Pular para o conteúdo principal

Será que o desenvolvimento científico criou um vazio espiritual?

Título original: Em busca de significado


por Marcelo Gleiser para Folha

Abordamos tanto questões mais imediatas, como o aquecimento global e a crise energética, como as mais fundamentais, como o significado do tempo e o debate entre a ciência e a religião.

Hoje, gostaria de abordar uma questão que, a meu ver, está no cerne do antagonismo entre a ciência e a religião: será que o desenvolvimento científico criou um vazio espiritual? Será que a ciência só serve para gerar fatos e dados sobre o mundo natural?

Ou será que pode ir mais fundo, talvez criando uma nova forma de espiritualidade?

Para começar, cito meu livro "O Fim da Terra e do Céu": 

"O desenvolvimento da ciência nos séculos 18 e 19, baseado na interpretação racional dos fenômenos naturais, foi seguido, ao menos no Ocidente, por um abandono progressivo da religião. O conforto espiritual encontrado na fé foi gradualmente abandonado, em nome de um sistema de pensamento secularizado. O historiador da religião S. G. F. Brandon expressou claramente tal preocupação quando escreveu: 'Para os pensadores do Ocidente, nenhuma missão pode ser mais urgente do que a resolução desse dilema, se possível produzindo uma filosofia da história adequada, isto é, que justifique o sentido da vida dos homens dentro de sua duração temporal finita'."


Explicações da ciência descartam a 'hipótese Deus', diz filósofo italiano.
dezembro de 2011


Logo a seguir, pergunto se, ao vermos a ciência além de seu papel de quantificadora da Natureza, podemos talvez encontrar ao menos parte desse "sentido": "Talvez fosse isso que Einstein tinha em mente quando introduziu o seu 'sentimento cósmico religioso', a inspiração essencialmente religiosa por trás do ato racional de compreendermos o Cosmos. A ciência e a religião nascem das mesmas ansiedades que torturam e inspiram o espírito humano. E a conexão entre as duas é a nossa existência finita em um Cosmos aparentemente infinito".

Obviamente, o tempo também complica as coisas, pois a perda dos que amamos e a nossa própria mortalidade são causas de muita dor.

Nessas horas, encontro consolo em muitas coisas. Mas uma das mais significativas é o que a ciência nos ensina sobre nossa íntima relação com o Universo: a matéria da qual somos feitos é também a matéria das estrelas, dos planetas e de suas luas, e de todos os seres vivos.

O tempo que usamos para descrever as transformações que experimentamos é o mesmo da expansão cósmica. 

O tempo passa para o Universo também. Como escreveu o naturalista americano John Muir, "ao movermos uma única coisa na Natureza, descobrimos que ela está presa ao resto do Universo".

Não existe uma solução única para os nossos anseios. Não sei onde você encontra sentido para a sua vida. No meu caso, a busca se desdobra em muitas trilhas.

Ao tentar entender um pouco mais sobre os mistérios do mundo natural; na convivência com minha família e amigos; em saber que sou um ser humano no nosso raro planeta Terra. Para mim, o sentido não está na ciência em si, mas na busca pelo conhecimento. Talvez seja assim também com um músico, que dá sentido à sua busca tocando o seu instrumento. As técnicas nos dão os meios, mas não são um fim em si mesmas. É tocar, e dividir a música com os outros, que importa.

Marcelo Gleiser é professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor do livro "Criação Imperfeita"

Religião ajudou a evolução humana, mas 'secou', afirma psiquiatra.
junho de 2011

Comentários

Ricardo disse…
Se o Pondé ler esse texto vai dizer que o Marcelo
Gleiser é "brega". rsrsrs
Mujica disse…
Admiro o cientista Marcelo Gleiser...
Muito claro ao expor seus conhecimentos...

Não acredito que Ponde seja seu algoz mental...
Acredito que estes dois pensadores se somam...

A diluição homeopática do sentimento religioso...
Parece ser irreversível e inevitável...

Admiro a filosofia budista...
Substituir deus pela boa conduta...

Boa conduta não significa deus...
Então, basta ficarmos com a boa conduta...

O que é boa conduta...?
Nada mais paradoxal diante do livre arbítrio...
Parece que todos sabem a resposta...
Então por que vivemos em conflito...?

Assim como já disse Gouvêa em “Fast food da fé” ...
As vertentes ideológicas já se diversificaram tanto...
Que transformaram correntes de fé em frágeis barbantes...
Incapazes de sustentar as próprias escolhas...
Fernando disse…
Fico à pensar muitas vezes, Que evolução é essa em que a mente humana não evolui? Vemos a evolução ciêntifica, tecnológica, intelectual, médica, genética, espacial etc... mas o espírito humano continua o mesmo, como nos dias dos Bárbaros. Só o evangelho(Deus) levado a sério muda a essência do ser humano.
Mujica disse…
Corrigindo meu texto:

Assim interpreto Gouvêa em "fast food da fé"
Anônimo disse…
CRISTÃO como vc pode ser Burro cara ??

a MENTE HUMANA evoluiu muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito ao longo dos anos, o que vc nao entende e que EVOLUÇÃO BIOLÓGICA leva tempo muuuuuuuuuuito tempo, e nem sempre podemos observar as mudanças....

Vc deveria parar de ler gibiblia e ler um livro de biologia
Caruê disse…
vazio espiritual?
Espírito não existe.

É um bom texto, mas no Brasil tenho como o maior comunicador da ciência o Doutor Drauzio Varella no mundo o título vai para o Carl Sagan.
Carl Sagan, começo a babar só de lembrar dos seus textos tais como o: O Dragão na minha garagem. Ou o: O pálido ponto azul.
Fernando disse…
Anônimo 22:49. Vai esperando. Mesmo que o homem daqui a uns milhares ou milhões de anos consumisse a terra e caso isso fosse possível, mesmo com todo o avanço tecnológico e "evolução" mudasse para outro planeta. Te garanto, que tudo começaria de novo, Os mesmos vícios, as mesmas mazelas, os mesmos pecados. Não há uma verdadeira evolução sem Deus. Um abraço.
Anônimo disse…
O "evangelho" ainda permanece nos dias dos bárbaros, com os seus costumes barbaros, com a sua moral e etica de barbaros, regras dos barbaros, etc e tudo o mais.

É, o "evangelho" nao evoluiu. Estagnou ha milhares de anos.
Anônimo disse…
Tudo continua evoluindo apenas os religiosos ficam parados.
E se fosse em outro planeta como diz o Cristão, ele está certo seria tudo a mesma coisa e com ele não seria diferente.

A evolução verdadeira acontece sem Deus.
Anônimo disse…
Podemos dizer que tudo evolui menos a religião.
Anônimo disse…
Podemos dizer que todos evolui menos o Cristão.

(e pessoas com mentes como a dele)
Cognite Tute disse…
Podemos dizer que tudo evolui menos a religião.(2)
Podemos dizer que todos evolui menos o Cristão.(2)

Sucinto, claro e cristalino..:-)

Cognite Tute
Anônimo disse…
Mas é errado achar que a ciência é suprema sobre a religião é cair na mesma armadilha , pois nada é absoluto.
Devemos questionar sempre
Mujica disse…
Ela não é suprema...
Nem espera ser canonizada...
Os maiores benfeitorias mundiais...
Decorrem das suas descobertas...

Ela não aprisiona o cérebro...
Nem acorrenta o pensamento...
portanto, devemos conhecê-la...
Para eliminarmos os mitos...

Não devemos confundir progresso da ciência...
Com o mau uso que fazemos dela...
Pois entraremos em um ciclo tão perigoso...
Que seria melhor aprender só a bíblia...
AlyneS2 disse…
A ciência não é suprema^^
É apenas melhor que a religião^^
Fernando disse…
Após alguns meses participando desse blog, findo essa minha participação, porque sei o que os ateus pensam e resolvo deixa-los. Eis os pensamentos dos ateus: “QUANDO ME TORNEI CONVENCIDO DE QUE O UNIVERSO É NATURAL, DE QUE TODOS OS DEUSES E FANTASMAS ERAM MITOS, ENTRARAM NA MINHA MENTE, NA MINHA ALMA, EM CADA GOTA DO MEU SANGUE, O SENSO, O SENTIMENTO E A ALEGRIA DA LIBERDADE. OS MUROS DA PRISÃO RACHARAM E CAÍRAM. AS MASMORRAS FORAM INVADIDAS PELA LUZ, E TODAS AS TRAVAS, AS ALGEMAS, AS BARREIRAS, VIRARAM PÓ. EU NÃO ERA MAIS UM SERVO, UM SERVENTE OU UM ESCRAVO. NÃO HAVIA MAIS PARA MIM NENHUM MESTRE EM TODO ESTE GIGANTESCO MUNDO – NEM MESMO NO ESPAÇO INFINITO. EU ESTAVA LIVRE. LIVRE PARA PENSAR, PARA EXPRESSAR MEUS PENSAMENTOS. LIVRE PARA VIVER MEU PRÓPRIO IDEAL. LIVRE PARA VIVER PARA MIM E PARA AQUELES QUE AMO. LIVRE PARA REJEITAR TODA E QUALQUER CRENÇA CRUEL E IGNORANTE. LIVRE PARA REJEITAR TODOS OS “LIVROS SAGRADOS” QUE SELVAGENS IGNORANTES PRODUZIRAM E TODAS AS BÁRBARAS LENDAS DO PASSADO. LIVRE DE PAPAS E PADRES. LIVRE DE TODOS OS “CHAMADOS” E “EXCLUÍDOS”. LIVRE DE ERROS SANTIFICADOS E DAS MENTIRAS SANTAS. LIVRE DO MEDO DO SOFRIMENTO ETERNO. LIVRE DOS MONSTROS ALADOS DA NOITE. LIVRE DE DIABOS, FANTASMAS E DEUSES. PELA PRIMEIRA VEZ EU ERA LIVRE. NÃO HAVIAM LUGARES PROIBIDOS EM QUALQUER RECANTO DA MENTE. NÃO HAVIA AR OU ESPAÇO EM QUE A IMAGINAÇÃO NÃO PUDESSE ATINGIR COM SUAS ASAS COLORIDAS. NENHUMA ALGEMA ME PRENDENDO. NENHUM CHICOTE NAS MINHAS COSTAS. NENHUM FOGO NA MINHA CARNE. NENHUM MESTRE ME ENCARANDO NEM ME AMEAÇANDO. NADA MAIS DE SEGUIR OS PASSOS DOS OUTROS. NENHUMA NECESSIDADE DE ME CURVAR, AJOELHAR OU RASTEJAR, OU EXPRESSAR PALAVRAS MENTIROSAS. EU ESTAVA LIVRE. COLOQUEI-ME DE PÉ, E, ALEGRE E SEM MEDO, ENCAREI O MUNDO

ROBERT GREEN INGERSOLL (1833 - 1899)
PROCURADOR, ADVOGADO E ORADOR POLÍTICO NORTE-AMERICANO......................................."Porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1 Samuel 2:30". Paulo Roberto Lopes. Obrigado!
Mujica disse…
Caro cristão...
Aqui a parada é dura...
Acho que já sabias disto...

Uma questão de fé para ti...
Uma ausência de deus para nós...
A intenção nunca foi arrancá-lo de ti...
E sim, fazer você enxergar além dele...

Não pense em derrota...
Afinal, você foi muito convicto...
Serviu para abrir os olhos de alguns...
E fechar de vez o de outros...

Vai com deus...!
AlyneS2 disse…
Eu achei o texto lindo Cristão^^
Mujica disse…
Concordo, Alyne...

Realmente, o texto é ótimo...
Infelizmente Cristão limitou-se a...
Reproduzir os textos bíblicos...
Este ato o tornou massante...
E, mal líamos seus textos...

Como sempre, de forma displicente...
Só passei o olho sobre o texto...
Num frágil momento de distração...
Pensei que as frases eram dele...

Sua despedida é digna de mérito...
Pois escolheu este belo texto...
Além de despedir-se gritando...
Colocando as frases em caixa alta...
Os milhões de anos de ignorância, desconhecimento da origem da origem de tudo, de todos os objetivos que hoje são corriqueiros já desenvolvidos pelas ciências, deixaram um espaço, um chip vazio no cérebro do homem atual, tal espaço oco, desocupado, é preenchido com Ciência e suas tecnologias pelo Homem evoluído, mas com fanatismo religioso anticientífico de mentalidades primitivas. Infelizmente Marcelo Gleiser é um aborto intrigante do conhecimento, um pseudo cientista esquizofrênico que deveria ser um exemplo de desprezo à superstição, à barbárie religiosa primitiva e medieval, aos sacrifícios humanos sanguinários de inocentes, aos deuses. Felizmente temos cientistas verdadeiros como o Doutor Miguel Nicolelis que despreza o agressivo, assassino, escravocrata e genocida judaísmo-cristão bíblico.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê