Pular para o conteúdo principal

‘Energia espiritual’ tem ajudado a recuperar Gianecchini, diz médium

Veja usou o ator em reportagem  
sobre os 'efeitos positivos' da fé
O médium João Berbel disse que o ator Reynaldo Gianecchini (foto), 38, está se recuperando com a ajuda de “uma energia espiritual muito grande” que tem recebido de orações de pessoas de todas as religiões.

O ator sofre de um câncer raro e agressivo, o linfoma não Hodgkin. Além do tratamento espiritual, ele está sendo acompanhado por médicos de um dos melhores hospitais do Brasil, senão o melhor de todos, o Sírio-Libanês, de São Paulo.

Berbel informou que esteve por duas vezes com Gianecchini no hospital e que agora o tratamento espiritual prossegue à distância. Ele afirmou que, entre outros espíritos, recebe o do médico Ismael Alonso y Alonso. O médium dá atendimento em Franca (SP), no IMA (Instituto de Medicina do Além).

Berbel também cuida do pai do ator, o professor Reynaldo Cisoto, que sofre de câncer no sistema digestivo.

Ele explicou que o dr. Alonso primeiro procura curar as doenças de outras encarnações que se alojaram na alma. “As enfermidades que carregamos de vidas passadas vão atuando aos poucos no nosso corpo físico”, disse.

Na capa da Veja desta semana, o ator aparece com a cabeça raspada por causa do tratamento quimioterápico. A revista pegou o ator como gancho para uma reportagem onde médicos reconhecem que a fé ajuda os pacientes.

O tema, contudo, é polêmico entre os médicos. O oncologista Drauzio Varella, por exemplo, não acredita em "energia espiritual" nem em "pensamento positivo" como elementos de cura. Ele é ateu.

Médium no hospital da medicina do além

Comentários

Anônimo disse…
"Energia Espiritual"

Tradução:

Buuuuuuuu.....
Anônimo disse…
Energia espiritual e um pouco de dinheiro e fama.
Avelino Bego disse…
É sempre assim: a saúde e recuperação da pessoa é sustentada pela medicina, mas quem cura são os espíritos, deuses.

Geralmente temos um relato de uma pessoa que foi curada pela "graça de deus".

Nunca vi essa "graça de deus" acontecer com pessoas que se recusam à ir à um médico.

E a "graça de deus" não foi suficiente pra impedir a morte de milhões de pessoas quando a medicina não era evoluída o suficiente.
Luiz disse…
Lembro de ter lido em um jornal, há alguns dias, que o médium recomenda o tratamento espiritual, porém avisa pra ninguém deixar de fazer uso da medicina moderna. Só rindo desses caras mesmo.
Anônimo disse…
SE ESPIRITISMO fosse verdade ?

a BAHIA , o HAITI , a AFRICA não seria a bosta que é ???????

tuuuuuuuuuuuudo enganação
Elisa Maia disse…
Anônimo das 10:27, favor não confundir espiristismo com animismo.
Espiritismo pegou mesmo é no Brasil, e algumas correntes acabaram absorvendo características das religiões animistas daqui.
Anônimo disse…
Elisa ? sei muito bem o que é animismo...e nao to confundindo não....

ESPIRITISMO e macumba disfarçada....é uma falsa religião que diz que ´´promove´´ a comunicação entre vivos e mortos através de mediuns , ou pais de santos ou macumbeiros etc.....

Uns caem no xulo tipo o ZÉ PELINTRA ou Caboclo papacú ? outros tipo o XICO XAVIER que apesar de bomzinho enganaaaaaava que só vendo....



ESPIRITISMO é uma PIADA do ponto de vista cientifico cultural.....


Vejam só essa foto aqui do Chico e tirem suas proprias conclusoes :

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/07/materializacao.html
AlyneS2 disse…
energia espiritual...hum...sei
Os termos empregados pelo espiritismo e quejandos ("fluidos", "energias") vêm de uma época na qual quase nada se sabia sobre eletricidade, eletromagnetismo, energias, etc. Eram os termos da moda naquela época. Se o espiritismo estivesse sendo criado por Kardec hoje, os termos empregados seriam "quânticos".
Cognite Tute disse…
Jose Geraldo: " Eram os termos da moda naquela época. Se o espiritismo estivesse sendo criado por Kardec hoje, os termos empregados seriam "quânticos"."

Exato. E na verdade há quem, dentre os espíritas, esteja realmente tentando fazer essa "migração" em termos de explicação para essa superstição, e criando o "espiritismo quantico":

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/a-fisica-quantica.html

Inclusive com "dissidências" e novas correntes, como cabe a toda religião..:-)

http://www.saltoquantico.com.br/tag/espiritismo/

É dose..:-/

Cognite Tute
Caruê disse…
Cognite Tute
Nem vou abrir tal link para não dar audiência a quem não merece.
Sabe o que acontece com um médico homeopata que negligencia os primeiros sintomas? Recorre a ´´malévola alopatia`` quando descobre um câncer. Cômico é que nem mesmo o médico crê que a água mágica vai cura-lo, talvez ela só curem resfriados.
Sei que relatos pessoais não valem como prova alguma e confesso ter dificuldade em sentir empatia por criminosos que dão placebo a pessoas doentes. De fato as ´´terapias`` complementares tentam se mascarar junto com o tratamento de verdade de modo que os resultados sejam indistintos.
Ronaldo disse…
Na verdade acho que o Varella é um prepotente que acha que conhece profundamente o ser humano.
Alguma coisa de medicina pode entender e só.
O que sabemos de nós mesmos?
Tem muito chão pela frente em termos de pesquisas científicas. É lógico que a Medicina tem evoluído, mas vai dar um salto de qualidade quando enxergar o homem como ser integral, de natureza material, mas com matriz espiritual. Por enquanto engatinhamos no saber científico.
A Doutrina Espírita avança muito nessa área. Para saber mais, leia as obras da codificação, de Allan Kardec e a série André Luiz, de Chico Xavier.
Abraço a todos.
Ronaldo
Anônimo disse…
Haha! O cara acima tá de brincadeira, só pode...
"Doutrina Espírita" é similaridade de regresso.
E Varella um prepotente?
90% dos médicos são prepotentes, mas Varella não.
E ele ajuda muita gente e tem sempre quadros importantes pela sua preocupação, e não para auto-promoção.
É a simplicidade dele que ajuda a explicar coisas básicas da medicina para o povão, que pouco conhece, tem pouco acesso, e que é quem realmente precisa. Trabalho de mestre - não de charlatão.
Bruno disse…
Sorte a dele que é famoso e tem várias pessoas para orar pela sua recuperação. Se fosse eu com a doença dele, acho que estaria morto..
Cognite Tute disse…
Ronaldo: "A Doutrina Espírita avança muito nessa área. Para saber mais, leia as obras da codificação, de Allan Kardec e a série André Luiz, de Chico Xavier."

Eu li. Só tem bobagens, alegações sem base ou evidência, e erros crassos, sobre "habitantes" de Marte e outros planetas, e coisas assim. Tirando homilias óbvias, nada tem que se aproveite.

É, como seria de se esperar, exatamente o limite do conhecimento de sua época, com todas as falhas de conhecimento dessa época, e o preenchimento das "lacunas" com toda sorte de palpites, bobagens e invenções.

Alías, sua diatribe contra o Dr Varella é exatamente isso, um apelo a ignorância (ah, quanta coisa não sabemos, então unicórnios e fantasmas podem existir), e o famigerado deus-das-lacunas.

Ronaldo: " mas vai dar um salto de qualidade quando enxergar o homem como ser integral, de natureza material, mas com matriz espiritual. Por enquanto engatinhamos no saber científico."

Prove. Apresente uma evidência, uma só, de que o homem tem "matriz espiritual", o que quer que isso signifique.

Sem isso, sem pelo menos uma evidência, sua matriz e unicórnios invisíveis, duendes, fadas, os fantasmas de algodão e gaze do Chico Xavier, e tudo o mais que nossa imaginativa mente pode inventar, estão na mesma categoria: ilusões e invenções.

Mesmo sem o tal "salto integral" a medicina, baseada em conhecimento científico real, confiável, nos deu expectativa de vida de mais de 80 anos, contra menos de 28 de todo nosso passado, venceu a mortalidade infantil de quase 50% de nossos avós, e construiu uma vida de conforto e saúde, de forma nunca antes vista.

Sim, talvez "engatinhemos" no saber científico, mas avançamos léguas mais que qualquer outro "saber", em especial o saber religioso, espírita ou outro, e o caminho que percorremos é muito mais seguro, confiável, real, que suas ilusões sobrenaturais.

O espiritismo, através de "espíritos de luz", e de quem alegava falar diretamente com eles, apresentou marcianos e cidades (não, não era alegoria, nem cidades "espirituais", mas cidades e habitantes materiais). A ciência foi até lá, e "viu" a realidade.

Desculpe, não vou trocar a confiabilidade da ciência pela superstição confortante, mas ilusória, de crenças sem base.

Cognite Tute

PS: Como digo sempre para debatedores desse calibre, se algo ficou pouco claro, mande um de seus espíritos de luz vir falar comigo aqui em casa, que eu explico para ele com calma..:-)
Cognite Tute disse…
Fotos de uma "maravilhosa" materialização de um ectoplasma, na presença do Chico Xavier:

http://www.universoespirita.org.br/materializacoes/foto001.htm

http://www.universoespirita.org.br/materializacoes/foto002.htm

O mais espantoso é que é apresentada como sendo "real", o os espíritas acreditam "mesmo" que é um fantasma fotografado!!!!

Dá para debater com "provas" desse tipo? Fala sério..:-)

Aqui um "close" de irmã Josefa, a materializada:

http://www.universoespirita.org.br/materializacoes/foto004.htm

Cognite Tute
Anônimo disse…
Se aparecer mesmo, o tal de cognite "caga"de medo.
Puxa vida, na primeira foto o "espírito" está com um interruptor de luz na mão direita, muito claramente. E ainda assim acham que é real.

Ignorância me dá meeeedo.
Cognite Tute disse…
Anonimo: "Se aparecer mesmo, o tal de cognite "caga"de medo."

Um erro comum, julgar os outros por seu próprio mode de ser..:-)

Em todo caso, vamos supor que fantasmas existissem, e aparecessem para mim, o que eu deveria sentir, se não medo?

Para que entenda (sei que não é fácil, mas faça um esforço), se um tigre "aparecer para você" o que sentiria? Medo?

E seria, digamos "covardia" sentir medo de um tigre? Não, é claro..:-)

Ou seja, sentir medo de coisas que existem não é demérito. Se fantasmas existissem, e fossem perigosos como tigres (e não camaradas como o Gasparzinho..:-), seria natural ter medo. Se um fantasma existisse, e aparecesse, e fosse perigoso como um tigre, certamente eu teria medo.

Mas, inexistentes como são, eu não acho razoável ter medo. Mesmo que uma mulher vestida de gaze e algodão apareça, você não deveria ter medo de coisas imaginárias (a não ser que seja uma criança ainda..:-).

Cognite Tute
Cognite Tute disse…
Jose Geraldo: "Puxa vida, na primeira foto o "espírito" está com um interruptor de luz na mão direita, muito claramente. E ainda assim acham que é real.

Ignorância me dá meeeedo."


Em mim também! Eu entendo o desejo de "acreditar", mas a esse ponto?!?!?! Pessoas vestidas de algodão e gaze tomadas como fantasmas ectoplasmáticos!?

Fala sério..:-)

Cognite Tute
Mesmo que uma mulher vestida de gaze e algodão apareça, você não deveria ter medo

Dependendo da mulher, dá medo sim. Veja o caso do Seu Madruga e da Dona Clotilde... rsrsrs

Agora falando sério...

O simples fato de o fantasma "aparecer" já significa que ele existe e, portanto, o medo se justifica mesmo sem evidência de que possa ser perigoso. Afinal, o medo do desconhecido (cujo risco não temos como avaliar) é razoável.
Cognite Tute disse…
Jose Geraldo: "Dependendo da mulher, dá medo sim. Veja o caso do Seu Madruga e da Dona Clotilde... rsrsrs"

Kkkkkkkkkk, é verdade..:-)

Jose Geraldo: "O simples fato de o fantasma "aparecer" já significa que ele existe e, portanto, o medo se justifica mesmo sem evidência de que possa ser perigoso. Afinal, o medo do desconhecido (cujo risco não temos como avaliar) é razoável."

Com certeza. Um saudável temor e receio, aliados a uma curiosidade que toma cuidados antes de correr riscos, é a melhor e mais razoável atitude frente ao desconhecido..:-)

Cognite Tute
Ronaldo disse…
Prezado Cognite Tute

Julgar a doutrina espírita com base nessas fotos é ridículo, melhor nem comentar.
Vc disse que leu as obras da codificação e encontrou uma série de erros crassos, que só tem bobagens.
Creio que se vc chegar a ver um fenomeno como as mesas girantes, comum no século XIX, e origem do interesse do cientista culto, poliglota, educador Léon-Hippolyte-Denizart Rivail pela investigação de como ocorria o fenômeno teria uma outra opinião.
O que posso dizer é que muito do que foi publicado nas obras de Allan kardec, vem sendo confirmado pela ciência positivista.
A própria física quântica, as nossas percepções, muitos conceitos vão sendo alterados, em consonância com o que foi publicado há mais de 150 anos.
Se tiver interesse no tema, veja o que fala o Dr. Michio Kaku, sobre a Teoria dos Universos Paralelos e nossa evolução:
http://ronaldosaoromao.blogspot.com/2010/10/universos-paralelos-teoria-do-dr-michio.html
Por isso disse que estamos engatinhando.

Grande abraço
Ronaldo
Cognite Tute disse…
Prezado RSRS

Acho que não vai gostar nada de minha resposta.

RSRS: "Julgar a doutrina espírita com base nessas fotos é ridículo, melhor nem comentar."

Não há o que comentar. E não vale "fugir" pela tangente, como tantas religiões, que alegam que "são as outras vertentes que estão erradas".

As fotos baseiam a crença espírita tanto quanto qualquer outra "evidência" ou alegação. Inclusive, se for até as páginas de onde as fotos foram tiradas verá que são apresentadas como uma "maravilha", provas fantásticas da materialização de ectoplasma e do espiritismo.

Tanto quanto as suas evidências, que pensa serem "reais" e verdadeiras.

RSRS: "Vc disse que leu as obras da codificação e encontrou uma série de erros crassos, que só tem bobagens.
Creio que se vc chegar a ver um fenomeno como as mesas girantes, comum no século XIX, e origem do interesse do cientista culto, poliglota, educador Léon-Hippolyte-Denizart Rivail pela investigação de como ocorria o fenômeno teria uma outra opinião."


Não, não vou. Conheço todas as maluquices do espiritismo, desde as irmãs Fox, que estalavam os dedos embaixo das mesas para produzir "ruidos dos mortos", até mesas trambicadas, e é preciso notar que apenas "educadores pesquisadores" do século passado dão atenção a essas crendices, embora tenha recuperado alguma atenção nestes tempos.

Mas todo pesquisador acabou abandonando o espiritismo, por absoluta falta de evidências ou qualquer coisa remotamente parecida com isso.

Você deveria estudar Houdini e seus trabalhos desmascarando truques de espíritas, como mesas girantes. Ele criou inclusive uma mesa especial, que demonstrava perfeitamente o truque e desmascarava os "médiuns".

RSRS: "O que posso dizer é que muito do que foi publicado nas obras de Allan kardec, vem sendo confirmado pela ciência positivista.
A própria física quântica, as nossas percepções, muitos conceitos vão sendo alterados, em consonância com o que foi publicado há mais de 150 anos."


Pode dizer, na verdade pode dizer o que quiser, só não pode provar. Nada do que o espiritismo disse tem sido provado pela ciência. Nada. Apenas crédulos, e distorções e "interpretações" de trechos confusos ou sem sentido é que parecem crer nisso.

Como qualquer cristão que alega que "a bíblia já disse isso antes da ciência", está preso a uma ilusão, e sujeito aos processos de sua mente: conte os acertos, ignore os erros.

A física quantica NADA tem a ver com espiritismo, nem com qualquer outra bobagem que é a ela creditada. É coisa de quem nem entende de física, muito menos de quantica.

E o Dr Michio Kaku teria arrepios de raiva ao ser usado dessa forma, para "validar" maluquices religiosas espíritas. Nada, ns universos paralelos da física, tem algo a ver com os mundos do espiritismo.

Muito menos com "pessoas", vidas, e toda a tolice espírita.

Você foi engando, RSRS, totalmente enganado por pessoas que vivem de vender livros e ilusões para gente que "deseja" acreditar.

Cognite Tute
Cognite Tute disse…
Esta foto é de um médium famoso "levitando":

http://www.ceticismoaberto.com/wp-content/uploads/2009/09/clin_evans_1938.jpg

A legenda da foto, que até hoje é apresentada como "evidência indiscutível dos poderes mediúnicos:

"Alguns médiuns físicos dizem ter experimentado levitações. Um dos mais famosos é Colin Evans. A fotografia foi capturada em infravermelho durante uma sessão em 1938. Comparação com várias outras fotos deste evento mostra que ele permaneceu no ar por um bom tempo!"

É um truque. E foi desmascarado já na época, mais de uma vez. Mas não importa, quem "deseja" acreditar, acredita e pronto. Até hoje encontrará quem a apresente como "evidência", assim como você apresentas as "mesas" como evidências.

Mesas que foram desmascaradas muito tempo atrás.

Vou repetir, o Dr. Michio ficaria horrorizado se apresentasse suas ideias para ele, com base em suas hipóteses sobre a física de multiplos universos. Horrorizado pela confusão e má compreensão da questão.

Um abraço.

Cognite Tute
So o que faltava, os médicos que curam e o espiritismo que leva fama... esses crentes não tem mais o que fazer. Se a espiritualidade sura, pra que medicina então, ele deveria ficar em casa e esperar Deus o Curar.
Aline disse…
Acho que mal não faz. Nesse tipo de caso, toda ajuda é bem vinda, pq não??
Cognite Tute disse…
Aline: "Acho que mal não faz. Nesse tipo de caso, toda ajuda é bem vinda, pq não??"

Acho que isso já foi explicado diversas vezes, mas vamos lá de novo.

Atrapalha bastante, ao retardar a procura por tratamento real, e eficaz, as vezes para doenças graves ou mortais. Atrapalha ao aplicar tratamentos que não foram acompanhados ou testados, e que além de não ajudar, podem interferir nos tratamentos reais.

Prejudica, pois misturado aos tratamentos "alternativos" de boa fé, encobrem charlatões (que não podem ser diferenciados dos de boa fé), permitem exploração de pessoas necessitadas.

Também é uma forma prepotente e injusta de encarar os doentes que tem sua estrutura psicológica fragilizada, e tem pouca capacidade de se defender de exploradores.

Quando um paciente famoso, como o Gianequine, se "trata" com "mediuns", ou com "tratamentos alternativos", juntamente com a medicina tradicional, e eficaz, e melhora, rapidamente passa a servir de "prova" para estes supostos tratamentos, e ajuda a iludir mais pacientes.

Estes passam a procurar "apenas" os tratamentos alternativos, como médiuns, que são mais "baratos" e menos dolorosos, e adiam o tratamento real, efetivo.

Um casal na Australia foi condenado por deixar sua filha de 2 anos morrer, por falta de tratamento. Uma doença simples, eczema, que é facilmente tratada com medicamentos reais, mas o casal era "homeopata" e se recusava a tratar a filha com esses "venenos alopatas".

Nos USA adeptos do "cristianismo científico" recusam todo tratamento médico, alegando que apenas orações, e deus, pode curar. Isso mesmo para as crianças dessa religião, que, consequentemente, morrem em índices muito maiores que outras crianças.

Não, não é uma "ajuda" bem-vinda, mas um risco desnecessário, que tentamos abandonar e superar há séculos: charlatões, vendedores de óleo de cobra, pilantras em geral, e o tipo mais perigoso, o iludido de boa fé, que realmente "pensa" ter poderes mágicos ou especiais.

Cognite Tute
Anônimo disse…
Sabem o que é pior? Conheço ateus que superaram problemas como esse, sem reza, apenas com força de vontade e ajuda da ciencia, assim como gente religiosa que rezou, rezou e morreu mesmo assim...

Mas esses casos a midia não relata. por que será?
Anônimo disse…
O espirita é mil vezes pior de discutir do que com um crente. o crente em geral só é crente porque é ignorante mesmo. já o espirita, principalmente o que tem "mediunidade" é DOIDO e achou outros DOIDOS que acham que suas visões, vozes e paranóias são "espíritos". dizer na cara de alguém que é burro e ignorante tudo bem, mas vai dizer que ele é doido...
Thales Lenin disse…
Interessante, enquanto um monte de pessoas "rezam" pelo Reinaldo Dianequine, querendo sua melhora, vejo tão poucas "rezando" pela reforma do congresso, ou por uma coisa mais trivial, como a limpeza das ruas... Entenda "rezar" como "fazer algo por alguém", ou ainda "dar atenção à um problema". As pessoas são fúteis em "rezar" pelo Dianequine, deviam fazer algo mais concreto, pois assim, não vejo razão para a existência de ambos os que "rezam" e a do tal do Dianequine.
Paulo Sérgio disse…
É pelo que ouvi na impressa, o médium curandeiro não foi capaz de salvar o pai do ator, que morreu na semana passada.......Cada um acredita em quer, muito embora eu não acredito, o que é um direito meu, no entanto, curvo-me no dever de aceitar essa "crença".
Cristian Z. R. disse…
Existe alguma prova que a as rezas ajudaram alguém se recuperar, pode haver o efeito placebo, mas alguém aí sabe mensurar o quanto a fé ajuda nesses casos?
Janaína disse…
Dinheiro e um tratamento medico de qualidade mudaram de nome, é??
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Se houvesse algum poder sobrenatural e interferencias divinas, a humanidade nao teria aumentado sua perspectiva de vida a custa da medicina moderna, afinal nao seria preciso.
Loretta disse…
Seus idiotas céticos. Vejam no you tube os vídeos do dr Fritz ( o original)
Anônimo disse…
Eu lí todos os comentários,e teve um que me chamou a atenção...Os crentes são ignorantes...os espiritas loucos..e os ateus então???Nossa,a nossa fé é o único sentimento que Deus nos exige,e cada ser humano tem o direito de expressa-la e senti-la como quiser,e onde quiser..As pessoas descrentes da vida criticam aqueles que proucuram a fé,na hora da doença,da dor..pq na hora em que estamos felizes nem agradecemos a deus por isso..não apoiamos nossos irmãos na busca de uma cura por ex,como nosso irmão citado nos comentários,pq será? pq as pessoas se acham autosuficientes em tudo,principalmente acham que são Deus e sabem tudo,o que existe e o que não existe...Não devemos duvidar de nada,não sabemos qual é o proposito de Deus para conosco,ele não se curvará á ninguem aqui na terra,por isso o segredo é o respeito para com o próximo...Que Deus vos abençõe..
Anônimo disse…
Falou tudo!
Leandro Coatio disse…
Anônimo23 de dezembro de 2011 14:41:

Não nos consideramos deuses, não confunda ateus com satanistas LaValley.
Não achamos que sabemos de tudo, nós usamos a lógica e a razão pra procurar as respostas para o que não sabemos, o fato de acharmos crentes tolos se baseia no fato de geralmente darem mais preferência a crendices que a razão.
Não devemos duvidar de nada? Então voltemos a fazer sacrifícios humanos para saciar os deuses, e também vamos deixar leite e biscoitos pro papai noel, vamos seguir sem pestanejar o que salafrários nos dizem na tentativa de nos passar a perna...
Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas. (Não me lembro agora quem disse essa frase)
E se vc duvida de MUITAS outras coisas, porque não duvida de deus? Porquê um deus é imune a dúvidas? É porque foi o líder religioso que disse q ele existe?
Sinto muito mas não engulo como verdadeiras histórias que só tem como base livros escritos sem nenhum tipo de prova ou meio de comprovar, pra mim isso se cham ficção.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço