Pular para o conteúdo principal

Casal de gays vai processar juiz por danos morais por anular união

por Rubens Santos, do Estado de S.Paulo

O casal homossexual Liorcino Mendes e Odílio Torres processará por perdas e danos morais o Estado de Goiás e o juiz Jerônimo Pedro Villas Boas. O motivo é a anulação do contrato de união estável firmado por eles no mês passado, em Goiânia.

O juiz é titular da 1.ª Vara da Fazenda Pública Municipal e de Registros de Goiânia. Ontem, por meio da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), informou que não daria entrevistas.

"É um absurdo o que o juiz fez", disse a advogada do casal, Helena Carramaschi, conselheira da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Goiás. "Vou reivindicar indenização, porque o juiz direcionou a decisão aos dois, o que configura preconceito."

A advogada entende que o juiz "foi preconceituoso" ao cancelar o registro do casal, quando existem inúmeros outros registros semelhantes nos cartórios de Goiânia. "Ele não cancelou os registros anteriores - e há dezenas deles em Goiânia", ressaltou. "Por isso, a ação por perdas e danos morais será representada contra ele e o Estado".

A OAB de Goiás também anunciou que apresentará uma reclamação contra o juiz no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Comissão de Direitos Homoafetivos do Ministério da Justiça. Nos casos, o questionamento está centrado na figura do juiz, por ser singular e não ter poderes para mudar uma decisão do STF. A pressão sobre o magistrado também chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, onde a advogada protocolou um pedido de afastamento do juiz.

No dia 29, Mendes e Torres participarão de um evento coletivo de união homoafetiva, no Rio, em frente ao Copacabana Palace, a convite do governador Sérgio Cabral(PMDB).

junho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
É o mínimo que podem fazer para reparar essa injustiça e ingerência desse senhor.
Anônimo disse…
Na justiça brasileira,literalmente CEGA ,é assim:é crime,mas pode não ser.Não é crime,mas pode haver condenação,é constitucional,mas um louco qualquer,de capa preta,manda que não seja.Tudo depende do¨bolso¨da parte ou ainda,da cabeça,nem sempre boa,de um magistrado.
Esse caso logicamente terá desdobramentos muito além do que esse juiz imaginou.Afinal,mexeu com milhares e com milhões Brasil afora.
Anônimo disse…
Ele é Juiz e ponto final. Está lá para julgar e foi constituido para tanto. O "casal" não adianta ficarem nervosinhos. O máximo que podem fazer é recorrer, o resto é perda de tempo. Eu apoio o Juiz. E não ligo se me chamarem de ignorante.
Anônimo disse…
Ocorre que a decisão dele foi injusta e incorreta pois foi pautada em um critério pouco ¨sustentável¨de que homossexuais não podem constituir família.Contrariando outras autoridades hierarquicamente maiores que ele.Não foi constitucional e nem técnico e ainda com o agravante de não ter anulado os outros contratos firmados após o do referido casal homoafetivo em questão.Claro que foi preconceito.Não tenha nenhuma dúvida.Ele é juiz,certo. porém não é detentor da verdade absoluta nem um semi-deus.
Anônimo disse…
Vejam a estupidez da humanidade(parte dela).
Festejar os que direitos de uma pessoa tenha sido usurpado!
Anônimo disse…
Refazendo:Festejar que os direitos de uma pessoa tenha sido usurpado!
Anônimo disse…
Às Decisões do STF não cabem recursos.Essa sentença desse juiz pode ser cassada.
Mas ele conseguiu o que queria ser uma celebridade instantânea.
Fazer tanto malabarismo para depois ter sua decisão tornada sem efeito.
Grande coisa esse juiz fez...
Anônimo disse…
O tribunal de justiça do estado de Goiás acaba de anular a decisão do ¨excelentíssimo¨senhor juiz.
Teve seus dez minutos de fama!!
Anônimo disse…
Tenho impressão que foi um tiro no pé da crentaiada.
Anônimo disse…
SOS - VAMOS FICAR ALERTAS - O governador não me engana com esse seu "amor" e "repeito" aos homossexuais, essa é mais uma de suas jogadas políticas ele faz um senso e ver onde pode atacar, onde tem mais eleitores. Quando ele iniciou em 80, o Brasil era a maioria idosos sua campanha era pró-idoso, depois mudou para juventude, agora aos gays. Para os idosos nada fez, para os jovens muito menos. Agora para ele TUDO. Vejam só um pouquinho de sua história na parte de: Denúncias, críticas e resoluções http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Cabral_Filho. O PIOR DE TUDO É QUE NÃO PERCEBEM ESSA JOGADA. Ele já demonstrou que o respeito aos cidadãos brasileiros não é sua praia, quando mandou espancar os professores e bombeiros nas suas justas reinvendicações por melhores salários entre outras.Fatima.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Lúcia surta, pisoteia a Bíblia e mata filho com 15 facadas

Os policiais tiveram de arrombar a porta de apartamento no bairro do Jaguaré, zona Oeste de São Paulo, mas já era tarde. Quando entraram, viram Maria Lúcia Rufino, 43, dando facadas em seu filho de 19 anos, o estudante Leonardo Macedo Gadducci . A foto ao lado é uma reprodução de profile do rapaz no Orkut. Maria Lúcia estava em crise psicótica. Ou doida, como diziam os vizinhos na última terça (18). Já no começo da tarde, os vizinhos perceberam que ela estava estranha. Lúcia chamou as pessoas para orar, mas começou a falar do diabo, até que começou a pisotear a Bíblia. Chamaram uma ambulância, que não apareceu. Então a mulher disse que precisava matar um dos seus filhos três filhos, para um “bem maior”, conforme relata o G1. Um dos irmãos do Leonardo de 10 anos e outro, 13. Embora aparentemente em transe, a mulher parecia determinada. Alguém precisava fazer alguma coisa, porque uma tragédia estava para ocorrer. Chamaram a polícia e deixaram-na com os filhos. Os PMs primeir