Pular para o conteúdo principal

Bento 16 convida ateus para encontro inter-religioso de oração pela paz

por Andrea Tornielli,
para o Vaticano Insider

"Foi o papa quem quis os ateus em Assis". O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, de retorno de Bucareste, onde recebeu um diploma honoris causa e presidiu um encontro do Átrio dos Gentios, explica aos jornalistas os programas e projetos do seu dicastério. E explica também como nasceu a ideia de convidar, para o encontro inter-religioso de oração pela paz em Assis, no 25º aniversário do encontro liderado por João Paulo II em 1986, alguns não crentes.

Bento 16 quer manter
 diálogo com descrentes
"Foi uma ideia de Bento 16 – diz o cardeal de Milão –, e ele mesmo a apresentou durante um encontro com alguns cardeais em vista da preparação de Assis". Com isso, explica Ravasi, "Ratzinger mostra levar em grande consideração um antigo ensinamento da teologia cristã: o homem é constituído de natureza e sobrenatural. O sobrenatural não remove ou destrói a natureza, mas a aperfeiçoa. Isto é, coloca-se como um elemento ulterior, mas não elimina a natureza humana. Portanto, no convite do papa, está a tentativa de reafirmar a importância da relação entre fé e razão".

Os quatro ateus que irão participar em Assis são a psicanalista e filósofa francesa Julia Kristeva (que irá falar perante Bento 16), o pensador italiano e professor de filosofia na Universidade da Califórnia de Los Angeles, Remo Bodei, o filósofo britânico Anthony Grayling, que instituiu o New College de letras e filosofia de Londres, o mexicano Guillermo Hurtado, fundador do segundo período da revista de história e filosofia Dianoia. No dia anterior ao encontro de Assis, 26 de outubro, os quatro irão participar de uma mesa redonda na sala magna da Reitoria da Universidade Roma 3.

Traçando um primeiro balanço – positivo – o Átrio dos Gentios, iniciativa de diálogo com os não crentes desejada pelo pontífice, Ravasi não escondeu também um limite e um problema: "Eu percebi – afirma – que o problema certamente não é mundo ateu, que dialoga em alto nível e certamente não considera a religião como um elemento de subdesenvolvimento, mas sim a indiferença, a apatia, a ausência de perguntas, a banalidade e às vezes a vulgaridade... Em suma, precisamos nos confrontamo-nos com um horizonte mais difícil, uma espécie de mucilagem".

Além de apresentar os próximos eventos, como o que está programado para novembro em Florença (um debate entre Moni Ovadia e Sergio Givone, e entre Erri de Luca e Antonio Paolucci), Ravasi também respondeu a perguntas sobre os possíveis horizontes futuros do "Átrio", falando particularmente do Oriente Médio. "É um sonho meu – explicou – abrir um diálogo no território do mundo que é, em absoluto, o mais árduo mas também o mais criativo, porque ali há religiões que vivem o seu caráter fortemente identitário, mas também estão crescendo forças seculares nas sociedades. Seria bom poder levar um diálogo desse gênero entre crentes e não crentes a Israel, lá onde havia o átrio dos gentios original.

Finalmente, Ravasi e os seus colaboradores apresentaram o novo site do Átrio dos Gentios (www.cortiledeigentili.com) e também a sua chegada ao Twitter, onde o cardeal (cujo perfil é  @CardRavasi) envia um pensamento bíblico diariamente, além de mensagens relacionadas à sua presença nos encontros e nos diálogos.

Com tradução de Moisés Sbardelotto para IHU Online.

Comentários

"Chamar ateus para encontro inter-religioso de oração" - Eu ri.
Anônimo disse…
Oração?
Ateus convidam o Papa para discutir planos práticos para eliminar a fome na África.
Douglas disse…
Ateus convidam o Papa para discutir métodos de planejamento familiar que incluem a camisinha e a pílula contraceptiva.
roplus1 disse…
eu ri também. eu diria não, obrigada.
Israel Chaves disse…
Peraí, não foi o Papa que esses tempos queria "combater o secularismo"?
Parece político em época de campanha, quer agradar a todos para conseguir votos e não decide de quem é aliado, e parece achar que o pessoal do qual ele fala mal para agradar os outros não escuta o que ele fala; aí depois vai se fazer de amiguinho com o pessoal do qual falou mal e fala mal dos que antes era amiguinho.

Eu não iria nesse encontro, porque provavelmente assim que eles entrarem lá para a "reunião", espinhos vão sair das paredes e elas vão começar a se fechar, enquanto o papa assiste rindo através de um monitor e algum cardeal puxa-saco ao seu lado diz "é isso aí, chefinho, plano brilhante, plano brilhante!"...

É uma cilada, Bino.
Anônimo disse…
Esta igreja católica só existe por que ela se estabeleceu criminosamente usando de toda astucia e desonestidade, esmagando pisando queimando livros etc. E agora quer orar pela paz ,e deste quando soltar palavras ao vento é solução para os problemas? Papa me desculpe ateus não tem esta mente medieval não.
Anônimo disse…
O papa teme os ateus porque sabe que os argumentos ateistas são sólidos , corretos e racionais e os deles são a mais pura conversa pra boi dormir.....tudo baseado em mitos e lendas...
Charles disse…
Quem quer fazer, faz...quem não quer, ora!
LEGIÃO disse…
Ele quer se apresentar como amigo de todos, independente de crenças. E faz isso para evitar ser recebido com vaias e manifestações de reprovação, como em suas últimas viagens.
Izaque Bastos disse…
o certo é o certo e errado, vai de acordo com o desejo dentro do supermercado.

a Icar, é um lixo.
Anônimo disse…
O Anticristo já fez elogios aos agnósticos e agora quer bater papo com os ateus.

O próximo passo será uma confraternização com os homossexuais.
Avelino Bego disse…
Papa chamar ateus pra uma reza?

Esse Papa tem o que no crânio?

Ele tomou chá-de-fita?

Que burro! Dá zero pra ele!
Anônimo disse…
Isso é piada pronta! kkkkk
Mas ele só está querendo se fazer de santo pra dizer que aceita a todos.
Mas não tem sentido ele convidar para ateu para oração.Se fosse para discutir alguma coisa até vai... mas fazer oração não tem cabimento mesmo
Anônimo disse…
A não crença em Deus deve ser analisada de forma línpida e sem preconcetos. Os seres humanos querem desertar de sua origem, querem se rebelar contra aquele que os criou, e no fim, cada um dará conta de si mesmos. Meu maior sonho é que Jesus retorne , e faça justiça, e que ele tenha misericórdia deles , porque , eles não sabem o que fazem ou falam.
Anônimo disse…
Orar é não fazer nada e ainda achar que tá ajudando. filósofo
AlyneS2 disse…
Se for para eu fazer nada mas antes fazer nada em casa.
Anônimo disse…
deixa estes ateus pra lá, vai lá no nordeste, norte ver a miséria que o povo romano vive, se prostrando diante de postes idolos.

os ateus já sabem o que querem.
Anônimo disse…
O que vai ter de ateu convertido!!!
Anônimo disse…
Haja fumaça(preta).
Anônimo disse…
"E é quando os insinificantes tomam o poder, que eles se sentem superiores ao mundo inteiro."
Anônimo disse…
"O ateísmo só é uma religião se careca for uma cor de cabelo"
Orione disse…
Concordo com o Papa Bento XVI, o diálogo é importante. O fundamentalismo ateu no mundo poderá originar uma perseguição aos que crêem,os ateus já os consideram inferiores. Hitler começou com esses mesmos pensamentos e lorotas sobre os judeus. Os ateus de hoje são fundamentalistas, querem impor suas ideias aos que discordam deles, isso é perigoso para o mundo.
Guilherme Jordan disse…
O que esse palhaço bento xvi quer afinal ? Ele não esta achando por acaso que os ateus vão orar com ele, não é ?
Guilherme Jordan disse…
É mais facil o papa se converter pro ateísmo, do que o ateu se converter pro catolicismo
Ribamar Bezerra disse…
Viaje não Orione, diálogo, o que um ateu vai fazer no meio dos religiosos? Orar, isso é ridículo! Manifestação virtual e encontro nacional de ateus tem nada haver com fundamentalismo, as críticas abertas e os pedidos de laicismo estatal feitos pelos movimentos ateístas é que tão começando a chatear os 'q crêem'. ¬¬
Ribamar Bezerra disse…
Ridículo e ele achou quem fosse participar, esses ateus vão fazer o que nesse encontro?? ¬¬
WicCaesar disse…
Passo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Malafaia diz que Feliciano é vítima do PT, gays e ateus

Para pastor Malafaia,  há um  complô  contra seu colega Silas Malafaia (foto) afirmou que são os petistas, gays e ateus que estão movendo uma campanha de descrédito contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em uma nota de alerta aos pastores para que não assinem uma carta pedindo o afastamento de Feliciano da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, Malafaia disse estar em jogo, nesse caso, o interesse dos petistas que querem desviar a atenção da opinião pública para a posse de dois de seus integrantes condenados pelo crime do mensalão em uma das mais importantes comissões da Câmara. Trata-se dos deputados José Genoíno e João Paulo Cunha, que agora fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça. “Eles [os petistas] precisavam desviar da sociedade o foco deste fato”, afirmou Malafaia. Outro motivo, segundo ele, é que Feliciano é “um ferrenho opositor dos privilégios” defendidos pelos ativistas gays, além de combater, por exemplo, a legaliza

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig

Xuxa pede mobilização contra o 'monstro' Marco Feliciano

Pela primeira vez a apresentadora se envolve em uma polêmica A apresentadora da Rede Globo Xuxa (foto) afirmou em sua página no Facebook que o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, não é “um religioso, é um monstro”. Sem citar o nome de Feliciano, ela ficou indignada ao ler que “esse deputado disse que negros, aidéticos e homossexuais não têm alma”. “Vamos fazer alguma coisa! Em nome de Deus, ele não pode ter poder.” É a primeira vez que Xuxa pede mobilização de seus fãs em uma questão polêmica. Amiga do padre Marcelo Rossi, ela é católica praticante. No Facebook, em seu desabafo, escreveu sete vezes a palavra "Deus" e argumentou que todos sabem que ela respeita todas as religiões. A apresentadora também se mostrou abalada ao saber que Feliciano, durante uma pregação, pediu a senha do cartão bancário de um fiel. “O que é isso, meu povo?” “Essa pessoa não pode ser presidente da C