Rainha Sônia inaugurou o memorial |
Na pequena cidade de Vardoe (ou Vardø), da Noruega, no centro de uma casa com paredes de vidros há uma insólita cadeira em chamas para lembrar que exatamente ali, no século 16, a Igreja Católica queimava mulheres (sobretudo elas) e homens acusados de bruxaria.
Esta instalação, projetada pela americana Louise Bourgeois, faz parte do Memorial Steilneset que Sônia Haraldsen, 74, a rainha do país, inaugurou ontem (24) em homenagem às vítimas da fúria católica.
Em um anexo à casa, há um corredor (concebido pelo arquiteto suíço Peter Zumthor) onde estão figuras de 77 mulheres e 14 homens que arderam no local em nome de Deus. Estima-se que essas 91 pessoas correspondam a um terço das vítimas da Inquisição na Noruega. Em nenhum outro lugar do país os representantes da igreja caçaram e queimaram tantas bruxas.
Na Idade Média, os eclesiásticos escolheram aquele local para julgar e queimar os acusados de heresia ou de ter feito pacto com o diabo por ser de fácil acesso. A ideia era de que o máximo de pessoas vissem à punição de modo a ficarem atentas às tentações do diabo, mantendo-se, obviamente, obedientes à igreja.
Sônia comentou que sentiu um mal-estar porque era como tivesse retrocedido no tempo, na época da Inquisição.
Stein Ovesen, um dos responsáveis pelo memorial, disse que hoje a igreja e a sociedade assumem a responsabilidade pelo vergonhoso atentado contra aquelas pessoas e a dignidade humana. E acrescentou que a atual Noruega condena “a violência contra com base em raça, gênero, fé e convicção”.
A construção do memorial
Com informação do site Vårt Land, entre outros.
junho de 2011
Comentários
O livro negro do cristianismo que durante a inquisição :
Padres católicos estupravam as tais ´´Bruxas´´ durante os interrogatórios , e depois diziam que elas eram o capeta e que ele o possuiu o tal padre a fazer aquele ato proibido pela igreja [sexo com mulher] portanto era uma alternativa pra lá de interessante dos padres comerem as mulheres da época.....
Hoje eles comem menininhos....
Católicos vcs tem algo a dizer ???
Essa rainha poderia, se tivesse boa intenção, lembrar que a igreja da qual ela pertence (luterana) também perseguiu e mortou milhares de pessoas.
Aí sim eu veria que ela está falando sério.
Ela poderia lembrar que o fundador da sua igreja também matou e perseguiu milharres de pessoas e tinha delirios que conversava com o diabo.
Quando essa rainha fizer isso, criticar a sua igreja, verei que ela está falando sério.
Sobre a Inquisição A HISTÓRIA QUE NÃO E CONTADA "INQUISIÇÂO"Autor Prof.FELIPE AQUINO,este livro e ótimo mostra a verdadeira história da Inquisição.
quem quiser Adquerir o Livro pela Editora Cleofas pelo site www.cleofas.com.br
vão buscar a verdade pare de mentir nesse site do Paulo Lopes.
Postar um comentário