Pular para o conteúdo principal

Tribunal cassa decisão do juiz goiano que anulou união gay estável

da Agência Brasil

A corregedora do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, cassou decisão do juiz goiano que anulou a união estável de um casal homossexual e proibiu os cartórios do Estado de emitir outros contratos de união estável. A desembargadora também definiu que levará o caso para a Corte Especial do tribunal amanhã (22), para decidir se abre processo disciplinar contra o juiz.

O juiz Jerônymo Pedro Villas Boas, da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal e de Registros Públicos de Goiânia, anulou a união estável de um casal alegando que a Constituição determina que somente homens e mulheres podem viver em união estável e que o Supremo Tribunal Federal (STF) não tem poder de mudar isso. A decisão foi divulgada na última sexta-feira (17).

Em maio, o STF equiparou os direitos de casais de pessoas do mesmo sexo ao de casais de heterossexuais. Com isso, casais gays passaram a poder firmar contratos de união estável em cartórios de todo país.

Comentários

Anônimo disse…
A desembargadora fez aquilo que se espera.Não atropelar medidas normativas de um órgão superior como fez o juiz de primeira instância que extrapolou sua jurisdição.Agora tudo isso é uma vergonha para a justiça brasileira.
Anônimo disse…
Corrigindo uma desformatação estapafúrdia de um juiz de miolo mole.
Anônimo disse…
Nada referente ao judiciário me espanta. Como servidora deste órgão, posso afirmar que é tudo um grande circo, onde os juízes são uns verdadeiros palhaços. Ou melhor, palhaços somos nós... Eles , nos raríssimos momentos em que "trabalham" só fazem MERDA!!! E isso estende-se ao Supremo, claro (vide o MARGINAL, BANDIDO, SALAFRÁRIO, GILMAR MENDES!).
Eu tenho a solução pro Judiciário "andar". Manda fazer um carimbo com a assinatura do juiz, põe na cadeira dele e manda o FDP pra casa! Pelo menos, já que não ajuda, não vai atrapalhar!!! Pois, caso a população não saiba, os despachos não são feitos por juízes, mas por servidores. Vai prontinho e mastigado pro "cidadão" assinar...só ASSINAR. Nem isso eles fazem com rapidez... é um partooooo!!! Então, manda os vagabas pra casa e põe um carimbo no lugar!
Anônimo disse…
Muito bem, o Supremo Atropela a carta magna do país, isso é legítimo.KKKKkk, quem é privlegiado aqui?
E lá,no ST, têm cientistas que reconhecem que dois homens juntos fomam e geram vida.kkk
Anônimo disse…
Escuta,em que o Supremo Atropelou a carta magna do país?Só porque entendeu que o princípio que TODOS SÃO IGUAIS PERANTE À LEI está acima do princípio, que vocês se apegam, que união estável como entidade familiar só existe entre homem e mulher?Quais desses dois princípios constitucionais vocês acham que a população brasileira escolheria como o princípio mais justo para si e para os demais se fosse questionada sobre as frases?Veja bem as duas frases que estão na carta magna,sem vincular nenhum tema(como união gay,por exemplo)à enquete.
Anônimo disse…
Além do mais custa crer que onze ministros altamente imparciais e competentes para tal estejam todos errados.É atribuição do STF interpretar a constituição sim senhor.E nesse caso ele não legislou em absoluto,como vocês alegam,apenas reconheceu que um direito que emanou do poder legislativo federal deveria ser aplicado nos casos dos acordos firmados entre homossexuais e tornou extensivo tudo que já existia em termos de direitos legais para as uniões heteroafetivas estáveis aos indivíduos que vivem em parceria homoafetiva estável.O que há de injusto nisso?
Anônimo disse…
Bem-feito ao juiz jesusolatra e bibliolatra !
Anônimo disse…
Acho que o exelentissimo Sr juiz , tem que julgar e não condenar só porque é pastor evangélico, deve cumprir se a lei, outra coisa
não deveria o mesmo se preocupar mais em ajudar
o próximo e principalmente ajudar a quem necessita, conforme o sr JESUS nos ensinou.
Anônimo disse…
Não sei o porque de tanto ódio em relação aos
homossexuais , se todos vivessem a sua vida fossem realmente felizes, não se preocupariam tanto com os outros, outra coisa porque se sentirem tão ofendidos e atingidos, estamos vivendo tantas tragédias, violencias, fome, miséria, vamos dar atenção mais a isso , e outra coisa, respeitar para sermos respeitados, só existe um SER que irá pode fazer um julgamento concreto que é o SR nosso DEUS.
Anônimo disse…
O juizinho só queria aparecer.
Anônimo disse…
O juiz continua contrariando o TSF porque está a serviço da causa crente mas sabe que todas as suas sentenças anulatórias de uniões homoafetivas serão cassadas por instâncias superiores porque ele está desacatando a decisão do STF.
Anônimo disse…
Senhores, senhoras e jovens: Prestem atenção no que vou dizer. Vou escrever com conciência, respeito e amor ao próximo. Nenhum homem ou mulher nessa terra, deve se auto gloriar, usando de poderes profissionais, seja na área física ou espiritual. Todos nós, independentemente de cargos, políticos, judiciais, espirituais, seja lá qual for, estamos debaixo da autoridade de DEUS. Eu posso dizer com toda certeza, que tanto os onze senhores ministros do Supremo, quanto a senhora Desembargadora do Tribunal de Justiça de Goiás, agiram sem pensar no que DEUS pensa sobre esta questão. Já o irmão sr. Juiz de Direito da 1ª Vara da fazenda pública de Goiânia, agiu respeitando a vontade de DEUS sobre essa questão. Estou falando com respeito e amor a todos, sem distinção. A bíblia é para nós a palavra de DEUS, a qual cremos, respeitamos e obedecemos/praticamos. Portanto o irmão Jerônymo está de acordo com a vontade de DEUS nessa questão. E tem mais. Vocês senhores/as autoridades nessa terra, tome cuidado ao despachar em alto nível, para conhecer e obedecer a vontade de DEUS, pois vocês foram e são autoridades enviadas por DEUS, portanto despachem de acordo com a vontade de DEUS. caso contrário vamos ter nesse país, sérios castigos divinos. Romanos 13:01-07
Obs: Vocês não estão contra sómente ao irmão jerônymo, mas sim contra o próprio DEUS.
ISAIAS 55:08
Anônimo disse…
Caramba,muito obrigado por seu comentário,estou estudando p ser juiz,observarei bem seu gibiblia p permitir apedrejamento,mulher como coisa,escravos a gosto...
Anônimo disse…
O Anônimo das 05:16 sofre de diarréia mental. Não há outra explicação.
Anônimo disse…
Anônimo4 de julho de 2011 21:16 , eu estou morrendo de medo do seu g zuis pregado na cruis ...
Jesus não escapou nem de sua morte de cruz, hoje, o que resta dele é apenas o pó de seu corpo. Embora, seu nome continua sendo lembrado por muitos de seus seguidores, movidos por suas ideias que plasmaram boa parte da civilização ocidental. Não nego este fato. Mas, nem por isso deixarei de questionar a falta de seriedade científica da Bíblia e de suas inúmeras pérolas.

Acreditar em ressurreição é coisa de gente que gosta de se iludir e prefere acreditar em fábulas sem sentido. Até hoje nenhum crentelho conseguiu ressuscitar alguém, ou mesmo, por ação própria, conseguiu ressurgir dos mortos como diz o Evangelho Segundo São João,em seu capítulo 14, versículo 12: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”.

Ora, se Jesus Cristo ressuscitou Lázaro (pelo menos é o que o livro de fábulas afirma) por que nenhum cristão nunca conseguiu ressuscitar ninguém?

O Nazareno mentiu?

O Deus do Antigo testamento proibia o consumo de carne de porco pelo fato de a mesma ser impura. No Novo Testamento, o Cristo se dizendo Deus, permitia não somente o consumo da mesma carne outrora considerada impura, como também afirmou que não deveríamos dizer que as coisas que Deus purificou são impuras.

É muita contradição e incoerência! Mas, falar isso para os religiosos não surtiria efeitos, pois a fé não depende da lógica. E o contrário, também é verdade (A lógica não depende da fé).

Os milagres da Bíblia são verdadeiras farsas, não passam de alegorias míticas. Tal fato é inegável. Aquilo que não se prova, nem se comprova passando pelo crivo científico, é mero dogmatismo vazio, sem fundamento. Nada pode ser feito pelo homem fora do plano da racionalidade.

Acreditar na atuação ilimitada do sobrenatural é anular o papel transformativo do homem, capaz de agir, criar, inovar o mundo material através de processos psíquicos conscientes.

E, quanto a Bíblia, este livro patético e adulterado milhares de vezes ao longo de quase três mil anos para agradar a gregos e troianos, livro este semeador de confusões, desordens e pregações de ódio a outras religiões e segmentos sociais, deveria ser escrito em papel higiênico. Pois é uma verdadeira merda.

Não sou obrigado a crer em fábulas, nem ter que presenciar eventos religiosos custeados por dinheiro público. Também, não sou obrigado a ter de suportar, em pleno Estado Laico, o privilégio da imunidade tributária concedida aos templos religiosos, onerando em particular o empresário brasileiro, que gera renda, empregos e serviços para o país. Tal privilégio Tributário é uma verdadeira afronta ao Estado Democrático de Direito.

É a minha opinião.

Daveslley Oliveira Cardoso.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço