Williams prevê "dura batalha" para que
a fé cristã não seja vista como problema
|
A pedido da cúpula da igreja, o arcebispo Rowan Williams (foto), de Canterbury, escreveu o relatório “Desafios para o Quinquênio” no qual prevê uma dura batalha para que a fé cristã não seja vista como “um problema social”.
Isso significa, disse, que os sacerdotes terão de ser mais contundentes contra os argumentos de ateus da “linha-dura”, como Richard Dawkins e Christopher Hitchens.
O relatório -- que vai servir de pauta para a reunião -- ressaltou que é preciso “contrariar a tendência predominante” de tirar a fé da esfera pública, colocando-a “como uma questão privada”. “Este é um desafio para todas as igrejas e religiões, mas especialmente para a Igreja da Inglaterra."
O relatório afirmou que "um dos paradoxos dos últimos anos tem sido a secularização a sociedade e as tentativas de marginalizar a religião ao mesmo tempo em que ocorre um maior interesse por questões espirituais e implicações sociais e culturais da fé religiosa."
Williams disse haver uma crescente discriminação contra os cristãos, inclusive no trabalho, por causa de sua crença. Para ele, a igreja tem de agir de modo a impedir que a secularização cerceie ainda mais quem tem fé cristã.
Com informação do The Telegraph.
Filósofo britânico lança universidade secular com professores ateus.
setembro de 2011Filósofo britânico lança universidade secular com professores ateus.
Secularismo. Ateísmo.
Comentários
E a ICAR e as religiões não tem nenhum argumento real que possa refutar a tese ATEISTA de que DEUS e DEUSES são frutos do imaginario humano....
Afinal de contas nao tem nenhum prova concreta cientifica da existencia de Deus ou Deuses...
El-ELOIN-ALAH-YAVÉ-
são deuses dos Hebreus que faziam parte de lendas que começaram em torno de 4500 anos atras....
o planeta terra existe comprovadamente a 4,7 BILHÕES DE ANOS
Portanto Deus biblico existe a um segundo se comparado ao tempo da terra...
Medo...
Eu sei como a igreja anglicana age. São um dos poucos crentes que conseguem manter um debate civilizado e ainda respeitar a posição do outro. Esse arcebispo deve ser uma exceção.
Ultimamente, os ateus tem perdido o medo pois não são mais queimados em fogueiras simplesmente por pensarem diferente.
Os religiosos que antigamente tinham o poder pela força, não a tem mais.
Viva os Livre-Pensadores.
T.T vamos ser massacrados!!!
Agora, ele tem todo o direito de lutar por mais fiéis (claro, pois quanto mais fiéis, mais dinheiro), desde que seja uma luta justa sem usar a força ou desonestidade.
Nunca nenhum ateu ameaçou cristãos com alguma coisa para que se tornassem seus "irmãos".
Fracassados. Depois que surgiu a internet, o relógio que marca o fim das religiões dogmáticas começou a rodar.
tentem...
Sinceramente, como não conheço o cenário, não sei dizer se esse arcebispo é "minoria" ou "excessão", ou não. Afinal, é o arceispo de Cantebury, que, até onde eu sei, é o líder mundial dessa Igreja.
MAZUK, eu admirava profundamente a igreja Anglicana justamente pelas posiç~es liberais que você mencionoU. Mas eu não sei se você conhece as ramificações da sua Igreja no Brasil, que é de uma homofobia de arrepiar!
Enfim, não sei dizer se a Igreja Anglicana pode ser definida como uma coisa só, pois, no que eu sei, as decisões sobre ordenação de mulheres e de gays foi em âmbito mundial, echegando a dar em ameaças de cisma. Mas aqui no Brasil ainda tem gente que não aceita.
Pelo visto, este "líder" da Igreja deve fazer parte de sua "banda podre".
Abraços!
Se isso gerasse uma guerra, ateus provavelmente ganhariam de lavada, afinal, o que os religiosos iriam fazer, ficar rezando? Vê se eles não teriam medo da capacidade do intelecto dos ateus. Se dependesse da religião, os recursos que teriamos seriam o fogo, uma lança feita por uma haste com uma pedra na ponta, cavalos como montaria e olhe lá. Falando nisso, o fogo deveria ser o símbolo da igreja, pq além de ser a maior invenção que ela teria capacidade de descobrir, quando alguém discorda dela eles sempre recorrem à uma fogueira
Postar um comentário