Pular para o conteúdo principal

Suposto evangélico quebra imagem de Nossa Senhora


“Adorai somente a Deus, adorai somente a Deus, adorai somente a Deus”, gritou o homem supostamente evangélico a sair de uma missa no domingo (3) de uma igreja de Iguarapava (SP). Ele tinha acabado de quebrar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, jogando-a no chão, diante do padre.

Uma câmara interna filmou toda a sequência da violência. Mostra, inclusive, quando o homem entra na igreja e se senta logo na primeira fileira, onde não ficou por mais de 10 minutos.

Iguarapava tem cerca de 28 mil habitantes e fica a 440 km de São Paulo.

Cacos da imagem
A imagem quebrada é a réplica de outra que na década de 90 ficou conhecida por chorar sangue.

O frei Edimilson Oliveira da Cunha, antes de terminar a missa, colocou a imagem original no altar, que, agora, voltou a ser substituída por uma réplica.

A polícia disse já saber a identidade do homem, que se encontra foragido.

DETIDO - atualização em 6 de julho de 2010

A polícia prendeu hoje o homem que quebrou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Trata-se de Joseano Dos Santos Maia, 26, conhecido por Shaolin. Após ter prestado esclarecimento, foi liberado e vai responder a processo jurídico. Pode ser condenado até a um ano de prisão ou ter de pagar multa por vandalismo.

Com informação da EPTV.

junho de 2011

Comentários

Sueli Cristina disse…
Isso que aconteceu foi uma falta de respeito muito grande com os catolicos, tem que haver respeito pela fé de quem quer que seja, e também jamais julgar as atitudes insana de alguém generalizando a sua religião, se ele é ou não evangélico, temos que deixar claro que vandalismo não pertence a nenhum ensinamento religioso
Luan Cunha disse…
Putz, pensei que ele ia ser linchado pelas velhas lá dentro... kkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Isso tem um nome: doutrinação infantil. Causadora das mesmas guerras religiosas no Oriente Médio e fomentada por estas mesmas seitas evangélicas Brasil afora.

O que eu ia "adorar" era ver um sujeito desses sendo submetido a tratamentos de eletrochoque em uma instituição psiquiátrica. Doutrinação infantil religiosa é um curto passo para as psicopatologias e formação de contraventores.
Anônimo disse…
é só fazer de ferro que não qubra!
AlyneS2 disse…
Nossa, e ele conseguiu fugir...
Coisas ruins não deixam de existir nem na igreja.
Anônimo disse…
O ser humano está sem limite,a culpa dito são pais que não conseguem educar seu filhos. Eles crescem ser saber o que é respeito ao próximo.
Manoel Machado disse…
O que me deixa mais feliz é que ninguém vê um ateu fazendi esse tipo de papelão! uhauhahua
Anônimo disse…
Absolutamente patético.
De certa forma, isso mostra o quanto os católicos são tolerantes, pois se isso tivesse ocorrido em um templo de fanáticos, o cara teria sido, no mínimo, agredido.
Fernando disse…
Deve-se apurar os fatos.
SATANÁS disse…
mais uma vítima da religião. o mundo seria bem melhor sem elas.
Fernando disse…
Não apoiamos imagens. Mas não depredamos as coisas alheias e isso é ensinado exaustivamente em nossas igrejas. Cremos que cabe a cada católico abrir o coração e o entendimento e reconhecer de que o Senhor Jesus condena a idolatria. "Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para vos inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. Levítico 26:1.
Fernando disse…
Vai-te satanás. O mundo seria bem melhor sem você, o que breve acontecerá...................................................................................... Está escrito:" Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Apocalipse 20:2". Está escrito: "E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10"
Marcelo Idiarte disse…
José, permita-me, isso aí não demonstra exatamente "tolerância". O que se viu nas imagens é que as pessoas ficaram assustadas e surpresas, provavelmente por não saberem até onde ia a loucura do sujeito. Apenas isso.

Há pessoas que entram numa espécie de choque quando são supreendidas e tendem a não esboçar reação, até que sejam capazes de assimilar o que realmente está acontecendo - só que até aí a oportunidade de reação já pode ter passado.

Evidentemente ninguém poderia esperar que uma pessoa tivesse um "surto" justo dentro de uma igreja...

Creio que quando se fala de religião católica pode-se dizer várias coisas, menos que eles têm um histórico de tolerância.

Basta ver as bravatas que empreendem por questões que envolvem homossexualismo, ateísmo, aborto, pesquisas com células-tronco e até mesmo por disputa de espaço - como está havendo em relação à capela do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde o hospital não consegue reaver uma sala que é de sua propriedade.

Se você tivesse dito que os católicos FORAM tolerantes neste episódio eu até teria que aceitar pelo resultado prático, embora houvesse os reparos acima a se fazer. Mas que eles SÃO tolerantes não há como concordar, porque a própria história do Catolicismo mostra o inverso.

A "tolerância católica" é tão relativa que não pode sequer ser chamada de tolerância. É uma espécie de eletrocardiograma ou sismógrafo, absolutamente imprevisível.
Anônimo disse…
Crente maluco e mal educado!...tipo esse Cristão Bibliófilo ainda querendo justificar!

Não sou religioso mas acho um absurdo, mesmo que fosse o boneco do Bob Esponja!
Anônimo disse…
"Não apoiamos imagens. Mas não depredamos as coisas alheias e isso é (...)"


Espaço para falácias e sofismas religiosos inconsistentes. Censurado.
Anônimo disse…
Ja esta cansando esse Cristão (Fernando) bibliolatra e jesusolatra, sem argumentos, sem opiniao, sem contra-argumentos, sem nada. É um mero recitador de versiculos, desculpas esfarrapadas, puxa-saco de Julio Severo e Olavo de Carvalho, justificativas exdruxulas e pobres.
Anônimo disse…
Concordo com José Gouvêa, os católicos são mais tolerantes, sim. Deixam estes bandidos protestantes, geralmente ex-rufiões, ex-proxenetas, ex-traficantes, - diga-se de passagem com mudanças ou conversões de comportamento muito rápidas, e que ao longo da vida, importam em muitas recaídas, obviamente todas negadas e mistificadas-; entrarem até nas residências das pessoas para criticarem sua fé, seus ídolos, seus chefes, desde o supremo, o Papa, até o cura da esquina...São muito tolerantes os católicos, quando se tratam de irmãos de fundamentalismo e fanatismo cristão, mas não são de modo algum com os espíritas, com os afrocultos e cultuadores, com as liturgias africanas e asiáticas, menos ainda com as religiões minoritárias, que chamam pomposamente de "seitas"...Nem vamos falar dos gays porque aí já é covardia.
Anônimo disse…
Evangélicos são assim mesmo!Intolerantes,preconceituosos,iconoclastas,odientos,segregativos,machistas,homofóbicos/catolicofóbicos,misóginos e radicais.
Anônimo disse…
Ô raça podre.......
Marcos disse…
A culpa são dos "pastores" que fazem lavagem cerebral nessas pessoas que já não tem mais cerebro, e acham que já estão convertidos. Dá pena dessas criaturas.
Anônimo disse…
Quero ver se um ateu entra na igreja dele e faz algo do tipo.
Anônimo disse…
Tolerantes. A inquisição agora é outra.
Fernando disse…
Anônimo 13:24. Não esse, pois não é convertido. Mas os demais (EX) são (EX) graças a Deus, E voce que continua sendo sei lá o que, julgue voce mesmo. Meditem nisso amigos comentaristas sem preconceito.
Joel Carvalho disse…
O que fica evidenciado aqui, me desculpe a sinceridade, é que já está havendo tendenciosidade, pois o próprio post já transparece isso - "SUPOSTO evangélico...".

Até mesmo na incerteza, a culpa já tem endereço certo na falta da certeza do segmento a qual pertence o autor do fato delituoso.

Está parecendo com aquela "historinha" de Nero sobre o incêndio de Roma.

É só culpar um Cristão Evangélico...

Interessante e preocupante, mas isso não deve preocupar a quem conhece a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, onde Jesus Cristo disse:
Mateus 10:22 -, "E odiados de todos sereis por causa do meu nome;"...
Anônimo disse…
Culpa do cachaceiro do Lutero.
Claudio Júnior disse…
O cara tem meu apoio,essa boneca tem mesmo que apanhar com vontade
Anônimo disse…
A imagem verdadeira do que é representado em qualquer imagem humana, é a humanidade. Uma imagem de qualquer divindade com traços humanos, deve ser respeitada.
A iconoclastia causou muito maior mal que aquele mal que se julgava teologicamente incorreto, a idolatria.
Foram os iconoclastas que criaram a idolatria moderna do dinheiro, das divas cinematográficas, dos atletas ricos e endinheirados. Imagens falsas, porque imagens materialistas, desumanas. A Imagem verdadeira é a humana dignidade, portanto, imagens de beleza, sucesso, só servem para cultuar ainda mais a separação, a competitividade. Exaltam o que pouquíssimos afortunados possuem, incitando à revolta e ao ódio. Imagem verdadeira do ser humano é Deus. Deus não pode ser representado por imagens, exceto aquelas que representam a humanidade verdadeira, o amor, a maternidade, a doação, a generosidade, coisas que todos possuem, todos têm e que conferem ao ser humano a sua universal essência e espiritual dignidade. Imagem Verdadeira de Deus é o ser humano plenamente reconciliado com todas as imagens, apoiado em sua única imagem verdadeira, harmonia, beleza e perfeição sublime.
Anônimo disse…
Que absurdo! O que esses evangélicos querem mesmo, é uma ditadura religiosa. Esses retardados fanáticos são violentos porque seus pastores, não menos retardados, estão incentivando toda essa violência.
Anônimo disse…
A falta de respeito impera entre os poderes do

Estado, somente falta agora a invasão das igrejas quebrando imagens que fazem parte dos cultos regiliosos.
O judiciário não fará nada, coisas piores eles (judiciário) deixam passar batido, e assim se vai.
Quanto ao cidadão que executou a ação, caberia uma investigação e descobrir quem foram os professores que delegaram a tarefa.
O pena deve ser o estudo mais aprofundado sobre o que é "religião" e talvez mude a maneira de pensar, do contrário, cadeia, uma surra, amputação de um braço, nada adianta. Ele cometeu o ato por ignorante o que precisa é abrir o olho dele. Creio que os pastores não concordam com essa tese, mas ...
Anônimo disse…
este fato aconteceu na cidade de igarapava e nao iguarapava e o padre se chama Edielson e nao Edimilson
Anônimo disse…
Quem não concorda, leia os 10 mandamentos e terá uma resposta simples e convincente!
Doutrinação infantil, que pode ser conhecida como "catequese"...
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Paulo Lopes disse…
O blog deletou este comentário porque foi escrito só com letras maiúsculas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Americanos sem religião param de crescer, mas eles tendem a ter maior influência política

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos