Alguém consegue argumentar contra o Yuri?

Eu também quero saber!
Anônimo disse…
Eu consigo...e melhor ainda, no bom português, que você vai entender:

soletra, vai: ma-triz, do latim MATRIX, lembra do filme?

significado: mãe, fonte.

ver-bo-lin-guis-ti-ca: conjunto oral ou verbal, e literário. Trocando em miúdos pra tu entender...falar , e ler e escrever.

de-fi-ci-tá-ria: pobre.

formação e escolaridade dos pais: pais analfas ou semiletrados.

aporte literário e pictórico: revistinhas, gibis, filmes, quadros, gravuras, brinquedos.

pródiga fluência verbal e literária. é o que tu não tens.

limitação discursiva: é o que revelas. Te chamou de pobre. É isso.
Anônimo disse…
A pergunta correta é ...alguém NÃO consegue argumentar contra o Yuri? Também quero saber.
Yuri S. C. disse…
Levando em consideração a direção que os comentários tomaram, farei alguns esclarecimentos.

Existem dois comentários que são pertinentes ao assunto post: os dois primeiros.
No primeiro eu exponho meu ponto de vista: o ser humano é um hipócrita, mau, podre.
Não há religião ou sistema filosófico que tenha conseguido mudar ou mesmo regrar esses aspectos da natureza humana.

O comentário de lukretia apresenta outro ponto de vista. O meu não invalida o dela e o dela não invalida o meu.
No entanto, não compartilho da visão de lukretia e jamais abrirei mão da minha. A direção que os comentários por aqui tomaram (e sempre tomam neste blog) deixa demasiadamente evidente minha visão: o ser humano é majoritariamente imprestável.

Aqueles que quiserem continuar com verborragia ou verborreia estejam à vontade, o puteiro não é meu.

Neste post eu não comento mais.

Abs
Yuri
Colocando ditador crentista no seu lugar... disse…
Cara se toca vc já encheu o saco demais com teu trollismo antitudo que não seja cristão.Vc foi refutado em todos os posts.
cindy nilseen disse…
acho que religião é coisa que cada um deve procurar ou não e o estado não deve se meter.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê