Pular para o conteúdo principal

Rabino acusa Holanda de preconceito por proibir abate

Lâmina do ritual se chama chalaf
O rabino Shmuel Herzfeld acusou o parlamento holandês de perseguir judeus por proibir abate religioso de animais. Ele é o responsável por uma sinagoga em Washington, Estados Unidos.

A proibição a esse tipo de abate passou pela Câmara dos Deputados na terça-feira (28) e agora tramita no Senado, onde também deverá ser aprovada ainda neste ano. 

Pela nova lei, todos os animais terão de ser anestesiados para o abate, o que contraria o ritual judaico da shechitá e muçulmano da halal.

Em artigo no site da CNN, Herzfeld responsabilizou o “fanatismo” antirreligioso do parlamento holandês pela aprovação do veto. Para ele, os parlamentares usaram a nova lei para dar o recado que não querem os judeus por lá. Lembrou que na Alemanha pré-nazista, em 1933, também houve a proibição do abate religioso.

A proposta da lei foi do Partido dos Animais, a única agremiação política do mundo que se dedica exclusivamente a defender os direitos dos animais. A jovem Marianne Thieme é a sua líder. Ela tem defendido o fim do abate com dor de animais como o argumento de que, como as mulheres já se igualaram aos homens, agora é vez da luta pelos direitos dos animais. Disse que os líderes religiosos não podem frear a história.

“Em nossa sociedade, não aceitamos mais que os animais precisem sofrer”, afirmou ela recentemente ao Financial Times.

Herzfeld argumentou que a shechitá  não causa sofrimentos “desnecessários”, porque “acreditamos ser essa a forma mais humana de matar um animal”

Ele explicou que, pelas leis da shechitá, a lâmina tem de estar bem afiada para que o animal morra de um único golpe na garganta, rápido e preciso, para “limitar a dor”

“Se o matador faz uma pausa, se suar muita força ou uma lâmina de forma inadequada, o animal é considerado não kosher e não pode ser consumido por judeu”, afirmou.

Kosher é a “comida correta” de acordo com o Thorah. Além de normas para o abate, no caso dos animais, os alimentos têm de ser preparados de acordo também com a escritura sagrada. Carne de porco e frutos do mar, entre outros alimentos, são proibidos.

O rabino disse que os judeus e muçulmanos da Holanda poderão se unir para pressionar o parlamento a desistir do veto ao abate religioso. “Esse talvez seja o início de uma nova aliança, porque somos irmãos e temos muito em comum.” 

Mas dificilmente haverá um recuo. O Partido dos Animais conta com apoio de políticos dos vários espectros, à direita e à esquerda.

Motty Rosenzweig é o único açougueiro kosher da Holanda. Os outros já foram embora.
 
Abate sangrento


Com informação do site da CNN, entre outros, e imagens do Youtube.

novembro de 2009

Comentários

Anônimo disse…
PERGUNTA AO CRENTE FERNANDO :

VC come carne de porco ? e camarão ? ostras ? mariscos ? coelho ? avestruz ? javali ? filé de pintado ? surubin ??

Isso é considerado crime de acordo com a GIBIBLIA tbm tá lá em LEVITICO [Foi deus que mandou....]


A causa do não poder comer esses alimentos ? Deus nunca respondeu....talvez ele deva ter um açougue só com bois e carneiros no céu...rs rs rs

RESPONDE AI FERNANDO ???
Anônimo disse…
É de se surpreender que rabinos que são considerados pessoas extremamente inteligentes-considere as estatísticas de educação de Israel-considere "perseguição religiosa" uma lei que reprime a carnificina de animais.Mas agora fazendo o papel de advogado do diabo,em diversos locais do mundo-inclusive no Brasil-os animais são abatidos da mesma forma para consumo humano.
Fernando disse…
Anônimo 19:47.O conselho é, não responda o tolo segundo a sua estultícia.
O rabino não deixa de ter certa razão. Não que os holandeses estejam mirando nos judeus, mas eles certamente tem um objetivo, que é atingir os muçulmanos. Está começando na Europa uma reação contra os muçulmanos e é de se esperar que isso dê merda (leia-se "guerra").

A razão pela qual acho isso é simples: o procedimento característico que foi abolido só existe nos abates kosher (judeu) e halal (muçulmano). Eu certamente creio que o Partido dos Animais não teve esse objetivo, mas os demais deputados que votaram a favor, esses certamente tinham, e se aproveitaram da proposta do PdA para obter um inusitado apoio em seus objetivos xenofóbicos.

P.S. - Eu não acho a xenofobia necessariamente ruim e sou perfeitamente favorável às medidas de contenção da imigração.
Fernando disse…
O Parlamento Holandes tem razão.“Em nossa sociedade, não aceitamos mais que os animais precisem sofrer”, afirmou ela recentemente ao Financial Times. Não é por essa razão que o Parlamento tem razão, mas por isso. "Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Hebreus 7:27" "Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Hebreus 9:12.""De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26" É nisso que os Judeus deveriam crer, e essa polêmica acabaria.
Cristão,

sua ignorância me dá dó. Os judeus não matam os animais assim para fazer sacrifícios, mas para comer! Não há sacrifícios de animais nos rituais judaicos desde a destruição do Tempo em 70 d.C.
Anônimo disse…
FERNANDO vc não responde porque vc não dá conta........?

Porque se vc postou acima é porque tem tempo e dedos pra digitar....


JOSÉ GERALDO uma das supostas caracteristicas de DEUS é ser :

ONIPOTENTE, ONIPRESENTE , ONISCIENTE e :

ATEMPORAL [ nao existe presente , passado e futuro...]


DEUS da GIBIBLIA sempre foi chegado a um churrasco gorduroso...........desde CAIM e ABEL....que ele pede OFERENDAS ...


se ele passou a não pedir mais ? teria ele se arrependido ??

ou o COLESTEROL dele tava alto..........?


PERGUNTAS que o Crente Fernando nao consegue responder...........nem a LUZ DA BIBLIA....?
Anônimo disse…
Viva a Holanda, mandando esses costumes imundos de judeus e de muçulmanos para a latrina onde é o lugar deles.
Anônimo disse…
ungern, vc e um racista verme !
Anônimo disse…
Jose Geraldo, que nojo de homens como tu, que discriminam os estrangeiros ! O que seria do Brasil se nao fossem estes que para ca vieram e deram sua rica contribuicao para formar hoje o nosso povo ? Que vc receba a mesma hostilidade deles !
Jose Geraldo, que nojo de homens como tu, que discriminam os estrangeiros ! O que seria do Brasil se nao fossem estes que para ca vieram e deram sua rica contribuicao para formar hoje o nosso povo ? Que vc receba a mesma hostilidade deles !

Pois em vez de ficar com nojinho, leia com mais atençao e interprete os posts alheios. Muito odio e muito "nojinho" acontece por falta de atençao ao que o outro diz. Nao devia explicar. Voce deve ter inteligencia suficiente para perceber o que eu disse. Mas como parece que voce nao foi o unico que não entendeu, vou explicar.

"Não é necessariamente ruim" não quer dizer que eu seja xenófobo. Quer dizer que devemos, sim, como forma de autodefesa de nossa identidade e de nossa cultura, preservar-nos de certa medida do contato com o estrangeiro. Todos os povos do mundo possuem essa característica. Isso é perfeitamente normal. Xenofobia só se torna problema quando se transforma em extremismo nacionalista.

Sou perfeitamente a favor de controle de imigração. Entrar como imigrante em um país estrangeiro não é um direito humano. Se o país não te quer, você só pode espernear. O território é para um país o que a casa é para uma família. "Ter a casa de portas abertas" não é algo muito salutar.
Fernando disse…
José Geraldo Gouvêa, Eu tive como base o que está escrito no post. "O rabino Shmuel Herzfeld acusou o parlamento holandês de perseguir judeus por proibir "abate religioso" de animais. Ele é o responsável por uma sinagoga em Washington, Estados Unidos.

A proibição a esse tipo de abate passou pela Câmara dos Deputados na terça-feira (28) e agora tramita no Senado, onde também deverá ser aprovada ainda neste ano.

Pela nova lei, todos os animais terão de ser anestesiados para o abate, o que contraria o ritual judaico da shechitá e muçulmano da halal... Será que entendi mau? Agora talvêz eu não seja um exemplo de intelectual como voce. Mas graças a Deus por não está enquadrado nesta palavra: Onde está o sábio? Onde está o escriba? "Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1 Coríntios 1:20" ; "Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, Provérbios 2:7
Fernando disse…
José Geraldo Gouvêia. O que realmente te "encomodou," foi o que escreví. "Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Hebreus 7:27" "Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Hebreus 9:12.""De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26" É nisso que os Judeus deveriam crer, e essa polêmica acabaria.
Luc Anderssen disse…
O foda disso tudo é AINDA essa judeusada continuar afirmando que tudo o que vai contra eles é anti-semita e nazista.

Povinho que vai se esquivar PARA SEMPRE, se vitimizando de tudo. Um bando de bundôes se escondendo atrás dos portões de Sobibor.
Anônimo disse…
Isto aqui está virando uma latrina, só postam vaidades, discussões isiotas, tudo idiota, desde vc Paulo Lopes, ateu?
pois bem, vc sabe o verdadeiro significado da palavra ateu? Aí vai um trechinho para refrescar a sua cabeça:
"Os ateus tendem a ser céticos em relação a afirmações sobrenaturais, citando a falta de evidências empíricas. Os ateus têm oferecido vários argumentos para não acreditar em qualquer tipo de divindade. Estes incluem o problema do mal, o argumento das revelações inconsistentes e o argumento de descrença. Outros argumentos do ateísmo são filosóficos, sociais e históricos. Embora alguns ateus adotem filosofias seculares,[9][10] não há nenhuma ideologia ou um conjunto de comportamentos a que todos os ateus aderem.[11] Na cultura ocidental, assume-se frequentemente que os ateus são irreligiosos embora outros ateus sejam espiritualistas.[12] Ademais, o ateísmo também aparece em certos sistemas religiosos e de crenças espirituais, como o jainismo, budismo e hinduísmo."

Ser ateu não é atacar Deus é simplesmente não crer em Deus ou qualquer religião que for, só isso.
Anônimo disse…
Eu respito todas as religiões mas as que sacrificam animais eu abomino, não acredito que Deus tenha mandado matar sua própria criação. Outra coisa que não suporto ver é magia negra e religioes africanas que usam a sua divindade como desculpa para torturar animais.
thg disse…
Alguns questionamentos:

Então como são abatidos os bois na Holanda? Esse negócio de anestesia existe? Será que eles se certificam de que o abatimento da carne que importam não tem sofrimento?
Que eu saiba, no BR o gado é sacrificado com um "tiro" de pistola de ar comprimido na cabeça, morrendo instantaneamente, mas sem anestesia. isso seria considerado sofrimento? Estaria essa prática muito longe de um degolamento com lâmina ultra afiada?
Anônimo disse…
Matar para comer? Concordo: todo mundo tem fome e quer comer. Matar por prazer, religião ou esporte? Isso aí é insanidade, delírio coletivo e nisso discordo totalmente.

Se quer matar algum ser vivo, mate sa pulgas e os carrapatos do seu cachorro: assim você dá para ele mais saúde.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê