Pular para o conteúdo principal

Escolas ensinam a não ter medo de lendas urbanas e assombrações

As escolas municipais de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, ensinam lendas urbanas, como a da "Loira do banheiro",  nas aulas de português do 4º ano com o propósito de os alunos perderem medo de mitos e de histórias de assombração.

A “Loira do banheiro” é uma das lendas mais conhecidas pelos estudantes porque tem a ver com o ambiente escolar. Trata-se da história de uma estudante loira que costumava cabular aulas. Um dia ela escorreu no piso do banheiro e morreu, passando então ali a assombrar os estudantes.

Ataque da "Loira do banheiro"
A coordenadora pedagógica Shirlei de Souza informou que essas aulas têm como base contos de assombração de escritores premiados, criando oportunidade para que as crianças tragam para a sala de aula a sua experiência com as lendas urbanas.

O temor das crianças é tanto, que as próprias aulas dão calafrios em algumas delas. Thais, 9, por exemplo, disse ao portal G1 que as histórias apresentadas nas aulas “dão medo”, mas que depois, com o esclarecimento de sua origem, passam a ser “divertidas”.

De início, alguns pais ficaram preocupados com esse tipo de aula, como Robson Tadeu Costa. Ele se tranquilizou quando entendeu a proposta da escola. “Acho legal [as aulas] porque a escola passa a informação correta para que criança possa entender que aquilo é só uma lenda e que não precisa ter medo.”

Para o professor Édson Fasano, é importante que os pais compreendam que aulas como essas, sobre lendas urbanas, fazem parte de um ensino de qualidade.

Lenda do Caboclo D’Água deixa região de Mariana em pânico.
junho de 2011

Ceticismo e crendice.

Comentários

Anônimo disse…
So falta esclarecer que as historinhas na Biblia tambem nao passam de lendas e contos.
Viveríamos em um mundo ideal se as crianças apenas tivessem a Loira do Banheiro e outras assombrações para ter medo. Infelizmente hoje em dia as crianças tem mais medo de tiro, traficante, briga com colegas marginais, atropelamento, assalto e outras coisas que não tem sequer a criatividade da lenda da Loira.

P.S. - Essa história de Loira do Banheiro é um implante cultural americano que nossos adolescentes receberam através do cinema. E não estou falando da Moaning Myrtle.
Rita de Cássia disse…
É verdade, José Geraldo!
Tenho 55 anos e, no meu tempo, tínhamos medo de jacaré debaixo da cama, de alma penada, e assombrações diversas.
Hoje, meus alunos têm medo de assaltante, estuprador, sequestrador...
Bons tempos aqueles em que o perigo vinha de "outro mundo"...
Anônimo disse…
ótimo isso... esse lance de medo do desconhecido fantasioso é o que leva as pessoas à religiosidade... se o desconhecido fantasioso amedronta, so um desconhecido fantasioso (deus) pode ajudar. por um lugar de pessoas pensantes e pelo fim da irracionalidade religiosa!
Anônimo disse…
Quando crianças, querem nos fazer ter medo de coisas que acabamos desejando quando adultos... Banheira de gelo, loira do banheiro, pipoca com cocaína...
Pedro Lobo disse…
Já o ensino religioso reforça os temores suscitados desde sempre pelas lendas e mitos hebraicos.
Anônimo disse…
izaque?
LEGIÃO disse…
Mesmo tendo certeza que a estória é absurda, surge na mente do indivíduo a dúvida sobre seu conhecimento acerca do que é possível ou não. Ou seja, o Medo surge quando duvidamos de nossa sabedoria. Daí, usa-se a Fé na proteção oferecida pelas divindades para controlar o medo. Ou seja, a Divindade é usada como escudo contra o Fantasma. O Processo Educativo Religioso menciona sobre divindades, omitindo que esta se trata, também, de um fantasma. Ou seja, o Religioso invoca fantasmas para combate fantasmas.

Assim, os fantasmas estão associados diretamente a uma lacuna no conhecimento sobre as coisas da realidade. Para fazê-los sumir, o remédio é, justamente, a busca constante de conhecimento.
Israel Chaves disse…
A idéia é ótima. Apresentar às crianças histórias que elas muito possivelmente aceitariam como verdadeiras e então mostrá-las suas origens e todos os argumentos e explicações que as provam falsas é o primeiro passo para torná-las críticas. Com isso surge o costume de questionar, de perguntar, de analizar, de não acreditar por acreditar; leva ao ceticismo e isso eleva e muito o nível intelectual.
Nem é preciso usar trechos da Bíblia nessas aulas. As crianças que absorverem a informação, naturalmente verão a Bíblia como histórias do mesmo nível de credibilidade dessas lendas urbanas, mais tarde.
Anônimo disse…
Acho interessante também para que no futuro evitem-se as neuroses advindas de crenças em tais histórias como se elas fossem reais.
Anônimo disse…
Se não há outra prioridade no currículo escolar... Lamentável...
Anônimo disse…
coloca SEX PISTOLS, THE CLASH, RAMONES,INOCENTES... para esta pivetada ter cultura...cacete.

manda estas pragas de historias ridiculas pros burguezinhos ouvir.

PUNK NOT DEAD
Anônimo disse…
Bloody Mary, bloody Mary, bloody Mary!
Anônimo disse…
Q mentira as crianças tem mt mais medo das lendas urbanas so pra vc ficar sabemdo*-*
Anônimo disse…
para de assustar as crianças*-*
Anônimo disse…
nossa e vc não entende
Hear disse…
a foto parece mais a ''Gorda do Banheiro'' (nada contra gordos)
Anônimo disse…
KKKKK, verdade!
De Marchi ॐ disse…
O esforço já vem sendo feito...
http://www.dgabc.com.br/TV/Video/8169/164/nos-bastidores-com-a-loira-do-banheiro.aspx
Anônimo disse…
Eu acho que as escolas deveriam de se preocupar mais em fazer com que os alunos aprendam as materias de colégio e não ficar fazendo manipulações de personalidade com crianças. Por que não discutam isso com os pais das crianças?
Anônimo disse…
Eu não tenho medo nem do Deus bíblico fictício, que na minha opinião, é a mais aterrorizante das lendas.
Anônimo disse…
mais da medo essas lendas e minha escola podia ter esse tipo de aula porque os meninos dali contam muito lendas assustadoras e um dia reunimos e eles ficaram contando lendas assustadoras depois eles disseram que não precisa ter medo porque o proprio nome fala que não existe
e não precisa ter medo porque deus está do nosso lado
Anônimo disse…
como assim Deus ficticio ?
explica
Anônimo disse…
Infelizmente... :(
Anônimo disse…
Sim muito triste o que o mundo se tornou :'(
Anônimo disse…
Sim :D é uma ÓTIMA IDÉIA!!!!
Anônimo disse…
:/ not great this. :/
Anônimo disse…
Kkkkkkk sem ofensas as gordinhas n q gordinhas sejam feias(minhas amigas são lindas *--------------*) mas isso é vdd!!!lkkkkkkkkkkk

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Lúcia surta, pisoteia a Bíblia e mata filho com 15 facadas

Os policiais tiveram de arrombar a porta de apartamento no bairro do Jaguaré, zona Oeste de São Paulo, mas já era tarde. Quando entraram, viram Maria Lúcia Rufino, 43, dando facadas em seu filho de 19 anos, o estudante Leonardo Macedo Gadducci . A foto ao lado é uma reprodução de profile do rapaz no Orkut. Maria Lúcia estava em crise psicótica. Ou doida, como diziam os vizinhos na última terça (18). Já no começo da tarde, os vizinhos perceberam que ela estava estranha. Lúcia chamou as pessoas para orar, mas começou a falar do diabo, até que começou a pisotear a Bíblia. Chamaram uma ambulância, que não apareceu. Então a mulher disse que precisava matar um dos seus filhos três filhos, para um “bem maior”, conforme relata o G1. Um dos irmãos do Leonardo de 10 anos e outro, 13. Embora aparentemente em transe, a mulher parecia determinada. Alguém precisava fazer alguma coisa, porque uma tragédia estava para ocorrer. Chamaram a polícia e deixaram-na com os filhos. Os PMs primeir