“Adorai somente a Deus, adorai somente a Deus, adorai somente a Deus”, gritou o homem supostamente evangélico a sair de uma missa no domingo (3) de uma igreja de Iguarapava (SP). Ele tinha acabado de quebrar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, jogando-a no chão, diante do padre.
Uma câmara interna filmou toda a sequência da violência. Mostra, inclusive, quando o homem entra na igreja e se senta logo na primeira fileira, onde não ficou por mais de 10 minutos.
Iguarapava tem cerca de 28 mil habitantes e fica a 440 km de São Paulo.
Cacos da imagem |
O frei Edimilson Oliveira da Cunha, antes de terminar a missa, colocou a imagem original no altar, que, agora, voltou a ser substituída por uma réplica.
A polícia disse já saber a identidade do homem, que se encontra foragido.
DETIDO - atualização em 6 de julho de 2010
A polícia prendeu hoje o homem que quebrou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Trata-se de Joseano Dos Santos Maia, 26, conhecido por Shaolin. Após ter prestado esclarecimento, foi liberado e vai responder a processo jurídico. Pode ser condenado até a um ano de prisão ou ter de pagar multa por vandalismo.
Com informação da EPTV.
junho de 2011
Comentários
O que eu ia "adorar" era ver um sujeito desses sendo submetido a tratamentos de eletrochoque em uma instituição psiquiátrica. Doutrinação infantil religiosa é um curto passo para as psicopatologias e formação de contraventores.
Coisas ruins não deixam de existir nem na igreja.
Há pessoas que entram numa espécie de choque quando são supreendidas e tendem a não esboçar reação, até que sejam capazes de assimilar o que realmente está acontecendo - só que até aí a oportunidade de reação já pode ter passado.
Evidentemente ninguém poderia esperar que uma pessoa tivesse um "surto" justo dentro de uma igreja...
Creio que quando se fala de religião católica pode-se dizer várias coisas, menos que eles têm um histórico de tolerância.
Basta ver as bravatas que empreendem por questões que envolvem homossexualismo, ateísmo, aborto, pesquisas com células-tronco e até mesmo por disputa de espaço - como está havendo em relação à capela do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde o hospital não consegue reaver uma sala que é de sua propriedade.
Se você tivesse dito que os católicos FORAM tolerantes neste episódio eu até teria que aceitar pelo resultado prático, embora houvesse os reparos acima a se fazer. Mas que eles SÃO tolerantes não há como concordar, porque a própria história do Catolicismo mostra o inverso.
A "tolerância católica" é tão relativa que não pode sequer ser chamada de tolerância. É uma espécie de eletrocardiograma ou sismógrafo, absolutamente imprevisível.
Não sou religioso mas acho um absurdo, mesmo que fosse o boneco do Bob Esponja!
Espaço para falácias e sofismas religiosos inconsistentes. Censurado.
Até mesmo na incerteza, a culpa já tem endereço certo na falta da certeza do segmento a qual pertence o autor do fato delituoso.
Está parecendo com aquela "historinha" de Nero sobre o incêndio de Roma.
É só culpar um Cristão Evangélico...
Interessante e preocupante, mas isso não deve preocupar a quem conhece a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, onde Jesus Cristo disse:
Mateus 10:22 -, "E odiados de todos sereis por causa do meu nome;"...
A iconoclastia causou muito maior mal que aquele mal que se julgava teologicamente incorreto, a idolatria.
Foram os iconoclastas que criaram a idolatria moderna do dinheiro, das divas cinematográficas, dos atletas ricos e endinheirados. Imagens falsas, porque imagens materialistas, desumanas. A Imagem verdadeira é a humana dignidade, portanto, imagens de beleza, sucesso, só servem para cultuar ainda mais a separação, a competitividade. Exaltam o que pouquíssimos afortunados possuem, incitando à revolta e ao ódio. Imagem verdadeira do ser humano é Deus. Deus não pode ser representado por imagens, exceto aquelas que representam a humanidade verdadeira, o amor, a maternidade, a doação, a generosidade, coisas que todos possuem, todos têm e que conferem ao ser humano a sua universal essência e espiritual dignidade. Imagem Verdadeira de Deus é o ser humano plenamente reconciliado com todas as imagens, apoiado em sua única imagem verdadeira, harmonia, beleza e perfeição sublime.
Estado, somente falta agora a invasão das igrejas quebrando imagens que fazem parte dos cultos regiliosos.
O judiciário não fará nada, coisas piores eles (judiciário) deixam passar batido, e assim se vai.
Quanto ao cidadão que executou a ação, caberia uma investigação e descobrir quem foram os professores que delegaram a tarefa.
O pena deve ser o estudo mais aprofundado sobre o que é "religião" e talvez mude a maneira de pensar, do contrário, cadeia, uma surra, amputação de um braço, nada adianta. Ele cometeu o ato por ignorante o que precisa é abrir o olho dele. Creio que os pastores não concordam com essa tese, mas ...
Postar um comentário