Pular para o conteúdo principal

Justiça na Rússia proíbe pintura que retrata Jesus como Mickey

Sermão da Montanha
O Tribunal de Justiça de Kaluga, uma cidade de 327 mil habitantes da Rússia, proibiu o artista Alexander Savko de expor a pintura que mostra Mickey Mouse como Jesus Cristo em uma cena do Sermão da Montanha. Além de exposições, a proibição vale para televisão, jornais e revistas. 

A pintura faz parte de uma série que retrata o ratinho do Walt Disney em uma viagem pela história da arte.

Para o Tribunal, Savko ofendeu os cristãos ao usar a imagem cômica de Mickey para representar a uma figura sagrada dos cristãos. “É uma pintura vulgar e radical.”

Na sentença, o Tribunal diz que mostrar o Evangelho em forma de história em quadrinhos “é um insulto extremamente cínico e zombeteiro em relação às crenças religiosas e aos sentimentos dos cristãos ortodoxos."

Savko não comentou a decisão, mas não lhe foi surpresa porque em 2010 a Justiça de Moscou determinou a retirada da pintura de uma exposição sob a acusação de incitamento ao ódio religioso.

Já em 2007, quando a pintura apareceu pela primeira vez em público, na exposição Arte Proibida, o Mickey Jesus foi acusado por cristãos de ser blasfêmia.

Com informação das agências.

Comentários

Anônimo disse…
Não sei o porquê de tanta euforia... os dois não são apenas personagens de ficção?
Marcos disse…
Se alguém tinha que ficar ofendida era a Disney, não a Igreja.
Anônimo disse…
Vejam bem o homem não veio do macaco,o primeiro ancestral comum humano segundo os ateus é esse bichinho aqui:

''http://pt.wikipedia.org/wiki/Pikaia''
''http://video.google.com/videoplay?docid=-541506005212838072''

Legal né o ser humano surgiu de um verme,não sei porque os ateus acham ruim quando o chamamos de vermes, já que o primeiro ancestral deles foi um verme...
Anônimo disse…
Melhor do quer ser resultado de manufatura de barro!
Anônimo disse…
hahahaha Cômico ...
Verme é essa escória religiosa que domina as mentes fracas como a sua, anonimo acima !
E concordo com o Marcos, quem deveria sentir-se ofendido é a Disney que fez o Mickey para o entreterimento e não para enganar cordeirinhos covardes ...
Anônimo disse…
A única diferença do "verme" ateu e o verme religioso é que nós, ateus estamos um passo à frente na evolução. Não precisamos de muletas e sabemos enfrentar os problemas da vida sem ter que se acovardar atrás de um deus.
Anônimo disse…
Concordo que os dinossauros foram encontrados fosseis pois eram animais enormes,agora esses cientistas dizerem que acharam o esqueleto de um verme vertebrado de 500 milhões de anos,é historia para boi dormir,só ateu para acreditar em uma coisas destas mesmo.
Anônimo disse…
E o que raios isso tem a ver com a notícia?
Anônimo disse…
Não alimente os trolls
Anônimo disse…
O que tem a ver com a notícia : nada. Mas foi o outro anonimo acéfalo que trouxe isso. Aprendeu com a maioria dos religiosos. Fugir do foco com outro ataque que não tem nem pé nem cabeça.
Não apenas é incompreensível a mudança de foco da crentalhada, mas é também surpreendente o nível de ignorância dessas criaturas.

Pikaia não é um verme, é um cefalocordado, um anfioxo, e não é meramente o ancestral mais antigo do homem, mas sim de todos os cordados.

Ah, e em vista de um argumento que eu já cansei de ouvir de retarda... quer dizer, crentes: como que a idéia de que o ser humano é uma espécie como qualquer outra, parte de uma longa cadeia evolutiva, é arrogante, prepotente, presunçosa e por aí vai, enquanto a de que a humanidade é especial, obra perfeita do criador, escolhida e soberana, demonstra humildade?
Za disse…
O anonimo aí que está criticando os conhecimentos científicos que são baseados em evidências e estudos, provavelmente deve acreditar num livro cheio de achismos de homens primitivos que não entendiam o mundo ao redor.

Oras, vc acha absurdo que o ser humano tenha suas origens num "verme"?
TODOS os seres vivos desse planeta evoluiram de alguma coisa pra uma outra coisa. Processo natural em todas as espécies que vem se desenvolvendo há bilhões de anos.

Mas é claro que não espero que vc entenda todo o processo da evolução das espécies, afinal, pessoas como vc ignoram a biologia e a ciência. No seu caso é mais facil aceitar que viemos do barro e que o mundo foi construído em 6 dias.
Cláudio disse…
Parece que os crentes não confiam na própria "justiça divina". Que se mudem pra "Terra Sagrada" onde o povo se mata por amigos imaginários lá e deixe quem acha isso só uma imagem em paz.
Anônimo disse…
Continue Paulo Lopes!.Continue mostrando a farsa que são essas seitas e religiões estelionatárias e não se deixe intimidar por ataques covardes desses religiosos imbecis que vivem a trollar aqui neste blog!
Anônimo disse…
Nós viemos dos vermes!? então todos já foram religiosos?!
Anônimo disse…
Isso é alta de Mickey no coração!
Anônimo disse…
Desculpem "falta"
Anônimo disse…
Mais um bobão querendo aparecer.
Anônimo disse…
Trollar? Neste blog? Nos defendemos. contra ateus imbecis.
Fernando disse…
Anônimo 15:52. Disse bem, ateus vem dos vermes, e isto não é ofensa, já que é nisto que eles creem(são crentes). Mas nós viemos de Deus é nisso que cremos.(também somos crentes). Jó 17:14 "Å corrupção clamo: Tu és meu pai; e aos vermes: Vós sois minha mãe e minha irmã. Jó 17:14"
Anônimo disse…
Só atacam aos demais das mais diversas maneiras ou recitam versículos da bíblia.Não comentam as notícias e tampouco contribuem produtivamente com o blog!
Anônimo disse…
Completando:Apenas reles trolls!
Luiz disse…
Gostaria de saber, antes de tudo, a relação entre ateísmo e Teoria da Evolução.

Cristão, vir de algo é diferente de ser (este) algo. Você, como todos nós, veio de um óvulo fecundado por um espermatozoide, o que não quer dizer que você é um. E eu não creio na evolução, eu aceito a evolução. Há muitas evidências suportando a evolução.
Anônimo disse…
Não alimente os trolls (2)
Artista fail: todo mundo na cena tinha que estar com cara de persoangem Disney. A mensagem ficaria mais clara.
Anônimo disse…
Viva o bom senso! Todo mundo está cansado de saber que liberdade de expressão não significa liberdade de ofender o outro.
Alguém poderia aproveitar e me tirar uma dúvida. Qual é realmente o sentimento que ateus têm em relação aos crentes? O fanatismo religioso que pregra a violência é definitivamente um erro e também o é o "fanatismo ateu". Não entendo como os "ateus, que estão um passo a frente na evolução" possam se dedicar a tantos comentários bem mal educados e tão inúteis como simplesmente chamar crentes de imbecis.
Anônimo disse…
Essa foi hilária, mas com certeza Disney é quem deveria ter pedido direitos de exibição. Ele pode fazer isso?


Hahahahahahahaha!!!!
A Igreja como sempre exerce uma grande autoridade sobre a sociedade. Nos tempos atuais eles apenas censuram e criticam certas coisas, mas a algumas centenas de anos atrás, eles torturavam e matavam.
Anônimo disse…
Grande coisa proibe-se a exposição mas esta na net, para o mundo ver quando quizer. Religiosos idiotas.
Lavina: A Ladina disse…
Kra... tu é tão burro que me deu câncer. =_='''
Unknown disse…
Você veio do barro então? Vamos chamá-lo de tijolinho então.
Diferente da Gibíblia, a Ciência baseia-se em fatos, estudos e testes laboratoriais para basear as suas afirmações. Volte para a sua caverna seu merda.
Unknown disse…
Diferente da Gibíblia, a Ciência baseia-se em fatos para basear as suas afirmações. Volte para a sua caverna tijolinho.
Eu disse…
Não é o ancestral comum dos humanos, meu caro tijolo, é o ancestral comum de todos os vertebrados. Mas, você, é claro não deve ter se originado dele, já que nem ao menos cérebro tem para interpretar corretamente. Faça-me um favor, volte a chafurdar na lama, que lá é o seu lugar.
Eu disse…
Claro, muito mais óbvio acreditar que viemos do barro.
Eu disse…
Oh, maravilhoso amor cristão, não era isto que Jesus pregava? Claro, o ódio entre pais e filhos, mães e filhas. Afinal, deus adora oferecer como sacrifício virgens e matar fetos ainda no ventre materno. Não me admira este exemplo de amor cristão. Adorar um deus assassino imoral, grande motivo de se orgulhar de vir de um pai tão bundão.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Igreja Católica muda ou acaba, afirma teólogo Mário França

Igreja está desgastada por ser centralizada, disse França Se a Igreja Católica não mudar, se, por exemplo, continuar a condenar a homossexualidade, a camisinha e os contraceptivos e impedir o casamento de padres, ela vai acabar. Essa é a opinião do teólogo Mário França, 76, professor da PUC-Rio e ex-integrante da Comissão Teológica do Vaticano, onde permaneceu por 11 anos. Em entrevista ao jornal “O Globo”, França defendeu o surgimento de uma nova Igreja que esteja sob o controle dos laicos, e não tanto como é hoje, dominada pela hierarquia e ortodoxias de Roma — uma estrutura que representa uma “traição” à Igreja primitiva. “A Igreja não pode excluir, tem de atender a todo mundo”, afirmou. “Todos são iguais, não tem homem, mulher, judeu, gentio ou escravo e senhor”. Ele afirmou que o laicado perdeu importância quando a Igreja adotou uma estrutura monárquica, copiando um pouco o império romano. “Foi consequência da chegada dos príncipes, que começaram a nomear parentes