Pular para o conteúdo principal

Padre recusa funeral a corpo de homem que morreu por eutanásia

padre Norbert van der Sluis
Norbert Sluis disse que apenas
seguiu a orientação da igreja
O padre holandês Norbert van der Sluis (foto), 52, de Liempde, da província North Brabant, se recusou a celebrar funeral ao corpo de um homem idoso que tinha decido morrer por eutanásia porque sofria muito de uma doença.

Sluis disse que seguiu a orientação da Igreja Católica. “[Por isso], quando se trata de eutanásia, a minha resposta tem de ser não”, afirmou ele à Rádio Holanda. Falou que a sua decisão tem o apoio dos bispos seus superiores.

Em 1980, o papa João Paulo 2 emitiu um documento oficial esclarecendo que a eutanásia e o suicídio assistido estão no mesmo nível dos assassinatos.

Mesmo assim Sluis tem recebido muitas críticas de fiéis. A indignação deles aumentou quando o padre impediu que a família do homem procurasse na paróquia outro sacerdote para encomendar o corpo.

“Por questão de consciência, não posso permitir a celebração por um colega da missa do funeral na minha igreja”, afirmou.

A imprensa holandesa informou que, no país, cerca de 3.000 pessoas morrem por ano por eutanásia. Apesar disso, o padre Sluis foi o primeiro a deixar um corpo sem funeral. Ele tem recebido apoio dos fiéis mais conservadores.

O próprio papa João Paulo 2 (1920-2005), contra a sua vontade, teria morrido de eutanásia em uma decisão do Vaticano e de seus médicos para abreviar  os sofrimentos da agonia, de acordo com uma tese polêmica defendida pela médica italiana Lina Pavanelli, especialista em tratamento intensivo de pacientes.

Ela argumenta que a informação do Vaticano de que o papa tinha morrido de insuficiência respiratória aguda não se sustenta. O caso de JP 2, diz, era mais grave, porque o mal de Parkinson já tinha afetado os músculos de sua garganta, impedindo-o de engolir qualquer coisa.

A médica escreveu um artigo com o título “A doce morte de Karol Wojtyla” explicando porque, no seu entender, a morte do papa não foi natural, mas provocada.

Com informação das agências e deste blog.

Bispo nega casamento a jovem impotente e cria polêmica na Itália.
junho de 2008

Vaticano recusa funeral ao paciente que pediu para morrer.
dezembro de 2006

Casos de fanatismo religioso.

Comentários

Anônimo disse…
Historicamente o catolicismo nega funerais em alguns casos, como suicídios (onde se enquadraria a eutanásia) ou mortes provocadas por duelos, daqueles comuns até o século XIX.
Anônimo disse…
Procurei essas e outras noticias do blog na internet, e um monte delas não aparece nas pesquisas do Google,somente aparece resultados ligados a esse blog,ou seja o dono deste blogger não coloca as fontes das noticias,ta ai a fraude, essa por ex:
'Com informação das agências e deste blog'
Quais agencias,coloque ai a fonte da noticia,Sr Paulo Lopes ninguém é burro não,é fácil inventar uma noticia e postar né.
Paulo Lopes disse…
Pesquise pelo nome do padre, Norbert van der Sluis, seu burro!
Anônimo disse…
Para o burro das 15:57, aqui vai uma notícia completa: father norbert van der sluis « In Caelo et in Terra.
Anônimo disse…
Anônimo disse…
É, tem gente que ainda não aprendeu a usar o Google.
Anônimo disse…
KKKKKKK

esse anônimo de 25/08/11 15:57 já ganhou um apelido "O burro"
Anônimo disse…
Sr Paulo Lopes em algum momento eu te chamei de burro para você vim me chamar de burro?Para um jornalista o sr é bem mal educado né,bem esperar o que de um jornalista de segunda categoria,e um ateu,exatamente o que eu falei eu repito existem posts aqui, não todos que é pura historias inventadas para atacar as religiões, o sr é tão esperto que acha que um blog bobo vai transformar os brasileiros em ateus de certo.
Anônimo disse…
O sr ainda diz que esse blog não é ateu né,porque nunca tem noticias de ateus?Ah ta certo ateus não cometem crime esqueci desse detalhe...
Douglas disse…
Não digo "burro", mas que você é bem atrevido e mal preparado, isso é. Acusar alguém de forjar notícias quando se pode facilmente provar o contrário, o que te mostrou ser altamente ineficiente na busca por evidências, é preocupante.
E não acho que o jornalista tem por objetivo pessoal "transformar" ninguém em ateu. Ateus se tornam ateus, no geral, por si próprios. Mais: acredto que muita coisa melhoraria se os brasileiros, pelo menos numa grande maioria, se tornassem ateus, mas se não se tornam, ruim para mim, pior pra eles.
Mais cuidado com seus ataques gratuitos, e experimente se identificar da próxima vez, ao menos. Dá-se mais crédito e valor a alguém que não se esconda por trás de anonimatos.
Douglas disse…
Infantilidade sua querer fazer crer que alguém aqui nega que ateus cometam crimes. Leia mais, suspeite o quanto quiser, mas "chute" menos.
Paulo Lopes disse…
Ei, anônimo das 19:13: eu coloco aqui meu nome, e-mail e rosto, me exponho. E você, um anônimo, diz que invento histórias. Repito: um anônimo!

Você não credibilidade alguma para dizer o que quer que seja. Muito menos para questionar.
Anônimo disse…
Senhor Paulo Roberto Lopes e demais leitores registrados ou anônimos etc,não sei se perceberam mas os ataques dos religiosos a este blog e aos leitores aumentaram significativamente de uns dias para cá!Porque será?
Nathan disse…
rs!

"os ataques dos religiosos a este blog e aos leitores aumentaram significativamente"

oras... a história sempre se repete! Trata-se de um fenômeno chamado Reversibilidade, ou, para usar um termo mais conhecido e "consagrado", por assim dizer, na filosofia moderna, "eterno retorno".

Veja bem, sr. católico...
Dirijo-lhe uma pergunta:
Há dois mil anos atrás, quem foram os que atacaram significativamente o Messias, rogando à autoridade romana que ele morresse no madeiro, isto é, que fosse "crucificado"?
Naquele dia, ele foi atacado verbal, corporal, e injustamente por ninguém mais, ninguém menos que os próprios RELIGIOSOS!

E o que os religiosos (não só os igrejistas cristãos, mas também qualquer militante [paranóico tresloucado] de ideologias reacionárias e/ou [pretensamente] libertárias) fazem nos dias de hoje???
ATACAM tudo (e a todos) que lhes contrariam, que não lhes sejam de "acordo"...
A diferença é que eles não "sentenciam à morte", como naquela época, mas sim ao "inferno". Quanto aos militantes idealistas (isto é, religiosos), estes recorrem à Lei, ao Estado, aos processos judiciais... e, não obstante, desejam, do fundo da alma, que os grupos que eles repudiam sejam mortos de fato...

Por isso eu considero a sociedade atual tão religiosa quanto à da antiguidade, ou da Idade Média... E isso terá consequências amplamente "fenomenais"!

Por que será??
Nathan disse…
hey! Eu li mal o seu comentário, Anônimo 19:53!
Te chamei de "católico", me perdoe!

Bem, mas a pergunta do meu comentário continua, e dirigida aos religiosos, exclusivamente!

that's it!
AlyneS2 disse…
"Senhor Paulo Roberto Lopes e demais leitores registrados ou anônimos etc,não sei se perceberam mas os ataques dos religiosos a este blog e aos leitores aumentaram significativamente de uns dias para cá!Porque será?"

NHaaa, Nhaaa eu posso tentar responder? Obrigada. Bem, deixe-me ver, na minha opinião eu acho que eles apenas se enfurecem com esse blog por ter tanta coisa cotra eles assim eles descarregam sua ira contra nós ateus. Ou eles querem nos converter como dizem alguns anônimos que falam que os ateus querem converter os religiosos. Ou simplesmente é a opinião enfurecida de cada um....ta bom, eu não consegui resumir minha resposta mas uma dessas coisas que eu citei deve ser verdade^^
Anônimo disse…
Anônimo 25/08/11 19:22 disse:
"Ah ta certo ateus não cometem crime esqueci desse detalhe..."
Anônimo 25/08/11 19:22

É Claro que Ateus "também" cometem crimes, mas é lógico que não são todos.

Vamos supor que metade dos Ateus cometessem crimes (e isso é muito) sendo os Ateus apenas 2% da população, então Ateus criminosos não passariam de 1% da população.

E os outros 99% dos criminosos?!
Quem seriam?
Fernando disse…
Porque as pessoas não usam o pouco de tempo de vida que lhes resta para glorificar á Deus. Talvez isto não terá repercussão na mídia, mas com certeza terá nos céus.------------------------------------------------------------------------------"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25"
Anônimo disse…
Pois é Cristão! porque você não vai fazer isso e para de perder seu tempo vindo aqui falar merda e encher o saco!
Fernando disse…
Porque as pessoas não usam o pouco de tempo de vida que lhes resta para glorificar á Deus. Talvez isto não terá repercussão na mídia, mas com certeza terá nos céus.------------------------------------------------------------------------------"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25" (2)
Anônimo disse…
Ora que isso Cristão. Nós agradecemos sua preocupação conosco, mas na boa. Não queremos ir pro céu com você
J.M. disse…
Será que esse senhor Cristão-Fernando vai iniciar uma nova série de postagens de spams aqui no blog?
Anônimo disse…
Mais um enguiço do Cristão-papagaio?
AlyneS2 disse…
Bom foi o tempo que achamos que o Cristão ia embora^^
Anônimo disse…
A igreja que condena a eutanasia...é serviçal do fascismo....
http://www.youtube.com/watch?v=mJgj-XTGVaU
Anônimo disse…
Não morreu como cristão por que deveria ser enterrado como um?
Anônimo disse…
Anônimo, reveja seus cálculos. Embora eu concorde que a minoria dos criminosos é de ateus, há um erro na sua conta. Ateus criminosos são 1% da população ou 1% dos criminosos?
Mesmo 1% da população poderia ser 100% de criminosos, não acha?
Anônimo disse…
São só os cristãos que merecem ser enterrados?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs