Pular para o conteúdo principal

Governo da Holanda proíbe uso da burca em lugares públicos

O governo da Holanda anunciou ontem (16) ter aprovado a proibição do uso em lugares públicos de burca e de outras vestimentas que cubram o rosto. Esses locais incluem prédios e transportes públicos, centros de ensino e hospitais.

A decisão terá ainda de passar pelo Parlamento, onde o governo tem maioria, e pelo Senado, onde a oposição é mais forte.

A extrema-direita tem dado forte apoio, nesse caso, ao governo, que é formado por uma coalização entre liberais e democratas-cristãos.

Em nota, o governo disse que "a burca entorpece a comunicação pública e é contrária ao princípio de igualdade entre homens e mulheres".

Negou que tenha tomado uma medida contra o Islã, acrescentando que a proibição protege "a personalidade e bons costumes da vida pública na Holanda". Quem insistir em usar a burca será multado.

A proibição vale para os funcionários públicos desde 2008.

Com informação das agências.

Entra em vigor na França proibição aos muçulmanos de orar nas ruas
17 de setembro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
O problema da burca é uma questão de segurança... Não se deve deixar pessoas andarem mascaradas nas ruas das cidades grandes.
Caruê disse…
Concordo com o noviço, principalmente em países alvos de terroristas. Além disso esconder o rosto é tão ofensivo para muitos ocidentais quanto andar com os órgãos sexuais expostos.
Para nós, ocidentais, andar mascarado é tabu. Os da minha geração cresceram vendo bandido mascarado em filme de faroeste. Cobrir o rosto é cobrir suas intenções, é sonegar-se ao convívio da sociedade. O rosto é, para nós, um meio de interação social importante. Tanto assim que cicatrizes no rosto costumam ser consideradas chocantes. Não é incomum relatos de bandidos que, diante da ameaça de serem mortos por comparsas, pedem o favor de não levarem tiro no rosto, para poderem ser enterrados em caixão aberto. O rosto é valioso, agredi-lo ou ocultá-lo é algo que nos incomoda.
Anônimo disse…
Um problema análogo no Brasil são os motoqueiros. Muitos bandidos usam do capacete como máscara para realizar seus assaltos. Há diversos projetos de leis municipais visando proibir a circulação de pessoas com capacete quando não estiverem dirigindo. Vi um caso mais extremo em que o prefeito chegou a proibir o uso de capacete mesmo aos que estivessem a pilotar.
Anônimo disse…
Também acho perigoso cobrir o rosto, vai que é um barbudão facínora disfarçado? :) Mas vai lá, né, se a mulher gosta, se é opção dela (embora muitas vezes não seja, mas ela tem que ter consciência de que não é obrigada em país que impõe o islã...), ainda vai. O que a gente não tem que fazer (ou ao menos tentar não fazer) é impor nossas normas a elas, já que os trogloditas do Irã e semelhantes fazem o mesmo até com as ocidentais, obrigando-as a usar o véu... Tem que ver por esse ado, também.

Peço amigavelmente uma leitura desse artigo que escrevi hoje: http://universo-ateu.blogspot.com/2011/09/ser-ateu-e-bom-1-questao-de-valores.html

Abraços!
Headbanger Ateu disse…
Outro país que dá rumos à validação efetiva do Estado Laico.


Brasileiros, acordem. Quem faz o Estado Laico é o povo.
Anônimo disse…
Desculpe, mas não boto muita fé. Quem "faz" o povo no Brasil, por sua vez, são as Igrejas. Será que deveríamos tentar "fazer" o povo, também? Essa é uma questão crucial pro movimento secularista!
Anônimo disse…
Holanda segue o exemplo da França.
O problema do capacete do motociclista é análogo quanto ás possibilidades de abuso (bandido usar para se esconder), mas diferente quanto à motivação. Ninguém usa capacete de motociclista para fazer compras no shopping, mas as mulheres-zumbi muçulmanas querem usar burcas e outras vestimentas criadas para proteger contra tempestades de areia e sol de cinquenta graus.
Anônimo disse…
O problema do capacete é infinitamente menor que o da burca, e muito mais facilmente solucionado: é só proibir de se transitar com ele a mais de X metros da moto.

***

O curioso da burca é que ela é uma novidade no mundo islâmico, uma reacção exagerada às influências ocidentais. Antigamente só se usavam os véus para proteger-se do clima do deseto e para preservar o pudor, deixando o rosto aparente.
Anônimo disse…
Como sempre, os ventos da liberdade e democracia autênticas sopram do Norte...Terra que já conheceu a opressão férrea e sangrenta do catolicismo estrangeiro opressor; que por sua vez floresceu com a reforma mas não se deixou estagnar politicamente sob esta; a Holanda dá um magnífico exemplo de coerência ao lema dos Orange, que está escrito em seu escudo. A religião é nociva a um sistema político genuíno, pois este é o reino das liberdades individuais, em equilíbrio com o bem comum; enquanto aquela é o império do obscurantismo político, que é causa de todas as corrupções públicas e privadas: a religião destrói a liberdade tanto por via negativa , quanto pela positiva. Por um lado ela atribui os efeitos da alienação humana pelo trabalho explorado e pela ignorância ética e científica, como causa metafísica, ou pecado; por outro, ela também atribui os resultados do trabalho, da criatividade, do engenho sociais realmente produtivos e benéficos publicamente; a um suposto dom divino, administrado na terra conforme a troca de interesses e favores pelas representantes políticas desta "riqueza"...As Igrejas.
Enquanto houver religião, pelo menos a nível etnocêntrico, quer ocidental, oriental, européia, africana, asiática; enquanto a consciência coletiva for definida pela moral repressora das liberdades, inclusive a sexual; enquanto a noção de homem, a idéia de humanidade for fundamentalmente religiosa, e portanto sectária, fragmentária e separatista da verdadeira essência humana que é política, social e econômica; não haverá unidade e totalidade realmente universal.
Anônimo disse…
Que bom que mais um país resolveu eliminar de seu território o fundamentalismo religioso. Pode ter religião sim, ter fundamentalismo e submeter as mulheres e crianças a um estado de subserviência não.
LEGIÃO disse…
Deviam proibir também andar com crucifixo dependurado no pescoço. É aviltante a apreciação do sofrimento de um homem.
Anônimo disse…
Por estes ultimos comentarios voces so podem estar de brincadeira....ou melhor ,de um com Satanas!

Argumentando pelo lado secular...afinal a democracia eh bom so qdo convem ne?Eh proibir dando desculpa esfarrapada de motoqueiro assassino na Holanda para restringir um traco de profissao de uma religiao?E isso por um acaso com esta lei iria impedir dos bandidos de usarem algo q tampem o rosto na hora do crime?

Bando de hipocritas q perseguem aqueles que professam a Deus!
Anônimo disse…
Na verdade andar com rosto coberto, não sigfica fidelidade a Deus, mais parece com quem quer encobrir a sua vergonha. Jesus é o único Salvador da umanidade creia.
Anônimo disse…
Prove!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no