Pular para o conteúdo principal

Ateu de filme de cineasta cristão procura irmão e acha Deus

Procurando Josef
Ian Kowalski é um professor ateu de filosofia que sai em busca de um irmão Josef desaparecido 25 anos após um acidente de trem que mata o caçula de sua família. Ele passa oito anos viajando pelo interior da Polônia e por Brasília, São Paulo Rio e Salvador. Os acontecimentos levam-no a considerar a possibilidade da existência de Deus. De volta a Polônia, Ian é uma pessoa convertida ao cristianismo.

Esse é o enredo de Finding Josef (Procurando José), o primeiro longa-metragem do cineasta e pastor baiano Moisés Menezes. O filme foi rodado em 2010 em locações polonesas e brasileiras e deverá ser lançado em 2012. O idioma é o inglês.

Menezes mora em Varsóvia, capital da Polônia, onde se dedica a uma igreja destinada aos estrangeiros. É  o diretor do curta My name is Nadia, que foi um dos semifinalistas em 2006 do San Antonio Independente Christiam Film Festival. Para realizar o longa, contou com doações de fiéis dos dois países.



Ele se apresenta como um “cineasta cristão”. Faz afirmações como “o primeiro conhecimento de um diretor cristão deve ser o conhecimento bíblico”. Considera o cinema uma boa plataforma para a pregação do evangelho.

Apesar disso e do enredo do longa, afirmou em uma entrevista que o filme não é “religioso”, mas uma reflexão sobre “a fé neste mundo caótico”.

A Igreja Batista de Vilas do Atlântico, da Bahia, é uma das patrocinadoras do filme.

"Você acredita em Deus?"


 Com informação do blog e site de Menezes.

Agora é a estética evangélica que se infiltra na cultura brasileira
por Lukretia em maio de 2011

Jornalista conta em livro como deixou de ser crente e se tornou ateu
maio de 2011

Ateísmo.

Comentários

Marcelo Idiarte disse…
Como gênero FICÇÃO, está bem apropriado. Também vou produzir um filme. Na minha película, os cristãos procuram deus e descobrem que vivem num manicômio. É tipo um LOST, só que não vou encher linguiça por seis temporadas.
André disse…
Porque tanto ódio para com Deus, porque tanta violência e preconceito? Quando é que essa Intolerância vai acabar? Se soubesse que Deus é o único que lhe ama, do jeito que você está, com seus defeitos e virtudes, o único que lhe ama com sinceridade, aquele que te aceita até se sua própria mãe o rejeitar, aquele que sabe tudo sobre você e tem todo o poder para te dar um basta, mas prefere deixar você fazer suas escolhas.. Aquele que não invade seu coração, apenas lhe pergunta se pode entrar.. esse é Jesus, a quem vocês tanto violentam.
Anônimo disse…
Isso tem nome.

PROSELITISMO

E la vem crente que nem o Andre para encher linguiça para falar de seres imaginarios, magicos e invisiveis.
André disse…
Quem seria eu para falar de alguém que não conhecesse. Fui um dos piores perseguidores de crentes, sempre odiava, xingava-os não aceitava suas palavras, considerava-os hipócritas(apesar de existir ainda muita hipocrisia dentro das Igrejas), até o conhecer de verdade, quando já estava eu depressivo e vazio, Ele se revelou a mim. É difícil aceitar a realidade de Deus, mas faça prova dEle, ele te ouve, não há impedimento. Deixe o orgulho de lado um pouquinho e tente falar com Ele como se estivesse falando com um amigo ao seu lado... Fale e Ele te ouvirá e frustrará todos suas más expectativas.
André disse…
PROSELITISMO não, pois não estou aqui para obrigar ninguém a aceitar algo, só estou defendendo o que creio, em meio a tanta violência e preconceito, estou apresentando DEUS, sem pressionar ninguém a aceitar ou não, minha parte faço, quando você conhece algo que é bom, que liberta, que dá alegria.. você logo quer espalhar para todo mundo, isso o que faço.
Anônimo disse…
Meu deus, o Unicórnio Rosa Invisível, é mais bonito, mais poderoso, e nos ama mais que o seu deus, André..:-) Deveria largar seu amigo imaginário, e adotar o nosso, muito mais bacana..:-)

Fala sério, só com gozação mesmo para aguentar tanta bobagem sobre amigos imaginários..:-)
Anônimo disse…
Andre: "Fui um dos piores perseguidores de crentes, sempre odiava, xingava-os não aceitava suas palavras, considerava-os hipócritas(apesar de existir ainda muita hipocrisia dentro das Igrejas), até o conhecer de verdade, quando já estava eu depressivo e vazio, Ele se revelou a mim. "

Pelo que descreve, você era péssima pessoa, e depois de ficar deprimido, por covardia adotou um deus que é péssima pessoa também.

Acho que isso explica tudo..:-)
André disse…
Brothers, o que pude fazer fiz.. não adianta discutir com tanta intolerância de vocês. Mas saibam que Deus ama a todos os homosexuais. E qualquer coisa falem com Ele, já deixei as dicas a cima... um grande Abraço e fiquem com Deus.
Anônimo disse…
Parece que o Andre tem fixacao muito especial por homossexuais.

De qualquer maneira, desejo felicidades ao Andre na hora de ama-los e ser amado por eles.

Ah Andre, use camisinha na hora de brincar com eles, ta ?
Anônimo disse…
André não adiante tentar dialogar com esse tipo de gente não, eles são violentos no falar e não são receptivos a nenhuma argumentação, você vai usar suas palavras em vão. São os mais preconceituosos do mundo tem preconceito a tudo, e não conseguem dialogar com ninguém, já se vê pelo anônimo 18:51, partiu logo para a sacanagem, essa tribo é a mais itolerante de todas.
Avelino Bego disse…
André e Anônimo, pregação de lendas tem pouco efeito sobre nós.
Anônimo, se tem alguma coisa que é preconceituosa não é o ateísmo. Não confunda nossa rejeição à essa pregação da lenda cristã do André com preconceito.
Esse proselitismo seu e do André não surtem efeito aqui.
Avelino Bego disse…
Portanto, lendas cristãs não serão aceitas por nós apenas porque "faz alguém feliz".
Um judeu dirá que Javé existe por que "o faz feliz".
Um muçulmano dirá que Alah existe porque "ele o faz feliz".
Essa falácia da credulidade pessoal já está muito batida.
E André, você está insistente demais pra alguém que "não quer pregar, apenas quer dar seu testemunho".
Avelino Bego disse…
Quanto ao filme, ele representa o "tesão", praticamente o "orgasmo" de um crédulo da lenda cristã: um ateu que "vê" Jesus e o aceita.
Avelino Bego disse…
Interessante é o conceito que o Anônimo 06:12 tem de dialogar: vem um crente na lenda cristã, prega sua crença e o que você queria que fizéssemos?
O máximo que o André poderia ter de resposta é um:

"- Puxa, que legal".

Ou será que o Anônimo 06:12 acha que intolerância é não aceitar a lenda cristã? :D
Léia disse…
Pessoas...
Cada um vive de um jeito. Uns foram criados na fé, outros não. Uns acreditam em duendes, outros em fadas, outros em Deus. Nunca iremos ter todos com os mesmos pensamentos.
Quem acredita em Deus deve respeitar quem não acredita e vice versa.
Já que quem acredita em Deus, lê nas escrituras que Deus é o único que pode julgar... Sua fé e conceitos já foram profetizados. Todos já ouviram seu nome...
Quanto aos ateus, acredito que Deus terá misericórdia de alguns que são melhores que muitos "crentes".
É só cada um respeitar a ideologia e filosofia de vida do outro. Essas discussões não levam a nada de bom.
Anônimo disse…
LENDAS TRANSFORMADAS EM IMAGENS, A NOVA IDOLATRIA DOS CRENTES É A MIDIATOLOGIA.

Primeiro foi a Igreja Romana, majoritária no Ocidente, depois hegemônica, adaptando ao seu bel-prazer teológico e sincretismo, as lendas e figuras mitológicas das diversas culturas que dominava, transformando-as em imagens de santos e madonnas incontáveis, como símbolos de sua comunicação universal em todas as linguas, destruindo todas as crenças particulares dos povos dominados. Depois da Reforma vieram os livros, as sucessivas revelações, as eternas datas marcadas para o fim-do-mundo e outras bobagens literárias, propagadas até à náusea em todos os rincões do planeta. Por último descobriram os fanáticos o rico filão da mídia, televisões, rádios e recentemente o cinema. Desde enlatados americanos e outras carochinhas bíblicas de mau gosto estético e qualidade duvidosa; pululam agora os vídeos de auto-ajuda evangélica, geralmente temas de falência econômica, seguidos de "súbita" (e miraculosa) prosperidade financeira, ao "aceitar" Cristo e outras regras que vêm no pacote, ditadas pelas igrejas...Como se Cristo tivesse necessidade de tantas virgens, e a humanidade de tantas vítimas! Já dizia Diderot, e não contentes de dominarem boa fatia do mercado literário, querem os humildes e desprendidos crentes abocanhar o mercado cinematográgico...Pois sim.
Anônimo disse…
lukretiaaaaaa!!!!!!!!!!!! santaaaa!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkk você arrasa! está em todas hen?! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Unknown disse…
Esquizofrenia.
daniella disse…
Boa! Apoiado o projeto.
Anônimo disse…
Hahaha gostei! Pode fazer uma temporada só, já está ótimo. E no final, eles descobrem que o diretor do manicômio é o Jacob...
bucetom disse…
Ateísmo é conclusão diante dessa sua religião de merda . Tem alguém aqui colocando fogo em igreja ? crucificando seu pastor ? Intolerância é a de vocês de quererem dominar o mundo,como na sua própria biblia manda fazer. Vá pagar seu dizimo que é a melhor coisa que você faz,seu tonto.Já cansei de falar sozinho e a unica coisa que ouvi foi "que coisa idiota estou fazendo "
Ribamar Bezerra disse…
Ele vem apresentar deus? Ótimo, quero ver mesmo como ele é, me disseram que tinha dois meros e longos cabelos cinzentos. Ora faça-me o favor, suas lendas são as melhores é?! Não concordo. ¬¬
Diego disse…
Não cara, essa é a sua consciência. Só.
Danilo disse…
O melhor é ouvir de um CRENTE que ateus são violentos e intolerantes... :D
Unknown disse…
No dia que "eu senti" for prova da existência de Deus, " eu não senti" será prova da não existência.

"Melhor aceitar a verdade dura que uma fábula reconfortante"


Evangélicos são a mancha do atraso em nossa sociedade.
Anônimo disse…
ninguém aqui tem ódio de deus nenhum, odiar "Deus" para um ateu seria o mesmo que odiar unicórnios, extraterrestres, gnomos, fadas, duendes, papai noel, coelhinho da páscoa, o que se faz aqui não é negar ao seu Deus, mas apenas debater sobre as tantas maluquices que as pessoas fazem em nome de um suposto deus.
Anônimo disse…
caro André, se uma pessoa após muito procurar a deus, o encontrar, provavelmente essa pessoa enlouqueceu por não o achar, desenvolveu desvios esquisofrênicos, e agora conversa com sua própria mente achando que é deus... pergunto quem é que garante que a voz que vc diz ouvir é a voz de Deus e não a sua própria cabeça fantasiando suas vontades?
Anônimo disse…
cara, não confunda intolerância com raciocínio lógico, vcs vem aqui falar asneiras e esperem que isso seja aceito como argumento? se uma criança chegar aqui e começar a berrar porque quer muito um doce, ninguém irá considerar os berros como argumentos, mas daí se a criança achar que somos intolerantes por causa disso, não podemos fazer muita coisa, já que pra se entender certas coisas, é necessário que a pessoa cresça antes e aprenda a pensar

Pensar, é algo bem diferente de sair por aí repetindo frases feitas, e é bem diferente de pronunciar palavras que não estão organizadas na sua cabeça, já parou pra pensar como podem algumas pessoas abrirem a boca e falar asneiras? na cabeça delas isso que estão falando faz todo o sentido, é a ilusão de que o que vc pensa é o certo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê