Livro acaba de ser
lançado nos Estados Unidos
|
No prefácio, diz que escreveu alguns dos ensaios com a plena consciência de que podem ser os últimos. Em 2010, ele soube que estava com um agressivo câncer no esôfago.
Hitchens, um britânico com cidadania americana, é um dos quatro Cavaleiros de Ateísmo, conforme termo cunhado pela imprensa. Ele é, portanto, um dos “pregadores”, por assim dizer, da descrença religiosa e do secularismo, cuja expansão neste começo de século parece ser a maior preocupação dos líderes religiosos. Os outros três são Richard Dawkins, Daniel C. Dennett e Sam Harris.
Dos quatro, Hitchens – que prefere ser chamado de antiteísta – é o mais polêmico, prolífero, espirituoso e eclético. Seus artigos vão além do ateísmo e suas citações são de largo espectro, vão de Charles Dickens a Isaac Newton, passando por George Orwel, Thomas Jefferson, Karl Marx, etc. Sobretudo Orwel, seu autor preferido.
Mas são seus livros de questionamento à religião que têm sido os mais lidos, inclusive no Brasil, como o “Deus não é grande – como a religião envenena tudo” (304 págs, Edioro, R$ 33). Em contrapartida, a reação de religiosos aos seus livros tem sido vigorosa. O livro que acusa a Madre Teresa de Calcutá de ter sido amiguinha de ditadores causa até hoje arrepios nos católicos.
Hitchens faz quimioterapia |
Ao comentar o lançamento do Arguably, Phillip Lopat, do San Francisco Chronicle, escreveu: “Independentemente de se concordar ou não com algumas das posições dele, o leitor poderá admirar a sua habilidade e elegância discreta de sua prosa. O homem é muito bom no que faz.”
Comentários
Almir Ferreira
Rama na Vimana
Pai mata o filho com uma cruz grande de madeira
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=2886994&tid=5649625313515126384&na=1&nst=1
ele É Um GRANDE ESCRITOR e é isso o que importa!!A sexualidade e intimidade dele não importam.O que diz sua auto-biografia sobre a sua vida sexual e amorosa na juventude não é nada diante do legado que ele vai deixar para a humanidade.
---> Desculpe, anônimo, se estou te interpretando mal. Mas como você diz que não tem nada contra se apenas a possibilidade de o escritor ser homossexual já te deixa indignado? Seria algo como "não sou cotra homossexuais, desde que pessoas que eu admiro não sejam"?
---> Homo/bissexuais podem constituir família, podem adotar crianças. Não é necessariamente o caso do escritor, mas quantos e quantos homossexuais não assumem uma falsa condição heteronormativa para serem aceitos pela sociedade...
De resto, a sexualidade de Hitchens para mim não tem a mínimo importância.
E se deus existisse mesmo ?
Fieis nunca teriam cancer......o que nao acontece ??
Mas isso ocorrerá em função de escolhas que ele fez.
Por outro lado, ele usou a vida para adquirir conhecimento, viajou, expôs suas idéias e iniciou uma revolução.
Uma vida maravilhosa!
até lá, estará tecnicamente morto...
#FTW
Charles
Na verdade eu fico envergonhado, vergonha alheia mesmo, é com o que você e amigos escrevem..:-).
É tanto "amor cristão", tanta tolerância, tanta "sabedoria bíblica" (aquele livro que fala sobre o Sol parar no céu e que baleia é peixe, acho que conhece..:-), tanto "argumento" bem construído, que eu fico envergonhado mesmo de sermos da mesma espécie (pelo menos eu acho que somos, já que australopitecos não existem mais..:-).
Além disso eu tenho uma vida para viver, muito divertida e interessante, não posso passar todo o tempo aqui dando risada de você (por mais divertido que seja). Sei que sente falta, afinal é esse "sofrimento todo" que vai garantir um lugar ao céu do lado de seu amigo imaginário, mas tem outros aqui que podem esculachar você com grande precisão, não precisa de mim para isso..:-)
Faz o seguinte, manda seu amigo imaginário ir falar comigo lá em casa, se ele não gostou dos comentários..:-) Acho que ele é grandinho para se defender sozinho, não precisa de gente como você para isso, não?..:-)
Fala sério, é cada maluco que dá pena..:-)
Cognite Tute
"não estamos discutindo como se escreve os nicks do blog estamos?"
Na verdade você não está tentando discutir absolutamente nada. Tenta parar de tentar ofender os outros e vá direto ao ponto que quer discutir. Eu, ao menos, realmente não me ofendo com esse tipo de bobagem.
Bem, atacar um ser imaginário não é muito arriscado mesmo..:-) É como ofender Papai Noel, ou deixar os duendes e fadas chateados..:-)
Já os seguidores de seres imaginários são mais perigosos, explodem edifícios, derrubam aviões, e escrevem asneiras em blogs na Internet.
E eu não vou dizer que você é burro, ou idiota, ou que escreve só bobagens e "ad hominens". Você tem feito isso muito bem sem ajuda nenhuma..:-)
Não, eu não acho que estou ofendendo você, nem é minha intenção. Se parece assim, é apenas devido ao sarcasmo e ironia que suas mensagens merecem. Tente ler de novo, com mais atenção, vai acabar entendendo. A não ser que queira apenas "se aparecer" (ainda não entendeu que não é assim que se escreve?!).
Para querer ofender alguém seria preciso que eu me importasse com esse alguém, e não é o seu caso..:-)
É cada maluco que dá pena..:-/
Cognite Tute
PS: Repito, mande seu amigo imaginário ir falar comigo lá em casa, um ser dessa magnitude não deveria depender de alguém como você para defende-lo.
Nossa, vou dormir na pia hoje, de tanta preocupação..:-)
Anonimo e seus argumentos matadores: "sempre achando que é o dono da verdade,o centro do universo."
Senão, vejamos..:-)
Eu, como ateu, penso ser apenas um indivíduo de uma espécie primata, entre muitas outras espécies de primatas, e de seres vivos, fruto não intencional de uma evolução contingente e cega, sem objetivo ou propósito, morador de uma rocha que orbita uma estrela de quinta grandeza, na periferia de uma galáxia, uma estrela entre CENTENAS DE BILHÕES de estrelas dessa galaxia, que é uma entre CENTENAS DE BILHÕES de outras galáxias, em um universo de dimensões cósmicas.
Ou seja, algo insignificante para o universo, e apenas um ser vivo que deve seguir sua vida e ser feliz e fazer outras pessoas felizes, no seu curto período de existência.
Já você, como crente em um ser imaginário, acredita ser filho dileto e amado, de uma entidade cósmica capaz de criar galáxias, controlar estrelas e buracos negros supermassivos, existir por bilhões de anos, e acredita que este ser não apenas criou TUDO neste universo PARA você, como está pessoalmente preocupado com sua vida sexual. E pensa viver para sempre, depois de morrer, sentado no colo dessa entidade cósmica, vendo os malvados ateus queimar pelo mesmo período de tempo no inferno.
E sou eu que acha que sou o centro do universo..:-)
Entende porque nem precisamos fazer qualquer esforço, escrever qualquer coisa, em resposta a suas maluquices?..:-)
Não precisamos ridicularizar você, nem refutar o que diz, você já faz um ótimo trabalho nisso..:-)
Cognite Tute
PS: Estou esperando a visita de seu amigo imaginário, esse negócio de lidar com o pessoal do segundo escalão não dá muito certo..:-) Quero falar direto com seu amigo imaginário, que é super poderoso e nasceu em Krypton. Ops, esse é outro super imaginário..:-)
Aprovado! Mas alguém precisa explicar para ele o que é um pombo enxadrista..:-)
Ou o que é um enxadrista primeiro. Talvez seja necessário explicar o que é um pombo também..:-)
Cognite Tute
Wikipédia
O conceito psicológico do complexo do pombo enxadrista foi criado na internet como uma ironia especialmente relacionada com debates sobre a questão "Criacionismo versus Teoria da Evolução" dos seres vivos, mas é expansível seu uso como um comportamento em qualquer debate. É usado para descrever o comportamento de um dos lados em uma discussão, onde um lado (invariavelmente o menos provido de referências e embasamento técnico-científico, ou formalismo), sem mais contra-argumentos, age com infantilidade.
Seu comportamento é descrito pela seguinte frase:
Discutir com 'Anonimo' é o mesmo que jogar xadrez com um pombo: ele defeca no tabuleiro, derruba as peças e sai voando cantando vitória.
Normalmente em discussões, um dos lados, o mais fraco, quando fica sem argumentos, cai em falácias e começa a agredir verbalmente o interlocutor (propriamente a clássica falácia argumentum ad hominem), para, em seguida, sair, literalmente, "cantando vitória", (falácia da falsa proclamação de vitória). Trata-se de uma técnica inferior de erística.
Cognite Tute
"Eu, como ateu, penso ser apenas um indivíduo de uma espécie primata, entre muitas outras espécies de primatas, e de seres vivos, fruto não intencional de uma evolução contingente e cega, sem objetivo ou propósito, morador de uma rocha que orbita uma estrela de quinta grandeza, na periferia de uma galáxia, uma estrela entre CENTENAS DE BILHÕES de estrelas dessa galaxia, que é uma entre CENTENAS DE BILHÕES de outras galáxias, em um universo de dimensões cósmicas.
Ou seja, algo insignificante para o universo, e apenas um ser vivo que deve seguir sua vida e ser feliz e fazer outras pessoas felizes, no seu curto período de existência."
Você não entendeu? Como é que alguém que se acha a criação de um ser perfeito tem a cara de pau de acusar alguém de arrogante? Cara, enfia isso na cabeça: ateus sabem muito bem como somos insignificantes perante o universo.
Enquanto vocês tem a idéia fixa de humanos tem algum propósito maior pré-definido, nós estamos cuidando de encontrar algum sentido na nossa vida - porque não há nenhum sentido na vida além do que você dá para ela. E não é porque somos apenas um pontinho sobre outro pontinho num oceano de pontinhos no universo que sejamos incapazes de compreender o universo. Não somos nós que nos achamos o centro da existência. São vocês com essa história de "imagem e semelhança de Deus" que se acham os reis da cocada preta.
Quod Ed Demonstrandum.
Com toda essa sua demonstração de amor, respeito, compreensão, tolerância e humildade, certamente você consegue converter qualquer pessoa ao cristianismo numa única conversa...
Caríssimo, com toda cordialidade que você merece: Vai pagar dízimo, vai...
---> Quando foi isso? ..........................
He, he, é verdade..:-)
Ele não argumenta nada, mas esperneia que é uma beleza..:-)
Cognite Tute
Se falamos muito em falácias é porque você aparentemente não entende o que são, e as usa em toda mensagem. Apresente argumentos válidos, em vez de falácias, e prometo que não falamos mais nisso.
E se não acha que deus é um ser imaginário, então apresente uma evidência concreta (pelo menos uma) de sua existência. É bem simples, na verdade, provar uma existência.
Até que isso ocorra, qualquer alegação de existência sem evidências, como deus, duendes, fadas, Zeus, Quetazalcoatl, Odin, o Unicórnio Rosa Invisível, etc, ficarão como seres imaginários do ponto de vista racional e lógico.
Mas fique à vontade para apresentar suas evidências de existência de seu amigo imaginário, estamos sempre dispostos a dar algumas risadas..:-)
Cognite Tute
PS: E pare de tentar "se aparecer" para seu amigo imaginário, achando que vai ganhar um lugar no céu desse jeito malcriado..:-) Se uma entidade cósmica capaz de criar um universo existisse, duvido que gostaria de alguém com sua personalidade e caráter (e bondade no coração..:-).
Bem, ainda que a ciência não afirme ter provas absolutas, ela é bem próxima da realidade, e mais que se pode chegar. As evidências são muitas, por exemplo: com base na teoria do eletromagnetismo, que por sua vez se baseia nas equações de Maxwell, mais a teoria da relatividade, etc, a ciência pode criar computadores, redes de comunicação globais, satélites geo-estacionários, entre outras coisas.
Esses desdobramentos do conhecimento científico permitem que você envie mensagens de ódio, e maluquices sem fim, usando seu computador. Se isso não é evidência suficiente para você, ou se "não acredita na teoria do eletromagnetismo, pois é só uma teoria", deveria parar de usar computadores, celulares, carros, aviões, TV, etc, etc (promete que vai parar de usar computadores, promete?..:-).
Como não entende o conceito do termo "teoria científica", e pensa que é o mesmo que "palpite" (que em ciência se chama hipótese), recomendo a leitura deste artigo que pode ajudar a esclarecer seu engano:
Apenas uma teoria...
http://bulevoador.haaan.com/2009/10/1114/
Claro, sei que não vai ler, e correr o risco de entender a bobagem que fala, mas talvez o pessoal goste do texto acima..:-).
Cognite Tute
Ahammm, senta lá Anonimo..:-)
De toda forma, você não parece estar se divertindo muito, com todas essas ofensas e palavrões..:-)
Ou talvez sua ideia de "diversão" seja um tanto distorcida. Você poderia pelo menos tentar fazer algum sentido, não?
Cognite Tute
Menos ruim, pois se fosse evangélico iria ser uma surpresa *nem tanto*
quando eu acreditava em Deus também tinha a ideia de ele não ter religião^^
Qual deus?? São tantos, no momento quase 6 mil deuses de diferentes credos. Em alguns desses credos, são milhares de deuses, como o xintoísmo. Em outros são apenas dois, como no catolicismo ortodoxo, deus e o diabo.
Em outros, como no catolicismo romano e protestantismo, são 3 em 1 (uma coisa meio confusa, tem um pai que é seu próprio filho, e mais uma pomba esquisita).
Qual deus, e como se escolhe qual deles "é de verdade" e quais não são? E se escolher errado, e deus for Alah? Vai nos encontrar no inferno, arrependido de ter adorado o deus errado?
Fala sério, isso é infantil demais..:-)
Cognite Tute
De novo, a prova de inexistência?! Quantas vezes será preciso explicar isso?!
Ok, eu provo, sem problema, mas apenas depois que você provar que Papai Noel não existe. Se não provar que Papai Noel não existe, vou alegar que precisa acreditar que ele existe, como conclusão lógica.
Ah, não sabe como provar que Papai Noel não existe? Tem razão, não há formas de provar negativas de existência genéricas.
Vou desenhar, para ver se você entende..:-)
Não se provam negativas genéricas. Isso não deveria ser difícil de entender, se formos passo a passo.
1 - Afirmativa genérica: existe chocolate.
2 - Afirmativa específica: existe chocolate nesta caixa.
3 - Negativa específica: não existe chocolate nesta caixa.
4 - Negativa genérica: não existe chocolate.
Para as 3 primeiras afirmações, existem formas de provar sua validade, formas lógicas, provas formais. Não significa que são provadas, mas que podem ser demonstradas além de qualquer dúvida.
Por exemplo, basta apresentar UM chocolate, e a afirmação positiva genérica, existe chocolate, está provada. Para a afirmativa positiva e negativa específica, basta abrir a caixa e verificar se há ou não um chocolate.
Mas a negativa genérica, não existe chocolate, não pode ser demonstrada de forma algum. Mesmo que se procure por chocolate em todo planeta, isso apenas prova que não se encontrou, NÃO que não exista.
Claro que se procurarmos em todo planeta, e não encontrarmos, podemos considerar essa inexistência como improvável, desprezível. Mas não "provar" que não existe.
Isso serve para qualquer alegação negativa de existência. Por exemplo, existe uma forma de "provar" que Papai Noel existe, mas não que "não" existe.
Duendes, fadas, fantasmas, deuses, almas, deus, etc, também. O pensamento racional, cético, considera apenas o que tem evidências de existir, pois não é razoável considerar a existência do que NÃO tem evidências de existir. Por isso se exigem provas de existência de deus, duendes, fadas, o unicórnio cor de rosa, etc, mas não da inexistência de duendes, fadas, deuses, unicórnios, etc.
O que cientistas alegam, céticos, e ateus, é que não existem evidências de existência de deuses, deus, fadas, etc. Portanto, a ação racional, razoável, é não considerar essas existências como reais.
Se considera uma delas real, tem de considerar todas. Se não considera uma delas, unicórnios por exemplo, por não ter evidências, não pode, racionalmente, logicamente, considerar a existência de outras, como deus(es), igualmente sem evidências.
Cientistas sérios fazem afirmações com base em "provas", mas apenas afirmações de existência, positivas. Não sobre inexistências, pois não é logicamente possível.
Cognite Tute
Não acredito nisso, claro, mas de toda forma, não mude, perderíamos boa parte da graça de responder a essas maluquices..:-)
Cognite Tute
PS: E faça um experimento, procure uma mensagem minha em que eu tenha usado de ofensas, palavrões, agressão, ou qualquer coisa desse tipo com você, ou qualquer outro. Ironia sim, alguma gozação, mas nenhuma ofensa..:-) Tente, será interessante para você e para nós..:-)
Essa foi sua primeira mensagem no post, sem que ninguém tenha dito nada sobre você, ou agredido você, ou ofendido você, ou mesmo mencionado você.
E chama suas mensagens de "reação justa"?!..:-)
Ahammm, sentá lá Anonimo..:-)
Cognite Tute
Mas é você que apenas fica xingando, dizendo que somos burros, que rir de nossas besteiras e que blá,blá,blá
e Cognitute você não se cansa de ficar o respondendo?
Anonimo fingindo ser perseguido e injustiçado: "Chega vocês não vão virar cristãos e nem eu ateu por causa do que se escreve nesse blog,vamos ter paz entre cristãos e ateus pelo menos por aqui,ta na hora de um povo respeitar o outro,por isso o mundo ta essa zona..."
Esse é o problema com a palavra escrita, ela é permanente..:-) Pensou mesmo que a memória do pessoal que lê o blog seria tão curta assim, de esquecer sua primeira mensagem, e engolir seu fingimento de "paz e amor"?
Puxa, você realmente não sabe nada sobre nós, não?
Cognite Tute
He, he, estou em horário de almoço, é bom para desopilar o fígado e se divertir um pouco..:-)
Cognite Tute
PS: Acho que você vai gostar do artigo que postei, sobre teorias, dê uma lida e me diga o que achou.
Lamentável.
Nhaaa, eu vou ler^^
Muito provável pelo ódio a Deus. Tenho um parente assim, que está se matando não com isso, mas também com o Crack. Tem uma mente brilhante, mas achou que, assim como Nietzsche, mataria Deus e ficaria livre de sua influência.
Só há uma possibilidade para isso: NUNCA TER EXISTIDO! Tudo o que existe depende da permissão de Deus, inclusive nossas escolhas, que são uma concessão de Deus - o livre arbítrio.
Assim como não desrespeito você, pelo menos não por ser cristão..:-) Se parece assim, é porque você, como pessoa, apenas fez por merecer a brincadeira e gozação, não por ser cristão, mas por ser agressivo, ofensivo, desagradável, etc.
Eu, como todos, convivo com mais pessoas que creem que com as que não creem (embora a maior parte de minha familia seja de descrentes, e boa parte dos amigos).
São tratados por mim de acordo como se portam e comportam, não por suas crenças. Tenho amigos e amigas católicos que são ótimas pessoas, gentis, decentes, honestas. Mas são assim apesar de católicas, não por causa disso.
Religião não define caráter. As pessoas definem seu caráter. Minha medida é essa, o caráter e a personalidade, não as crenças, ou descrenças.
Cognite Tute
E quanto ao Anônimo... qual é de evangélicos fanáticos em dizer que não tem religião? É simples hipocrisia, desonestidade, escrotice, ou é retardo mental mesmo? Não queria ter que apelar para insultos, mas não consigo ver como argumentar com alguém que parece ter vindo de Htrae e vive por lógica bizarra, na qual argumentos são insultos e chamar de babaca é dialogo...
Muito provável pelo ódio a Deus. "
Imagino que seja sobre mim o comentário..:-) Errou, bastante. Nunca fumei, bebi o comum na juventude, hoje raramente um gole de vinho do Porto. Não gosto de cerveja, prefiro Coca Cola.
Sou bastante saudável, treino 3 vezes por semana Aikido (deveria experimentar, acalma a mente..:-), e dou aula dessa arte nas sextas feiras.
Vivo bem, não sou rico, tenho uma filha linda, resolvida, atéia, que faz faculdade, vai a baladas, e se diverte. Uma esposa, que comecei a namorar aos 16 anos (várias décadas se passaram desde dessa época, boa época..:-), um bom trabalho, e vários hobbies, como tocar clarinete em uma banda sinfônica e andar de bicicleta.
Viver é divertido, especialmente se deixar superstições ancestrais da idade do bronze de lado.
Não tenho ódio a deus, Zeus, Odin, ou Papai Noel, seria infantilidade odiar um ente imaginário. Fico furioso as vezes com os seguidores desses seres imaginários, que cometem atrocidades em nome deles, como explodir prédios, derrubar aviões, matar crianças em onibus escolares.
Ou mesmo quando massacram outros seres humanos, perseguem minorias, usam seu conceito tribal de pecado para ferir e causar sofrimento.
Mas a entidade imaginária me é indiferente..:-)
Então, tente de novo, esse palpite não deu muito certo..:-)
Cognite Tute
Ateus acreditando em ateus.
Ateus acreditando em ateus."
Acreditar é um termo que costuma causar certa confusão. As vezes é confundido com ter fé, e nem sempre é assim. É possível acreditar a partir de evidências, o que se chama concluir.
Sim, ateus "acreditam" em ateus, ou em seres humanos, mas apenas nesse sentido "stricto senso", a partir de evidências. Acreditamos em ateus ou pessoas que apresentam evidências, argumentos, dados, etc, que sustentem o que alegam.
É bem diferente de acreditar pela fé, a partir justamente da falta de evidências. Como dizia Tertuliano a Agostinho, "gostaria que as coias de deus fossem mais absurdas, para exercer mais propriamente minha fé, pois se há motivos para crer, não é mais é, é razão".
Assim, quando se diz que "acredita na relatividade" ou no eletromagnetismo, ou na evolução, isso significa algo bem diferente de quando se alega "acreditar" que Maria foi para o céu de corpo e tudo, ou que a hóstia se transforma em carne e sangue de jesus.
O uso de termos de forma vaga e frouxa é a maior causa de erros de interpretação e compreensão em termos de pensamento racional, crítico, cético.
Cognite Tute
"É bem diferente de acreditar pela fé, a partir justamente da falta de evidências. Como dizia Tertuliano e Agostinho, "gostaria que as coisas de deus fossem mais absurdas, para exercer mais propriamente minha fé, pois se há motivos para crer, não é mais fé, é razão"."
Cognite Tute
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Genial! E alguns ainda vão afirmar que frases dessas ... só com inspiração divina!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
sorry ... não resisti ...
Para de dizer que o Cognite Tute é hilário e refuta logo os argumentos dele, iguais como ele faz com os teus "argumentos"! Vai, senhor super gênio, refuta os argumentos dele de uma vez!
Mas não vale ficar só xingando e chamando de "burro" e "hilário" não, hein? Se não a única piada aqui continuará sendo você.
Ahammm, sentá lá Anonimo..:-)
Apenas para constar, argumentar NÃO é trocar ofensas e palavrões, e ver quem consegue "humilhar" o adversário, é apresentar argumentos, que possam ser analisados e considerados válidos, ou refutados, de forma a se chegar a uma conclusão embasada.
Nada do que fez neste e em outros posts sequer se aproxima disso..:-)
Mas se acha tudo isso "tontices sem fundamentos", bem, assim é se lhe parece..:-)
Cognite Tute
PS: Nada de seu amigo imaginário dar as caras, acho que nem ele aguenta você..:-)
Mais esperneios a seguir...
Você não acha melhor deixar pra la,para de querer enfiar alguma coisa na cabeça desses ateus eles são muitos burros e ignorantes, você ainda não percebeu isso.Faça algo mais produtivo na sua vida,entre em sites de pessoas mais inteligentes,porque se você continuar por aqui é perigoso pegar a burrice dos ateus que é contagiosa.
Sim, deve ser verdade, é só ler as mensagens deste post, suas e nossas, para perceber isso..:-0
Isso se chama ironia e sarcasmo, Anonimo, não é para levar à sério, ok?..:-)
Cognite Tute
Talvez pelo mesmo motivo que todo crente é lindo, simpático, rico, feliz, e todo pastor honesto, decente e elegante..:-)
Sério?! Isso é o melhor que pode fazer como ofensa?..:-)
Cognite Tute
Não o alimente, ele tem mentalidade de criança.
Luciane Guimarães.
Postar um comentário