Pular para o conteúdo principal

Pastor favorável à união de gays diz que resistirá aos seus algozes

O pastor Ricardo Gondim (foto), 54, escreveu em seu blog uma carta aberta na qual reconheceu que “os dias são bicudos”, mas não se deixará abater por seus “algozes”.

O líder da Igreja Batesda tem feito declarações que desencadearam contra ele a fúria nada cristã de evangélicos que apontam em sua direção um dedo condenatório, como se Judas, não Cristo, tivesse voltado à Terra.

Nas mais recentes dessas declarações, feitas à Carta Capital, Gondim se manifestou favorável à união civil de homossexuais e defendeu a laicidade do Estado. Dias depois ele foi “convidado” a interromper a coluna que escrevia havia 20 anos na revista com o sugestivo nome de Ultimato.

“Tornei-me alvo de todos os crivos", ele escreveu. "Depois de devidamente rotulado, sinto-me dissecado, espiritual, moral e psicanaliticamente”,

Mas, em um estilo que resvala no piegas, Gondim advertiu que não concederá aos seus algozes o “privilégio de verem as lágrimas” que derrama “por escolher um caminho acidentado”.

“Meus soluços, conhecem Deus, meu travesseiro e minha mulher. Permanecerei altivo em minhas colocações. Não, não me considero uma encarnação de Quixote. Minha altivez esconde o homem claudicante, fraco mesmo. Mas, à minha fraqueza, fiquem certos senhores e senhoras da reta doutrina, vocês nunca terão o privilégio de desfrutar.”

Antes, ao site da Carta Capital, ele já tinha afirmado que se sente nos tempos da Inquisição. Agora, no blog, disse estar sendo insultado com a sugestão de que a sua fé entrou em crise.

“Reconheço, igualmente, que os rótulos de estar alinhando ao teísmo aberto, de ser liberal, humanista, ateu, para mim, não passam de simplificações de quem desejava calar-me.”

Em um trecho do texto, ele pareceu flertar com um recuo ao afirmar que não levanta a bandeira homossexual por não ser sua. Mas em seguida afirmou que continuará “levando o estandarte do direito” porque diz respeito “não só aos homossexuais, mas aos religiosos, aos ateus, aos ciganos, aos deficientes”.

“Quando a lei protege um segmento da sociedade, acaba por alcançar os que não fazem parte daquele segmento. Por que insisto em fazê-lo? Porque acredito que Jesus, o meu senhor e salvador, o faria.”

maio de 2011

Comentários

Fernando disse…
A união civil de homoxessuais nada mais é do que a legalização da iniqüidade. Nó cristãos iremos sim, convivermos, mais nunca, jamais, apoiarmos. Se cumpre a profecia de Jesus que diz:( Por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriaria. Mais o que perseverar até o fim serásalvo).
Anônimo disse…
Ninguém pede a você que "apóie". Apenas que "pare de criar caso".
Anônimo disse…
Falar a verdade, não é pecado. Calar-se é omissão. É isso que o diabo deseja, que nos calemos.
Anônimo disse…
Não se deve ficar espantado com as maluquices, asneiras e bobagens do Fernando, luz da superstição de povos da idade do bronze, afinal, ele nada mais é que alguém que se identifica com seu amigo imaginário: cruel, vingativo, injusto, insano, inseguro, chiliquento, dado a rompantes de raiva, e que criou um "rebanho" só para poder se divertir torturando-os, como alguns seres humanos fazem com formigas e pequenos animais.

Enquanto pessoas normais, boas e decentes, se horrorizam ao ler a Biblia, pela maldade, crueldade, insanidade, do criador imaginário, gente como o Fernando espuma de prazer com tudo isso. Um ser supremo que se vinga de todos, que quer obediência absoluta de micróbios de planeta, é tudo que ele deseja, pois justifica sua própria natureza maléfica, medonha, insana.

Seu medo de sexo, por exemplo, é um clássico comportamento desviante. Que pessoas normais gostem de sexo, façam sexo, sem culpa ou remorso, já que não é nem pecado nem crime, em suas diversas formas e manifestações, o irrita profundamente, assusta, por isso ele precisa pensar que seu amigo imaginário vai "torturar eternamente" seus inimigos que não tem medo..:-)

De certa forma, dá pena. Não muita, claro, pessoas como o Fernando não merecem pena ou preocupação. Como seu amigo imaginário insano e inseguro, é melhor manter distância de gente assim..:-/
Anônimo disse…
A EVOLUÇÃO INTELECTUAL REPRESENTA UMA SEGUNDA EVOLUÇÃO: A PRIMEIRA FOI O TRABALHO QUEM NOS CRIOU, A SEGUNDA É O CONHECIMENTO QUEM NOS RECRIA. A evolução deste pastor é notável. Quem o conheceu nas décadas de 80 e 90, quando fundou e chefiava um bando de burgueses alienados neopentecostais que não queriam nem ouvir falar de evolução, de Nietzsche ou Marx; que atrbuíam a seca no Ceará não ao El Niño, mas à "idolatria" de São Francisco do Canindé e do Padre Cícero de Juazeiro...fica admirado do poder que a ciência e o conhecimento possuem e realizam numa alma humana. Realmente, entendo agora porque o Estado não quer que as pessoas se libertem da tirania religosa e favorece amplamente as empresas ditas Igrejas; salta aos olhos o que aconteceu com o Pastor, poderia acontecer aos fiéis, ao rebanho. E como o Estado exerce o mesmo poder pastoral, como dizia Foucault, poder DA BIOPOLÍTICA, ditatorialmente exercido sob o pretexto de aumentar e CONTROLAR a vida dos cidadãos...Não pode brigar com seus aliados eclesiasticos! Nem privar-se deste celeiro PRÓDIGO E FECUNDO DE VOTOS! O Estado tem agora todo o poder, atributo anteriormente divino, junto com a onisciência, pois através dos computadores sabe tudo, e pelo neopanoptismo digital, vê tudo. O grande Irmão, substituto do grande Pai, conta com o auxílio dos seus mais leais asseclas, os padres e os pastores; para acostumarem desde cedo as ovelhas , ainda em sua fase escolar, a obedecerm cegamente e sem questionar. Para que o Estado iria querer seres que pensam, que avaliam, que questionam? É o Estado que deve pensar, e para isso, coopta todos os não-pensantes, os não-pensadores, os repetidores do óbvio, os compiladores da cópia da cópia, os citadores de citação, de referência da referência, PARA QUE PENSEM SOMENTE O JÁ PENSADO E PENSEM SEMPRE O MESMO...O IDÊNTICO. Assim jamais questionado, como um Deus Mortal, o Estado pode perpetuar sua representação, quanto sua subserviência, aos interesses da classe que representa: banqueiros, industriais do agronegócio, megalatifundiários, especuladores nacionais e internacionais, ONGS estrangeiras, Igrejas, Missões Norteamericanas e européias e , quando acordarmos, NEM O CHÃO SOB NOSSOS PÉS SERÁ MAIS NOSSO.
Anônimo disse…
Fernando,iniquidade e safadeza anda fazendo a ¨honrada¨e decente(santa do pau oco) bancada evangejuista se vendendo ao governo a preço de banana!!Barganharam o apoio ao ministro Palocci para que não haja CPI em troca do veto ao kit gay;UMA VERGONHA!!!!!!!!!!! se isso não é demagogia,hipocrisia e pouquíssima vergonha na cara; nada mais é,e você não vê seu hipócrita!!!.Kit antihomofobia é (era)uma bandeira desse governo que começa a perder sua credibilidade ao esconder suas irregularidades com apoio dos ¨dignos¨evangebandidos cretinos.Crente=cretino.
Anônimo disse…
Vergonha é o famigerado kit gay. Graças a deus estamos livre dessa aberração. e não adianta esbravejar e nem esperniar.
Anônimo disse…
Vergonha é o que essas igrejas praticam e o kit voltará com outra roupagem.Viva e verá.
Anônimo disse…
Fernando assine seus comentários que não são falsamente amenos ou vc pensa que nos engana?
Anônimo disse…
Primeiro aprenda a escrever é espernear e não esperniar e segundo esse governo tem mágoas profundas contra as igrejas que tentaram de toda forma o derrotar na eleição presidencial passada e no momento oportuno dará o troco pode ter certeza ou vc acha que isso foi esquecido?
Outra, esse pastor tem dignidade e é honesto coisa raríssima no meio evangélico.
Anônimo disse…
Outra roupagem? kkkkk. Como um lobo vestido de ovelha. Com certeza será descoberto. Se vou viver só Deus sabe.
Anônimo disse…
Espero sinceramente que você viva para ver as grandes conquistas que virão para deficientes,negros,gays e todos os excluídos e marginalizados.Isso é questão imperiosa de justiça e vale para todas as faixas etárias independe de caprichos de igrejas e seus aloprados e falaciosos líderes.
Anônimo disse…
A união gay é uma realidade não adiantam os truculentos ataques a seu status emblemático da realidade ou ao fato dela simplesmente existir.É fato cotidiano inconteste e gritaria histérica evangélica fundamentalista anti-diversidade e de monocromática visão não a elimina.
Anônimo disse…
E os argumentos fundamentalistas aqui foram rechaçados e combatidos com a luz da verdade,franqueza,honestidade e sem mistificações ou mitologizações e fabulações de seres imaginários inoperantes.
Anônimo disse…
Como alguem tem coragem de corrigir outro, se nem pontuar sabe?
Hesha Roberto disse…
Caralho, só de saber que existe um pastor sensato no mundo eu fico mais otimista!
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Dentre os evanjegues e neopentencostais que conhecemos, 99,99% são contra a união civil estável entre pessoas do mesmo sexo sem uma respostas direta e racional que justifique socialmente sua opção contrária a essa modalidade de união, que nem sequer fere o que ele dizem sobre destruição familiar, aliás teoria furada e ultrapassada que nem esse mito mental. E daí se são pessoas do mesmo sexo querem legitimar o seu amor? O que é que tem? Isso ofende a moral e os bons costumes de quê? Querem deixar o dinheiro da herança para pastores e o Vaticanus? Só podia ser mesmo coisa de cristianismo mesmo! Não sei se no judaísmo ou no islâmismo também tem essas versões obsoletas de compreensão e tolerância social, mas quando se trata do cristianismo, não restam dúvidas do alto grau de retrocesso que promovem contra o meio social. Teocracia é a chave da ignorância e da falta de honestidade intelectual. É bem típico desses falsos sabios o cumprimento de atitudes desonestas contra a sociedade.

E tem mais: para os desavisados ignorantes teístas fundamentalistas não é KIT GAY, é KIT ANTI-HOMOFOBIA, seus palermas sacripantas fundamentalistas de uma figa! Leiam ant6es de postarem! Façam um pouco de pesquisa para não errarem! Estudem um pouco de antropologia cultural antes de julgarem erradamente outras pessoas. Vocês não podem fazer papel de juri e juíz antes de alguém cometer algum delito que nem sequer cometeu. E tem mais: vocês só estão repetindo a história, nada mais que um erro clássico de uma sociedade baseada na falta de razão, algo desprezado por gente como vocês, deviam se envergonhar das atitudes que fazem contra pessoas homoafetivas.
Anônimo disse…
Por favor me perdoe, mas eu nao posso deixar de responder ao seu comentario.
Eu vi o material e ele E sim kit gay, so que nao e chamado de tal, e chamado de kit anti homofobia. Poderia ser chamado de qualquer coisa ate de tijolo, mas e lendo o conteudo que realmente se sabe do que se trata. nao importa o nome, rotulo, titulo dado, ele e kit gay. Eu posso chamar uma melancia de banana, laranja, azeitona, o que eu quiser, mas todos que virem sabem que e uma melancia.
O seu primeiro paragrafo me choca. Eu so penso no dia em ue estaremos diante do Deus quem disse que isso e abominacao, por falar nisso, voce sabia que nao foram os retrogrados dos cristaos quem disseram que e pecado e abominacao? Nos so acreditamos naquele quem falou.
nos perdoe por crer e levar esse Deus e sua palavra tao a serio.
Glauber disse…
Mt bom!
Glauber disse…
Mt bom!
Anônimo disse…
deus não existe bb então ninguém estará diante dele. O Kit Gay existe é mais provável que seu deus

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê