Pular para o conteúdo principal

Vaticano quer aliança com muçulmanos contra secularismo

Tauran: "É nosso dever passar
 os valores morais aos jovens"
O cardeal Jean-Louis Tauran (foto), presidente do Conselho para o Diálogo Inter-religioso, do Vaticano, enviou carta a líderes muçulmanos propondo uma aliança para enfrentar “os desafios do materialismo e da secularização”.

“Trata-se de uma realidade que cristãos e muçulmanos consideram ser de primordial importância”, escreveu o cardeal. “[...] Deus nos guia no nosso caminho!”

A carta foi enviada recentemente, ao final do Ramadan, que é um ritual de jejum dos muçulmano. Nela, Tauran escreveu que é “nosso dever” ajudar os jovens na descoberta dos valores “humanos e morais” e saber diferenciar  “o bem e o mal”.

O “mal” no caso, conforme o cardeal deixa subentendido, é o secularismo, que, segundo ele, ameaça as atividades religiosas.

“Não podemos deixar de denunciar todas as formas de fanatismo e intimidação, os preconceitos e as polêmicas, bem como a discriminação de que, às vezes, os crentes são o objeto, tanto na vida social e política, bem como nos meios de comunicação de massa”, acrescentou.

A carta surpreende por dois motivos. Primeiro: Igreja Católica e Islã são rivais há pelo menos 13 séculos e a disputa de influência entre as duas religiões tem se acirrado nos últimos anos. Segundo: no ano passado, o Vaticano abriu um canal de diálogo com ateus e secularistas para que haja uma convivência pacífica.
Com informação do TwoCircles.net

Comentários

Israel Chaves disse…
O desespero está chegando em um nível épico!
Herege disse…
Mulheres protejam seus clitóris.
É Israel, desespero mesmo... do jeito que vai, logo logo o Vaticano começa a apoiar medidas "extremas" contra o secularismo..
Aurelio disse…
Calma, isso ainda não é o fundo do poço!...
Falta unir forças com os satanistas.
Headbanger Ateu disse…
Eu acho que não vai dar em nada... islã e cristianismo são religiões imperialistas, e se as duas se unirem com o fim de "combater" o secularismo, será apenas mais uma evidência de tal imperialismo. O interesse é político e não "espiritual".

O Vaticano é muito mais poderoso do que se imagina.
LEGIÃO disse…
Eu chamo isto de "A FÓRMULA ROMANA".

O Cardeal Tauran age como seu Messias, o Imperador Constantino. Está buscando aliança com um inimigo, combatido por séculos, para vencer um inimigo ocasional.

Se é verdade que a História se repete, no final a ICAR vai ter de aceitar filosofias islâmicas.

Talvez estejamos presenciando o surgimento de uma nova religião.

Entretanto, se a História não se repetir, ambas se destruirão mutuamente.
Abbadon disse…
Quais sao os "valores morais" que os cristãos e muçulmanos tem a oferecer à sociedade, haja visto o passado dessas religioes ?
Anônimo disse…
Isso é um perigo para o humanismo, a democracia, as liberdades individuais e o pensamento livre.
Headbanger Ateu disse…
Valores morais cristãos:

- O não-uso da camisinha;

- "condenar" ou "excomungar", tanto no seio familiar como social pessoas como homossexuais, umbandistas e descrentes;

- destruir a liberdade de pensamento próprio daqueles que não possuem uma religião ou possuem outras crenças (a exemplo do que fizeram com os índios no período da colonização), impondo a crença cristã;

- garantir interesses de ordem político-social, a bem de seus adeptos, por se tratar de religião imperialista; e

- encobrir qualquer erro, crime ou contravenção por parte de cristãos, pois segundo este credo, "ninguém é perfeito" e todos devem reconhecer isso.

Há diversos outras "morais", é claro...


Valores morais do islamismo:

- apedrejar mulheres que cometerem adultério;

- em determinadas situações, homens possuem o "direito de vida e morte" sob as mulheres, como se elas fossem literais objetos;

- garantir interesses de ordem político-social, a bem de seus adeptos, por se tratar de religião imperialista;

- executar penalidades de controle social em caráter cruel tais como amputação, chibatadas e afins; e

- em alguns casos, guerrear e combater (luta armada) aqueles que não são islâmicos, pois esses são contrários à difusão do "verdadeiro islã".

Muito da "moralidade" dessas religiões é conhecido. Basta um pouco de leitura e observação do quanto é aplicado na prática.
Bia Alencar disse…
Para se aliar ao inimigo, isso significa que nós estamos causando sérios problemas a este povo.
Daqui alguns anos, vamos voltar para época das cruzadas. Vamos ser a culpa do mal do mundo ¬¬'

Quando mais as mentes se abrem, Mais desesperado o Vaticano fica.
Anônimo disse…
Eles estão realmente desesperados por causa de meia duzia de neoateus barulhentos...huahuahauahau.

Que esperem chegar o resto da turma.

1 mentira + 1 mentira = 1 mentira beeeeeeeeem maior e mais fácil de derrotar.


JL
Anônimo disse…
Discurso dos derrotados.
Anônimo disse…
Agora vão querer queimar antes de explodir.
Caruê disse…
´´Agora vão querer queimar antes de explodir.``
uhahuauhahua
AlyneS2 disse…
Tadinhos, estão com medo da minoria kkkkkkk
T.T mas agora eu estou com medo. E se eu levar chibatadas, ou levar apedrejamento...oh não, eles podem querer trazer o tempo da fogueira de volta O.O
Anônimo disse…
Haja madeira para fogueiras!
Avelino Bego disse…
O inimigo do meu inimigo é meu amigo.
Anônimo disse…
Antigamente moviam-se imensas quantidades de pessoas e recursos materiais no confronto e combate entre essas duas religiões. Hoje elas se unem...

Calma, isso ainda não é o fundo do poço!...
Falta unir forças com os satanistas. [2]
Anônimo disse…
Não se preocupem, amigos céticos, ateus e secularistas. Depois que eles, unidos, nos matarem, eles começarão a se matar entre si. ELES ADORAM UMA GUERRA SANTA BEM SUJA E SANGRENTA, para provarem o amor que eles têm a deus!
Charles disse…
É a fome e a vontade de comer...
Anônimo disse…
Isso é total desespero mesmo a ICAR não quer perder o posto de maneira nehuma, se ele fosse de verdade uam instituição religiosa não estava preucupada, o que ela quer é poder polico iguala ela tinha na idade media, essa de combater o secularismo não passa de uma ideia de totalitarismo velado, que é o que a ICAR sebre pretendeu, vide a tetativa de golpe no Brasil nos anos 80!!
É, meus amigos.

A Nova Inquisição se aproxima, e ninguém estará seguro.
O Cardeal Tauran, obviamente, comeu cocô. A aliança entre um lado decadente e outro que se fortalece só pode resultar na destruição do primeiro. Não há aliança possível entre os dois lados, pois tal aliança fatalmente favorecerá o lado mais forte.

A única possibilidade de sucesso da aliança conta com o fato de não haver uma "igreja" muçulmana centralizada e dotada de credibilidade.

Mas mesmo isto está mudando. A Arábia Saudita fornece ao mundo cidades sagradas, uma língua sagrada e uma ideologia oficial (o wahabismo). Juntando tudo, temos que a Arábia Saudita tem tudo para ser a Nova Roma.
Anônimo disse…
Muito dificil, senão impossível que haja alguma aliança entre pedófilos e homens/mulheres bombas se desde a idade média se digladiam em cruzadas. Realmente para eles é bem melhor estar nas mãos do demônio do que no caminho dele, assim disse um guia no Egito antigo.
carlosqevedo disse…
se até o império acabou porque a ICAR se recusa a seguir o caminho natural? quem diria que eu estaria vivo pra ver o fim da besta católica? como diz no apocalipse: caiu a grande besta, caiu e foi grande a sua queda!!!
preocupa não Igreja Catófila, ou seria pedólica? o ateísmo tá fazendo com voces o que voces fizeram e fazem com o ratioflay inocente dos coroinhas.
Anônimo disse…
seus ateus imbecis, quando vocês dizem isso sobre a igreja estão conspirando contra cristo também, tenho dó de vocês,muitas vezes + do que os próprios protestantes,enfim, vocês estão nas garras do diabo se continuarem apoiando a secularização.
por acaso será que vocês não sabem o que cristo sofreu por nós seus ignorantes?
se ajoelhem diante de deus e peçam perdão é o mínimo que podem fazer.
VIVA A IGREJA , VIVA A CRISTO E VIVA AO PAPA.
It's nobody disse…
http://bornagainpagan.com/photos/006-atheism-labdudes.jpg
C. disse…
Ei anônimo: HAHAHAHAHAHAHA.
O que eles querem é lucrar com turismo em Israel, mas é no mínimo um tiro no pé os chatólicos se associarem aos muçulmanos...
Anônimo disse…
Não alimentem os trolls
Leandro disse…
Que se queimem e se explodam.
É bem melhor que eles mesmos se destruam, basta confundi-los mais e eles vão tomar atitudes extremas e autodestrutivas.
Anônimo disse…
O “mal” no caso, conforme o cardeal deixa subentendido, é o secularismo, que, segundo ele, ameaça as atividades religiosas.

Na boa, não é o secularismo, mas o sistema que está regendo este mundo → capitalismo, ou seja, os jovens precisam mesmo aprender que pessoas não são coisas, que não podem ser usadas como coisas.

O Paulo forçou agora e mostrou que a ética e o respeito ficou em segundo plano em sua análise
maikon disse…
Aliança perigosa essa...
Anônimo disse…
Na minha religião nós devemos currar Cristo ejaculando em seus orifícios para simbolizar a eterna aliança.

MODERADORES: Eu gostaria que fosse respeitada minha religião e que meu comentário não fosse apagado, pois essa é minha crença e estamos em um país com liberdade religiosa.
Anônimo disse…
uahsuash Verdade!
Anônimo disse…
Gostei muito dos seus argumentos.
Falou a pura verdade!
Anônimo disse…
O secularismo ameaça as atividades religiosas? Hum, olhando para o Oriente médio e outra partes muçulmanas deste mundo, eu diria que o que mais inibe atividades cristãs é o islamismo! No Oriente Médio um cristão não pode construir uma casa mais alta que as casas dos vizinhos muçulmaníacos. Segundo um religioso saudita, todas as igrejas que existem na Península Arábica tem que ser destruídas e os cristãos expulsos. Na Arábia Saudita não existe nenhuma igreja, culto cristão é proibido, importar bíblias e literatura cristã - nem pensar! Se num país islâmico, uma igreja for destruída, os escombros tem que ser removidos e o lote tem que ser passado para as autoridades islâmicas. Não é possível re-reguer a igreja. Qunatas igrejas foram destruídas e iincendiadas por muçulmanos e quantas delas por ateus? Agora culpar a secularização como causa principal, é ridículo! Os países que mais perseguem cristãos são os comunistas e os muçulmanos. E não os laicos! Ou já ouviu algo sobre perseguição na Suécia, Noruega, Finlânida ou Holanda? Eu tb não! São países cheios de ateus e agnósticos... E outra: a igreja católica cresce rapidamente na China, o crescimento mais rápido do mundo acontece lá!
Susan_Mendez disse…
Eu ri. Boa ideia!
Anônimo disse…
Seu Cristo de M... só veio trazer mais morte ao mundo, assim como Maomé, seu crente imbecil e fora da realidade.
Anônimo disse…
Afastemo-nos enquanto os porcos e os cães se matam pelo poder (sim, no fim das contas, A Revoluçao dos Bichos devia estar falando dessas religiões. Orwell era mesmo um visionário).

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Lúcia surta, pisoteia a Bíblia e mata filho com 15 facadas

Os policiais tiveram de arrombar a porta de apartamento no bairro do Jaguaré, zona Oeste de São Paulo, mas já era tarde. Quando entraram, viram Maria Lúcia Rufino, 43, dando facadas em seu filho de 19 anos, o estudante Leonardo Macedo Gadducci . A foto ao lado é uma reprodução de profile do rapaz no Orkut. Maria Lúcia estava em crise psicótica. Ou doida, como diziam os vizinhos na última terça (18). Já no começo da tarde, os vizinhos perceberam que ela estava estranha. Lúcia chamou as pessoas para orar, mas começou a falar do diabo, até que começou a pisotear a Bíblia. Chamaram uma ambulância, que não apareceu. Então a mulher disse que precisava matar um dos seus filhos três filhos, para um “bem maior”, conforme relata o G1. Um dos irmãos do Leonardo de 10 anos e outro, 13. Embora aparentemente em transe, a mulher parecia determinada. Alguém precisava fazer alguma coisa, porque uma tragédia estava para ocorrer. Chamaram a polícia e deixaram-na com os filhos. Os PMs primeir