Pular para o conteúdo principal

Justiça na Rússia proíbe pintura que retrata Jesus como Mickey

Sermão da Montanha
O Tribunal de Justiça de Kaluga, uma cidade de 327 mil habitantes da Rússia, proibiu o artista Alexander Savko de expor a pintura que mostra Mickey Mouse como Jesus Cristo em uma cena do Sermão da Montanha. Além de exposições, a proibição vale para televisão, jornais e revistas. 

A pintura faz parte de uma série que retrata o ratinho do Walt Disney em uma viagem pela história da arte.

Para o Tribunal, Savko ofendeu os cristãos ao usar a imagem cômica de Mickey para representar a uma figura sagrada dos cristãos. “É uma pintura vulgar e radical.”

Na sentença, o Tribunal diz que mostrar o Evangelho em forma de história em quadrinhos “é um insulto extremamente cínico e zombeteiro em relação às crenças religiosas e aos sentimentos dos cristãos ortodoxos."

Savko não comentou a decisão, mas não lhe foi surpresa porque em 2010 a Justiça de Moscou determinou a retirada da pintura de uma exposição sob a acusação de incitamento ao ódio religioso.

Já em 2007, quando a pintura apareceu pela primeira vez em público, na exposição Arte Proibida, o Mickey Jesus foi acusado por cristãos de ser blasfêmia.

Com informação das agências.

Comentários

Anônimo disse…
Não sei o porquê de tanta euforia... os dois não são apenas personagens de ficção?
Marcos disse…
Se alguém tinha que ficar ofendida era a Disney, não a Igreja.
Anônimo disse…
Vejam bem o homem não veio do macaco,o primeiro ancestral comum humano segundo os ateus é esse bichinho aqui:

''http://pt.wikipedia.org/wiki/Pikaia''
''http://video.google.com/videoplay?docid=-541506005212838072''

Legal né o ser humano surgiu de um verme,não sei porque os ateus acham ruim quando o chamamos de vermes, já que o primeiro ancestral deles foi um verme...
Anônimo disse…
Melhor do quer ser resultado de manufatura de barro!
Anônimo disse…
hahahaha Cômico ...
Verme é essa escória religiosa que domina as mentes fracas como a sua, anonimo acima !
E concordo com o Marcos, quem deveria sentir-se ofendido é a Disney que fez o Mickey para o entreterimento e não para enganar cordeirinhos covardes ...
Anônimo disse…
A única diferença do "verme" ateu e o verme religioso é que nós, ateus estamos um passo à frente na evolução. Não precisamos de muletas e sabemos enfrentar os problemas da vida sem ter que se acovardar atrás de um deus.
Anônimo disse…
Concordo que os dinossauros foram encontrados fosseis pois eram animais enormes,agora esses cientistas dizerem que acharam o esqueleto de um verme vertebrado de 500 milhões de anos,é historia para boi dormir,só ateu para acreditar em uma coisas destas mesmo.
Anônimo disse…
E o que raios isso tem a ver com a notícia?
Anônimo disse…
Não alimente os trolls
Anônimo disse…
O que tem a ver com a notícia : nada. Mas foi o outro anonimo acéfalo que trouxe isso. Aprendeu com a maioria dos religiosos. Fugir do foco com outro ataque que não tem nem pé nem cabeça.
Não apenas é incompreensível a mudança de foco da crentalhada, mas é também surpreendente o nível de ignorância dessas criaturas.

Pikaia não é um verme, é um cefalocordado, um anfioxo, e não é meramente o ancestral mais antigo do homem, mas sim de todos os cordados.

Ah, e em vista de um argumento que eu já cansei de ouvir de retarda... quer dizer, crentes: como que a idéia de que o ser humano é uma espécie como qualquer outra, parte de uma longa cadeia evolutiva, é arrogante, prepotente, presunçosa e por aí vai, enquanto a de que a humanidade é especial, obra perfeita do criador, escolhida e soberana, demonstra humildade?
Za disse…
O anonimo aí que está criticando os conhecimentos científicos que são baseados em evidências e estudos, provavelmente deve acreditar num livro cheio de achismos de homens primitivos que não entendiam o mundo ao redor.

Oras, vc acha absurdo que o ser humano tenha suas origens num "verme"?
TODOS os seres vivos desse planeta evoluiram de alguma coisa pra uma outra coisa. Processo natural em todas as espécies que vem se desenvolvendo há bilhões de anos.

Mas é claro que não espero que vc entenda todo o processo da evolução das espécies, afinal, pessoas como vc ignoram a biologia e a ciência. No seu caso é mais facil aceitar que viemos do barro e que o mundo foi construído em 6 dias.
Cláudio disse…
Parece que os crentes não confiam na própria "justiça divina". Que se mudem pra "Terra Sagrada" onde o povo se mata por amigos imaginários lá e deixe quem acha isso só uma imagem em paz.
Anônimo disse…
Continue Paulo Lopes!.Continue mostrando a farsa que são essas seitas e religiões estelionatárias e não se deixe intimidar por ataques covardes desses religiosos imbecis que vivem a trollar aqui neste blog!
Anônimo disse…
Nós viemos dos vermes!? então todos já foram religiosos?!
Anônimo disse…
Isso é alta de Mickey no coração!
Anônimo disse…
Desculpem "falta"
Anônimo disse…
Mais um bobão querendo aparecer.
Anônimo disse…
Trollar? Neste blog? Nos defendemos. contra ateus imbecis.
Fernando disse…
Anônimo 15:52. Disse bem, ateus vem dos vermes, e isto não é ofensa, já que é nisto que eles creem(são crentes). Mas nós viemos de Deus é nisso que cremos.(também somos crentes). Jó 17:14 "Å corrupção clamo: Tu és meu pai; e aos vermes: Vós sois minha mãe e minha irmã. Jó 17:14"
Anônimo disse…
Só atacam aos demais das mais diversas maneiras ou recitam versículos da bíblia.Não comentam as notícias e tampouco contribuem produtivamente com o blog!
Anônimo disse…
Completando:Apenas reles trolls!
Luiz disse…
Gostaria de saber, antes de tudo, a relação entre ateísmo e Teoria da Evolução.

Cristão, vir de algo é diferente de ser (este) algo. Você, como todos nós, veio de um óvulo fecundado por um espermatozoide, o que não quer dizer que você é um. E eu não creio na evolução, eu aceito a evolução. Há muitas evidências suportando a evolução.
Anônimo disse…
Não alimente os trolls (2)
Artista fail: todo mundo na cena tinha que estar com cara de persoangem Disney. A mensagem ficaria mais clara.
Anônimo disse…
Viva o bom senso! Todo mundo está cansado de saber que liberdade de expressão não significa liberdade de ofender o outro.
Alguém poderia aproveitar e me tirar uma dúvida. Qual é realmente o sentimento que ateus têm em relação aos crentes? O fanatismo religioso que pregra a violência é definitivamente um erro e também o é o "fanatismo ateu". Não entendo como os "ateus, que estão um passo a frente na evolução" possam se dedicar a tantos comentários bem mal educados e tão inúteis como simplesmente chamar crentes de imbecis.
Anônimo disse…
Essa foi hilária, mas com certeza Disney é quem deveria ter pedido direitos de exibição. Ele pode fazer isso?


Hahahahahahahaha!!!!
A Igreja como sempre exerce uma grande autoridade sobre a sociedade. Nos tempos atuais eles apenas censuram e criticam certas coisas, mas a algumas centenas de anos atrás, eles torturavam e matavam.
Anônimo disse…
Grande coisa proibe-se a exposição mas esta na net, para o mundo ver quando quizer. Religiosos idiotas.
Lavina: A Ladina disse…
Kra... tu é tão burro que me deu câncer. =_='''
Unknown disse…
Você veio do barro então? Vamos chamá-lo de tijolinho então.
Diferente da Gibíblia, a Ciência baseia-se em fatos, estudos e testes laboratoriais para basear as suas afirmações. Volte para a sua caverna seu merda.
Unknown disse…
Diferente da Gibíblia, a Ciência baseia-se em fatos para basear as suas afirmações. Volte para a sua caverna tijolinho.
Eu disse…
Não é o ancestral comum dos humanos, meu caro tijolo, é o ancestral comum de todos os vertebrados. Mas, você, é claro não deve ter se originado dele, já que nem ao menos cérebro tem para interpretar corretamente. Faça-me um favor, volte a chafurdar na lama, que lá é o seu lugar.
Eu disse…
Claro, muito mais óbvio acreditar que viemos do barro.
Eu disse…
Oh, maravilhoso amor cristão, não era isto que Jesus pregava? Claro, o ódio entre pais e filhos, mães e filhas. Afinal, deus adora oferecer como sacrifício virgens e matar fetos ainda no ventre materno. Não me admira este exemplo de amor cristão. Adorar um deus assassino imoral, grande motivo de se orgulhar de vir de um pai tão bundão.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias