Pular para o conteúdo principal

Rabino acusa Holanda de preconceito por proibir abate

Lâmina do ritual se chama chalaf
O rabino Shmuel Herzfeld acusou o parlamento holandês de perseguir judeus por proibir abate religioso de animais. Ele é o responsável por uma sinagoga em Washington, Estados Unidos.

A proibição a esse tipo de abate passou pela Câmara dos Deputados na terça-feira (28) e agora tramita no Senado, onde também deverá ser aprovada ainda neste ano. 

Pela nova lei, todos os animais terão de ser anestesiados para o abate, o que contraria o ritual judaico da shechitá e muçulmano da halal.

Em artigo no site da CNN, Herzfeld responsabilizou o “fanatismo” antirreligioso do parlamento holandês pela aprovação do veto. Para ele, os parlamentares usaram a nova lei para dar o recado que não querem os judeus por lá. Lembrou que na Alemanha pré-nazista, em 1933, também houve a proibição do abate religioso.

A proposta da lei foi do Partido dos Animais, a única agremiação política do mundo que se dedica exclusivamente a defender os direitos dos animais. A jovem Marianne Thieme é a sua líder. Ela tem defendido o fim do abate com dor de animais como o argumento de que, como as mulheres já se igualaram aos homens, agora é vez da luta pelos direitos dos animais. Disse que os líderes religiosos não podem frear a história.

“Em nossa sociedade, não aceitamos mais que os animais precisem sofrer”, afirmou ela recentemente ao Financial Times.

Herzfeld argumentou que a shechitá  não causa sofrimentos “desnecessários”, porque “acreditamos ser essa a forma mais humana de matar um animal”

Ele explicou que, pelas leis da shechitá, a lâmina tem de estar bem afiada para que o animal morra de um único golpe na garganta, rápido e preciso, para “limitar a dor”

“Se o matador faz uma pausa, se suar muita força ou uma lâmina de forma inadequada, o animal é considerado não kosher e não pode ser consumido por judeu”, afirmou.

Kosher é a “comida correta” de acordo com o Thorah. Além de normas para o abate, no caso dos animais, os alimentos têm de ser preparados de acordo também com a escritura sagrada. Carne de porco e frutos do mar, entre outros alimentos, são proibidos.

O rabino disse que os judeus e muçulmanos da Holanda poderão se unir para pressionar o parlamento a desistir do veto ao abate religioso. “Esse talvez seja o início de uma nova aliança, porque somos irmãos e temos muito em comum.” 

Mas dificilmente haverá um recuo. O Partido dos Animais conta com apoio de políticos dos vários espectros, à direita e à esquerda.

Motty Rosenzweig é o único açougueiro kosher da Holanda. Os outros já foram embora.
 
Abate sangrento


Com informação do site da CNN, entre outros, e imagens do Youtube.

novembro de 2009

Comentários

Anônimo disse…
PERGUNTA AO CRENTE FERNANDO :

VC come carne de porco ? e camarão ? ostras ? mariscos ? coelho ? avestruz ? javali ? filé de pintado ? surubin ??

Isso é considerado crime de acordo com a GIBIBLIA tbm tá lá em LEVITICO [Foi deus que mandou....]


A causa do não poder comer esses alimentos ? Deus nunca respondeu....talvez ele deva ter um açougue só com bois e carneiros no céu...rs rs rs

RESPONDE AI FERNANDO ???
Anônimo disse…
É de se surpreender que rabinos que são considerados pessoas extremamente inteligentes-considere as estatísticas de educação de Israel-considere "perseguição religiosa" uma lei que reprime a carnificina de animais.Mas agora fazendo o papel de advogado do diabo,em diversos locais do mundo-inclusive no Brasil-os animais são abatidos da mesma forma para consumo humano.
Fernando disse…
Anônimo 19:47.O conselho é, não responda o tolo segundo a sua estultícia.
O rabino não deixa de ter certa razão. Não que os holandeses estejam mirando nos judeus, mas eles certamente tem um objetivo, que é atingir os muçulmanos. Está começando na Europa uma reação contra os muçulmanos e é de se esperar que isso dê merda (leia-se "guerra").

A razão pela qual acho isso é simples: o procedimento característico que foi abolido só existe nos abates kosher (judeu) e halal (muçulmano). Eu certamente creio que o Partido dos Animais não teve esse objetivo, mas os demais deputados que votaram a favor, esses certamente tinham, e se aproveitaram da proposta do PdA para obter um inusitado apoio em seus objetivos xenofóbicos.

P.S. - Eu não acho a xenofobia necessariamente ruim e sou perfeitamente favorável às medidas de contenção da imigração.
Fernando disse…
O Parlamento Holandes tem razão.“Em nossa sociedade, não aceitamos mais que os animais precisem sofrer”, afirmou ela recentemente ao Financial Times. Não é por essa razão que o Parlamento tem razão, mas por isso. "Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Hebreus 7:27" "Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Hebreus 9:12.""De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26" É nisso que os Judeus deveriam crer, e essa polêmica acabaria.
Cristão,

sua ignorância me dá dó. Os judeus não matam os animais assim para fazer sacrifícios, mas para comer! Não há sacrifícios de animais nos rituais judaicos desde a destruição do Tempo em 70 d.C.
Anônimo disse…
FERNANDO vc não responde porque vc não dá conta........?

Porque se vc postou acima é porque tem tempo e dedos pra digitar....


JOSÉ GERALDO uma das supostas caracteristicas de DEUS é ser :

ONIPOTENTE, ONIPRESENTE , ONISCIENTE e :

ATEMPORAL [ nao existe presente , passado e futuro...]


DEUS da GIBIBLIA sempre foi chegado a um churrasco gorduroso...........desde CAIM e ABEL....que ele pede OFERENDAS ...


se ele passou a não pedir mais ? teria ele se arrependido ??

ou o COLESTEROL dele tava alto..........?


PERGUNTAS que o Crente Fernando nao consegue responder...........nem a LUZ DA BIBLIA....?
Anônimo disse…
Viva a Holanda, mandando esses costumes imundos de judeus e de muçulmanos para a latrina onde é o lugar deles.
Anônimo disse…
ungern, vc e um racista verme !
Anônimo disse…
Jose Geraldo, que nojo de homens como tu, que discriminam os estrangeiros ! O que seria do Brasil se nao fossem estes que para ca vieram e deram sua rica contribuicao para formar hoje o nosso povo ? Que vc receba a mesma hostilidade deles !
Jose Geraldo, que nojo de homens como tu, que discriminam os estrangeiros ! O que seria do Brasil se nao fossem estes que para ca vieram e deram sua rica contribuicao para formar hoje o nosso povo ? Que vc receba a mesma hostilidade deles !

Pois em vez de ficar com nojinho, leia com mais atençao e interprete os posts alheios. Muito odio e muito "nojinho" acontece por falta de atençao ao que o outro diz. Nao devia explicar. Voce deve ter inteligencia suficiente para perceber o que eu disse. Mas como parece que voce nao foi o unico que não entendeu, vou explicar.

"Não é necessariamente ruim" não quer dizer que eu seja xenófobo. Quer dizer que devemos, sim, como forma de autodefesa de nossa identidade e de nossa cultura, preservar-nos de certa medida do contato com o estrangeiro. Todos os povos do mundo possuem essa característica. Isso é perfeitamente normal. Xenofobia só se torna problema quando se transforma em extremismo nacionalista.

Sou perfeitamente a favor de controle de imigração. Entrar como imigrante em um país estrangeiro não é um direito humano. Se o país não te quer, você só pode espernear. O território é para um país o que a casa é para uma família. "Ter a casa de portas abertas" não é algo muito salutar.
Fernando disse…
José Geraldo Gouvêa, Eu tive como base o que está escrito no post. "O rabino Shmuel Herzfeld acusou o parlamento holandês de perseguir judeus por proibir "abate religioso" de animais. Ele é o responsável por uma sinagoga em Washington, Estados Unidos.

A proibição a esse tipo de abate passou pela Câmara dos Deputados na terça-feira (28) e agora tramita no Senado, onde também deverá ser aprovada ainda neste ano.

Pela nova lei, todos os animais terão de ser anestesiados para o abate, o que contraria o ritual judaico da shechitá e muçulmano da halal... Será que entendi mau? Agora talvêz eu não seja um exemplo de intelectual como voce. Mas graças a Deus por não está enquadrado nesta palavra: Onde está o sábio? Onde está o escriba? "Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1 Coríntios 1:20" ; "Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, Provérbios 2:7
Fernando disse…
José Geraldo Gouvêia. O que realmente te "encomodou," foi o que escreví. "Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Hebreus 7:27" "Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Hebreus 9:12.""De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26" É nisso que os Judeus deveriam crer, e essa polêmica acabaria.
Luc Anderssen disse…
O foda disso tudo é AINDA essa judeusada continuar afirmando que tudo o que vai contra eles é anti-semita e nazista.

Povinho que vai se esquivar PARA SEMPRE, se vitimizando de tudo. Um bando de bundôes se escondendo atrás dos portões de Sobibor.
Anônimo disse…
Isto aqui está virando uma latrina, só postam vaidades, discussões isiotas, tudo idiota, desde vc Paulo Lopes, ateu?
pois bem, vc sabe o verdadeiro significado da palavra ateu? Aí vai um trechinho para refrescar a sua cabeça:
"Os ateus tendem a ser céticos em relação a afirmações sobrenaturais, citando a falta de evidências empíricas. Os ateus têm oferecido vários argumentos para não acreditar em qualquer tipo de divindade. Estes incluem o problema do mal, o argumento das revelações inconsistentes e o argumento de descrença. Outros argumentos do ateísmo são filosóficos, sociais e históricos. Embora alguns ateus adotem filosofias seculares,[9][10] não há nenhuma ideologia ou um conjunto de comportamentos a que todos os ateus aderem.[11] Na cultura ocidental, assume-se frequentemente que os ateus são irreligiosos embora outros ateus sejam espiritualistas.[12] Ademais, o ateísmo também aparece em certos sistemas religiosos e de crenças espirituais, como o jainismo, budismo e hinduísmo."

Ser ateu não é atacar Deus é simplesmente não crer em Deus ou qualquer religião que for, só isso.
Anônimo disse…
Eu respito todas as religiões mas as que sacrificam animais eu abomino, não acredito que Deus tenha mandado matar sua própria criação. Outra coisa que não suporto ver é magia negra e religioes africanas que usam a sua divindade como desculpa para torturar animais.
thg disse…
Alguns questionamentos:

Então como são abatidos os bois na Holanda? Esse negócio de anestesia existe? Será que eles se certificam de que o abatimento da carne que importam não tem sofrimento?
Que eu saiba, no BR o gado é sacrificado com um "tiro" de pistola de ar comprimido na cabeça, morrendo instantaneamente, mas sem anestesia. isso seria considerado sofrimento? Estaria essa prática muito longe de um degolamento com lâmina ultra afiada?
Anônimo disse…
Matar para comer? Concordo: todo mundo tem fome e quer comer. Matar por prazer, religião ou esporte? Isso aí é insanidade, delírio coletivo e nisso discordo totalmente.

Se quer matar algum ser vivo, mate sa pulgas e os carrapatos do seu cachorro: assim você dá para ele mais saúde.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

'Respeito na escola não pode ser amparado em divindade'

Título original: Escola laica, liberdade e igualdade por Roseli Fischmann  (foto) para Folha Roseli é professora na Universidade Metodista O lugar do ensino religioso não é na escola pública, mas na família e nas comunidades religiosas, para quem assim o quiser. Por ser ligado ao direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, o ensino religioso depende de ser buscado, não de ser oferecido sob a égide do Estado, por ser matéria íntima, de escolha, segundo a consciência de cada pessoa. Daí o caráter facultativo para o aluno que a Constituição estabelece para o ensino religioso nas escolas públicas, buscando preservar tanto o direito à liberdade de crença quanto a laicidade inerente à escola pública. Razões de ordem ética, jurídica, histórica e pedagógica amparam essa posição. Crianças pequenas, de seis anos, iniciando o ensino fundamental, têm suas consciências tenras plasmadas pela escola. Quais as repercussões de conteúdos religiosos conflitantes ao que recebe no

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

OAB-PR diz que psicóloga cristã sofre perseguição religiosa

Marisa diz que ficou juridicamente comprovado que é vítima do CRP A Comissão de Direitos de Liberdade Religiosa da seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu parecer segundo o qual Marisa Lobo (foto) — que se apresenta na internet como “psicóloga cristã” — está sofrendo perseguição por parte do CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná. No começo do ano, o CRP-PR intimou Lobo a retirar da internet a associação da psicologia com religião, porque o código de ética da profissão impede esse tipo de deturpação. Marisa desafiou o conselho ao responder que, como profissional de psicologia, não renunciará a sua fé cristã. Ela é evangélica. Relatado por Francielli Morêz e aprovado por unanimidade, o parecer da OAB-PR afirma que a exigência do CRP é inconstitucional, porque se trata de um cerceamento do “direito inabalável” de a Marisa Lobo assumir publicamente a sua fé. A CRP não se manifestou sobre a decisão da OAB, e a psicóloga afirmou que agora está

Por que eu sou um 'não cristão cultural', diferentemente de Dawkins

No texto abaixo, o estudioso Botz-Bornstein refuta aqueles que, mesmo não tendo religião ou ateus, como Richard Dawkins, defendem uma suposta cultura cristã como guardiã dos valores ocidentais. "O que nos dá uma identidade como ocidentais é agir contra o obscurantismo e a religião", escreve Thorsten Botz-Bornstein professor de filosofia na Gulf University for Science and Technology no Kuwait. Ele nasceu na Alemanha, estudou filosofia em Paris e recebeu seu PhD pela Oxford University Freethinker boletim do Reino Unido fundado em 1881 em defesa da liberdade, razão e humanidade Elon Musk, em uma conversa com Jordan Peterson, sugeriu que ele era “provavelmente um cristão cultural”. Sem ser particularmente religioso, ele alegou ser um “grande crente nos princípios do cristianismo”, entre os quais ele nomeou o perdão. Ele também disse que a presunção cristã pró-natalista provavelmente “levaria a uma sociedade melhor”.  Richard Dawkins, famoso por ser notoriamente antirreligioso,