Pular para o conteúdo principal

Brasileiros de Portugal preparam o caminho de volta

por Laura Coutinho, para Zero Hora

"Hoje o Brasil significa para nós aquilo que Portugal significava quando viemos: uma oportunidade." Esse é o pensamento que Viviane Bernardo, administradora de 34 anos, há oito residente em Portugal, divide com uma parte da comunidade brasileira em terras lusitanas.

Há alguns anos, fazer o caminho contrário dos nossos colonizadores era sinônimo de colheita de bons frutos para aqueles que se dedicavam a juntar dinheiro em Portugal. Hoje não é bem assim. O retorno ao Brasil, se já não está agendado, povoa os sonhos de muitos imigrantes. O aumento do desemprego e do custo de vida, a desvalorização do euro frente ao real e a situação “pré-falimentar” do governo português, que aguarda uma ajuda bilionária da União Europeia, estão entre as causas do fim do sonho de fazer o pé de meia na Europa.

Logo que chegaram, a catarinense Viviane e o marido Jeferson Bernardo, gaúcho de 40 anos, viam os 200 euros que economizavam transformarem-se em R$ 800 reais no Brasil. Hoje, o mesmo valor vira apenas R$ 454.

"Nos primeiros dois anos foi duro, mas foi a época em que mais conseguimos ganhar dinheiro. Conseguimos quitar as parcelas da nossa casa no Brasil e ainda compramos quatro terrenos lá", relata Viviane.

Há três anos, começaram a sentir os efeitos da crise e viram diminuído seu poder de compra. Há dois anos, o casal decidiu que ia voltar a Porto Alegre, mas a possibilidade de ganhar a cidadania portuguesa se completassem seis anos de residência fez com que adiassem o retorno, que deve ocorrer no próximo mês.

"O humor aqui mudou completamente. Paira um clima de insatisfação, como se fosse uma doença psicológica", conta Viviane.

Também há três anos, o empresário gaúcho Zeno Cunha, 58, conhecido como o homem que popularizou a picanha e a caipirinha em Portugal, começou a sentir o dinheiro escassear. No entanto, foi em 2011 que o faturamento nos seus quatro restaurantes, um deles localizado dentro do famoso Cassino de Estoril, despencou. Desde janeiro, o movimento caiu 35%. Dos 60 funcionários, sobraram 38. "Tive que demitir." muita gente boa.

Morador de Portugal há 18 anos, o gaúcho confessa que a vontade de voltar tem aumentado. "Nunca senti tanta saudade do Brasil. Em dezembro estive lá e vi todo mundo trabalhando, aquela euforia. Muitos portugueses me perguntam o que eu ainda faço aqui."

Modelo brasileira morre em Lisboa de uma queda do 15º andar.
abril de 2011

Brazucas.   > Notícias de Portugal.

Comentários

Anônimo disse…
Eu espero que os brasileiros voltem, voltem mesmo e criem vergonha na cara, porra! Parem de emigrar, brasileiros, pois nós temos um dos países mais ricos do mundo nas mãos, estamos dando e vamos dar muito o que falar em termos positivos no mundo.Vocês deveriam apanhar na cara por emigrarem para um país tão lixo como aquele. E que os portugueses não ousem virem para cá, que o Brasil quebre relações comerciais, bilaterais com aquele lixo e que a nossa língua seja oficializada como a brasileira. Chega de ter contato com estes bandidos portugueses. Que saco! Que eles parem de imigrar para cá, pois nós queremos aqui europeus de qualidade,sul-americanos e americanos de qualidade.Asiáticos e etc!Não tenham contato com portugueses, não tenham amizade com portugueses e não dêem atenção para portugueses.Eles são um povo triste, bandido por natureza, invejosos e um pé no saco. Portugueses, fiquem com este lixo chamado Portugal e esqueçam o Brasil. Para nós, vocês sempre foram e serão irrelevantes. Vermes insignificantes!
Anônimo disse…
E, este povo desgraçado, cuja á denominação é português, nunca parou de imigrar para cá e contínua imigrando, mesmo sabendo que temos um verdadeiro nojo deles. Malditos brasileiros idiotas que foram para aquele país de gente medonha, com os dentes podres, vagabundo, malandro e burro por natureza. Prova disto é a fome que estão passando.
Anônimo disse…
Como no mundo tem gente fascista,imbecil e preconceituoso...e ainda se esconde no anonimato!Ignorante.
Anônimo disse…
Eu sou brasileiro e não tenho uma gota de sangue português, mas é totalmente absurdo esse ódio a eles ou a qualquer outro povo. Os portugueses também deram grande contribuição à nação brasileira.
Zaion disse…
PORTUGAL É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO QUE DISCRIMINA OS BRASILEIROS PELO SIMPLES FATO DE SEREM BRASILEIROS.ESSES SUJOS MALTRATAM OS BRASILEIROS LÁ NO PAÍS DELES,E DEPOIS QUE PRECISAM VI PRA CÁ,PARA FUGIR DA CRISE SE FAZEM DE BOA GENTE.
Anônimo disse…
Olha meu Jovem , pra quem sabe o que é viver com eles, é bem mais facil falar do assunto , por isso , quando vc tiver convivido com ele, vai saber do que o Rapaz está falando .

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...