'"Jesus é um personagem mitológico" |
Com túnica negra e colarinho branco, o pastor Klaas Hendrikse (foto) faz oração ao Senhor e a leitura da Bíblia. Os fiéis cantam hinos. Com voz grave e, como convém a um sacerdote, pausada, ele começa a fazer o sermão. Então se percebe que ali, naquela pequena igreja, talvez esteja ocorrendo uma radical transformação do cristianismo.
O pastor cristão Hendrikse é ateu. Ele afirma aos fiéis: “Aproveitem ao máximo esta vida na Terra, porque provavelmente é a única que vocês têm”. O "provavelmente" fica por conta das dúvidas de fiéis sobre uma existência no além, não do pastor.
Uma religião da contradição? Aparentemente sim, mas Hendrikse está convencido de que dá aos fiéis uma assistência espiritual, não no sentido transcendente da palavra, mas filosófico. É o que eles precisam.
O pastor admitiu a Robert Pigott, do BBC News, não ter “talento” para acreditar em vida após a morte. “Para mim, a vida é esta, antes da morte.”
Ele entende que o relato bíblico da vida de Jesus como uma história mitológica sobre um homem que pode nunca ter existido, mas que, mesmo assim, representa uma fonte de sabedoria, como outros bons livros de ficção. Nesse sentido, ele continua cristão.
Hendrikse escreveu um livro cujo do título em tradução livre para o português é “Acreditar em um Deus Não-existente”. O pastor não crê em um Deus transcendental, em um ser que está em todos os lugares e sabe de tudo, o qual, em outras gerações, foi o terror das crianças levadas.
Para ele, Deus é algo como um comportamento instintivo que facilita o relacionamento entre as pessoas. “Quando isso [Deus] acontece, acontece aqui na Terra, entre mim e você, é onde pode acontecer. Deus é uma experiência humana.”
Quando ele começou a pregar o ateísmo do púlpito, os fiéis tradicionalistas se articularam para tirá-lo da igreja. Foram reclamar com a PKN -- e ouviram um surpreendente não. Eles foram informados de que outros fiéis e até sacerdotes tinham a mesma crença (ou descrença) de Hendrikse.
Estudo da Universidade Livre de Amsterdã revelou que um a cada seis sacerdotes de PKN e de outras seis denominações menores é ateu ou agnóstico.
Kirsten Slattenaar é um exemplo de fiel que não acredita na divindade de Jesus. “Filho de Deus foi um título atribuído a Jesus”, disse. “Porque ele foi um homem especial, muito bom.”
Igreja de Hendrikse
|
O professor Stoeffels Hijme, da Universidade Livre de Amsterdam, disse que a tendência é o cristianismo se reinventar para permanecer “competitivo no mercado de ideias”, porque somente assim, segundo ele, essa crença conseguirá sobreviver por muito mais tempo.
A Holanda é neste momento um laboratório do cristianismo, disse.
Com informação da BBC News, entre outras fontes.
Tweet
Dos fiéis da Igreja da Suécia, 15% são ateus e 25% agnósticos
junho de 2011
Ateísmo
Comentários
Deve ser uma postura honesta de quem consegue ver conciliação em algo que tem servido de pretexto para as pessoas se dividirem e se ofenderem.
"Hendrikse está convencido de que dá aos fiéis uma assistência espiritual, não no sentido transcendente da palavra, mas filosófico"
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus(cristãos), e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Apocalipse 3:9.
Pastores ateus continuam liderando suas igrejas
http://bulevoador.haaan.com/2010/11/18682/
Até mesmo aquele cristão que se diz fervoroso, porém um pouco esclarescido não interpreta ao pé da letra aquilo que aprende em sua religião.
Cultura e ética são passados de forma simbólica pela bíblia. Fica a seu critério a forma como você interpreta a leitura.
O fundamentalismo é para aqueles que não se apropriam do conhecimento que está disponível nos dias atuais, ou seja não lêem nada além da bíblia por terem preguiça de ler e por isso não aprendem mais do que uma ética distorcida e uma pseudo-cultura corrompida pelos pastores que enriquecem cada vez mais.
Q vcs se arrependam a tempo!!!
Kaah
Joinville
Abraçoo
Ao dito Cristão aí em cima, por favor, deixe de ser HIPÓCRITA e de recitar essas lenga-lengas. Guarde-as para seus estúpidos crentes.
vamos ver quem vai ganhar e pra vc Querido e para mts ainda há salvação.....
O triste é q o mundo está se deteriorando e as pessoas também e ninguem busca o refugio verdadeiro... Se eu incomodo é porq falo a verdade, e se vc se irritou querido, é porq ficou perturbado....
Abraço e um dia verás q não somos loucos... As coisas de Deus são loucura para aqueles q andam nas trevas ....
viriam muitos anticristos, onde estão eles agora? este aí é um deles... "Quem não fica com o ensinamento de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus". (2 Jo 1:9).
Então quem é mentiroso? É aquele que diz que Jesus não é o Messias. Quem diz isso é o Inimigo de Cristo; ele rejeita tanto o Pai como o Filho.(1 Jo 2:22)
Talvez o Inri Cristo seja Jesus, ou é só mais um charlatão,Deus ,Jesus A religião são as maiores industrias de dinheiro do mundo, sendo sustentada pelo povo que muitas vezes pobres trabalhadores
O deus judeu não é dividido em uma Trindade; já o deus cristão é dividido numa Trindade.
Apesar que a origem do deus cristão seja o deus judeu, no final o deus cristão é forma nova de deus.
Sarcasmo Mode: ON
Sabe que a possibilidade não me parece tão ruim? Apesar de que não é bem o que eu esperava. Espero que seja apenas um momento de transição até o ateísmo.
Disse tudo!!!!!!Maravilha!!!!!!Beleza!!!!!!
Melhor do que ser iconoclasta. Esse faz os seus fiéis pensarem. O que salva do fundamentalismo e da intolerância religiosa é...PENSAR! Cabe aqui uma ironiazinha ..."a verdade liberta" (texo bíblico)
Postar um comentário