Pular para o conteúdo principal

Salesianos suspendem padres que defendem sexo com crianças

por Carol Glatz, do Catholic News Service, a propósito de
Padre holandês foi conselheiro de entidade pró-legalização da pedofilia

Os Salesianos de Dom Bosco removeram dois membros europeus das suas funções depois que se descobriu que um deles pertencia a uma organização pró-pedofilia e outro fez afirmações em defesa da pedofilia.

A sede salesiana em Roma disse que um padre holandês identificado apenas como padre "Van B." e o superior dos salesianos da Holanda, Herman Spronck, foram suspensos.

"A Província da Bélgica-Holanda anunciou oficialmente que o padre 'Van B.' não tem mais permissão para realizar qualquer atividade pastoral e que o padre Spronck foi liberado de seu ofício como delegado", disse a congregação em um comunicado de imprensa.

O provincial dos salesianos da Bélgica-Holanda, padre Jos Claes, disse que para a "grande surpresa" os salesianos, o padre  "Van B." era membro de uma associação holandesa que defende a legalização das relações sexuais entre um adulto e uma criança.

Claes disse que a associação "não é compatível com a nossa identidade salesiana" e "nós, portanto, condenamos a participação e as opiniões do Padre van B.".

A província estabeleceu uma comissão para recolher informações sobre as ações e declarações do padre "Van B.", disse Claes, e um relatório da comissão "será enviado aos superiores da Congregação Salesiana em Roma".

O padre Spronck foi demitido de sua posição de superior dos salesianos da Holanda depois que a rádio RTL publicou uma transcrição de uma entrevista com o padre na qual ele supostamente disse que as relações sexuais entre adultos e crianças deveriam ser permitidas.

O sacerdote teria dito: "Não devemos considerar a idade tão rigidamente. Você nunca deve invadir o espaço pessoal de uma criança se ela não o quer, mas isso tem a ver com a própria criança. Também há crianças que indicam que isso está bem. O contato sexual também é, então, possível".

O provincial da Bélgica-Holanda disse: "Tomamos distância completamente dos comentários do Padre H. Spronck", e a ordem o suspendeu "de toda a autoridade delegada" dentro da ordem salesiana.

A sede da ordem ofereceu seus pedidos de desculpas e disse: "Podemos entender que essa notícia, sem dúvida, mais uma vez, feriu gravemente as sensibilidades justificadas de muitas pessoas".

E disse: "A congregação vai tomar as medidas disciplinares necessárias em conformidade com o protocolo em vigor desde 2002 e com as normas dadas pela Igreja sobre essa matéria".

A Conferência dos Bispos da Holanda e a Conferência dos Religiosos da Holanda lançaram uma "ampla investigação externa e independente" sobre casos de abuso sexual clerical em maio de 2010, depois que mais de 1.500 pessoas entraram em contato com a linha telefônica de ajuda às vítimas, e mais de 50 reclamações formais foram registradas em apenas três meses.





Padre italiano pedófilo confessa ser portador do vírus da Aids
maio de 2011

Casos de padre pedófilo.


Comentários

Fernando disse…
Está é a liberdade Européia que muitos homossexuais e ateus elogiam? Uma criança não tem discernimento para saber o que é bom para ela. Não vou usar de meias palavras e nem vou me preocupar se me chamarem de ignorante, estou me lixando para isso. Não se enganem tal, "liberdade" irá levar a todos que há praticam para o inferno. Não é necessário eu botar aqui a posição Bíblica quanto a isso.
Anônimo disse…
Ué, Fernando mas são estes religiosos aí que defendem sexo entre crianças e adultos... A reportagem não diz que eles sao ateus ou gays.
Anônimo disse…
É impressão minha ou o Fernando é contra o afastamento de padres favoráveis à pedofilia? É o que se tira do comentário dele:

Fernando SEMPRE A LUZ DA BÍBLIA disse...

Está é a liberdade Européia que muitos homossexuais e ateus elogiam? Uma criança não tem discernimento para saber o que é bom para ela. Não vou usar de meias palavras e nem vou me preocupar se me chamarem de ignorante, estou me lixando para isso. Não se enganem tal, "liberdade" irá levar a todos que há praticam para o inferno. Não é necessário eu botar aqui a posição Bíblica quanto a isso.



Suzy
Anônimo disse…
Estou pensando em criar um grupo pró-pedofilia no Brasil. Tentaremos arranjar apoio político para a empreitada, buscando apoio da base religiosa. Precisamos dar uma função para as crianças não-abortadas, sabe, é que depois que elas nascem o povo esquece delas, só se lembrando do cabrestinho da eleição. Talvez tenha apoio do mAGNO mALTA
:3
Anônimo disse…
Esse Fernando, A Luz da Superstição de Povos da Idade do Bronze não tem salvação..;-) É um caso perdido, se dependesse dele, toda liberdade acabaria, e a inquisição voltaria..:- )

Parece que ele acha que o amigo imaginário dele, que teria criado TODO universo, precisa da ajuda dele, Fernando, para controlar os seres humanos. Seria cômico, se não fosse trágico, e ridículo um adulto com tais ilusões e distorções cognitivas.


Talvez no futuro se encontre tratamento para esse tipo de distúrbio mental, que pensa que a Gibiblia é real, ou que textos mal escritos de povos nômades da idade do bronze valem alguma coisa..:-)

Mas até lá, é perigoso, um sujeito tão ruim e mesquinho quanto o deus imaginário dele.
Anônimo disse…
Os mais de 9.000 usuários do brchan adeptos do amorzinho apoiam uma discussão séria sobre o assunto, de forma parcial e justa.
Anônimo disse…
Da para ver que o Fernando prefere atacar e ofender os ateus e homossexuais.

Essa pessoa tem serios problemas mentais. É o futuro novo Wellington, nao tenho duvidas disso.

Pelo visto, Fernando nao condenou os padres. Nem os recriminou. Nem mesmo falou deles.

Dois pesos, duas medidas.
Anônimo disse…
A criança até pode ter a sexualidade aflorada,e ser precoce.Mais temos nos que sermos adultos e responsáveis por proteger elas de elas mesmas.
Anônimo disse…
Fernando não critica os padres e pastores pedófilos porque é daqueles que querem colocar a culpa nos ateus e gays para aliviar a barra dos religiosos.
Marcelo Idiarte disse…
O padreco holandês só externou aquilo que muitos padres cristãos pensam na alcova, digo, nas paróquias. Afinal de contas já são pelo menos 50 anos de denúncias de casos de pedofilia clerical - começou na década de 60, mesma época em que o hoje caprichosamente escolhido "papa" foi responsável pela elaboração de uma cartilha ensinando o que a Igreja deveria fazer ante as denúncias: apenas transferir os abusadores para outras paróquias e abafar os casos, perpetuando a pedofilia [http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/10/061001_panoramaigreja_tp.shtml]. Na verdade a sujeira da Igreja Católica ainda nem foi trazida a público em sua totalidade. Isso daí é apenas a ponta de um iceberg indizível. E quem defende a Igreja ou as religiões um dia vai figurar nos livros de História como coadjuvante de luxo dos crimes cometidos em nome de um deus hipotético e surreal.
Anônimo disse…
Nao duvido de que o Fernando teria a coragem de colocar a culpa da pedofilia nas criancas.
Anônimo disse…
Sim,ele seria.Uma criança sensualizada poderia provocar desejos sexuais incontroláveis em um pedófilo despertando sua libido pedossexual.Esse pensamento caberia perfeitamente na linha de raciocínio tacanha e apequenada do Fernando.
AlyneS2 disse…
Credo. Quanto mais comentário do Cristão eu encontro, mais eu me surpreendo com o monstro que ele é. Não acredito que ele esteja do lado desses padres. Pena que exista pessoas assim T.T

Esses padres precisam ser vigiados constantemente.
Anônimo disse…
Agora vemos que é o fim, não prescisamos ver mais nada; um padre falando abertamente a favor desta monstruosidade. É o fim.
Mauro Bartolomeu disse…
Carol Glatz não nomeia essa tal "associação holandesa" pró-pedofilia. Você teria alguma informação, Paulo?
Paulo Lopes disse…
Não tenho informação.
Bóbs e Moga disse…
então nos temos que reprimir ateus e homossexuais? e depois? muçulmanos e todos os contrarios a tua igreja e teu livros "sagrado"? parabens, ainda mais por nao se preocupar que o chamaremos de ignorante, pois ja, implicitamente, admitiu isso na tua argumentação (bem fraca por sinal).
quero dados sobre isso que falou, pois está deixando claro um apoio da parte dos ateus e homossexuais à pedofilia da igreja, caso não tenha esses dados confirmando isso, terei prazer em entrar contra ti por calunia e difamação.
Mello disse…
Estudei em um Colégio Salesiano aqui no RS nos anos 60. E tinha pedofilia. Daqui ninguém foi incomodado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs