Pular para o conteúdo principal

Cristo sai no Carnaval disfarçado de anjo para satisfazer Igreja

A Escola de Samba Beija-Flor cedeu a pressões da Igreja Católica e alterou alguns símbolos religiosos para que não fiquem tão evidentes no desfile de hoje no sambódromo.

Cristo vai ter de colocar asinhas
Uma equipe da Arquidiocese do Rio de Janeiro inspecionou na sexta-feira o barracão da escola de samba, tirou fotografias e as levou para dom Orani João Tempesta.

O resultado da interferência da igreja é que uma imagem de Jesus Cristo desfilará na avenida “disfarçada” de anjo: aparecerá de asas e com os cabelos clareados.

Esculturas de Nossa Senhora vão percorrer a avenida com o rosto coberto por véus, fazendo lembrar o fundamentalismo islâmico.

A Beija-Flor homenageia este ano Roberto Carlos, autor, entre outras músicas religiosas, de “Luz Divina” e “Jesus Cristo”. O carnavalesco Fran Sérgio afirmou que não daria para prestar a homenagem ao cantor se fazer referência à fé dele. O cantor vai desfilar em um carro alegórico.

A escola poderia ter se recusado a atender à igreja porque em fevereiro de 2010 o TJ (Tribunal de Justiça) do Rio declarou inconstitucional uma lei de 2007 que proibia o uso de imagens sacras nos desfiles carnavalescos.

Essa é a segunda vez que a Igreja Católica interfere na alegoria da Beija Flor.

No Carnaval de 1989, o carnavalesco Joãozinho Trinta teve de cobrir um Cristo Redentor com sacos pretos de lixo porque, para a igreja, seria blasfêmia expor a imagem em uma festa pagã.

Naquele ano, o enredo da escola foi “Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia”.

Com informação da Folha e do arquivo deste blog.

fevereiro de 2010

Comentários

Anônimo disse…
Não sei o que é pior, isso ou o ataque sincronizado que evangélicos estão fazendo com o carnaval. Odeio falso moralismo.
http://www.youtube.com/watch?v=oLmFQxsMbN4
Anônimo disse…
Falso moralismo é o de vocês ateus hidrofóbicos.

A igreja está certíssima em defender o santo nome do Senhor. A imundície do carnaval não é lugar para ficar achincalhando o Salvador.
Anônimo disse…
Se essa Rachel Sheherazade for evangélica, então é para casar, que mulher linda e inteligente!
Anônimo disse…
Inteligente? Ela?
Anônimo disse…
Anonimo das 10:01, fui eu que coloquei o link do youtube. Sua idolatria não tem direito de não ser questionada, ainda mais que a imagem do seu "senhor" deveria ser considerada uma homenagem aos cristãos.
PS:respeite os ateus e outros membros de credos fora do cristianismo. Sou agnóstico.
Anônimo disse…
O Carnaval Cristão passou a existir quando a Igreja Católica oficializa a festa, em 590 d.C.

Antes, a instituição condenava a festa por seu caráter “pecaminoso”.

No entanto, as autoridades eclesiásticas da época se viram num beco sem saída. Não era mais possível proibir o Carnaval.

Em 1545, no Concílio de Trento, que o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular de rua.

Em 1582, o PAPA GREGÓRIO XIII transforma o Calendário Juliano em Gregoriano e estabelece as datas do Carnaval.

O motivo da mobilidade da data é não coincidir com a Páscoa Católica, que não pode ter data fixa para não coincidir com a Páscoa dos judeus.
Anônimo disse…
A Igreja Católica, em outras palavras, está declarando: "Tudo bem, embriaguem-se à vontade, façam sexo com quem vocês, fiéis católicos bem entenderem. Mas lembrem-se da penitência da quaresma."
Anônimo disse…
Nunca vi evanjegue inteligente.
Anônimo disse…
Não sou católico mas o que disseram sobre "embriaguem-se à vontade, façam sexo com quem vocês entenderem" é mentira óbvia de quem quer fazer jogo sujo.
Vinícius disse…
A Igreja Católica devia saber que sua áurea época de autoritarismo e violências já acabou! Ela não tem mais nenhum direito de ficar mentendo o bedelho nas coisas e vidas alheias! Sou plenamente "partidário" do lívre-arbítrio consciente, portanto quem tem a cabeça no lugar não precisa de cabresto (principalmente religioso) para levar sua vida!
Anônimo disse…
E quem supostamente não tem "a cabeça no lugar"? O que vão fazer sem ter uma igreja?

Os tais ateus/agnósticos que têm "a cabeça no lugar" não fazem nada para ajudar os outros.

Só sabem colocar todas as igrejas num mesmo saco para criticar e atacar todas de uma vez.

As coisas boas que as boas igrejas fazem nenhum ateu/agnóstico faz.
Anônimo disse…
A outrora santa e poderosa ICAR hoje decadente não tem mais esse poder todo para comandar as massas.As seitecas evangélicas a cada dia se dividem mais e estão envoltas em um mar de lama.Esses santeiros,carolas e cretolas precisam aprender a ficar no cantinho deles.
Anônimo disse…
Nunca vi igreja nenhuma fazer coisa boa alguma em toda a minha vida a não ser o bem delas próprias.
Anônimo disse…
19:32 Então você é cego ou preguiçoso.
Anônimo disse…
Igreja é droga.Uma desditosa,infeliz,desarmoniosa forma de massacrar,oprimir e dominar o povo.Religião é mar de lama e politicagem,pilantragem,bandidagem e lavagem de dinheiro de traficantes.
Taí gente o bem que a religião faz.
Concí Sales disse…
Não sei até que ponto a Igreja tem o direito de impor onde uma imagem não canônica deve estar. Já adquiriram ao longo dos séculos estas imagens, certo estatuto de arte popular, domínio público e patrimônio coletivo; vemos as estampas dos tradicionais santos protetores da vista e anjos da guarda em toda parte, até nos menos apropriados locais; quadros e estátuas da Virgem e dos corações sagrados em bares, motéis, lupanares; quem irá cobrar direitos autorais pela sua reprodução exclusiva e/ou oficialmente conceder ou interditar a chancela limítrofe ou geográfica, dos sítios de sua autorizada exposição? São praticamente infinitas essas imagens, reproduzidas aos milhões como os peixes do mar; totalmente fora do controle a sua profana ou sacra utilização. O que parece ser interesse da Igreja, além do viés ideológico que reforçam, acerca das obras da sua fecunda iconografia; é manter por elas o controle do imaginário, a afetividade inconscientemente ligada ao símbolo por elas representado: como se a Igreja fosse a detentora exclusiva do sagrado, e como se o sagrado fosse obra do institucional e terreno, no caso o Poder Eclesiástico. Infelizmente os tempos são outros. Embora a Igreja pareça aqui e acolá esforçar-se por adaptar suas vetustas posturas aos novos tempos; tropeça nestas finas malhas da sua própria incoerência. Mais importante que qualquer imagem de gesso ou papel, são as -supostamente, segundo sua doutrina- imagens vivas, reais, dos homens assemelhados a Deus; mas dependendo do teor da riqueza ou situação de nascimento ou nobreza, a Igreja tem para eles dois pesos e duas medidas. Que defesa faz a Igreja das imagens de crianças torturadas para sempre na alma, pelos abusos dos pedófilos? Quanto gasta a Igreja em tratamento e indenização pelos danos morais com as vítimas da pedofilia em todo o mundo; em vez de limitar-se a acordos milionários para retiradas escandaosas das queixas, de modo a beneficiar os seus sacerdotes criminosos? Esperemos que a fúria antiiconoclasta vaticana ultrapasse os produtos da pintura e da escultura, e chegue ao imaginário vivo comum dos mortais.
Anônimo disse…
Cristo rebaixado a anjo? Essa é boa!Maria seria a que? Esses crentes têm cada uma...
Igreja, Religião, Roberto Carlos, Beija Flor (e todas as outras)...tudo isso se merece, tudo isso é o mesmo lixo travestido de algo que preste.
Anônimo disse…
Faltou os pastores, deputados e o circo eleitoral nacional.
Anônimo disse…
http://www.cidadeverde.com/evangelicos-usam-carnaval-de-floriano-para-evangelizar-74291

Esses não descansaram...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias