O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, disse que a crítica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -- a de que a aprovação da união entre casais do mesmo sexo pelo STF vai acabar com a família -- demonstra que a Igreja Católica quer transformar “um Estado democrático de direito laico em uma teocracia”.
Para ele, a entidade está sendo hipócrita. “A CNBB tem um problema gravíssimo para se preocupar, que são as denúncias de pedofilia contra padres. Ela deveria se preocupar com a proteção das criança e adolescentes."
Para ele, a entidade está sendo hipócrita. “A CNBB tem um problema gravíssimo para se preocupar, que são as denúncias de pedofilia contra padres. Ela deveria se preocupar com a proteção das criança e adolescentes."
Wyllys disse ter formação católica e que participou de pastorais em Alagoinhas (BA), onde nasceu. Por isso ele se declara “espantado” com a defesa da CNBB pela limitação da pluralidade da condição humana. "Os cristãos que realmente seguem os princípios do cristianismo têm respeito pelo próximo."
Durante entrevista a uma emissora de radio da Bahia, ele se recusou a comentar a declaração do deputado Jair Messias Bolsonaro (PP-RJ) segundo a qual o movimento gay agora vai lutar pela aprovação da pedofilia.
"Com argumentos pífios como os dele, seria burrice e estupidez comentá-los.”
Com informação da Agência Câmara.
> Igrejas gostariam que fosse crime tudo o que para elas é pecado.
por Contardo Calligaris em outubro de 2010
Durante entrevista a uma emissora de radio da Bahia, ele se recusou a comentar a declaração do deputado Jair Messias Bolsonaro (PP-RJ) segundo a qual o movimento gay agora vai lutar pela aprovação da pedofilia.
"Com argumentos pífios como os dele, seria burrice e estupidez comentá-los.”
Com informação da Agência Câmara.
por Contardo Calligaris em outubro de 2010
por Lukretia em maio de 2011
Comentários
Os cariocas que votaram nele não devem estar arrependidos.
Outorgar direitos elementares aos gays não prejudica à famigerada CNBB NEM À ICAR em absolutamente nada.Essa gente é muito hipócrita!!
O que a Igreja teme, por agora, é o respaldo dos conservadores, dos castrados, reprimidos por Ela própria, que se tornam castradores, e o que é pior, FORA DO SEU CONTROLE. Até quando as pessoas não compreenderão que esses bispos, esses teólogos, - como pessoas inteligentes em geral -, nem são crentes em Deus, muito menos em demarcações e essências de SEXO? Qualquer estudante de primeiro semestre de humanidades, qualquer adolescente de hoje, percebe a ausência dessas repartições estanques da sexualidade; o próprio senso comum, preconceituoso só no discurso, admite e pratica a grosso modo a homoeroticidade, desde que não prejudique a vivência da heterosexualidade, que é muito mais HETEROSSOCIABILIDADE, que propriamente categoria sexual. Não discordo que haja heterossexuais naturais e convictos, mas fingir que não se percebe a grande maioria bissexual, é mais do que ingenuidade ou ignorância, é fantasia, é encenação. Antes da AIDS, - e eu sou do tempo antes da AIDS- a gente nem sabia o que diabos eram bissexuais; foi a discussão nascida do contágio de heterossexuais, (por imaginarmos que AIDS era doença de homossexuais); que levou-nos à reflexão. Aí surgiu o dilema: o que é um bissexual, SE APENAS ERAM SUPOSTAS DUAS categorias...é um heterossexual que transa com homossexuais, ou um homossexual que faz sexo com heterossexuais? Por aí se vê o quanto é complexa e difusa a compartimentação em preferências e em nomenclaturas definitivas. Vê-se o mau-gosto na postura que exige um enquadramento, na pergunta recente, antiética, agressiva, vinda de uma comunicadora social, feita à conhecida e respeitada atriz do cenário nacional. A mesma saiu-se muito bem, devolveu com pelica magistral e muito educada: "minha querida, não se É, alguma coisa, SE ESTÁ"; finalizando com a imposição do limite mais do que justo à sua privacidade sexual, manifestando com o silêncio solicitado o respeito que a jornalista não teve, nem consigo mesma. Espero sinceramente que mais deputados como Jean e leis antihomofóbicas, possam inibir esse reducionismo dos seres humanos a algo que deve ser de sua inteira e exclusiva responsabilidade e intimidade.
Tridentinos, capetas, missionários anabatistas e calvinistas, todos os reverendos que vieram para estas plagas, amancebaram-se, com mulatas ou negros, e consequentemente perderam logo a moral, que estava atrelada ao comportamento sexual.
Os papas ficaram apavorados, logo que um deles havia dividido a terra em dois hemisférios, oriental e ocidental, herança dos reis de Espanha e Portugal. Mas o diabo que é mais astuto, e mais experimentado em rodear a terra e percorrê-la, como declarou mesmo a Deus, quando este o perguntou....donde tu vens, satanás? (Livro de Job). O diabo dividiu em hemisfério norte e hemisfério sul, e traçou sua linha geográfica-teológica...O PARALELO EQUINOCIAL. Ora, tão grande era a crença que INFRA AEQUINOXIALEM NIHIL PECCATORUM, abaixo do Equador não existe pecador, que os clérigos católicos romanos, como os missionários protestantes, ao aportarem nestas plagas aBUNDAntes, deixavam-se logo inflamar com fogo nas nádegas...suas, ou alheias, daí escolherem negras calientes, ou crioulos bemdotados. Como podia religião alguma repressora da sexualidade medrar num paraíso sub tropical?
Daí vieram os pentecostais...coitados, só pra se matarem de suor e funk, como a missionária funkeira, o rompe-ferro (parece nome de Exu!) e outras histerias coletivas, dignas de um batuque, uma umbigada ou um jongo ao som de maculelês...Quem quiser ver como é afro, como é feiticismo puro, uma sessão fechada pentecostal, digite no youtube missionária ana de jesus e os gideões em vigilia...quebra, quebra, quebra!!! e a invocação de todos os trancaruas e caboclos. Ou seja, por mais que os papas e os reis e teólogos branquinhos , lourinhos e de olhos azuis tenham tentado implantar aqui o seu mingau insosso, o diabo, que é o pai do rock e o avô do samba, transformou tudo em atabaques, agogôs e berimbaus...e coisa e tal.
Outras pessoas (como o deputado BBB e seus admiradores) ficam alegrinhas, achando linda a falência das instituições democráticas, já que a vontade da militância gay foi obedecida e é apenas isso que importa pra elas.
TODOS SABEMOS QUE É A RELIGIÃO!!
A religião AMA O DEUS DINHEIRO mais do que qualquer outro deus!!SEMPRE FOI...
O MEU CONCEITO DE RELIGIÃO É MAIS AMPLO QUE O SEU. O ESTADO, NO SISTEMA CAPITALISMO, É UMA RELIGIÃO, A RELIGIÃO CIVIL.
Pra compreender isso, vamos por partes. O feudalismo era um sistema econômico, político, social e religioso. A Igreja era unida ao Estado. Quem separou tudo foi o sistema industrial, que em pouco tempo, pelo lucro absurdo, pela acumulação excessiva de capital, tornou-se além de industrialismo, capitalismo.
O capitalismo, pra poder ter o seu próprio estado separado da Igreja, criou o Estado nacional, o Estado com um (propagandístico e ideológico, abstrato e ilusório) DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO E POLÍTICO.
A quem passou a pertencer a culpa pela miséria?
À religião, ao Estado atrasado, que era religioso. O capitalismo pregava que quanto mais laico um Estado, mais desenvolvido economicamente e mais politicamente independente. Mas, veja bem, você é um comentador inteligente e eu gosto muito dos seus comentários e os respeito: QUEM SE EMANCIPOU, QUEM SE DESENVOLVEU SOCIAL, POLITICA E ECONOMICAMENTE não foram os cidadãos como um todo, não a sociedade como um todo, não a humanidade como um todo, mas as minorias sociais, as elites proprietárias, que para se tornarem também dirigentes, precisavam MANTER ESTE ESTADO NACIONAL, ESTE ESTADO A SERVIÇO DO CAPITAL DE POUCOS, ESTE ESTADO QUE SE AUTOPROPAGAVA DEMOCRÁTICO E DE DIREITO. Pra dominar o povo , a massa, criou a ilusão eleitoral. Pra impedir a massa , o povo , de exigir distribuição equitativa da renda, criou o direito de propriedade privada dos meios de produção, dizendo que pertenciam ao Estado, o que não é verdade, pertencem aos governantes, REPRESENTANTES DESSAS MESMAS ELITES ECONÔMICAS, QUE ATRAVÉS DOS VOTOS DOS ELEITORES SE INTRODUZIRAM NOS PARLAMENTOS, NO JUDICIÁRIO E NO EXECUTIVO...Para tornar-se absoluto, onipotente e onisciente e onipresente, usou e usa todos os meios de conhecimento (universidades, ciência e tecnologia) e informação (jornais, imprensa, televisões, rádios) para CONHECER TUDO E SABER TUDO. Ora, esses atributos eram de Deus, pertenciam a Deus. E para recolher dízimos e ofertas dos cidadãos, instituiu o sagrado e inquestionável direito da tributação, o imposto. Ou seja, AO RELEGAR A RELIGIÃO PARA O DOMÍNIO PRIVADO, O ESTADO NEM SE TORNOU LAICO, COMO PREGARA, TORNOU-SE RELIGIOSO, DE UMA RELIGIÃO POLÍTICA, OU RELIGIÃO CIVIL. Porque veja bem, você é um leitor inteligente, eu gosto de conversar com você...Assim como o Estado é inquestionável, Deus é inquestionável. Assim como o Estado em conceituação perfeito e absoluto só existe na abstração, Deus também só existe na abstração ...E assim como a religião é a negação da essência humana, O Estado atual é a negação da essência humana na afirmação de uma falsa, só que não mais em nome de Deus, mas do Estado.
Algumas sugestões de leituras pra você:
A Essência do Cristianismo, Ludwig Feuerbach
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Max Weber
A Questão Judaica, Karl Marx
A Razão na História, Hegel
As Formas Elementares da Vida REligiosa, Emile Durkheim
Mal-Estar na Civilização, Freud
Diferença e REpetição, Gilles Deleuze
A Genealogia da Moral, Nietzsche.
Como dizem os franceses, a bientôt!
e tenho certeza que Deus pai me aprova meu matrimonio e minha esposa e meus filhos somos naturais e da verdade tenho motivo de sobra para agradecer a Deus e livre em minhas orações
vocês não viram a força do cristianismo ainda pode ter certeza que breve vai acontecer o voces acham que estamos acomodados e não por força dos homens mais sim o poder da união em Cristo Jesus.
Sou católico consciente dos erros que ja passmos e passamos maaaaaaaaaaaas existe tambêm muita coisas boas que não são divulgados. Quantas casas de recuperações de pessoas foram recuperadas das drogas muitas mais. São coisas ocultas que Deus esta vendo
então logo mais verão prodigios e conversões para verdade
pra nós chega do pecado desse genero pelo menos neste Pais abençoado por Deus que aprova o que ele aprova
Postar um comentário