Pular para o conteúdo principal

Padre e pastor reagem ao fim do proselitismo religioso em TV estatal

O padre Dionel Amaral e o pastor Flávio Lima, da Igreja Batista, criticaram a decisão do Conselho Curador da EBC (Empresas Brasileira de Comunicação) de acabar com os programas de proselitismo religioso dos quais eles são responsáveis na TV Brasil.

No domingo, após a transmissão da Santa Missa celebrada pelo arcebispo Orani Tempesta, do Rio, Amaral pediu aos fiéis para que mandassem à presidente Dilma Rouseff carta para que a decisão seja cancelada.

Como se a própria Igreja Católica não tivesse emissoras de TVs, o padre disse que os dois programas na TV estatal levam mensagens cristãs às pessoas que não podem sair de casa.

O padre argumentou que a extinção dos programas se opõe ao acordo assinado entre o Vaticano e o Brasil.

O pastor Lima, diretor do programa Reencontro, disse que os religiosos são vítimas de preconceitos. “[Os membros do Conselho Curador] nunca nos consultaram em nada.”

Por unanimidade, os membros do conselho conselho decidiram extinguir a programação de proselitismo religioso com o argumento de que as emissoras da EBC têm de estar alinhadas com o caráter laico do Estado.

No prazo de seis meses, os programas católicos e evangélicos serão substituídos por apresentações de cunho cultural sobre todas as crenças existentes no Brasil.

"Fizemos o que tínhamos de fazer", disse a presidente do conselho curador, Ima Célia Guimarães Vieira. "Ponderamos de vários lados. Apenas duas religiões usavam os meios públicos de comunicação. Estamos dando uma oportunidade para ampliar as religiões."

Com informação da Folha e do arquivo deste blog.

Órgãos públicos no Amazonas estão impregnados de símbolos católicos.
março de 2011

Religião no Estado laico.   > Religião na TV.

Comentários

Anônimo disse…
Pornô Gospel

Os programas veiculados por evangélicos não podem ser distinguidos dos programas ShopBUY, SHOPTIME, POLISHOP e outros que promovem o comércio gospel televisado
.
Os sabonetes milagrosos, sabonete consagrado, toalhinha molhada de suor, toalha ungida, toalha milagrosa, sal ungido, água ungida, óleo para unção, óleo de Israel, óleo da alegria, óleo santo, óleo de Rosa de Sarom e refrigerante evangélico são recomendados e “martelados” repetidamente á exaustão sobre o telespectador imobilizado mentalmente.

Nem Jesus resistiria a tanta pressão pastorizada na TV dos vendilhões do templo moderno.

Só vendo...
Anônimo disse…
Irônico não é?Qualquer coisinha eles logo reclamam de preconceito...Gozado né?!!Todo mundo é obrigado a ver programa religioso na tv aberta e as emissoras são obrigadas a negociar os horários com eles.Realmente,ele não têm moral para criticar ninguém.A religião defende e promove todos os preconceitos menos o religioso.Muito irônico!!!
Anônimo disse…
Religião tbm não é essa hegemonia tbm não!!!O que tem de crente e de católico decepcionado e fora das igrejas não é moleza.... Entre ser membro ativo,fiel e participativo nessas seitas e apenas declarar-se religioso existe uma diferença colossal.E esse proselitismo religioso via tv é uma indecorosidade!!!!!
Esses vagabundos vendedores de ilusão precisam é de ocupações eéria e que tragam mais benefícios para o País, do que para as suas já gordas contas bancárias. CHARLATANISMO É CRIME, seja qualquer título sob o qual seja praticado.
Carwp disse…
Meu parabéns a todos perseguidores das religiões. Agora quero ver vocês retirarem do ar os programas com temas violentos, especialmente os filmes e seriados que ensinam os psicopatas como agirem e matarem. Por qual motivo esses programas não são retirados do ar?
Anônimo disse…
todos que creticam a programação evangelica é pq são todos do mundo,e não querem ter conhecimento de Deus.mas um dia os tais vão ter que se ajoelhar diante de Deus para convessa que cristo é o senhor.até vc Dilma .cuidado vc pode morre daqui pra manhã...a vida pertence a Deus.
cuidado mentirosa.
vou fazer o povo ficar contra vc sua mentirosa.

ha eu não sou contra os reliosos não,eu sou a favor.
depois que ganhou faz esse papelão ai ne..
cuitado.
Anônimo disse…
A Dilma,assim como o Lula,não é marionete de igreja.Ela já tem minha simpatia ainda que o governo não preste!!Essa gente de igreja( principalmente seus líderes religiosos gananciosos)tem que reconhecer o lugarzinho deles!!
Anônimo disse…
o problema é o seguinte, a quem questionou o motivo de não se tirar filmes violentos do ar, em detrimento dos proselitismos televisivos.
voce nunca foi no teatro, provavelmente.
lá voce escolhe a peça e ve o que quer. na tv é o mesmo, se o filme é agressivo para voce, tem gente que adora, tanto que estes filmes são sucesso. veja o caso do exterminador do futuro.
hilander, filmes de gladiadores, etc.
voce tem a opção de mudar de canal, mas todos tem.
caso voce não saiba, filmes e teatro, são a transformação de peças literárias em outras mídias, no caso filmes.
agora, quando se trata da transmissão de programas religiosos, voce esta ferindo a constituição, já que o pais é laico.
seus troxas, f. d put.a, vão ler a constituição, seus p.o.rras e ve se para de encher o s.aco de quem não tem as mesmas idéias de voces. voces são uns pobres coitados, que só sabem ler um livro, se é que leram, pegam umas partes e partem pra cima de que leu tudo e viu um monte de erros crassos, como:
se Deus criou o mundo, fez adão, fez, eva. ele fizeram caim e abel, só os 4. ai caim mata abel, foge e vai se casar com uma mulher de "outras terras" p.orra. isto é chamar todos de idiotas. onde estava este povo.
depois vem a historia da sodoma e gomorra.
as filhas embebedam o pai e o estupram, legal, né.
ddepois vem o diluvio, matou todu mundo na terra. só que esqueceram que tinham culturas milenares nos andes. no japão, e outros lugares. como é que morreu todo mundo?
esta fé, estimula a matar quem pensa diferente, tá ai a inquisição, o proprio abraão, ou moises, sei lá, ao descer do morro, mandou matar todos que fizeram o bezerro de ouro.
não se tem nenhum registro de Cristo ou outros que aparecem nos livros. e os romanos eram tremendamente organizados.
voces acreditam em estórias da carochinha, lendas, e tem tanta fé(só assim para crer tanto) que não permitem que os outros não acreditem ou descordem.
pelo amor de Deus, parem de encher nosso s.aco.
Unknown disse…
deixa eu ver... filmes violentos...
Que tal aquelas dúzias de filmes bíblicos sangrentos...

Um lá de Sansão, outro de Sodoma/Gomorra
Outro ensinando como destrinchar a carne de jesus.

Ô coisa bem instrutiva...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...