Pular para o conteúdo principal

Documento de igrejas condena homofobia. Na Holanda

'A violência contra
homossexuais está
fora de questão' 
Representantes de vinte igrejas da Holanda assinaram um documento que condena a discriminação e violência contra  homossexuais. A cerimônia de assinatura ocorreu na Catedral de Utrecht, no Dia Internacional contra a Homofobia, 17 de maio.

No documento, as igrejas firmaram o seguinte: “Não pensamos todos da mesma maneira sobre homossexualidade, mas estamos unidos na crença de que o ser humano foi criado à imagem de Deus e é precioso a Seus olhos. Por isso todos precisam ser tratados com respeito, de maneira pacífica e amorosa, e a violência contra homossexuais, sob qualquer forma, está fora de questão.”

Wielie Elhorst, da organização Landelijk Koördinatie Punt (LKP), que trata de questões sobre religião e homossexualidade, disse que o endosso do documento pelas igrejas representa um avanço, porque, segundo ele, as religiões têm influência sobre a violência mental e física contra homossexuais.

Elhorst afirmou que o fundamentalismo religioso atinge inclusive sacerdotes. “Na Letônia, por exemplo, um religioso teve que fugir para Londres porque era abertamente homossexual”, disse. “Ele foi ameaçado de tal forma que a situação para ele no país se tornou insustentável.”

A Holanda está na vanguarda em relação à garantia dos direitos dos homossexuais.

Com informação da Radio Nederland.





Bispo ironiza 'iluminados' do STF por mudar lei do Adão e Eva
maio de 2011

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés
outubro de 2010

Casos de homofobia.


Comentários

Anônimo disse…
Uma boa notícia. Igrejas evoluindo...na Holanda.
Anônimo disse…
Quando o Brasil vai chegar ao nível de uma Holanda?
Fernando disse…
O documento está claríssimo. Não pensamos de forma diferente. No Brasil a homofobia é uma farça que serve de para- raio. O que me dizem da violência gratuita contra qualquer pessoa na saída das boates e nas escolas contra os professores? Isso é fato. É fato também que ensinarmos aos que ACEITAM A JESUS que o homossexualismo é pecado não inclui ensinar a pratica de violência contra eles. Faremos sim o que Deus fez, abandona-los (Romanos 1) e não praticar o que eles praticam. CADA UM TEM QUE ARCAR COM AS CONSEQUENCIAS DE SUAS ESCOLHAS.
Anônimo disse…
Fernando,você é totalmente paranóico.Não se trata de ignorar outras violências praticadas contra outros segmentos da sociedade.Trata-se de reconhecer,que no caso dos homossexuais, as igrejas contribuem para essa violência e para o preconceito fundamentado e estigmatizado em emblemas dogmáticos enraizados no biblismo mitológico levado ao extremo do realismo que apregoam a rejeição vociferada na prédica áspera,punitiva,ameaçadora,impiedosa,injusta e agressiva contra os desajustados,os pervertidos,os anômalos...
Anônimo disse…
Fernando,homossexualidade é legal e legítima além de natural, pois é um fenômeno que acontece na natureza, por mais que você não queira isso e relute em aceitar(amparada na lei e na constituição federal e também no ordamento jurídico brasileiro) e não é crime previsto em lei por extensão consequentemente o resto é besteirada.Pecado?Isso nem existe!!
Anônimo disse…
Anônimo, devemos então parar de ensinar aos que creêm em Jesus por causa do vandalismo alheio? Ou o certo é que os homossexuais também se convertam e deixem o seu pecado.
Anônimo disse…
Anônimo se você crê em pecados exerce o seu direito.E eu exerço o meu em não crer neles.
Anônimo disse…
Tem igreja na Holanda,assim como em outras partes da Europa, que já virou boate.
Anônimo disse…
A religião não pode achar racismo ou homofobia coisas justas, justificáveis e toleráveis.
Anônimo disse…
E aqui o idiota do Malacheia promove protesto contra a lei da homofobia praticamente defendendo a perpetuação do preconceito homofóbico.
Anônimo disse…
esse negocio de gay ja encheu o saco , e essa palhaçada de OPÇAO sexual ,uai! o cara escolhe ser viado ?? se fosse assim ate eu ia virar pois nao pego mulher a decadas . as pessoas principalmente esses religiosos de merda tem que por na cabeça que apessoa ja nasce assim .V
Jessica Mendes disse…
Afe, quer saber? Seja o que quiser, faça o que quiser, vá para o inferno, acredite em Deus, no Diabo, em quê quiser. O fato é apenas um: Violência contro homossexuais é errada e abominável, assim como a violência contra qualquer outro ser humano. A única coisa que eu não consigo entender é porque os gays tem que ter direitos mais garantidos que o resto da populaçõa? Você pode demitir um negro, uma mulher, um judeu, um índio ou qualquer pessoa que está tudo bem, mas se demitir um homossexual você é homofóbico. Você pode criticar o presidente da república, os parlamentares, trabalhadores, homens e mulheres mas se critica um homossexual você é homofóbico. E aí? Daqui a pouco ser bissexual vai ser lei também.
Ah isso já está cansando.
Daniel disse…
Jéssica, voce NÃO pode demitir ninguém baseado na cor, origem, sexo, religião ou condição sexual. Você pode demitir por incompetência, delitos internos etc. Se a pessoa for gay, negra ou seja lá o que for, é só uma característica irrelevante à falha que ela cometeu numa empresa.
existem gays que sim, acham que tudo é homofobia, bem como há mulheres que pensam que tudo é fruto do machismo e índios que se sentem discriminados a todo momento. Mas isso é particular e não deve ser levado em conta, pq até com gente paranoica devemos ser inclusivos e entender que é coisa da cabeça dela, não dos parceiros, da sua cor ou da igreja que frequenta.
Rodolfo disse…
Jessica se voce ler o projeto de lei PLC122, e eu disse LER, voce vai perceber que a parte em que voce diz "A única coisa que eu não consigo entender é porque os gays tem que ter direitos mais garantidos que o resto da população?" está totalmente equivocada. O que nós gays queremos são direitos IGUAIS aos do resto da população, o que hoje não é uma realidade. Esse seu comentário é fruto da bagunça que Silas Malafaia, Record, Bolsonaro, Igrejas Evangélicas que pregam a lei da ignorância (não são todas), Garotinho e cia, estão fazendo, justamente para as pessoas pensarem assim. Só um exemplo, o site da ABGLT foi hackeado, e nos eventos estava um convite para queimar bíblias numa catedral em Brasilia, eu passei a manhã inteira tentando esclarecer isso, mas a comunidade evangélica ficou cega com essa noticia, porque são vulneráveis, mexeu com o Deus deles eles viram animais, e começaram a nos atacar sem nem saber o que tava rolando.
Anônimo disse…
Com certeza Holanda não é Brasil.
Anônimo disse…
Holanda é uma realidade baseada na tolerância, Brasil na intolerância e no fundamentalismo cristão (já que não houve predominância de outras religiões, originais ou não).
Sr. Startanius disse…
As pessas vem aqui expressar sua mentalidade de bosta antes de pesquisar ou de se inteirar sobre a realidade em que vivem. Que vergonha.

A Holanda é um país que supera o Brasil em todos os quesitos. Deveríamos nos espelhar neles.
Quando o Brasil chegar ao nível da Holanda de hoje... Imagina a que nível estará a Holanda então!?! Um belo começo, seria o povo brasileiro em vez de encher com mais de um milhão de pessoas as marchas para Jesus, começar a ir mais às marchas contra corrupção. Aí sim, o Brasil começaria, a passos de bebê, a se aproximar de qualquer coisa que possa ser chamada de evolução.
Fernando, lembre-se, sendo você cristão, que, segundo a mitologia da sua religião, Jesus morreu pelos seus pecados e por de todos, crentes ou não. Logo, o pecado deixou de existir. Você e todos são livres. Se você pensar assim em vez de ir em estórias de pastores sanguessugas e qualquer tipo de igreja que se baseia em textos e diretrizes sociais da idade do bronze, com certeza você vai se aproximar mais das palavras de Cristo: amai-vos uns aos outros como eu vos amei a vós.
Se a igreja se mostrar homofóbica, como a própria bíblia prega que devemos ser, o mundo se virará contra os padres.
Ismael disse…
Por essas e outras que eu sou Ateu. Nao existe coisa mais hipocrita e idiota do que a religião. Se esse "Deus" existe, vai mandar todaas essas pessoas preconceituosas p inferno que e o lugar delas. Ser homossexual nao e uma opção e nem uma doença. É uma maneira de viver, assim como o heterosexual. Que Deus e esse em que cria um ser homossexual e depois diz que e pecado e que vai abandona?
Sinceramente, so muito feliz sendo do jeito que eu sou, sem acreditar em um ser imaginario preconceituoso e sou feliz. E vocês?
Ismael disse…
Por essas e outras que eu sou Ateu. Nao existe coisa mais hipocrita e idiota do que a religião. Se esse "Deus" existe, vai mandar todaas essas pessoas preconceituosas p inferno que e o lugar delas. Ser homossexual nao e uma opção e nem uma doença. É uma maneira de viver, assim como o heterosexual. Que Deus e esse em que cria um ser homossexual e depois diz que e pecado e que vai abandona?
Sinceramente, so muito feliz sendo do jeito que eu sou, sem acreditar em um ser imaginario preconceituoso e sou feliz. E vocês?
DIABÓLICO disse…
a coisa mais importante é a educação, assim todos saberiam que HOMOFOBIA é pessoa que não faz sexo com pessoa do mesmo sexo, e que é a caraterística do heterossexual.

muito me espanta quando querem tornar HOMOFOBIA crime, pois todos os héteros seriam criminosos antão?
o que se deve combater é a violência contra a pessoa e fazer valer os direitos universais do homem ta tudo lá.
DIABÓLICO disse…
Rodolfo, entrando de gaiato no assunto... gostaria de esclarecer o maior de todas as asneira que se vem repetindo sem que se abra um dicionário para ver o verdadeiro significado da palavra HOMOFOBIA, que não tem nada a ver com a VIOLÊNCIA sofrida pelos gays ,tornar crime a caraterística que difere o hétero do não hétero, é mudar o problema de lado apenas.

HOMOFOBIA " pessoa que não faz sexo com pessoa do mesmo sexo" dicionário Aurélio(ATUALIZADO).
Portanto não está dizendo " responsável pela discriminação ou violência sofrida pelos homossexuais "

Entende a diferença?
DIABÓLICO disse…
Caro Antonio não sou religioso, mas veja que a palavra HOMOFOBIA está sendo usada de forma errada, HOMOFOBIA QUER DIZER " pessoa que não faz sexo com pessoa do mesmo sexo" (Aurélio atualizado)

Portanto reveja seus conceitos, pois querem tornar heterossexualidade em crime.
DIABÓLICO disse…
HOMOFOBIA é a característica do hétero, tornar crime quem não é homossexual não vai resolver a questão do preconceito e da violência.
para a violência e intolerância os rigores da lei; para o preconceito a educação é a porta que devemos ainda entrar...
DIABÓLICO disse…
Só para esclarecer HOMOFOBIA é a característica que difere o hétero do não hétero, sendo sempre citado como responsável pela violência sofrida pelos que tem " pretensão sexual diferente"
Recomendo um Aurélio atualizado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as