Marina disse
que a religião não atrapalha nem ajuda a política |
[opinião]
Em entrevista de mais de 1.500 palavras ao jornal português Público, a evangélica Marina Silva (foto), 53, candidata à Presidência da República nas eleições de 2010 pelo PV, disse que, “graças a Deus, no Brasil temos um Estado laico, não é um Estado ateu.”
Pode parecer estranho – e é – que alguém atribua ao divino a existência do Estado laico, mas essa contradição está na Constituição brasileira, que, “sob a proteção de Deus”, instituiu a laicidade.
O jornal quis saber de Marina se a religião ajuda ou atrapalha na política. No entender dela, nem uma coisa nem outra. “Aquilo que a gente é não pode ser visto como uma prótese que ajuda ou que atrapalha”, disse.
Marina, que atualmente se encontra sem partido, omitiu dos portugueses a “prótese” que foi a interferência dos líderes religiosos nas campanhas eleitorais, como nunca se vira.
Ela própria foi afetada diretamente pelo redemoinho religioso que agitou a política na época. O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, denominação também da então candidata, retirou publicamente seu apoio a Marina por ela não ter assumido uma posição clara contra o aborto.
Na entrevista, Marina explicou como funciona, segundo ela, o Estado laico brasileiro, que assegura os direitos “de quem crê e de quem não crê”. “Quando se elege um senador, um prefeito, um Presidente da República, não se está elegendo um pastor, nem um padre.”
Trata-se de mais uma meia-verdade que Marina passou aos portugueses porque não é bem assim, conforme tem mostrado a atuação da bancada religiosa na Câmara na questão, por exemplo, da isonomia de direitos aos homossexuais. Bancada controlada pela Assembleia de Deus.
Marina falou ao Público sobre vários assuntos, da pobreza de sua infância, de seu esforço para se alfabetizar, de lugares-comuns como a “fé remove montanha”, do PT (partido que se tornou conservador, segundo ela), da Amazônia, de seu futuro político.
Um futuro incerto, pelo que se pode avaliar neste momento. O que é um alívio, ao menos por ora, àqueles que desejam um Estado brasileiro laico de fato, e não apenas de direito.
Com informação do Público.
Marina Silva responde por Bolsonaro e faz defesa de Jesus Cristo
Crivella afirma que 'evangélico não rouba'. Como Eduardo Cunha?
Silas Malafaia começa a fazer campanha para Bolsonaro
Feliciano diz que Bolsonaro é vítima do ‘globalismo ateísta’
A responsabilidade dos comentários é de seus autores.
Comentários
Paulo Thiago
Sem trollar nem buscar briga, apenas é realmente uma dúvida de como funciona (em teoria) a nossa política.
Ou deveria ser assim. Isso nunca acontece.
Isso se chama religião.
Controlados porque gostão. Assim caminham.
E ela esta certa, em nosso país, tem lugar para todos,e a em nosso pais separaçao entre estado e igreja, a igreja nao opina em nada.
um estado religioso é o vaticano e o Irã.
no Brasil e em qualquer lugar do mundo, onde a maioria sao cristaos, é claro que a maioria dos eleitos sao cristaos. mas aqui no Brasil ja teve um presidente ateu convicto, e eu nao tenho boas recordaçoes dele nao.FHC, o homem que faliu o Brasil.
Fora isso, ateus não odeiam a deus, pois não se pode odiar o que não existe ou não interfere de maneira concreta na vida humana. Dizem que quem odeia deus é anti-cristo, mas fica uma dúvida: é deus ou cristo? Como eses cristãos são complicados.
No preâmbulo da Constituição está escrito que a mesma foi promulgada sob a proteção de Deus. Se o Brasil fosse Laico não deveria haver essa proteção vinda de Deus."
Explicando, de novo..:-) O que está no "preambulo" da Constituição é irrelevante, por isso se chama "preambulo".
É apenas um "enfeite", poderia agradecer a Papai Noel, ou dar a proteção de Sauron, Senhor da Terra Média, seria irrelevante também.
E deve entender que a menção a "deus", não identifica qual deus, e são milhares..:-) Sem saber "qual deus", nenhuma das superstições creditadas a algum deles pode ser definida.
Pode ser, por exemplo, Odin. Ou Zeus. Ou Quetzalcoatl. Ou Alah. Brama. Shiva. Buda Amida, etc, etc, etc..:-)
"Sob a proteção de deus" não tem significado ou relevância. Poderia ser "sob a proteção de um guarda chuva mágico". Ou da marquise do prédio..:-)
O estado brasileiro é laico porque, nenhuma e suas leis deriva de divindades imaginárias, e nenhuma religião determina as regras ou normas desse estado.
Pode dar graças a deus por isso, mas eu agradeço ao Iluminismo, a separação igreja/estado e a razão humana..:-)
Cognite Tute
Na boa estuda mais economia...temos essa relativa prosperidade por causa das reformas econômica dele.
E desde quando FHC e ateu? que eu sabia ele e católico.
Paulo Thiago Casado
Corrigindo: FHC fudeu o Brasil, mas não que ele fosse ateu. Na verdade ele ela um transformista: ele era da seita daquele que merecia a dilapidação do Brasil.
Obtuso do jeito que é, o sonho dele era o lugar da Monica Lewinski, debaixo da mesa do presidente americano.
Aliás, terrivelmente obtuso. Não se entende nada do que ele diz ou escreve. Tanto é assim que por causa disso eu criei novas formas de ler as opiniões dos "especialistas" da Corporate Media Tupiniquim para traduzi-las.
1) Leitura na Negativa -- afinal se a Globo e a Veja odeiam, é porque deve ser bom para o Brasil;
2) Conclusão Fora de Contexto -- se você ler toda a opinião, acaba sendo convencido que o errado é certo. Assim eu já começo pelo penúltimo paragrafo.
É absolutamente espantoso como apenas essas duas técnicas dão uma percepção mais acurada da situação política do Brasil.
Se você somar a essas duas uma terceira, a do Escape do Desvio de Foco, você se assusta com a visão que passa a ter.
O EDF funciona assim: toda a vez que o PiG ataca demasiado um assunto, é porque pretende na realisdade tirar o foco de algum outro fato, relativo ou não ao assunto, mas que lhe dará alguma vantagem.
Como hoje temos os Blogs Sujos, basta buscar neles qual o motivo do escarcéu. Por ecemplo, a Globo simulou ataques ao Ricardo Teixeira, logo após a Veja começou a atacar o Orlando Silva. É obvio que é para dar vantagem para o Bola Esponja.
Minha religião é de origem oriental (não que o cristianismo ou judaísmo não o sejam), e nós referimos como "Deus" sem ser o "Deus de Israel". Como nós ficamos?
E os testemunhas de jeová? Eles dizem que o nome de Deus é Jeová pois assim ele se identificou no velho testamento?
E se a minha religião fosse baseada nas antigas religiões gregas e eu usar Deus pra designar Zeus?
Como esses casos são tratados?
Não tendo relevância, isso mostra que o nome Deus está sendo usado em vão, e o mesmo vale para quando se fala graças a Deus, desse modo até os ateus devem falar graças a Deus.
26/10/11 22:39
Estudante Bíblico disse...
E quando a palavra Deus é escrita com D maiúsculo, o Deus é o de Israel, da Bíblia.
A arrogância profunda de cristãos os levou a usar o termo "deus" como sinônimo de seu amigo imaginário. Mas deus é um termo que designa algo, não uma entidade, não precisa ser escrito com maiúscula.
Podemos usar Javé ou Jeová, para o ser mitológico hebreu, como usamos Zeus, ou Odin ou Quetzalcoatl.
Sim, está sendo usado em vão, sempre, pois é sempre em vão chamar por um ser imaginário. E só é "pecado" usar o nome de seu amigo imaginário em vão se acreditar nele, não para nós..:-)
Adultos não tem medo do Papai Noel, nem o Papai Noel fica "ofendido" se for usado sem nome. Ou Papai do Céu.
Falamos graças a deus como expressão de linguagem. Também falamos 'diabos", "p$%% mer*&¨%" e "nossa!", abreviação de nossa senhora.
São apenas expressões, gírias. E apenas mentes muito simplórias podem acreditar que um ser onipotente, onisciente, onipresente (voyer?), capaz de viver eternamente, e criar universos, ficaria magoadinho por ter seu nomo dito à toa..:-).
E espero que tenha entendido porque a Constituição e o pais são laicos: nenhuma de suas regras deriva de um ser imaginário.
Cognite Tute
Quando você afirma: "E quando a palavra Deus é escrita com D maiúsculo, o Deus é o de Israel, da Bíblia." Você diz que quando eu me refiro a "Deus", eu estou me referindo a Deus de Israel, o que não é verdade.
Usando a sua mesma lógica, os ateus acreditam que todos os deuses são falsos, de faz de conta. Então, quando eles usam Deus com letra maiúscula, eles estão se referindo a um deus falso, pois para eles só existe esse Deus (ou seria classes de Deuses?).
Ou seja, nós chegamos a um ponto complicado. Pois você afirma que o meu Deus,o seu Deus e o "Deus" dos ateus são o mesmo Deus e ele não existe. Ou você usou uma generalização perigosa que faz com que você quebre o 8º mandamento, dando falso testemunho de mim e dos ateus =x
---> Então, caro troll, o país de vocês deve ser outro, pois no Brasil há uma bancada evangélica no Congresso Nacional atuando como um partido religioso, planejando de construção de parque evangélico custeada com dinheiro do estado, interferindo na aprovação de leis que visam assegurar mesmos direitos civis entre hétero e homossexuais, além de doutrinação religiosa sendo empurrada goela abaixo em várias escolas públicas estaduais, o que não deveria ocorrer em um país onde há efetivamente separação entre estado e igreja.
Caraca, esta doeu... ate onde vai a ignorancia do ser humano?
Ate onde a capacidade de se auto superar, em relacao a sua estupidez, pode ser maior q sua inteligencia?
Ta certo, eu em um tom d brincadeira, sempre digo
Sou ateu, gracas a deus!
O q em pratica, nao é tao divergente, afinal, gracas as palhacadas consideradas nos tais livros sagrados, me fizeram descrer q haja uma inteligencia superior rsssssssss
Agora, a Marina vir falar q nao estamos elegendo um padre ou bispo, qdo votamos num crentelho master? É piada ne?
Afinal, eles se reunem, votam, em sua maioria, coisas do interesse pessoal da religiao deles, vao contra a igualdade e respeito a todos, a partir do momento q votam algo q va contra a legislacao e contra a comunidade homossexual
Eles se ajoelham, rezam em um local publico, mas q deveria ser respeitado por nao dever demonstrar nenhum tipo de tendencia, seja sexual, religiosa, seja de um time de futebol, seja de porra alguma... mas nao vemos isso na pratica...
Vemos sim, o completo desrespeito a td isso, pois como vi em algumas postagens por ai, mostrando camisetas usadas por evangelicos
"Evangelho sim, constituicao nao..."
Preciso dizer mais alguma coias?
Postar um comentário