Pular para o conteúdo principal

Memorial lembra vítimas da Santa Inquisição na Noruega

Rainha Sônia inaugurou o memorial
Na pequena cidade de Vardoe (ou Vardø), da Noruega, no centro de uma casa com paredes de vidros há uma insólita cadeira em chamas para lembrar que exatamente ali, no século 16, a Igreja Católica queimava mulheres (sobretudo elas) e homens acusados de bruxaria. 

Esta instalação, projetada pela americana Louise Bourgeois, faz parte do Memorial Steilneset que Sônia Haraldsen, 74, a rainha do país, inaugurou ontem (24) em homenagem às vítimas da fúria católica.

Em um anexo à casa, há um corredor (concebido pelo arquiteto suíço Peter Zumthor) onde estão figuras de 77 mulheres e 14 homens que arderam no local em nome de Deus. Estima-se que essas 91 pessoas correspondam a um terço das vítimas da Inquisição na Noruega. Em nenhum outro lugar do país os representantes da igreja caçaram e queimaram tantas bruxas.

Na Idade Média, os eclesiásticos escolheram aquele local para julgar e queimar os acusados de heresia ou de ter feito pacto com o diabo por ser de fácil acesso. A ideia era de que o máximo de pessoas vissem à punição de modo a ficarem atentas às tentações do diabo, mantendo-se, obviamente, obedientes à igreja.




Sônia comentou que sentiu um mal-estar porque era como tivesse retrocedido no tempo, na época da Inquisição.   

Stein Ovesen, um dos responsáveis pelo memorial, disse que hoje a igreja e a sociedade assumem a responsabilidade pelo vergonhoso atentado contra aquelas pessoas e a dignidade humana. E acrescentou que a atual Noruega condena “a violência contra com base em raça, gênero, fé e convicção”.

A construção do memorial


Com informação do site Vårt Land, entre outros.

junho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Eu li no livro :

O livro negro do cristianismo que durante a inquisição :

Padres católicos estupravam as tais ´´Bruxas´´ durante os interrogatórios , e depois diziam que elas eram o capeta e que ele o possuiu o tal padre a fazer aquele ato proibido pela igreja [sexo com mulher] portanto era uma alternativa pra lá de interessante dos padres comerem as mulheres da época.....

Hoje eles comem menininhos....




Católicos vcs tem algo a dizer ???
Anônimo disse…
O Fernando (vulgo Cristão) deveria ir la para visitar esse monumento e aprender as consequencias do fanatismo religioso, que causou centenas de milhoes de vitimas.
Anônimo disse…
Leitor do primeiro comentário, há padres pedófilos que preferem meninos e há os que preferem meninas(crianças,pré-adolescentes e adolescentes),outros são homossexuais(transam com homens adultos) e outros com mulheres.Esse comentário que ¨padres¨comem menininhos impúberes ou púberes e antes comiam só as mulheres bruxas é uma meia verdade.Sempre houve,na verdade, os tarados por crianças mesmo durante a inquisição e com bruxas e tudo.E esses doentes que¨comem¨menininhos(coroinhas e aspirantes a seminaristas) alimentam uma fantasia de que os ¨menininhos¨possam ¨revidar¨isso possuindo a eles em contrapartida(aquela famosa permuta sexual que os garotos praticam); os padrecos pedossexuais e efebófilos.São uns coitados doentes dignos de pena mas muita visto que são safados ao não procurarem ajuda para seus desejos ¨impuros¨.Há algum tempo vi na tv um caso monstruoso de uma mulher pedófila que conseguia,sem lá o que ela fazia,que seu irmãozinho de idade bem tenra(4 ou 5 anos já não lembro)a penetrasse.Eles conseguem!!Conseguem Fazer de um garoto muito novo um parceiro ativo!!O fato é que padres têm vida sexual seja como for.Voto de castidade é mais uma mentira da igreja.Além dos chamados seminários serem verdadeiras saunas gays.Os pastores evangélicos também,como sabemos,mesmo casados não dispensam orgias com menores para satisfazer seus impulsos doentios!!Casamento também não cura isso ao contrário do que muitos pensam.
O fato de que a Igreja não possa mais queimar mulheres fisicamente, não significa que em termos de violência simbólica, ela não continue a queimá-las definitivamente, através da perpetuação mitológica do primado de Adão. Como disse a colega historiadora, a mulher foi vista durante milênios como uma excrescência, um clone, uma imperfeição. É daí que veio o nome FOEMINA, que quer dizer, literalmente, em latim, aquela que tem a menor fé. A minoridade espiritual, defendida pelos teólogos, deu margem ao legendário pressuposto que todas as mulheres ressuscitariam como homens, portando pênis, e na idade perfeita e estatura de Cristo. Enquanto a Igreja sustentar o mito de que a CONCEPÇÃO É SUJA, pois A ÚNICA IMACULADA é a de Maria e Jesus Cristo; todas as mulheres por extensão, e todos os homens, por consequência, NASCEM MANCHADOS, PECADORES, AMALDIÇOADOS. Claro, há a justificativa do batismo das crianças, uma forma de perpetuar os dogmas da convicção do pecado e da necessidade absoluta da Instituição para salvar os nascidos em tamanha culpa. Mas é justo, é digno, é civilizador, é razoável, declarar todos os homens culpados pelo nascimento? O que a Igreja devia fazer, era o mesmo que fez o iluminismo e a revolução francesa; apresentar um outro estatuto à filiação humana comum, a universalidade da igualdade natural. TODOS NASCEM LIVRES, porque nascem IGUAIS. Mas isso é querer demais de uma Instituição que até o século XVI queimava mulheres...e até o século XIX comprava e possuía escravos... e até o século XX castrava meninos para fazê-los cantores de coral...Amém.
Anônimo disse…
A Noruega é um país predominantemente protestante(luterano).Isso é excelente para ilustrar que a inquisição não foi algo perpetrado exclusivamente pela ICAR.
Mari disse…
Fico imaginando o que seria do mundo se a Igreja não tivesse perdido o seu poder absoluto. Estaríamos vendo a queima não só de mulheres com também a quem se negasse seguir o ICAR até hoje e eu mesma seria uma delas pois deixei o catolicismo a 1 ano.
Anônimo disse…
O problema é que eesa rainha protestante luterana se esqueceu de dizer que a igreja dela (lutera) também perseguiu e matou milhares de pessoas!
Anônimo disse…
Pelo menos a rainha protestante comparece ao evento...Vê se alguma das "católicas" mesmo a "anglicana", responsável e herdeira de genocídios e escravatura de afroasiáticos compareceria!
Anônimo disse…
Anônimo de 26/06/11 23:32

Essa rainha poderia, se tivesse boa intenção, lembrar que a igreja da qual ela pertence (luterana) também perseguiu e mortou milhares de pessoas.

Aí sim eu veria que ela está falando sério.
Anônimo disse…
Todas as religiões são genocidas.Fato.
Anônimo disse…
Essa rainha é malandra. Quer bater em quem já tá apanhando.

Ela poderia lembrar que o fundador da sua igreja também matou e perseguiu milharres de pessoas e tinha delirios que conversava com o diabo.

Quando essa rainha fizer isso, criticar a sua igreja, verei que ela está falando sério.
Anônimo disse…
A inquisição protestante nos países de maioria protestante como suíça de Calvino, alemanha, inglaterra sob comando de Oliver Cromwell puritano (presbiteriano),a inquisição dos Estados modernos,sejam católicos ou protestantes,a Inquisição da Revolução Francesa promovida por ateus e sociedades secretas, além das inquisições promovidas pelos países sob governos ateus sejam na União Sovietica, Camboja,Vietnam, China, Cuba,durante o domínio ateu no méxico no início do século passado na década de 20 e 30 etc, tortura e mataram milhões e milhões de pessoas. Só as inquisições promovidas pelos governantes de países protestantes e católicos eram bem pior que a inquisição da Igreja católica, a inquisição promovida por calvino e seus companheiros na suíça ou luterano ou oliver Cromwell era bem mais terrível e fez muito, muito, muito mais vítimas basta o sujeito ter um horizonte histórico um pouquinho além para procurar e encontrar dados históricos que por conveniencia alguns ateus,alguns protestantes,alguns membros de sociedades secretas sempre quiseram esconder, se formos na antiguidade veremos que as inquisições romanas,judias, gregas e de outros povos eram terríveis. Ampliem senhores os seus horizontes históricos senhores não fiquem como papagaio so repetindo o que os outros falam procurem saber de todas as inquisições promovidas por todas as igrejas, religiões e povos. A inquisição na qual morreram milhões de armênios ninguem fala.
Anônimo disse…
A inquisição luterana na suécia matou, torturou e expulsou todos que não eram luteranos ou seja católicos,ortodoxos,pagãos etc. etc... todos que não aderiram o luteranismo foram implacavelmente perseguidos.
Tudo isso e uma mentira contra a Igreja Católica,a Igreja nunca matou ninguem na Inquisição pare de mentira nestes comentarios maldosos vão ler o Livro sobre a INQUISIÇÃO,a mentira reina nesse site veja um nome de um bom livro
Sobre a Inquisição A HISTÓRIA QUE NÃO E CONTADA "INQUISIÇÂO"Autor Prof.FELIPE AQUINO,este livro e ótimo mostra a verdadeira história da Inquisição.
quem quiser Adquerir o Livro pela Editora Cleofas pelo site www.cleofas.com.br
vão buscar a verdade pare de mentir nesse site do Paulo Lopes.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...