Pular para o conteúdo principal

Igreja Anglicana anuncia reação ao avanço do ateísmo

Rowan Williams
Williams prevê "dura batalha" para que
a fé cristã não seja vista como problema
Líderes da Igreja da Inglaterra vão se reunir nos próximos dias para decidir como deve ser combatido com mais empenho o avanço do “novo ateísmo” e como defender o cristianismo da ascensão do secularismo.

A pedido da cúpula da igreja, o arcebispo Rowan Williams (foto), de Canterbury, escreveu o relatório “Desafios para o Quinquênio” no qual prevê uma dura batalha para que a fé cristã não seja vista como “um problema social”.

Isso significa, disse, que os  sacerdotes terão de ser mais contundentes contra os argumentos de ateus da “linha-dura”, como Richard Dawkins e Christopher Hitchens. 

O relatório -- que vai servir de pauta para a reunião -- ressaltou que é preciso “contrariar a tendência predominante” de tirar a fé da esfera pública, colocando-a “como uma questão privada”. “Este é um desafio para todas as igrejas e religiões, mas especialmente para a Igreja da Inglaterra."

O relatório afirmou que "um dos paradoxos dos últimos anos tem sido a secularização a sociedade e as tentativas de marginalizar a religião ao mesmo tempo em que ocorre um maior interesse por questões espirituais e implicações sociais e culturais da fé religiosa."

Williams disse haver uma crescente discriminação contra os cristãos, inclusive no trabalho, por causa de sua crença. Para ele, a igreja tem de agir de modo a impedir que a secularização cerceie ainda mais quem tem fé cristã.

setembro de 2011

Secularismo.    Ateísmo.

Comentários

Anônimo disse…
Arcebispo da Cantuária, o cara que adora zombar da religião concorrente, católica, nos momentos piores, olha só a expressão de demente desse homem, parece um imã do Irã com mente mais pérfida ainda. ALiás, a Inglaterra era conhecida pelos antigos romanos como a Pérfida Albion.
Anônimo disse…
Só fazem 2 seculos que os seres humanos começaram a entender que nao foi Deus que criou o mundo porra nenhuma....e que a gibiblia nao passa de um livreco de estórias....

E a ICAR e as religiões não tem nenhum argumento real que possa refutar a tese ATEISTA de que DEUS e DEUSES são frutos do imaginario humano....


Afinal de contas nao tem nenhum prova concreta cientifica da existencia de Deus ou Deuses...


El-ELOIN-ALAH-YAVÉ-

são deuses dos Hebreus que faziam parte de lendas que começaram em torno de 4500 anos atras....

o planeta terra existe comprovadamente a 4,7 BILHÕES DE ANOS

Portanto Deus biblico existe a um segundo se comparado ao tempo da terra...
Anônimo disse…
como combater o ateísmo??? por acaso vão dar um jeito de esconder e desfazer todo o conhecimento do mundo? bom, já tentaram neh, mas como isso obviamente é impossível o que sobrou foi a violência. Resta saber quanto tempo vai levar para isso se repetir.
Quero ver até onde vai a arrogância deles...
Anônimo disse…
É meu povo... Esses caras estão querendo acender as fogueiras de novo...
Mazuk Morais disse…
Nossa Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é 100% ecumênica e do mesmo jeito que respeitamos e dialogamos com outros cristãos, outras religiões, dialogamos sempre e respeitamos os que não creem. Penso que a publicação acima deve estar equivocada quanto à Igreja Anglicana não respeitar o diferente pois até homossexuais ordenamos juntamente com mulheres que são discriminadas igualmente por boa parte do cristianismo...
Mazuk Morais disse…
Agora se é uma posição pessoal do Arcebispo da Cantuária ele deve ser respeitado como todo cidadão é por ter o direito de pensar... Já eu considero os Ateus mais humanos que muitos cristãos deveriam ser.
Anônimo disse…
Eles estão com medo do secularismo?
Eu já estou até imaginado os crentes com tochas e foices, aos montes, gritando: "QUEIMEM OS HEREGES, QUEIMEM OS HEREGES!".

Medo...
MAZUK

Eu sei como a igreja anglicana age. São um dos poucos crentes que conseguem manter um debate civilizado e ainda respeitar a posição do outro. Esse arcebispo deve ser uma exceção.
Anônimo disse…
Sempre houveram os hereges, agora mais do que nunca, devido ao avanço da ciencia (não graças aos religiosos).

Ultimamente, os ateus tem perdido o medo pois não são mais queimados em fogueiras simplesmente por pensarem diferente.

Os religiosos que antigamente tinham o poder pela força, não a tem mais.

Viva os Livre-Pensadores.
AlyneS2 disse…
Eita, a terceira guerra mundial vai começar^^
T.T vamos ser massacrados!!!
Anônimo disse…
Dentre as igrejas cristãs a igreja anglicana é a mais tolerante de fato.Esse arcebispo estaria na contra-mão.
Izaque Bastos disse…
o problema pode estar invertendo, os que lutam contra a discriminaçao que afirmavam sofre-la, hj sao os que discriminam...
Manoel Machado disse…
Isaque, sinto muitíssimo que a razão seja mais firme em eivdências e argumentos lógicos do que a fé...

Agora, ele tem todo o direito de lutar por mais fiéis (claro, pois quanto mais fiéis, mais dinheiro), desde que seja uma luta justa sem usar a força ou desonestidade.

Nunca nenhum ateu ameaçou cristãos com alguma coisa para que se tornassem seus "irmãos".
Anônimo disse…
Acho que o que está acontecendo é que lentamente as pessoas estão acordando para a realidade de que ser religioso não é sinônimo de santidade, respeito, amor, fé em Deus e nos seus ensinamentos, haja vista as inúmeras atrocidades que esses religiosos de carteirinha tem cometido durante todo sua existência, a começar pela pedofilia, ganância, intolerâncias que tem resultado em sangrentas guerras e assassinatos. O povo está mais cético o que é muito bom, ademais a própria bíblia diz:"maldito o homem que confia no homem" Fatima.
Anônimo disse…
Nunca vi Budistas reclamando do secularismo. Sabe por quê? Não é em virtude do budismo ter vertentes ateístas. A verdade é que o budismo se revela mais como "filosofia" de vida do que como dogmatismo religioso. No ocidente, salvar a sua alma é mais importante do que respeitar seu direito de crença. Um disparate total.

Fracassados. Depois que surgiu a internet, o relógio que marca o fim das religiões dogmáticas começou a rodar.
Ruggero70 disse…
Interessante esse arcebispo se colocando na posição de vítima... A única ameaça a eles, teístas, é: quanto mais ateus, menos gente para sustenta as igrejas.
Anônimo disse…
"A única ameaça a eles, teístas, é: quanto mais ateus, menos gente para sustenta as igrejas. "[2]

tentem...
Anônimo disse…
E eu achava a Igreja Anglicana toda bonitinha por suas posições liberais...
Sinceramente, como não conheço o cenário, não sei dizer se esse arcebispo é "minoria" ou "excessão", ou não. Afinal, é o arceispo de Cantebury, que, até onde eu sei, é o líder mundial dessa Igreja.

MAZUK, eu admirava profundamente a igreja Anglicana justamente pelas posiç~es liberais que você mencionoU. Mas eu não sei se você conhece as ramificações da sua Igreja no Brasil, que é de uma homofobia de arrepiar!
Enfim, não sei dizer se a Igreja Anglicana pode ser definida como uma coisa só, pois, no que eu sei, as decisões sobre ordenação de mulheres e de gays foi em âmbito mundial, echegando a dar em ameaças de cisma. Mas aqui no Brasil ainda tem gente que não aceita.
Pelo visto, este "líder" da Igreja deve fazer parte de sua "banda podre".

Abraços!
Anônimo disse…
Nossa, como é bom saber que o povo está abrindo os olhos, isso significa: Adeus religião!
Se isso gerasse uma guerra, ateus provavelmente ganhariam de lavada, afinal, o que os religiosos iriam fazer, ficar rezando? Vê se eles não teriam medo da capacidade do intelecto dos ateus. Se dependesse da religião, os recursos que teriamos seriam o fogo, uma lança feita por uma haste com uma pedra na ponta, cavalos como montaria e olhe lá. Falando nisso, o fogo deveria ser o símbolo da igreja, pq além de ser a maior invenção que ela teria capacidade de descobrir, quando alguém discorda dela eles sempre recorrem à uma fogueira
EMPORIO DO VIDRO disse…
os cavalos estão se extinguindo, são jorges estão ficando preoculpados, vão andar a pé
EMPORIO DO VIDRO disse…
seria preocupados???

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Presidente do STJ nega que tenha proibido enfeites de Natal

Pargendler disse que a notícia foi veiculada sem que ele fosse ouvido Com atualização em 14/12/2011  Ari Pargendler (foto), presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), emitiu nota hoje (14/12) negando que tenha proibido a colocação de enfeites de Natal nas dependências desta Corte. A notícia, que agora se revela falsa, foi divulgada no dia 11 pelo jornalista Claudio Humberto, do Jornal do Brasil, com a explicação de que a decisão de Pargendler tinha sido para cumprir a Constituição, que estabelece a laicidade do Estado. Pargendler também desmentiu informação publicada na Folha de S.Paulo segundo a qual ninguém mais poderia usar no STJ “sandálias tipos gladiador” e “calças jeans”. Na verdade, de acordo com a nota do presidente do STJ, a proibição só vale para o uso de chinelos “tipo havaianas”. Com informação do STJ . Liga de Lésbicas do Sul pede a retirada de crucifixos de prédios públicos. outubro de 2011 Religião no Estado laico.

Charge de jornal satírico francês mostra Maomé pelado de bunda para cima

Livro islâmico diz que ninguém pode  ver Maomé pelado Ayesha, uma das esposas de Maomé, a preferida, teria dito que ninguém, nem ela, jamais viu o profeta nu, porque quem presenciasse tal cena ficaria cego na hora. O relato dela está no reverenciado (pelos muçulmanos) livro Ash-Shifa.