Pular para o conteúdo principal

Texto encontrado na casa de atirador é de pastor adventista

Demóstenes Neves da Silva, 53, pastor adventista da Bahia, é o autor de um dos três textos religiosos encontrados na casa de Wellington Menezes de Oliveira, 23, o atirador do Realengo.

O texto fala sobre alma, espírito e inferno, além dos temas do seu título, Morte e Ressurreição.

O pastor disse que “provavelmente” os outros textos também sejam de sua autoria. Nenhum faz apologia da violência.

"Escrevi tanta coisa que não lembro de tudo, mas são temas correlatos e creio que todos sejam meus."

Ele afirmou que até 2003 respondia perguntas sobre religião em um site adventista. Provavelmente, disse, os textos foram publicados nesse site, que não mais existe.

Atualmente, Silva só faz pregações esporádicas. A sua principal atividade é dar aulas nas Faculdades Adventistas da Bahia, na cidade de Cachoeira, a 105 km de Salvador.

Íntegra do texto


Com informação da Folha.

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová.
abril de 2011

Caso do atirador do Realengo.

Comentários

Franzoi disse…
Vamos ler e ouvir milhões de vezes religiosos negando que a religião tem culpa nesse caso de Realengo. Cada prova que aparecer vão negar. Mas para mim isso esta bem claro, a religião teve sim uma grande parcela de culpa.
Anônimo disse…
CRENTES SÃO UMA PRAGA MESMO........

Olha que desgraça que a religião crente provocou na cabeça desse moleque....
Anônimo disse…
Religião é tudo droga.Adventistas outra seita perigosa!!
Anônimo disse…
Culpar a religião pelo ato de um doido é ridículo. O cara é pirado, com notório problemas mentais e as pessoas tiram a culpa dele para colocar na religião ou num pastor q num teve nada a ver com isso!!! A própria Folha disse q o texto do pastor não faz apologia a violência. Culpar a religião ou o pastor é desviar do verdadeiro culpado.

Um exemplo disso...
Hitler utilizou do evolucionismo para justificar o Holocausto. Se vc olhar a fundo da história verá q o argumento da raça ariana ser melhor, pq ela era "mais evoluída" E ninguém coloca a culpa no evolucionismo, todo mundo sabe q Hitler era um cara desequilibrado, e ele se baseou em um teoria para justificar seus atos. Agora cadê a culpa do evolucionismo nessa história??? Todo mundo joga a culpa em Hitler, o verdadeiro culpado.

Da mesma forma essa história do Realengo. A culpa é daquele doido atirador. As Testemunhas de Jeová (religião da mãe do cara) não tem nada a ver com a história (olha q eu num gosto nem um pouquinho dos TJs). Os adventistas tb não tem nada a ver. Olha o texto do pastor na intregra e seja sincero... O texto NÃO FALA NADA DE VIOLÊNCIA, nem mesmo dá margem a isso. O texto ta tratando de outro assunto.

Dizer q foi a religião q colocou isso na cabeça é besteira. Só um IGNORANTE pra dizer isso. Vai primeiro em uma igreja dos TJs ou dos adventistas, vai ver primeiro o q eles pregam antes de dizer uma coisa dessas.

Ele era um desequilibrado, um doido q só fez um mistura de islã com cristianismo para poder justificar um ato q no próprio subconsciente dele sabia que era errado. Do contrário ele não necessitava de justificar os seus atos...

Vamos culpar o verdadeiro mostra na história, que foi aquele rapaz. A religião não tem culpa .
Anônimo disse…
Rídiculo e imoral é querer mistificar a coisa para livrar a cara da religião.Religião nunca foi flor que se cheire!!!!
Anônimo disse…
Não descriminem doentes mentais.Eles não premeditam o que fazem!!!!!!.Esse cara premeditou o que fez por tanto não é mental!!!!!!A m... da religião foi,sem dúvida a causa desse atentado do mesmo jeito que foi a causadora dos atentados terroristas de 11 de setembro.É no mínimo desonestidade intelectual negar isso...Religião é porcaria.Foi inventada para alienação e dominação de massas incultas e incautas.
Anônimo disse…
Esses religiosos sicários vão negar isso até o fim!!!Toda obviedade,notoriedade e evidências apontam nitidamente no sentido de culpa da religião e da própria religiosidade do criminoso e eles vão culpar o capeta,doenças mentais,irreligiosidade,o rio de Piracicaba ou a rodovia Transamazônica e até os ateus.COVARDES!!!!!!!!
Anônimo disse…
São covardes,mentirosos,mistificadores e querem afastar o elo que liga a religião a essa monstruosidade.Foi um massacre motivado pelo fundamentalismo religioso sim!!!!Porque esses religiosos asquerosos não fazem igual aos lunáticos da seita daquele tal de Apple White e somem logo de um fez dessa terra?
Anônimo disse…
A igreja Batista de Westboro nos E.U.A queriam impedir as crianças e adolescentes de assistirem a um show de Justin Bieber kkkkkkkkkkkk.....São uns doidos fanáticos mesmo kkkkkkkkkkkk.......Religião só paga mico e quem segue também!!!!!Depois querem culpar os outros.
Anônimo disse…
Religião deveria ser indicada com bula de droga pesada.Causa mais males do que bem.

Wander
Anônimo disse…
ATEUSSSSSSSS hi hi hi hi hi ....... voces ainda tem medo de..............HI HI HI .......
Anônimo disse…
Pai perdoa eles naum sabem o ke estaum escrevendo...


Sinto muito disse mais o Pastor soh postou o ke a biblia diz e a biblia foi um livro deixado por Deus pra nos!!!!
Senhor conforte as familias dessa crianças...
Daniel Ribeiro disse…
"Pai perdoa eles naum sabem o ke estaum escrevendo..."

repreende jesuisss esse português malígno. Cai por terra português diabólico!!!
Anônimo disse…
TENHA MISERICORDIA HÓ DEUS DESSES INCREDULOS, ATEUS QUE NÃO CONHECE A TUA PALAVRA E FICAM JUGANDO. QUANDO CAIREM NA REAL SERA TARDE DE MAIS
Anônimo disse…
se foi por questão religiosa, pq ele pede perdão aos pilares da religião que ele supostamente cre?
Anônimo disse…
Tudo absolutamente tudo nesse funesto e triste caso aponta para a religião como a motivadora real da terrível matança do Realengo.
Anônimo disse…
Não sou advogado dos adventistas, mas o texto estava "na casa" do cara. Não se sabe nem se ele chegou a ler. E se leu nada prova que influenciou. E como influenciaria se o conteúdo não se relaciona com o ato louco cometido? Sabemos que grande parte da população tem dificuldade de entender o que lê e isso fica claro na opinião de alguns que querem ligar o texto com o evento. Podia ter qualquer outro texto na casa e nada tem relação com os atos do matador. Lamento que igrejas aproveitem para atacar os adventistas,isso prova que o preconceito religioso é alimentado por eles mesmos e parece que têm dor de cotovelo dos adventistas. Não está em jogo religiões, mas a motivação do crime. ESTE SITE OMITIU DE FORMA DESONESTA A FRASE DA REPORTAGEM ORIGINAL DA FOLHA QUE DIZ QUE OS TEXTOS NÃO FAZEM APOLOGIA AO CRIME E NEM INCITAM À VIOLÊNCIA.
Aliás, no texto original que li da Folha o texto do pastor é o outro muito mais profundo sobre o inferno e nada tem a ver com o crime.
Trata-se de sencionalismo para conseguir aparecer e vender jornal por parte de sites DE TERCEIRA CATEGORIA COMO ESTE.
Paulo Lopes disse…
O anônimo das 23:21 não leu direito. Está e sempre esteve no terceiro parágrafo do post: "Nenhum (dos três textos) faz apologia da violência".
Anônimo disse…
Se esse rapaz tivesse lido e gostado do que leu nesse texto nunca teria matado ninguém. Se ele realmente tivesse lido a bíblia e crido em Deus que nos criou e que julga um mundo desobediente,jamais teria coragem de matar.
Anônimo disse…
tinha quer ser um pastor co-autor do crime. Não adianta a bíblia deveria se chamar manual de eliminação do outro
Anônimo disse…
Essa tragédia foi ,sem dúvida,motivada pela religião.
Anônimo disse…
Deus nos deu livre arbítrio para acreditarmos no que quiséssemos.

O importante é não fazermos o mal e criarmos nossos filhos para que eles sejam bons ao mundo, com respeito ao próximo.

Este garoto se desviou por muitos motivos, não só pela influência religiosa.

Que todos tenhamos a consciência de que o mundo em que vivemos nós é que fazemos.
Anônimo disse…
Sua carta chega a ser cruel. Em quatro páginas você consegue mostrar o que
um verdadeiro evangélico não pode ser. Seus irmãos mais instruídos na fé sentiriam vergonha de ler o que você disse em sua carta contra nós católicos e contra Maria. O irônico de tudo isso é que, enquanto você vai para lá
agredindo a mãe de Jesus e diminuindo o papel dela no cristianismo, um número enorme de evangélicos, fala dela, hoje, com maior carinho e começa a compreender a devoção dos católicos por ela.
Você pegou o bonde atrasado e
na hora errada e deve ter ouvido os pastores errados, porque, entres os
evangélicos, tanto como entre nós católicos, Maria é vista como a primeira
cristã, e a figura mais expressiva da evangelização depois de Jesus. Eles
sabem da presença firme e fiel de Maria ao lado do filho divino.
Evangélico hoje, meu caro, é alguém que pautou sua vida pelos evangelhos e, por ser um bom evangélico, não é preciso agredir nem os católicos nem a Mãe de Jesus.
Você é muito mais antimariano do que cristão ou evangélico. Seu negócio é
agredir Maria e os católicos. Nem os bons evangélicos querem gente como você no meio deles.
Quanto ao que você afirma, que nós adoramos Maria, sinto pena de você.
Enquanto católico, segundo você afirma, já não sabia quase de bíblia por culpa da nossa igreja, agora que virou evangélico parece que sabe menos ainda de bíblia, de Jesus, de Deus e do reino dos céus.
Está confundindo culto de veneração com culto de adoração, está caluniando quem tem imagens de Maria em casa ao acusá-los de idólatras. Ora, Paulo, há milhões de católicos que usam das imagens e sinais do catolicismo de maneira serena e inteligente, e você usava errado, teria que aprender.
Ao invés disso foi para outra igreja aprender a decidir quem vai para o céu e quem vai para o inferno. Tornou-se juiz da fé dos outros.
Deu um salto gigantesco em seis meses, de católico tornou-se evangélico, pregador de sua igreja e já se coloca como a quarta pessoa da Santíssima Trindade, porque está decidindo quem vai para o céu e quem vai para o inferno.
Mais uns dois anos, talvez dê um golpe de estado no céu e se torne a primeira pessoa da Santíssima Trindade. Então talvez, mande Deus avisar quem você vai por no céu e no inferno.
Sua carta é pretensiosa. Sugiro que estude mais evangelismo, e em poucos anos, estará escrevendo cartas bem mais fraternas e bem mais serenas do que esta. Desejo de todo o coração que você encontre bons pastores evangélicos. Há muitíssimos homens de Deus nas igrejas evangélicas que ensinarão a você como ser um bom cristão e como respeitar a religião dos outros.
Isso você parece que perdeu quando deixou de ser católico. Era um direito que você tinha: procurar sua paz. Mas parece que não a encontrou ainda, a julgar pela agressividade de suas palavras.
Quanto a Maria, nenhum problema: é excelente caminho para Jesus. Até porque, quem está perto de Maria, nunca está longe de Jesus. Ela nunca se afastou, tire isso por você mesmo.
Se você se deu ao trabalho de me escrever uma carta para me levar a Jesus, e se acha capaz disso, imagine então o poder da mãe de Deus! De Jesus ela entende mais do que você. Ou, inebriado com a nova fé, você se acha mais capaz do que ela? Se você pode sair por aí escrevendo cartas para aproximar as pessoas de Jesus, Maria pode milhões de vezes mais com sua prece de mãe. Ela já está no céu e você ainda está aqui apontando o dedo contra os outros e decidindo quem vai ou quem não vai para lá. Grato por sua carta. Mostrou-me porque devo lutar pela compreensão entre as igrejas.

FONTES
Pe Zezinho, scj

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Igreja Católica muda ou acaba, afirma teólogo Mário França

Igreja está desgastada por ser centralizada, disse França Se a Igreja Católica não mudar, se, por exemplo, continuar a condenar a homossexualidade, a camisinha e os contraceptivos e impedir o casamento de padres, ela vai acabar. Essa é a opinião do teólogo Mário França, 76, professor da PUC-Rio e ex-integrante da Comissão Teológica do Vaticano, onde permaneceu por 11 anos. Em entrevista ao jornal “O Globo”, França defendeu o surgimento de uma nova Igreja que esteja sob o controle dos laicos, e não tanto como é hoje, dominada pela hierarquia e ortodoxias de Roma — uma estrutura que representa uma “traição” à Igreja primitiva. “A Igreja não pode excluir, tem de atender a todo mundo”, afirmou. “Todos são iguais, não tem homem, mulher, judeu, gentio ou escravo e senhor”. Ele afirmou que o laicado perdeu importância quando a Igreja adotou uma estrutura monárquica, copiando um pouco o império romano. “Foi consequência da chegada dos príncipes, que começaram a nomear parentes