Pular para o conteúdo principal

Francesa leva Opus Dei à Justiça sob acusação de manipulação mental

 por Giacomo Galeazzi, do La Stampa

Opus Dei estará no centro de um processo inédito na França, em setembro. A poderosa organização católica, fundada na Espanha em 1928, e que conta com 80.000 membros em todo o mundo (dos quais 1.600 na França), será levada ao tribunal em Paris por um jovem francesa que acusa a obra de "manipulação mental".

Aos 29 anos, ela pesa apenas 39 quilos. Um calvário que durou 16 anos, quando, em 1985, sem o seu conhecimento, entrou noOpus Dei, unindo-se a uma escola de hotelaria na região francesa de Aisne. Em 2001, o seu advogado denunciou a organização reconhecida pela Igreja Católica, acusando-a de "manipulação mental" e "condições de trabalho mortificantes".

E, em setembro, vai começar a primeira audiência em Paris: depois de nove anos de investigação, dois membros de uma associação estreitamente ligada ao Opus Dei, aAssociation de Culture Universitaire et Technique (ACUT), serão julgados sob a acusação de "trabalho clandestino". Fontes judiciais fazem referência a isso.

É a história de Catherine T., que, primeiro, caiu nas mãos de um "preceptor, um diretor de consciência", explica a mulher, que, em 1987, a obrigou a contrair os votos de obediência, pobreza e castidade. Catherine tornou-se assim uma "numerária auxiliar", ou seja, uma responsável pelos trabalhos domésticos, obtendo contratos de trabalho por 13 anos com organizações ou associações que, de acordo com o seu advogado, Rudolf Bosselut, "dependem exclusivamente do Opus Dei".

A ACUT só reconhece um "laço espiritual" com o Opus Dei, mas nada além disso. Os advogados da associação negam as acusações feitas pela mulher. "Não há nada de verdade. Ela foi paga com base nos trabalhos desenvolvidos", afirmou Thierry Laugie.

Ex-fiel acusa seita de escravizar os devotos.
abril de 2010

Padre Marcial Maciel teria imposto escravidão a meninas de convento.
maio de 2010

Comentários

Thiago Nogueira disse…
Religião é manipulação mental.
Anônimo disse…
LAVAGEM CEREBRAL FEITA PELA ICAR.......
igualzinho a que fizeram no Fernando Gibiblia...
AlyneS2 disse…
Ainda bem que não tenho religião.
Não vou deixar Deus e seus seguidores manipularem minha mente. Nunca^^
Só desejo boa sorte para a mulher^^
Anônimo disse…
Opus Dei, como os Legionários de Cristo, são associações para aliciamento da juventude rica, sob pretexto de FORMAR QUADROS intelectuais, políticos, parlamentares, etc.
Maçonaria, Protestantismo, Mórmons, fazem todas a MESMÍSSIMA COISA.
O que ocorre nalguns casos é,
que pessoas pobres acorrem a essas associações, e elas nãos lhes rejeitam, POR PRECISAREM DE BUCHA DE CANHÃO PARA SERVIÇOS PESADOS, auxiliares, limpeza etc.
Em outras palavras, NADA DIFERENTE DE AQUI FORA, ou seja, nada foge à hierarquia, à extratificação social.
No caso específico, e SUGIRO QUE SE LEIA O EXCELENTE LIVRO "A ARMADA DO PAPA" de Gordon Urquhart, antes de começarem o bombardeio oriundo do patrulhamento analfabeto; a vítima padeceu de uma confusão pessoal quanto ao papel que desempenharia...militante não-remunerada ou escrava voluntária? O que dá evidentemente no mesmo, pois é claro que nessas instituições, como em todas as outras, o indivíduo se anula pelo ideal da missão, seja a Igreja, ou a simples empresa, como no caso do catecismo da Escola de Chicado e seu evangelho global do empreendedorismo.
Vestir a camisa, dar tudo de si, gritar, gesticular, em rodas, em círculos, repetir mantras de auto-afirmação, eu sou o melhor vendedor, eu vou dar tudo de mim, essas baboseiras que vemos jovens pobres fazendo nos quintais das lojas e nos corredores de serviço dos shoppings...
Marcados, vestidos, uniformizados, ganhando estrelinhas como se fossem crianças no primários, exibidos em fotos como melhor isso ou aquilo, travestidos quais macaquinhos serviçais robotizados da elite...
Tudo isso também é religião, é fanatismo, é lavagem cerebral, é o NEOFASCISMO UNIVERSAL sob o qual vivemos
(vivemos?) e que é a chatice do religiosismo e do fanatismo esportivo, pseudoartístico e até intelectual do maravilhoso mundo globobal. Bobolândia.
Império da burrificação sob a égide da Nova Ordem Mundial.
Anônimo disse…
Opus Dei, Legionários de Cristo e Caminho Neocatecumenal: tudo farinha do mesmo saco!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Santuários europeus escondem mosaicos de padre abusador. Aparecida, não. É constrangedor

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...