Revista censurou Gondim por provocar desconforto e tensão |
Gondim foi informado pelos responsáveis pela revista de que suas declarações estavam criando desconforto e tensão. A gota d’água, segundo relatou o pastor, foi a entrevista que deu à revista Carta Capital na qual defendeu a união civil de homossexuais e a observância de que o Estado é laico. Aparentemente, ele foi defenestrado menos pelo que escrevia na revista e mais pelo que dizia em outros meios.
No blog, ao comentar o "convite", ele reafirmou: “Em um Estado laico, a lei não pode marginalizar, excluir ou distinguir como devassos, promíscuos ou pecadores, homens e mulheres que se declaram homoafetivos e buscam constituir relacionamentos estáveis. Minhas convicções teológicas ou pessoais não podem intervir no ordenamento das leis”.
Gondim tem se destacado como um crítico do movimento neopentecostal brasileiro. No começo do ano, publicou em seu blog o artigo “Deus me livre de um Brasil evangélico”, com a argumentação de que, se a maioria da população do país se tornasse evangélica, o puritanismo causaria uma devastação na cultura brasileira.
À Carta Capital, ele disse que o objetivo desses evangélicos é assumir cada vez mais poder político, tendo em vista, inclusive, as eleições presidenciais.
Gondim contou que outro motivo do seu desligamento da Ultimato foi sua afirmação de que “Deus não está no controle”.
A visão de Deus como
um pai todo-poderoso é
infantilizadora da vida
|
Gondim: acusado
de ser 'humanista'
|
Ao jornalista Gerson Freitas Jr., da Carta Capital, Gondim (foto) disse que vem sofrendo muita pressão de seus pares por causa de suas afirmações. “Fui eleito o herege da vez”, afirmou. O que confirma agora a sua demissão da revista com o sugestivo nome de Ultimato.
Com informação do blog de Ricardo Gondim e da Carta Capital.
Comentários
Porque tolo já é...
A Bíblia, tão rica em alegorias e simbolismos, presta-se a qualquer tipo de interpretação. Das mais sinceras e pacifistas às mais odientas e sectárias.
O pastor Ricardo não está sozinho em suas convicções.
Confiram em:
http://www.campograndenews.com.br/artigos/meu-encontro-com-um-homofobico
ou em:
http://www.belavistams.com.br/noticia.php?COD_EDITORIA=26&COD_NOTICIA=11859
O uso da liberdade deve ser irrestrito até que isso não seja motivo para inibir a liberdade do outro. Principalmente de dizer o que pensa. Os homossexuais têm direito de se unirem civilmente, os evangélicos têm direito de dizer que são contrários a essa prática e a revista Ultimato tem direito de demitir alguém que não reflete seu ponto de vista.
Pr. Silas.
Sua religião é sustentável?
É só a gente navegar, como se diz, pelo youtube, e contemplar cenas impagáveis, da zoeira pentecostal, suas inculturações musicais, étnicas, até espiritistas, quer indígenas, como a deambulação rotatória, até hipnóticas e de transe e incorporação, como as semipossessões e manifestações animistas e totemistas, do candomblecismo e folia de negros, como jongo, semba e até funk! Os pastores-atores, geralmente aliando pendores teatrais a musicais, sabem usar bem o hipnotismo de massa, a sugestão ao delírio coletivo, e o fazem como hábeis prestidigitadores e ilusionistas, capazes de causar inveja aos fotógrafos de mesas girantes e ectoplasma do espiritismo do século XIX! Enviou-me minha amiga concue84@hotmail.com, historiadora, um divertidíssimo. A pastora, uma típica mãe-de-santo baiana caso pertencesse à religião afro, incorpora literalmente o giro, a rodada, o bate-pé, o refrão incitador da possessão coletiva ritual, melhor que qualquer cambone ou ogã de terreiro...Quem tivesse vivido nos tempos da colonização, julgaria estarmos numa senzala, numa autêntica manifestação inculturada e sincrética da religião africana, tal a nítida predominância da cultura negra, do elemento étnico negro, embora sob o jargão eurocêntrico civilizador da interpretação da mitologia judaica. Na verdade o discurso da pastora é uma retroafirmação da guerra entre os deuses e as culturas...Identifica o mal como a sua própria origem negra - sem que o saiba, evidentemente - e a quer sujeitar, para declarar-se e a todos ali, perdoados pelo crime de descenderem de escravos batizados com água pela Igreja Católica no passado, e agora com o fogo do contágio cinestésico, simbólico, do transe incorporativo, fundamento da religião dos orixás. Quando afirma: O TEU DEUS NÃO PODE FICAR, DEBAIXO DESSE TRANCARUA...O TEU DEUS NÃO PODE PERDER, PRA ESSA POMBA-GIRA...Reproduz o discurso da religião dominante, embora seu corpo, seus gestos, sua fala e seu transe dançarino, afirmem o contrário. Os exus, os orixás, os espíritos reincorporados pela assimilação e inculturação, venceram.
Estamos conversados.
eu, sinceramente, sinto orgulho do gondim ser chamado de ateu (embora ele não seja, absolutamente). se todo gondim da vida for chamado de ateu, eu saberei que estou do lado certo.
que os crentes fiquem com os macedos e malafaias da vida e deixem os gondins para nós.
Cristo falou que o reino dele não é deste mundo! exortando seus seguidores a abandonarem ambições terrenas e materiais!
É assim, sempre foi assim e pelo visto, sempre sera... mesmo com pessoas de boa indole, q demonstram ter uma cabeca aberta e coerente, demonstra razao no lugar de fé... sao punidos e pagam por sua comunidadezinha escrota e vil...
Isso so vem a demonstrar q toda a questao religiosa é viciada e putrefa, bem como seus seguidores...
E bem dito foi oq ele citou... no minimo esta coisa toda foi abandonada por deus
Mas sabe o q é mais interessante... ele ser humanista é ruim... pera la... sera q nao estao, os crentelhos em geral, demonstrando total falta de sabedoria com esta afirmacao? Ser humanista é se preocupar com o aqui e o agora, com o nosso proximo, conosco mesmo e fazermos o melhor, nao esperando a porra da recompensa divina?
Na boa... qto mais sei da religiao, mais sei q estou no caminho certo recusando-a
que tem na Bíblia Sagrada em Gênesis 1,26,28;
"Deus criou o homem e a mulher.Deus os abençoou;Frutifica,disse ele,e multiplicai-vos,enchei a terra.
Bíblia sagrada,G~enesis,1,26,28;
Congratilações!
E os coitados alí em cima citando apocalipse e o caralho... Vou pegar meu gibí da Mônica daí vocês vão ver!
É uma pena que as ovelhinhas vão ficar bravas com ele. Mas é só rezar que passa... Béhé, béhé...
E o irmão idiota citando apocalipse? Vou pegar meu gibí do Super-Homem daí vocês vão ver o que é o poder da palavra. Huahauhuaaha. Sucesso ao pastor e desejo que arrume uma profissão mais digna bem rápido.
Se o uso da liberdade deve ser irrestrito, então porque os evanjegues querem a todo custo impedir que homossexuais se unam civilmente?
Então, os evanjegues podem ter sua liberdade de opressão garantida, porém homossexuais não podem ter liberdade de unir-se se assim desejarem?
Pastor realista esse, pena que os 'Fiéis' adoram se confortar com mentiras e detestam entrar no mundo onde a realidade é dura. -Religião é e sempre foi o mal da sociedade (quem tem conhecimento em história sabe disso)-
Postar um comentário