Pular para o conteúdo principal

Mano proíbe presença de pastores na concentração da Seleção

O técnico Mano Menezes proibiu a presença de pastores evangélicos e de líderes de outras crenças na concentração da Seleção Brasileira na Copa América. Se jogadores -- como os evangélicos Ganso, Robinho e Neymar -- quiserem apoio espiritual, eles terão de buscá-lo em seus dias de folga, mas longe de onde a seleção estiver hospedada.

Nem sempre foi assim. Na época do técnico Dunga, os pastores tinham livre acesso aos jogadores, como o Anselmo Alves, que acompanhou a Seleção na copa da África do Sul, em 2010.

Já naquela época, por determinação da Fifa, os jogadores já estavam proibidos de fazer qualquer manifestação religiosa. Ainda assim, fora do campo, Kaká pegou uma carona na cobertura da imprensa da copa para lançar um filme evangélico. Foi quando ele acusou o jornalista ateu Juca Kfouri de persegui-lo por causa de sua crença.

Lúcio dá um jeito de contornar veto de Mano e ora com pastor.
8 de julho de 2011

A CBF também vetou qualquer tipo de proselitismo religioso em campo, porque estava se tornando cada vez mais frequente jogadores mostrarem a camiseta com mensagens como “Deus é Fiel”.

Neste ano, a Fifa proibiu que a seleção feminina do Irã usasse véu islâmico nos Jogos Olímpicos de 2012. A seleção ficará fora dos jogos.

Esse rigor da Fifa deve-se, em parte, a uma manifestação religiosa em 2009 da Seleção Brasileira contra a qual protestaram times de países como o da Dinamarca. Após a vitória de 3 a 2 sobre a seleção norte-americana na África do Sul, os jogadores brasileiros fizeram um círculo no centro do gramado e rezaram para agradecer a conquista da Copa das Confederações (foto abaixo)

Jim Stjerne Hansen, presidente da confederação dinamarquesa, comentou: "Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso”.

Futebol religioso
Com informação da Folha e deste blog.

maio de 2011

Religião nos esportes.

Comentários

Anônimo disse…
Corretíssimo o Mano,não se pode misturar as bolas.
VINÍCIUS disse…
Não vejo problema, ir pastores na concentração brasileira. Alias, qual é o problema que os jogadores mostrem a sua reliosidade em campo ??
Existem vários problemas, e o principal deles é o potencial de isso dar merda.

A FIFA, assim como o Comitê Olímpico Internacional, só consegue ter a representatividade que tem devido ao seu caráter laico e neutro. No tempo do Comunismo a FIFA conseguia ter toda a Cortina de Ferro filiada, graças a essa habilidade.

Acredito que você não saiba disso, Matheus, visto que o ensino de História em nossas escolas (públicas ou não) é o que mais sofre em qualidade, mas a maioria das guerras (se não todas) tiveram entre suas causas razões religiosas (e o comunismo, para mim, é um tipo de religião). O perigo de permitir que estas manifestações extrapolem é que isso pode fazer com que o futebol perca seu caráter neutro e laico, fraturando a FIFA e acabando com os jogos amistosos entre diferentes culturas. Se for para mostrar os cristãos louvando a deus, você acha que países fundamentalistas islâmicos vão jogar contra o Brasil?

Se a neutralidade for perdida, o futebol poderá facilmente virar pivô de guerras de religião. Não custa lembrar que já houve casos de jogadores (sempre brasileiros, os casos que conheço) que foram presos ou até expulsos de países muçulmanos por fazer proselitismo.
Anônimo disse…
OS PASTORES ESTÃO SERTOS, LA ESTA MUITA GRANA. E JOSE GERALDO FALOU TUDO
Anônimo disse…
finalmente alguém com cunhao para comandar essa seleção pois eu não suportava os jogadores de Dunga o anão moral fazerem proselitismo e eu tendo que assistir se querem que eu me converta que paguem pois não sou otário apesar de viver nesse pais de bananas
Anônimo disse…
Agora é moda todo pastoreco quer uma pupila dessas em suas congregações, afinal valem ouro, quem converter o ronaldinho gaucho vai levar no minino uns 80mil por mes:-) Pastor a profissão do futuro, estou pensando em abrir uma igreja o negocio ja esta bastante lucrativo , acho que com o dizimo de uns 15 a 30 fieis ja da pra viver muito bem ,culto 2x por semana, se aumentar as ovelha e as coleta 3x por semana, vou forjar uns aleijado pra andar ,vou ser dramatico, vou postar videos no youtube das minhas cura miraculosa ,em breve 100 fieis 200 1000 etc e assim vou viver bem vou rancar até o couro dos fieis.;-)
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa acima foi ótima, tô até chorando de rir !!
Fernando disse…
Deus não está nem aí para o futebol. Que os Crentes orem a sós antes de cada jogo. (como os trabalhadores Cristãos oram por proteção quando começam uma jornada de trabalho...) Não para vencerem a partida, pois como disse Deus não está nem aí. Mas para que não venham sair com uma perna quebrada.
SATANÁS disse…
decisão acertadíssima!! lugar de pastor e enganação é na igreja. chega dessa ditadura evangélica!!!!!!! viva a consciência livre de dogmas.
Anônimo disse…
A verdade é que religião não faz mais sentido em nosso século. O laicismo de diversos países, organizações e confederações, inclusive futebolísticas apenas nos faz verificar que as religiões devem mesmo estar restritas apenas a suas igrejas, templos e locais de culto. Não se deve misturar as coisas. Parabéns a FIFA, parabéns a Mano Menezes; Que faz um ótimo trabalho por nossa seleção.
Anônimo disse…
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5:12
Anônimo disse…
E VIVA JESUS CRISTO !!! DEUS ABENÇOE OS ATEUS.
Anônimo disse…
O MAL DO SER HUMANO E OLHAR PARA O PASTOR E ACUSA DE LADRÃO... MAIS ESQUEÇE QUE O PRINCIPAL NÃO É QUEM ESTÁ GANHANDO E CURTINDO COM O DINHEIRO SUJO AGORA, O PIOR AMIGO E APÓS A MORTE, QUANDO HOUVER O JULGAMENTO... E LÁ NÃO TEM ARREPENDIMENTO... SÓ 2 OPÇÕES... VIDA ETERNA OU TORMENTO ETERNO. DEUS ABENÇOE OS ATEUS.
Anônimo disse…
Anônimo das 19:15,Você já morreu pra saber se existe vida após à morte? Se você disser que sim,gostaria muito que você mostrasse alguma evidência fisica disso(apelar para um livro velho,que plagiava um monte de histórias não vale)
Avelino Bego disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Avelino Bego disse…
E parabéns ao Mano, é por aí mesmo.
Avelino Bego disse…
Eu às vezes me esqueço de não alimentar trolls.
Anônimo disse…

Se esses pastores fisgaram algum desses milionarios.........................
O que interessa é o dizimo caramba....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias