Título original: Realengo
do psicanalista Contardo Calligaris para Folha
1) Em março de 2009, em Wendlingen, Alemanha, um jovem de 17 anos entrou no colégio do qual ele tinha sido aluno e começou uma matança que terminou com seu suicídio e custou a vida a 15 pessoas.
Na época, notei que, para os suicidas-assassinos de massa, encarnar o anjo da morte é sempre uma demonstração pública. E perguntei: uma demonstração de quê?
Pois é, num mundo dominado por máscaras e aparências, talvez os únicos eventos que se destaquem por serem indiscutivelmente reais sejam o nascimento e a morte. Nessa ótica, as meninas, para nos obrigar a levá-las a sério, podem engravidar e dar à luz. Quanto aos meninos, o que lhes sobra para serem levados a sério é morrer ou matar.
Por isso as meninas pensam no amor, e os meninos, na guerra; as meninas sonham em ser mestres da vida, os meninos sonham em ser mestres da morte.
Em suma, atrás da singularidade das razões de cada um, os suicidas-assassinos (todos homens) parecem agir na tentativa desesperada de se levarem a sério e de serem, enfim, levados a sério: "O mundo me despreza e me desprezará mais ainda, mas, diante de meu ato mortífero, não poderá negar que sou gente grande, um "macho de respeito'".
Mais um detalhe. Cada vez mais, a preservação da vida parece ser nosso valor supremo. Todos estão dispostos a qualquer coisa para não morrer; não é estranho que, de repente, aos olhos de alguns, a verdadeira marca de superioridade pareça ser a facilidade em matar e se matar.
2) É possível que a vida escolar de Wellington, o assassino de Realengo, tenha sido um suplício. Mas a simples vingança pelo bullying sofrido não basta para explicar seu ato. Eis um modelo um pouco mais plausível (e infelizmente comum).
Durante sua adolescência, um jovem é zombado pelos colegas e, sobretudo, pelas meninas que despertam seu desejo. Para se proteger contra a recusa e a humilhação, o jovem se interdita o que ele deseja e que lhe está sendo negado: "As meninas que eu gosto riem de mim e de meu desejo por elas; para não me transformar numa piada, farei da necessidade virtude: entrarei eu mesmo em guerra contra meu desejo. Ou seja, transformarei a exclusão e a gozação num valor: não fui rechaçado, eu mesmo me contive -por exemplo, porque quero me manter ilibado, sem mancha".
Wellington, o assassino de Realengo, na sua carta de despedida, pede para não ser contaminado por mãos impuras. Difícil não pensar no medo de ele ser contaminado por suas próprias mãos, e no fato de que a morte das meninas preservaria sua pureza, libertando-o da tentação.
A matança, neste caso, é uma maneira de suprimir os objetos de desejo, cuja existência ameaça o ideal de pureza do jovem. Ora, é graças a esse ideal que ele transformou seu fracasso social e amoroso numa glória religiosa ou moral. Como se deu essa transformação?
Simples. Para transformar os fracassos amorosos em glória, o fanatismo religioso é o cúmplice perfeito.
Graças ao fanatismo, em vez de sofrer com a frustração de meus desejos, oponho-me a eles como se fossem tentações externas. As meninas me dão um certo frio na barriga? Nenhum problema, preciso apenas evitar sua sedução -quem sabe, silenciá-las.
Fanático (e sempre perigoso) é aquele que, para reprimir suas dúvidas e seus próprios desejos impuros, sai caçando os impuros e os infiéis mundo afora.
Há uma lição na história de Realengo -e não é sobre prevenção psiquiátrica nem sobre segurança nas escolas. É uma lição sobre os riscos do aparente consolo que é oferecido pelo fanatismo moral ou religioso.
Na época, notei que, para os suicidas-assassinos de massa, encarnar o anjo da morte é sempre uma demonstração pública. E perguntei: uma demonstração de quê?
Pois é, num mundo dominado por máscaras e aparências, talvez os únicos eventos que se destaquem por serem indiscutivelmente reais sejam o nascimento e a morte. Nessa ótica, as meninas, para nos obrigar a levá-las a sério, podem engravidar e dar à luz. Quanto aos meninos, o que lhes sobra para serem levados a sério é morrer ou matar.
Por isso as meninas pensam no amor, e os meninos, na guerra; as meninas sonham em ser mestres da vida, os meninos sonham em ser mestres da morte.
Em suma, atrás da singularidade das razões de cada um, os suicidas-assassinos (todos homens) parecem agir na tentativa desesperada de se levarem a sério e de serem, enfim, levados a sério: "O mundo me despreza e me desprezará mais ainda, mas, diante de meu ato mortífero, não poderá negar que sou gente grande, um "macho de respeito'".
Mais um detalhe. Cada vez mais, a preservação da vida parece ser nosso valor supremo. Todos estão dispostos a qualquer coisa para não morrer; não é estranho que, de repente, aos olhos de alguns, a verdadeira marca de superioridade pareça ser a facilidade em matar e se matar.
2) É possível que a vida escolar de Wellington, o assassino de Realengo, tenha sido um suplício. Mas a simples vingança pelo bullying sofrido não basta para explicar seu ato. Eis um modelo um pouco mais plausível (e infelizmente comum).
Durante sua adolescência, um jovem é zombado pelos colegas e, sobretudo, pelas meninas que despertam seu desejo. Para se proteger contra a recusa e a humilhação, o jovem se interdita o que ele deseja e que lhe está sendo negado: "As meninas que eu gosto riem de mim e de meu desejo por elas; para não me transformar numa piada, farei da necessidade virtude: entrarei eu mesmo em guerra contra meu desejo. Ou seja, transformarei a exclusão e a gozação num valor: não fui rechaçado, eu mesmo me contive -por exemplo, porque quero me manter ilibado, sem mancha".
Wellington, o assassino de Realengo, na sua carta de despedida, pede para não ser contaminado por mãos impuras. Difícil não pensar no medo de ele ser contaminado por suas próprias mãos, e no fato de que a morte das meninas preservaria sua pureza, libertando-o da tentação.
A matança, neste caso, é uma maneira de suprimir os objetos de desejo, cuja existência ameaça o ideal de pureza do jovem. Ora, é graças a esse ideal que ele transformou seu fracasso social e amoroso numa glória religiosa ou moral. Como se deu essa transformação?
Simples. Para transformar os fracassos amorosos em glória, o fanatismo religioso é o cúmplice perfeito.
Funciona assim: você é isolado? Sente-se excluído da festa mundana? Pois bem, conosco você terá uma igreja (real ou espiritual, tanto faz) que lhe dará abrigo; ajudaremos você a esquecer o desejo de participar de festas das quais você foi e seria excluído, pois lhe mostraremos que esse não é seu desejo, mas apenas a pérfida tentação do mundo. Você acha que foi rechaçado? Nada disso; ao contrário, você resistiu à sedução diabólica. Você acha que seu desejo volta e insiste? Nada disso, é o demônio que continua trabalhando para sujar sua pureza.
Graças ao fanatismo, em vez de sofrer com a frustração de meus desejos, oponho-me a eles como se fossem tentações externas. As meninas me dão um certo frio na barriga? Nenhum problema, preciso apenas evitar sua sedução -quem sabe, silenciá-las.
Fanático (e sempre perigoso) é aquele que, para reprimir suas dúvidas e seus próprios desejos impuros, sai caçando os impuros e os infiéis mundo afora.
Há uma lição na história de Realengo -e não é sobre prevenção psiquiátrica nem sobre segurança nas escolas. É uma lição sobre os riscos do aparente consolo que é oferecido pelo fanatismo moral ou religioso.
Dito brutalmente, na carta sinistra de Wellington, eu leio isto: minha fé me autorizou a matar meninas (e a me matar) para evitar a frustrante infâmia de pensamentos e atos impuros.
por Arnaldo Jabor em abril de 2011
Comentários
Pra ele refletir aquela bobagem absurda que ele falou dias atras sobre a criminalidade é culpa dos ateus....?
Atenção ´´crentes´´ em geral :
A mistura de ´´transtornos psiquiatricos´´ mesmo que invisiveis , mais fanatismo religioso [ presente em 110% das seitas crentes ] é uma bomba relogio prestes a explodir...
acho que não!!
fanático é um imbecil por excelência
e só sabe gritar sua "fé" aos 4 ventos
Psicanálise é pseudociência.
Estão sacralizados no Antigo Testamento, como estatutos de ordem divina, os pressupostos sanguinolentos para uma justificação pela morte substitutiva ou vicária, portanto uma ética fundamentada no sangue. A doutrina da seita majoritária cristã, em plena Idade das Trevas, gozando do respaldo de ser a representante e coparticipe oficial, da hegemonia do poder e da violência imperiais; referendados por esta concepção sanguinolenta da divindade, como “modelo” ético de justiça, "penitência", e arvorando-se a “detentora” da moral, e do conceito filosófico de humanidade; lançou seu anátema sobre todo aquele que não se submetesse à ética do sangue; morte ou derramamento de sangue para quem duvidasse, discordasse ou divergisse, quem pensasse, ou quem dissesse o contrário, dessa ética sanguinolenta. E perpetuou, no ritualismo, e através da sua teologia de anátemas, o seu despotismo, fundamentado no “ sacrifício deste sangue verdadeiro”...Ora, inevitável, foi pois, que por uma compulsória escravidão da consciência, e da racionalidade, submetidos sob violência da coação e chantagem ao poder da fé; fossem obrigados os religiosos fundamentalistas, ou os demais homens, em geral, pela memória contínua do sacrifício e da libação do sangue; a não esquecerem jamais, que SÃO CULPADOS DA MORTE DE DEUS; posto que “a finitude do homem (morte) não é consequência direta das leis da natureza, mas castigo, ou punição de Deus (!); desnaturalizada, idealizada, a morte é considerada na fantasia da lógica invertida dos teólogos , como não-natural; é “culpa” (?)a ser expiada”, pois há uma falta (?) no homem em ser simplesmente animal ou ser vivo, mero homem(?); é antes um ser divinamente criado (?) como objeto de uma prova(?) de liberdade na qual originalmente fallhou, desobedeceu; transmitindo pela hereditariedade a todo descendente, a mortalidade (?) que é dívida(?) a ser expiada com sangue(!); crime que consiste no seu próprio ser (?), por ter simplesmente herdado a finitude ou a mortalidade; não mais agora vistas como naturais, mas penitenciárias, consequências da Justiça (?) Divina, que DEVE reparar sua (?) falta, fazendo-lhe herdeiro da morte, nascendo “pecador” e “escravo”...Não satisfeita por submeter todos os homens à morte, a "divindade" exige que também LHE sacrifiquem o próprio Filho; pois assim redime-se a culpa do homem feita culpa de Deus(!?), que assume a não-culpa, desculpando a todos...(!?)Logo, por tal artifício dos teólogos fundamentalistas, “O homem não é mortal por uma necessidade natural e por limitação comum da natureza”, uma vez que “tudo que é vivo morre”... SUA MORTE É CULPOSA, É ERRO, MAL, E PECADO original, A SER REDIMIDO SOMENTE PELO SANGUE . Fundamentos? Estão também no texto sagrado, na Epístola de Paulo aos HEBREUS (SINTOMÁTICO), onde afirma, no capítulo 9, versículo 22: “TODAS AS COISAS SE PURIFICAM COM SANGUE. SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO”. Paulo foi o grande artesão da universalização desta concepção cruenta mosaica. Ele mesmo foi um derramador de sangue compulsório, fariseu que era, perseguidor dos cristãos e teve participação no assassinato de Estêvão, o Protomártir. Sua fúria nãou poupava mulheres nem crianças, nada mais natural ao fundamentalismo judaico de que era portador. Sua absolutização do derramamento do sangue como remissão dos pecados era a sua própria redenção. A justificação pela violência e pela efusão do sangue divino era o seu sonho de justificação de toda a crueldade do mundo. Nada foi mais útil ao Império romano e à igreja também romana, como aos pósteros sucedâneos, os Estados totalitários e seus regimes de exceção, e à todas as demais guerras e genocídios perpetrados por nações que si diziam (?) cristãs...que esse estatuto legitimador da violência, da crueldade e do eflúvio sanguíneo, como “act of God”, ato divino... Tanto a ética judaica como a cristã e a islâmica, portanto , são fundamentadas no sangue.
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