Carol e Kaká são exemplos
de 'evangélicos genéricos'
|
A antropóloga Regina Novaes disse que esses “evangélicos genéricos” assemelham-se aos católicos não praticantes. “Eles usufruem de rituais de serviços religiosos, mas se sentem livres para ir e vir (de uma igreja para outra)”, disse ela à Folha de S.Paulo.
O jogador Kaká (foto) e a sua mulher Carol (foto) são exemplos desse tipo de evangélicos. Nesse caso, eles não frequentam nenhuma igreja desde que saíram da Renascer ao final de 2010.
Carol, que chegou a ser ungida como pastora, tem dito que não precisa de igreja porque Jesus está dentro dela. “Por enquanto, não tenho sentido falta de rituais”, disse em recente entrevista.
Mas há casos de evangélicos que frequentam templo de sua crença e igreja católica, como Verônica de Oliveira, 31. "Não sei explicar direito. Acho que Deus é um só."
O pesquisador Ricardo Mariano, da PUC-RS, recorreu a uma expressão criada pela socióloga britânica Grace Davie para explicar o fenômeno dos evangélicos sem pastor: believing without belonging (crer sem pertencer).
Ele disse que o fenômeno pode não ter sido tão intenso como a pesquisa mostra e vai esperar a divulgação dos dados definitivos que farão parte do Censo de 2010.
O certo, segundo Mariano, é que há uma tendência de as pessoas buscaram uma autonomia em relação a igrejas que defendem valores extemporâneos e pagamento de dízimo, entre outros custos. Ela chama esse comportamento de “desinstitucionalização”, que tem a ver com um individualismo cada vez mais forte.
O demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, entende que esses evangélicos fazem parte de um contexto maior, o da democratização religiosa. Por esse processo, quem mais perde, no Brasil, é a Igreja Católica, que ainda é hegemônica.
Ele afirmou que vai se manter o crescimento dos evangélicos porque eles fazem parte de um extrato da população que tem maior fecundidade.
Pela POF, as pessoas que se declaram “sem religião” (ateus, agnósticos e aqueles que creem em um pouco de várias crenças) aumentaram de 5,1% para 6,7%.
Com informação da Folha de S.Paulo e deste blog.
Comentários
Esse conjunto populacional ainda vai subir muito nos proximos anos.
Afinal, quem quer ficar em igreja barulhenta, caindo aos pédaços, coagidos por obreiros e pastores a darem dinheiro, assistindo encenacoes de falsos milagres, decorebas vazias, ameacas de morte e inferno vindas de um deus punitivo e iracundo, testemunhos falsos que nao convencem mais, o discurso do odio e preconceito.
SER CRENTE é assinar um atestado literal de burrice
Sou mais minha avó que sua bíblia.
Falando especificamente sobre os dados replicados, creio que há uma inconsistência aí.
Como pode os "sem religião" terem passado de 5,1% para 6,7% entre 2003 e 2009, se no Censo de 2000 eles já correspondiam a 7,35% da população brasileira?
E detalhe: foi justamente nos últimos 10 anos - período efetivo em que o IBGE lança os dados DECENAIS referentes à religião - que eclodiram os mais retumbantes casos de pedofilia em igrejas cristãs.
É tecnicamente impossível a população "sem religião" ter diminuído de 7,35% para 6,7% neste período, porque todos os prognósticos indicam justamente o contrário: o prosseguimento da curva ascendente de descrença em igrejas e deuses.
Direto do site do IBGE, com dados consolidados da população referente ao ano de 2000: http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=POP66&sv=32&t=populacao-presente-e-residente-sem-religiao
Ao meu ver a Folha se precipitou e produziu matéria sobre dados sazonais, específicos de uma condição qualquer. O problema é que a matéria (que na Folha recebeu até os tradicionais infográficos) dá a entender que os dados reportados hoje traduzem fielmente um retrato completo da população brasileira.
A indagação que fica é POR QUE a Folha fez isso, sendo que estamos às vésperas de serem anunciados os dados decenais referentes à religião?
Isso é quase como querer carimbar resultado de eleição baseado em boca-de-urna sazonal, e não em apuração oficial totalizada.
Este ano inclusive o IBGE inovaria: anunciaria os ateus em separado dos "sem religião".
Digo "inovaria" porque eles fizeram uma besteira indizível: só incluiram a pergunta sobre religião nos questionários da amostra, o que vai redundar em apuração por estimativa.
Perdeu-se uma chance incrível de termos números absolutos inquestionáveis.
Brigado, Cristão.
Em tempo: engraçado o camarada "criar" um ser mentiroso e depois achar isso ruim e a culpa ser do homem. Cada uma...
Paulo, tome uma atitude !!
Aqui é para comentar os artigos, nao para pregaçao ou recitacoes biblicas !
Que fique escrito!
Charles
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou.
Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; 1 Pedro 3:14
Civilizações desapareceram.
Povos e religões sucumbiram.
Sistemas políticos ruíram.
Onde estão os inimigos da Santa Igreja ?
Stalin ?
Mao Tse Tung ?
Hitler ?
Nero ?
Lutero ?
O mesmo fim será do protestantismo, praticamente extinto na Europa e já ultrapassado na América pelo catolicismo.
Está escrito: "As portas do inferno não prevalecerão contra minha Igreja."
Quanta estupidez!
A Igreja de Cristo não é uma instituição podre, apodrecida e que apodrece quem dela se aproxima, como as crianças sodomizadas por padres católicos em grande escala, não!
Também não tem representação em segmentos religiosos, onde pastores pedófilos perambulam livremente!
A Igreja de Cristo é cada pessoa que vive as regras de fé deixadas por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Ademais, a ICAR tem mais referências a Maria, a Santa Mãe de nosso Salvador, do que ao próprio Jesus Cristo. É uma verdadeira MARIOLATRIA!
Você todos, protestantes e ICAR, apostataram da Fé em Cristo Jesus!
tudo na vida são fatos e os registros bíblicos são fatos. como vc me prova que é ateu? tanto sou cristão que para provar fico anonimo frente ao ateísmo.
Bom vou parar por aqui se nao acabo pecando , mas acretidto ainda em homens de Deus que ainda tem amor na obra, onde orando Deus mostra a necessidade e viajam ate se for preciso para suprir , um abrç a Todos e orem muito a Deus pedindo Sabedoria e dissernimento Espiritual que assim saberão o caminho a seguir
Pois bem, na Europa quem não tem religião é ateu!
No Brasil não. Quase não temos ateus assumidos no Brasil. Mas o número de pessoas que frequentam religião está diminuindo mesmo.
São três grupos dos que não tem religião:
1) Sou evangélica (foi duas vezes em um culto e acredito apenas em Jesus, no máximo Nossa Senhora);
2) Espírita (acredito em reencarnação. Nunca entrou em um centro espírita);
3) Católica (fui batizada na Igreja Católica e fui na missa de 7º Dia da amiga da minha vizinha).
Paz e Bem!!!
O problema e que o povo que seguir o cristianismo e não estuda, quer a coisa mastigada dai e enganado por oportunistas, preferem pagar por uma benção, ter fé comprando Deus do que, Lendo e procurando conhecimento ou melhorar seu carater
Postar um comentário