“Eu tenho uma relação pessoal com a realidade”, diz em um outdoor de Glenpool (EUA) Paul Sanchez, que aparece em uma foto abraçado a sua filha Adrianna. Sanchez é um ‘poliateu’, como ele diz, porque rejeita todas as divindades.
Outras cidades americanas já tiveram outdoors de ateus e agnósticos que saíram do ‘armário’. A campanha é da Freedom From Religion Foundation.
Em Broken, por exemplo, William Poire [foto no pé do texto] também quis aparecer com seus quatro filhos. A sua mensagem é “Ateu por padrão”.
O recado no outdoor da estudante de psicologia Sabina Ewbank, de Muskogge, é “Eu posso ser moral sem religião”.
A agnóstica Sara Sharp (foto), 24, de Tulsa, diz que o “céu é um estado de espírito”.
Ric Nourse, também de Tulsa, diz não precisar “de uma recompensa eterna para ser moral”. Ele se define como “pai, marido, artista... ateu”.
A empresária Melissa Robbins, de Tahlequah, afirma: “A realidade é o meu Deus e minha religião”.
A Freedom From Religion Foundation é a maior associação dos Estados Unidos de ateus, agnósticos e livres pensadores. Tem 16.500 membros.
A proposta da campanha "sair do armário" é mostrar que ateus e agnósticos são pessoas comuns, são professores, garçonetes, estudantes, fotógrafos. Pessoas que fazem parte do dia-a-dia de todo mundo, e não seres endemoniados, perversos, como pregam os religiosos. Ou, como no Brasil apregoa o apresentador Datena, assassinos em potencial por não "ter Deus no coração".
No momento, a campanha se realiza em Tulsa, cidade de 480 mil habitantes de Oklahoma. Nos próximos dias, será lançada em outra cidade do mesmo Estado.
Nos Estados Unidos, os descrentes são mais discriminados do que negros e gays.
Com informação do Freedom From Religion Foundation.
Preconceito contra negro e gay recua nos EUA, mas não contra ateu.
maio de 2011
Ateísmo.
Preconceito contra negro e gay recua nos EUA, mas não contra ateu.
maio de 2011
Ateísmo.
Comentários
Ha muitas pessoas que nao podem e nem ousam revelar que sao ateus ou agnosticos, por causa do impacto que ira causar na familia, nos amigos, no trabalho, no circulo social, etc. Entao fingem que acreditam, participam da vida religiosa para agradar os outros, e muitas vezes discordam da posicao adotada pela Igreja e/ou afastam-se dela cada vez mais e nem mesmo ensinam os seus filhos sobre a religiao, ou o fazem apenas o batizado por pressao familiar.
Se todas as pessoas pudessem se declarar livremente o que pensam, sem ameacas de represalias ou consequencias, o numero oficial de ateus e agnosticos sofreria uma elevacao brutal.
Somente se tornando mais presentes e assumindo o que sao, e lutando por seus direitos e exigindo respeito, é que a sociedade podera aprender a conviver e tolerar as diferencas.
Gostem ou nao os Fernandos da vida, os intolerantes, os fanaticos, os ultra-conservadores, os religiosos ao extremo, os beatos, as carolas, etc.
Acredito que religião realmente não compensa.Não no sentido de formação ética/humanismo e boa conduta social.Eu penso,que a religião por pouco não nos tirou o que de bom nos restava;aquilo que nos torna seres humanos.Foram séculos de atraso tecnológico e moral,de guerras e guerras ainda sobrevivem com o "Aval De Deus" para nossa desgraça.
Mais eu,acima de tudo,acredito em Deus.Acredito que todos, ainda que não de forma explícita,crêem em "algo".Nessas pessoas, fé não existe por si só e sim na forma de dúvida.
Nada mais natural.
Crer no que nos foi e ainda é apresentado por todas essas religiões que estão aí,é surrar o cérebro.
Porém,essas discordâncias entre fé x razão,não passa de uma "falta de sinc".
Uma sociedade religiosa onde tudo passa pelo crivo da Igreja,empaca.Mais acredito também que é impossível uma sociedade progredir sem a idéia de Deus.Se extingue.Temos exemplos de ambos os casos na História.
Só funcionaria mesmo, se ambos os lados cedessem-principalmente o religioso.
"Sociedade civilizada,na legitima acepção do termo, é aquela: onde as leis nenhum privilégio consagrem e sejam as mesmas, assim para o último, como para o primeiro; onde sem parcialidade se exerça a justiça; onde o fraco encontra sempre amparo contra o forte; onde a vida do homem, suas crenças e opiniões sejam respeitadas; onde exista o menor número de desgraçados; enfim, onde todo homem de boa vontade esteja certo de lhe não faltar o necessário"
(VALORIZAÇÃO DA VIDA HUMANA VIII ,Rubens Policastro Meira)
Paz
Isso é a fé em um deus, a crença em um Jesus.
É o "amor cristao" pelo proximo.
Com um amor cristao desses, quem quer ser cristao como a Nivia ?
Obviamente que nenhuma pessoa com bom senso iria querer ser igual a ela.
Deus é um conceito
Pelo qual medimos
Nossa dor.
Vou dizer isso de novo:
Deus é um conceito
Pelo qual medimos
Nossa dor.
Eu não creio em mágica,
Eu não creio no I-Ching,
Eu não creio na Bíblia,
Eu não creio no tarô,
Eu não creio em Hitler,
Eu não creio em Jesus,
Eu não creio em Kennedy,
Eu não creio em Buda,
Eu não creio em mantras,
Eu não creio no Gita,
Eu não creio em ioga,
Eu não creio em reis,
Eu não creio em Zimmerman*,
Eu não creio nos Beatles,
Eu só creio em mim mesmo,
Em Yoko e em mim:
E essa é a verdade.
O sonho acabou.
O que mais posso dizer?
O sonho acabou
Ontem
Eu era o tecelão de sonhos
Mas agora eu renasci.
Eu fui a morsa**,
Mas agora sou John.
E então, caros amigos,
Vocês simplesmente têm que continuar
Porque o sonho acabou.
* Zimmerman (alusão a Bob Dylan, que se chama na verdade Robert Allen Zimmerman)
** a morsa é uma alusão à canção "I Am The Walrus" (Eu Sou a Morsa), na qual John Lennon levou ao limite o que os Beatles podiam oferecer em temos de psicodelia.
"Papai do CÉU existe,Papai do CÉU existe"
Perdi minha fé por causa de gente assim!
Medo de ficar louco como eles querendo o mau das pessoas ou repetindo textos bíblicos sem pensar na realidade!
Assustador!
Sao os maiores tolos que frequentam por aqui. Se escondem dentro do armario escuro da fé.
Hitler é catolico. E teve o apoio da igreja. E promoveu o genocidio dos judeus, com base no odio milenar cristao pelos judeus.
O nazismo nasceu no seio do cristianismo. O proprio Mein Kampf cita varias vezes tal ligacao. E os discursos de Hitler tambem reforçam a sua ligacao com o catolicismo.
Sim, vc é cristã... igual a Hitler.
Torturador e assassino de milhoes. E é cristão.
Nao adianta tapar o sol com a hostia.
Quer gritar ? Fique a vontade.
Hitler é cristão.
Hitler foi católico e nunca renunciou ao batismo, lembra Dawkins
"O anseio insatisfeito agrada a alma, mas o tolo do Fernando adora aproximar-se do mal."
Provérbios 31.05.11
--> Vc nao provou o contrario. E na ausencia de contra-argumento, o que eu escrevi permanece valido.
A grande maioria crêem com sinceridade em alguma divindade.
--> A grande maioria (7 em cada 10 pessoas no mundo) nao acredita no deus judeu-cristao e nem no mito chamado Jesus.
A religião é uma arma eficaz ao extremo para o arqui- inimigo de Deus desperdiçar.
--> Nao existe tal "arqui-inimigo", por favor use um personagem real, concreto, solido, de existencia comprovada sem dar margem a duvidas ou questionamentos e que nao exiga fé ou crença.
A falsa religiosidade é extremamente danosa porque afastam as pessoas do Deus que realmente pode salvar.
--> Vendo pessoas como vc, eu percebo como a religiao é danosa.
Veja como Jesus tratou aos pecadores:"Vá e não peques mais,..." Agora, veja como Ele tratou os falsos religiosos: "raça de víboras...".
--> Jesus nunca existiu como personagem real e historico, ate prova em contrario. Logo, na ausencia de comprovacao irrefutavel e concreta, as supostas palavras de Jesus nao tem valor para mim.
Não percam seus tempos respondendo à esses falsos cristãos que não passam de mulas com os olhos tampados e apenas são guiados por seus "Donos"!!
Deixem eles viver a vidinha medíocre deles!!
E você cristão medíocre, não adianta escrever nada contra meu comentário pois não me darei ao trabalho de lhes responder!!
Wander
Duvido que seu Deus goste disso!
Se ele gosta, pensem?
Se ele não gosta pensem também?
Wander
Saiam do armario atoas desculpe ateusss kkkkkkk
Em (quase) todas as religiões são cultivados preconceitos dos mais diversos, desde o preconceito religioso até o fanatismo intolerante. Tudo isso em nome de Deus.
Lastimável. Mentes fracas possuídas por uma fé cega, onde seus espíritos desfrutam de uma esperança de imortalidade, quer seja no céu, ou na terra, ou seja lá onde for, tudo isso para negar no fundo a morte iminente que todos nós sofreremos. São vitimas de si mesmos, de seus anseios de uma razão para a existência. Como o próprio livro sagrado deles diz: são cegos guiando cegos. E nessa busca tresloucada, cometem crimes que o próprio Deus deles condena, a de julgar o próximo. Cada ser humano tem o direito de escolher quais caminhos devem seguir e no que querem acreditar. Ser descortês ou agressivo por causa de uma opinião é preconceito. Se Deus ensina isso aos seus seguidores, que Deus é esse?
É direito de um ser acreditar ou não em Deus. Mas não é direito recriminar quem não acredita.
Infelizmente,isso não vai mudar. Os "fieis" jamais admitirão que estão errados. Só me resta esperar que um dia, as pessoas sejam mais inteligentes e passem a remover o ódio de dentro de seus corações. Será que um dia poderemos ser humanos de verdade?
Coincidentemente, essa também é a busca constante do movimento gay, ao tentar eliminar inclusive a liberdade religiosa no Brasil.
Na verdade, o eldorado e a utopia dos ateístas é um estado anárquico.
Joel - DF.
Mesmo os crentes gritando que existe um deus (o deus judeu-cristao), isso nao tem impedido os religiosos de cometerem inumeros crimes e atrocidades nos ultimos milenios.
É so dar uma olhadinha nos livros de historia.
Nao adianta associar "deus" com moral e etica.
E o ateismo nao tem nada a ver com movimentos gays ou eliminacao da liberdade religiosa.
A nao ser que vc seja um evangelico cheio de odio pelo proximo, e queira ter o direito de nao ser tolerante, de ser preconceituoso e discriminar o proximo, ofender as outras religioes, atacar quem nao é da sua religiao...
O eldorado e a utopia dos crentes é um estado teologico (teocratico)
E a Historia nao mente:
Estados Teocraticos sao a pior forma de governo que existe sobre o planeta, por serem regimes altamente opressivos e com uso e abuso de terror sobre suas populacoes.
Joel, vc é so um reles crente cheio de odio pelo proximo.
1 - Não foi em "Crime e Castigo", mas em "Irmãos Karamázovi" que este conceito foi ventilado.
2 - A frase acima nunca foi escrita por Dostoiévski! É verdade que Ivan Karamázov chega a dizer que "se não há imortalidade, a virtude não existe" (ou, "sem imortalidade, não há virtude", depende da tradução). Mas esta frase específica não está lá.
3 - "Crime e Castigo" não trata do tema "Deus", mas da psicologia do criminoso fútil. A frase, porém, caberia bem tanto em "Irmãos Karamázovi" quanto em "Os Demônios" (embora não seja dita). O primeiro romance inclui um conflito entre e a fé e a razão e o segundo é sobre o niilismo e o marxismo.
4 - A frase não é de Dostoiévski, mas de Jean-Paul Sartre. O filósofo francês procura com ela explicar como ele entendia a visão de Dostoiévski sobre Deus. Ou seja: Sartre argumenta que o russo pensava assim, mesmo sem ter dito.
Fonte: http://www.infidels.org/library/modern/features/2000/cortesi1.html
P.S. Leia Dostoiévski. Você vai adorar. É realmente um grande escritor. Recomendo-lhe que comece justamente por "Crime e Castigo". Você vai ter uma enorme surpresa.
Esse tipo de coisa acontece com grandes escritores: terema capacidade de expressar ideias que não são suas através dos personagens que criam.
ps: Se eu entrar em um embate com um religioso será por mera diversão, porque cheguei a conclusão que não adiantam argumentações bem embasadas contra explicações mágicas.
Embora eu seja ateu, acho que nao convem usar a falacia Ad Hitlerum, mesmo para uma boa causa. Hitler era tambem Darwinista e seguidor do ateu Nietszche (as SS usavam a obra de Nietszche como base doutrinaria). Nao sei se um verdadeiro seguidor de Nietszche (que escreveu o Anticristo) pode ser cristão, de modo que o Cristianismo de Hitler parece ser mais politico (pra nao perder apoio entre os cristaos que ele unificou em uma igreja protestante submetida ao Estado Nazista) do que religioso. Alem do mais, Hitler substituiu no calendario oficial nazista o Natal em 1939 pela festa pagã do Solsticio. A eliminacao do Natal nao parece ser obra de um cristao, mas sim de um Nietszcheniano Darwinista Social
Postar um comentário