Pular para o conteúdo principal

Conselho dá parecer contra o ensino religioso nas escolas públicas do Rio

O Conselho Municipal de Educação do Rio emitiu parecer contra a implantação do ensino religioso nas escolas públicas até que o STF (Superior Tribunal Federal) julgue a ação de inconstitucionalidade sobre o tema movida pela Procuradoria Geral da República.

O parecer foi aprovado por unanimidade e publicado no Diário Oficial do Município de 24 de fevereiro.

A relatora Rita Marisa Ribes Pereira argumentou que o artigo 33 da Lei 9.394, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996, trata do tema com inconsistência.

Ela questionou: se a frequência nas aulas do ensino é facultativa, como estabelece o artigo, como elas podem  fazer parte da carga horária, conforme diz a mesma lei?

Os conselheiros levantaram outras questões, como os critérios para credenciar professores, o respeito à diversidade religiosa e o relacionamento entre igrejas e Estado laico, que é proibido pela Constituição Federal.

Por causa dos “muitos questionamentos em aberto e as consequências administrativas”, disse a relatora, a Secretaria de Educação não deve tomar nenhuma decisão até que saia o julgamento do STF.

Mas independente do que for decidido pela Justiça, o conselho já firmou a compreensão de que o ensino religioso não constitui uma “área de conhecimento específico”, devendo, portanto, ficar fora do currículo escolar.

Com informação do Diário Oficial do Rio.

Evangélicos defendem ensino religioso e criticam 'ditadura do laicismo'.
março de 2011

Proposta contra ensino religioso é ‘imperdoável’, diz ex-ministro do STF.
março de 2011

'Na escola, o respeito aos outros não pode ser amparado em divindade'.
por Roseli Fischmann em março de 2011

Religião no Estado laico.       Posts deste mês.

Comentários

Anônimo disse…
Agiu corretamente.
Anônimo disse…
Nenhuma criança merece uma disciplina tão chata como religião na escola.Sou terminantemente contrário a ensino religioso em escolas do governo.
Anônimo disse…
Impressiona a quantidade de pessoas superficiais e, por isso, egoístas e individualista - tudo de que o mundo não precisa na atualidade. Sou terminantemente contra o ensino religioso nas escolas públicas de um Estado que, constitucionalmente, se identifica como laico. Mas dizer que é contra porque é "uma disciplina tão chata" é chegar-se às raias da ignorância. Quem quiser ter, ou que seu filho tenha, ensino religioso na escola deverá matriculá-lo numa escola de confissão religiosa. Esse seria o endereço certo. Acho que os conceitos e valores são importantes de serem veiculados numa disciplina escolar, mas isso pode ser feito por qualquer delas, desde que tenha professores conscientes disso e preparados para isso. Ou, simplesmente, isso poderia ser feito pela filosofia. É um equívoco monstro a inserção de ensino religioso na escola pública. Até porque, a maioria dos professores dessa disciplina não sabe manter a imparcialidade, sempre levando as suas próprias crenças e querendo impingi-las aos seus alunos. Isso é um crime. Outros não, fazem um excelente trabalho de moral, ética e valores humanos. Isso sim deveria ser o correto. Era só essa disciplina ter outro nome.
Anônimo disse…
Creio que uma simples mudança de rótulo certamente não mudaria o estado de desinteresse dos alunos.
Anônimo disse…
Sinto que as pessoas estão um pouco cansada de religião de um modo geral.
Sou professora de Ensino Religioso e me revolto com essa notícia... pois ao acontrátrio do que muita gente pensa NÃO É AULA DE RELIGIÃO... É uma pena que muitos profissionais da educação e até mesmo o nosso paìs (Estado) não valorizem essa disciplina.
SE A LEI FOI JULGADA INCONSISTENTE, POR QUE A PROVARAM???????
Penso que há uma incoerência na redação da Lei, quando diz: A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO É PARTE INTEGRANTE NA FORMAÇÃO DO ALUNO E AO MESMO TEMPO FACULTATIVA.Como algo que é importante na formação de um ser pode se facultativo????????
Na maioria das escolas do Brasil não se faz perguntas se o aluno quer ou não assistir as aulas, e se assim o fizessem que escola deixaria lacunas nos horários para atender o gosto daqueles que não conheacem verdadeiramente a disciplina de Ensino Religioso??????
No meu estado não só ela faz parte do currículo escolar como também o sistema de ensino cobra avaliações e notas. e nunca nesses dez anos que sou professora tive uma aluno que deixou de assistir minhas aulas.
thiago disse…
Que ótimo! Notícias como estas são até difíceis de acreditar.
SE A LEI FOI JULGADA INCONSISTENTE, POR QUE A PROVARAM??

Porque os nossos legisladores procuram acomodar tudo que for possível, o que resulta em monstrengos legais auto-contraditórios.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...