Matâmoride também é de
um fórum inter-religioso
|
Matâmoride informou já ter comunicado ao presidente da Assembleia que o projeto de lei é inconstitucional porque o artigo 5º da Constituição protege a liberdade de culto, o que inclui as suas liturgias.
Para ele, o projeto de lei 992/2011 é uma “hipocrisia”. “Todo mundo defende animalzinho, mas ninguém deixa de usar sapato de couro.”
O religioso afirmou que, se o projeto for aprovado, também terá de ser proibido o sacrifício de animais por ocasião da passagem do Natal, dos cristãos.
O deputado cristão e vegetariano Feliciano reconheceu que o seu projeto de lei é polêmico, mas disse que não vai desistir dele porque os descontentes são uma minoria.
“Não quero cercear a liberdade de culto”, disse. “Mas o que deve valer é o interesse da sociedade, e não de uma classe.”
O projeto prevê multa de R$ 5,2 mil para cada infração -- o valor dobra no caso de reincidência. Ele só irá a plenário para votação se for aprovado pelas comissões da Assembleia, em uma tramitação que pode durar meses.
Nos últimos anos, o abate religioso passou a ser mais questionado por ativistas de proteção aos animais de países europeus.
Na Holanda, por exemplo, a Câmara dos Deputados aprovou em junho uma lei que proíbe essa prática. Agora a lei terá de ser confirmada pelo Senado para que possa entrar em vigor.
Com informação da EPTV.
Não existe sacrifício de animais nos rituais do Candomblé
por Eduardo Pereira Odùdúwa em outubro de 2011
Rabino acusa Holanda de preconceito por proibir abate religioso
junho de 2011
Abate religioso. Violência contra animal.
Comentários
Enquanto ao Natal, ele não e um feriado religiosos a um bom tempo; Ele tem significado diferentes para vários tipos de grupos. O argumento dele e invalido.
Tenho uma idéia, vamos cortar o pescoço dele e deixar que sangre até a morte em ritual litúrgico da minha seita: a seita cheque!
Animal por animal, o que vale é a liberdade de culto!
Sara vai, Tata!!!
O Peru pode ser sacrificado no Natal porque vai ser consumido na Seia.
Sugiro ao Presidente Tata Matâmoride o seguinte procedimento, para burlar essa legislação:
- Mudar o nome dos cultos para "Seia";
- Sacrificar os animais antes da "Seia";
- Quando os cachorros do governo chegarem aos templos, não verão sacrifício de animais DURANTE O RITUAL RELIGIOSO.
Axé!!!
Acho que você quis dizer CEIA, não?
E "embranquecimento" é brincadeira sua, né? Faça-me o favor. Não pense que eu acho que a causa dos negors é melhor e nem pior que a dos animais violentados, ou dos judeus, ou dos homossexuais, ateus, nordestinos, africanos, etc. Não vejo razão para nenhum ser ter tratamento melhor ou pior que outro.
Não que eu as ache grande coisa (um monte de superstições primitivas, é o que são, mas o que são as "religiões" se não isso também). Longe de mim ser um ateu politicamente correto que defende a umbanda (kkkk), mas me parece clara nessa lei a intenção discriminatória contra as religiões afro.
Por isso, em vez de perceber a lei como um avanço da laicidade e da racionalidade, eu a vejo como um avanço na agenda teocrática dos políticos filiados a denominações cristãs. Abramos o olho.
Primeiro eles vieram atrás dos afro-brasileiros e eu não me importei, porque não sou afro-brasileiro. Depois eles vieram atrás dos índios e eu não me importei, porque não sou índio. Depois eles vieram atrás dos rastafáris e eu não me importei, pois não sou rastafári. Depois eles vieram atrás dos hinduístas e eu não me importei, pois não sou hinduísta. Então eles vieram atrás de mim e eu estava sozinho, sem ter aliados com quem pudesse somar forças.
Perceba bem a lindeza dessa frase, O que deve valer é o interesse dos cristãos, não de uma seita qualquer. Macumbeiros não fazem parte da sociedade.
José Gouvêa foi direto no ponto, só lembrando que a pouco tempo atrás era cadeia pra quem praticava Umbanda/Candomblé.
Outra coisa parecida com esse cerceamento é a tal da lei do "charlatanismo", ora, e as outras religiões, não são charlatanismo? Não inventam mentiras e milagres para ganhar dinheiro e seguidores do mesmo modo?
Essa lei atual contra charlatanismo também é outra ofensa a laicidade e a liberdade de crença, só serve pra "quebrar a concorrência" de novos cultos e religiões:
o Urandir é caçado da policia por "charlatanismo",
já os pastores da universal que fazem "desencapetamento" e "descarrego" não são,
os padres que transmaterializam o sangue de seu deus na sagrada eucaristia(é o sangue e o corpo, dizer que é apenas um "simbolo" é heresia das mais pesadas) não é considerado charlatanismo,
as curas divinas nas igrejas e os exorcismos não são charlatanismo.
Já ciganos não podem fazer seus cultos que são presos por charlatanismo.
Todas as religiões são grande embuste, mas você só é considerado charlatão, criminoso e ladrão quando não tem "igreja" no nome do seu estabelecimento ou não tem uma cruz gigante em cima do telhado.
So serve para quem esta fragilizado de alguma forma
Quem esta de bem com a vida pouco se importa com elas.
Cada uma tem um ritual , mas todos são ridiculos.
Todos.
ficar sacrificando animais por motivos estúpidos e banais não pode ser jamais aceitável
Ele só está sendo coerente com sua causa.
Os motivos deles são válidos, tão válidos quanto um católico se ajoelhar na frente de um santo, e um judeu acender as velas no shabat,é questão de fé.
Quanto aos animais em sí, não é pior ser sacrificado num ritual que para aquelas pessoas faz sentido, do que ser morto para ser transformado em lanchinho no McDonald.
Isso é ridículo.
O que está em jogo aqui não é a liberdade de ser um imbecil, é proteger o direito de inocentes, nesse caso animais, que têm tanto direito à vida quanto as pessoas.
Quando se mata para comer é diferente de quando se mata por diversão, e nesse caso, é por diversão sim. É só um bando de malucos querendo aparecer para outro amigo imaginário insano. Não é por ser uma religião africana, seria tão ridículo quanto se fossem cristãos, judeus, muçulmanos ou qualquer outra coisa. Ninguém tem o direito de interferir no direito dos outros por causa de suas próprias superstições.
Esse povo usa liberdade de culto como desculpa para poder fazer qualquer coisa, é igual aos evangélicos que querem usar liberdade de culto como desculpa para serem homofóbicos, muçulmanos que usam liberdade de culto para entrarem com burcas em lugares onde é proibido usar algo que dificulte a identificação, e assim por diante.
Já está mais do que na hora de sairmos da idade média. E qualquer um que tenha um deus, seja ele qual for, que exija sacrifícios, sejam eles quais forem, não merece respeito.
se vc não considera estúpido e banal matar animais em rituais religiosos (considera que estúpido e banal é só na minha cabeça), vc é uma pessoa pequena e miserável mas mesmo assim eu respeito seu ponto de vista e tb respeito sua condição de pequeno(a) e miserável
no livro "shiva e dioniso" ele vai mais longe:
ele afirma que nosso tempo está cheio de violencia exatamente pela falta de sacrifícios.
No meu entendimento, existe uma diferença muito clara entre os dois tipos de animais que você exemplificou. Eu acho errado matar macacos, baleia, bois, galinhas, etc, por diversão, e sendo que nenhum deles nos causa nenhum mal. Não há nenhum motivo para nos liramos deles.
Já baratas e mosquitos da dengue são parasitas e vetores de doenças, que prejudicam nossa saúde. Matá-los é por defesa.
Se galinhas entrassem na minha casa quando estou dormindo e sujassem tudo, me transmitindo doenças, eu colocaria armadilhas e veneno para acabar com elas. É auto-defesa, é um motivo completamente diferente de diversão.
Se as baratas não fossem parasitas que prejudicassem nossa saúde, eu também as defenderia.
Hipocrisia é deturpar a realidade para defender os próprios interesses supersticiosos.
Pela última vez: Matar outros animais é algo que faz parte do ciclo da vida. Matamos para nos defender, para nos alimentar. Isso não é errado.
Errado é matar por prazer, para saciar os fetiches de seus amigos imaginários.
E eu adoro quando apelam pra liberdade de culto. Como de todo tipo de culto devesse ser permitido. Eu já acho um absurdo deixarem alguns grupos religiosos falarem umas barbaridades por aí, mas queria saber a opinião deles mesmos se eu iniciasse um culto que exigisse o sacrifício de um menino virgem por semana, por exemplo.
Já que é para existir religião, todas elas deveriam evoluir para um sacrifício final, como fez o Cristianismo. Ou seja, se cada um matasse seu deus, não haveria necessidade de matar mais nenhum animal ou gente.
As Religiões Africanas não evoluem.
É claro que não se vê ninguém comendo o cérebro de defuntos, mas tais denominações poderiam evoluir em doutrina e em estética.
É tão nojento ver as pomba-giras rolando no sangue de animais mortos, misturando-os com bolos, pudins e outros alimentos ofertados pelos crentes.
O Espiritismo deveria ser o próximo nível para o qual se converteriam todos os adeptos da Umbanda, Quimbanda e Candomblé, mas se tornou uma doutrina elitizada.
Talvez a proposta idiota desse político leve os praticantes dessas crenças a um novo nível de progresso.
Quanto a se preocupar com o que eu penso, "Negão Avantajado", devia cogitar que os promotores do projeto talvez também não se preocupem com o que você ou os seus pensem. Se é pra ser assim, então vai chorar na cama que é lugar quente. Do contrário, se esforce para manter uma discussão saudável.
Sem mais.
Como?
Cada grãozinho de arroz ou qqr outro resto de comida, o óleo dos pratos e panelas e muitas outras coisas vão para os rios e matam os peixes por falta de ar.
O que me dizem disso?
Além disso: quem disse que um animal em parte oferecido a uma divindade e em parte consumido pelos fiéis sofre menos que os animais na fila de um matadouro de frigorífico?
E para os que querem corrigir o português de alguns, talvez por irresponsabilidade tua e de tantos outros, não puderam estudar.
Will T'Ogun (loiro e de olhos claros, portanto não sou afrodescendente)
Vamos proibir também o churrasco porque é uma festividade cruel e sanguinolenta que usa animais sacrificados para mera diversão e prazer gustativo humanos.
Hipocrisia, autoritarismo e preconceito religioso tem limite.
E só imitando crentelha, que adora usar argumento de autoridade barato(mas dessa vez baseado em fatos reais), um grandioso homem da nossa historia era vegetariano e amava profundamente os animais:
""Do you know that your Führer is a vegetarian, and that he does not eat meat because of his general attitude toward life and his love for the world of animals? Do you know that your Führer is an exemplary friend of animals, and even as a chancellor, he is not separated from the animals he has kept for years?...The Führer is an ardent opponent of any torture of animals, in particular vivisection, and has declared to terminate those conditions...thus fulfilling his role as the savior of animals, from continuous and nameless torments and pain. ""
Eu admito que não dou a minima para animais não-humanos, prefiro mil vezes defender a liberdade dos humanos e ser contra esse autoritarismo baseado em crenças preconceituosas; prefiro ser contra essa lei tosca que fede a ódio religioso, xenofobia, racismo e preconceito.
A unica forma de defender a minha liberdade é defendendo a liberdade do outro. Se não quero ser caçado por ser ateu, não vou apoiar a caça a "macumbeiros" ou a qualquer outra religião.
"Você sabia que seu Führer é um vegetariano, e não come carne por causa da sua visão em relação a vida e seu amor pelo mundo dos animais?
Você sabia que seu Führer é um amigo exemplar dos animais, e até mesmo como um chanceller, ele não se separou dos animais que ele possui a anos?
... O Führer é agressivamente contra qualquer tortura de animais, em particular a vivisecção, e prometeu acabar com tais condições... assim completando seu papel como salvador dos animais, das constantes e inomináveis torturas e sofrimento."
Não se disse aqui que um animal sofre mais ou menos na fila de um matadouro, apenas se discute a razão pela qual o animal morre.
falar que a amazonia e nosso "pulmao" e no minimo falta de informacao. as plantas, alem de fazerem fotossintese, tambem respiram. a amazonia (parte nao desmatada) e um bioma em equilibrio, ou seja, consome o q produz. Correto seria dizer q as algas marinhas sao o "pulmao do mundo"
E este sera que então é menos crual que os de raiz afro brasileira ou africana como eu? Santa hipocrezia? E o Mac Donaldas, sera que eles tem uma arvore de hamburguer?
Peço a todos que tem bom senço e que não queiram ser escravos dos falsos profetas de outras regiliões fanáticas e fundamentalistas, que em peso votem contra, que observem bem os politicos de bancada evangelica que em verdade instigam e confundem tais grupos a pensar que tortura e assassinato tem hvaer com nossa religião! E imploro a todos desta religião que se manifestem, não é hora de desunião ou criticas pessoais ao povo da religião Afro vinda de nós mesmos, é hora de dar a mão e todos entrarmos com uma ação publica por discriminação, pois isto sim é crime e prevista multa e reclusão! Porem é importante saber que nenhuma lei pode ser maior que a constituição, e nela temos direitos, lutemos por eles. Deixo meu email para junto com o bravo guerreiro Tata unirmos força contra este crime de preconceito, esta caça as bruxas, disfarçada de bandeira protecionista, sendo que estes se ouvissem meia hora sobre a nossa cultura e tradição certamente nos aplauderiam por final, email: baba_odusola@odusola.com fone:15-3021-1160
Na minha singela opinião, o que precisa ser discutido é o problema do mal uso dos animais para satisfazer interesses humanos, sejam eles financeiros, religiosos e até de sobrevivência.
São muitas opiniões e concepções diferentes, o problema é que o homem acredita ser MELHOR(superior, mais evoluído, imagem e semelhança de um deus) que todos os outros animais e isso lhe dá o direito de subjugá-los.
Pouco a pouco vamos chegar lá... muita coisa já mudou e há muitas outras que também irão. Contra fatos não há argumentos e, dia após dia, o ser humano irá aprender a livrar-se desse sentimento de superioridade!
Quanta hipocrisia! Todo mundo fala mal do macumbeiro pq ele mata uma galinha e a oferece ao seu deus, mas no fim de semana todo mundo vai à churrascaria se empanturrar de outros animais sacrificados em prol da sua gula.
Sem espantalho por favor, sou ateu; conceito de superioridade é subjetivo e "adverbio"(se é superior "em algo", em uma característica, não apenas superior e ponto); "mais ou menos evoluído" é uma interpretação totalmente errada do que é evolução e seleção natural.
Mas me dou o direito de subjugá-los por racionalidade(oposto de emotividade, de não o fazer algo por achar bichinhos "fofuxos"), animais matam outros animais, matam os da própria especie, animais matam sim por outros motivos além da alimentação, animais morrem, são instintos, sempre foram e sempre vão ser, isso é natural, e os humanos FAZEM SIM PARTE DA NATUREZA, SOMOS ESPECIES ANIMAIS, DUOLOGIA "HUMANIDADE VS NATUREZA" É FALSA, É MERO CHAUVINISMO, SOMOS NATUREZA E NATURAIS TANTO QUANTO UM LEÃO NA SELVA É; não vejo além da falacia do apelo a emoção nenhuma razão a ser contra a morte de outras especies(a defesa da não-violência na especie humana é uma questão de evolução da sociedade humana em si e como um todo, não apenas moralismo barato e emotivo), como disse, somos animais, e se achamos normal um animal matar outro animal(leão vs zebra), logo por sermos animais tambem, não deve haver dois pesos, duas medidas.
Ou leões tem que fazer o "abate 'humanitário'" nas suas presas também?
Pelo contrario, acho que se diferenciar dos outros animais, de se achar uma especie superior, um deus acima dos meros animais inferiores que não sabem se cuidar, é que está por trás dessa tal "defesa dos animais"`.
As outras especies que se defendam e que arranjem(e irão) modos de sobreviver ao ecossistema atual(este com humanos); sobrevivência do mais adaptado, funciona à 2 bilhões de anos, não é por uma unica especie petulante que vai parar de funcionar agora, sou a favor da sobrevivência da vida, não dos seres vivos individuais ou de certas especies(já que todos os indivíduos animais vão morrer um dia, apenas a vida em si continua).
E ainda estou na espera de algum argumento que não seja "eles são fofuchos e sentem dor" para ser um eco-chato "pro-animais".
E Gabriel, não é apenas hipocrisia, nesse caso especifico é preconceito religioso mesmo.
"Macumbeiro tem que ir pra cadeia que o lugar deles."
E para exclarecer voce meu querido, palavra Macumbeiro, deveriva da palavra Macumba, o mesmo que rumba ou Maraca, que significa instrumento musical ou dança! Eu sou religioso e não macumbeiro, e devo ter em constituição meus direitos garantidos, e voce deveria lutar por mim, pois amanhã aparece outra ainda mais intolerante que não o permitira ler sua biblia, ou como no passado voce que se diz Ateu, voltara a ser considerado herege e pode voltar a ser queimado na fogueira! Lamentavel que em pleno seculo 21, ainda estejamos discutindo temas tão medievais, já não basta tudo que fixerão em nome da fé ? Ja não basta tantas mortes? Porque uma nova santa inquisição?
E aos intolerantes saibam: Voces são assassinos crueis de alfaces, couves, pepinos, tomates e cebolas? Ou eles tambem não sao seres vivos?
Um dia eu ouvi um imbecil dizer há mais eles sao diferentes dos animais, eles nao gritam e nao sentem dor! Será? Só porque nao tem boca e nao podem gritar, gemer ou fazer um sonido?
Assassinos, assassinos e crueis!
Sabe a beleza do mundo esta justamente na diversidade, nas cores, nos tons, cultos e costumes diferentes! Na china comem cachorros,eu não como, mais e ai ? Qual o problema ? Eles estão errados e nós certos? Certos paises arabes comem o carneiro é sua principal fonte de carne, em outras partes do mundo é sagrado! Muitos adoram um torresminho de porco, mas para os mulçumanos é sagrado e um pecado come-lo, voce enquanto faz seu churrascone le este artigo, la na india o boi, a vaca são sagrados! Há grupos que não comem vegetais pois crem que sao seres superiores! E sabe isto é o bacana, o bonito, cada um com sua crença, com sua religião, tradição e costumes! Então senão conhecemos a fundo os propositos dos cultos afros e o costume de seu pvo, deixemos que eles sigam com suas tradições e simplesmente a respeitamos, por mais que para nós seja extrano, isto sim é ter uma sociedade sofisticada e evoluida em todos os sentidos!
Bom creio não precisar explicar isto, somente saliento que o homem é Onivoro, isto quer dizer se aliemnta de vegetais e animais, no passado o homo sapiens foi somente herbivoro, a prova é o apendice, que no passado era um orgão desenvolvido para processar somente vegetais, com a evolução de nossa espécie começamos a comer carne e ela foi muito importante para o desenvolvimento de nosso cerebro, saiba senhores vegetarianos e defensores de animais, que se não fosse por comer carne no passado, vocé não estaria pensando neste idéia ridicula de agora! E justamente por isto, por introduzir a carne o apendice foi se reduzindo e se tornou o que é hoje, e sabe porque ele as vezes inflama? Porque é a prova que logo desaparecerá, pois não é necessario mais em nosso corpo, sabe coisas do tipo fenotipo alterando genotipo, mas isto é outra aula! Enfim o homem é evolutivo e não tem como andar para tras!
Sabe daqui a pouco vão prender leões por comerem gaselas, prender falcões porque comem lebres!
Eu respeito todos vocês e suas crenças e visões, ainda que diferentes da minha, mas por favor respeitem as nossas!
Aproveito e informo aos mal informados, que Eu sacerdote dos cultos tradicionais africanos, e executor de rituais tal qual manda minha doutrina, aqui em minha cidade faço parte da defesa dos animais, e ja contribui para circos que se apresentam com animais a não terem o alvará para aqui funcionar, e sei de muitos outros que tambem o fazem, temos membros em nossa comunidade que são biologos e tambem veterinarios, e sao adeptos a esta religião ? E sera que são monstros, assassinos e crueis ? Não, não e não!
Vi um comentario com intenção de confundir os leitores onde se menciona : Então se eu tenho um seita que mata seres humanos eu posso faze-la, algo assim, e se não é má intenção é pura falta de informação do autor, falta de pesquisa e um "debater sobre o que não se conhece"!
Sacrificio humano, ha tempos tentam caracterizar atos crueis de satanismo com os cultos afros, isto foi la no passado por tentativa da igreja catolica que tentou fazer algo semelhante do que fazem as igrejas evangelicas agora, porem de forma menos covarde pois punham a sua cara e nao usavam outras instituções para se esconder abaixo de suas bandeiras! Nenhum de nossos rituais envolve isto, sabe eu tenho filhos e os amo e venha ver como são criados e sua educação, nao tente com maldade distorcer os verdadeiros fatos, aqui não ha idiotas, eu presumo!
Vamos separar as aguas meus queridos, ou todos morrem afogados pela ignorancia e crueldade!
Podem torturar em matadouros que está tudo bem. Mesmo sendo possível ter uma vida completamente saudavel sem carne.Mas tem que matar para os "racionais' poderem degustar um belo bife.
Usar produtos com "ingredientes" animais tá tudo bem.
Na MINHA OPINIÃO proibi todos os tipos de tortura ou permite todos, eu não vejo diferença entre matar pra comer ou matar pra fins religiosos.
As duas matanças são desumanas e desnecessarias.Se uma é aceita a outra também deve ser.
Se tiver mais erros de escrita no texto, ignorem...
"As aspas são usadas para:
-citações
-destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras, palavras com valor afectivo, palavras com sentido irónico etc.)"
O que fiz foi criar uma imagem do que certas pessoas pensam(principalmente evangélicos), e que já ouvi pessoalmente sair da boca de muitas pessoas. Sou contra o preconceito religioso tanto quanto sou o estado se meter nesse assunto, e tanto quanto sou contra a censura de quem quer expressar algo preconceituoso, discriminação é não permitir você entrar num estabelecimento ou te dar um emprego, não é dizer algo sobre você.
Deveria aprender a ler, leia mais, BEM mais do que escreve, a sua proporção "leitura VS escrita" é lamentável.
http://www.youtube.com/watch?v=Zqk4nLvN_No
Chegará o dia em que o ser humano, realmente evoluído tanto espiritual quanto mental, sentirá vergonha, do que seus antepassados fizeram às outras espécies! Enquanto isso, os que os chamam de sapatos, bolsas, sacrifícios, alimento, fofinhos, irão, debochar e esnobar da vida dos inocentes, que não tem voz pra gritar e pedir socorro, e mesmo assim, se o fizessem, não seriam ouvidos, diante da maldade que impera no coração dessa gente, que despreza a vida e o direito das outras espécies de animais!
Mas, sempre foi assim, e o será, enquanto a espécie humana, não ver, que deveríamos ser zeladores do Planeta, não destruidores, como tem sido na vida de milhões de outras espécies, até o dia, em que ele vai olhar ao redor, e enxergar o próprio deserto que ele plantou!
Aí, não vai mais adiantar, recorrer a nenhuma ceita, seita, religião, raça, etnia, discurso, filosofia, crença, política, moda, ciência, só lhe restará comer seu próprio pó da vergonha de ter sido tão frio, violento e egoísta, em relação às outras espécies!
Quem não respeita até a que considera a menor das criaturas, não tem capacidade de respeitar a própria espécie, pois, nesse, não há misericórdia!
Não existe misericórdia em se tirar a vida de um inocente, seja por qual motivo for!
Sou vegana por amor à vida de todas as espécies! Ainda que você não concorde, eu prefiro, não me juntar com os que consideram uma vida um objeto!
Pessoas frias e sem coração que só pensam em si ...Por isso que quando o capeta vêm cobrar deles ... daí se arrependem e ficam desesperados. Siga a Cristo só ele é e sempre foi justo. Aceite Jesus e siga seus passos para ter vida eterna.
Postar um comentário