Pular para o conteúdo principal

Evangélico afirma ter sido violentado por pastor de Maceió

O pastor Luiz, o acusado, ainda
não deu à imprensa a sua versão
Anderson da Luz Rocha, 42, está movendo um processo na Justiça contra o pastor João Luiz (foto) sob a acusação de ter sofrido abuso sexual dele em sua mocidade, de 1984 a 1990, em Paranaguá (PR).

Luiz é da Igreja do Evangelho Quadrangular em Alagoas e vereador em Maceió pelo DEM. Rocha é também pastor, só que da Igreja Besteda. Ele disse que relatou o abuso à polícia em agosto de 2007. O caso tramita em segredo de Justiça.

Rocha contou que quando tinha 16 anos procurou Luiz para dizer que gostaria de ser pastor. “Ele disse que eu poderia ficar na igreja durante as manhãs, e eu aceitei.”

Falou que Luiz o tratava muito bem. “Me dava roupa e comida, e eu achei que isso era porque ele era um homem de Deus.”

O assédio acabou se transformando em um relacionamento homoafetivo. Em troca, Rocha ganhava  “roupas e perfumes caros”.

Em 1988, Luiz convidou Rocha para morar em Maceió. “Ele disse que acabaria comigo se eu não aceitasse.”

“O Luiz me obrigava a ter relações sexuais com ele. Mas chegou a um ponto em que eu não aguentava mais e falei que iria embora”, afirmou. “Fiz um escândalo e disse que, se ele não me deixasse ir, eu contaria para a mulher dele”.

Rocha voltou para o Paraná em 1990.

Ele afirmou que não foi à polícia antes porque se sentia intimidado. “Eu era um jovem pobre, filho de empregada doméstica negra e ele era um pastor conhecido.”

Ainda agora, disse Rocha, ter de levar o caso judicial adiante é penoso. “Tive de contar para minha esposa e a família dela.” Falou estar sofrendo pressão dos advogados do pastor.

Os jornalistas procuraram Luiz para que desse a sua versão, mas não foi localizado.

Com informação da imprensa de Maceió.

Comentários

Anônimo disse…
O cara foi violentado quando criança pelo pastor, e hoje é pastor também.
Tragicamente cômico.
João Alfredo disse…
Os escândalos de pedofilia e estupros dentro da Igreja Católica começaram a vir mais a tona a partir do início deste século e em muitos países a Igreja está tendo que pagar indenizações altas para casos ocorridos ate nos anos de 1940. Agora começam a surgir escândalos também nas Igrejas evangélica$, só que enquanto os casos da Igreja Católica são provados, catalogados e até assumido a culpa pelos envolvidos, no caso dos evangélicos, a coisa cheira a oportunismo barato, falácia, oportunidade de aparecer e botar mais dinheiro no bolso. Em minha opinião tudo o que tem “crente” no meio cheira a mentira, cafonice, enganação e oportunismo.
Anônimo disse…
João Alfredo, por que os casos de pedofilia envolvendo pastores seriam armações?

Estranho o seu comentário!

Aqui mesmo no blog do Paulo vários casos de pastores pedófilso já foram confirmados. Os próprios pastores acabam assumindo a culpa.
AlyneS2 disse…
Hum...só espero que ele não se torne o mestre.
Ele deveria sair logo de lá.
Anônimo disse…
Relações sexuais e afetivas entre adultos e adolescentes ou crianças nunca foi exclusividade da ICAR.Quem acha isso está completamente enganado.
Anônimo disse…
Os casos de pastores pedofilos são tão grandes quanto os números de padres.

A única diferença é que os casos de padres ganham mais repercussão.

O que não seria diferente.

É só ligar a TV hoje e verão como praticamentes todos as emissoras tem seus programêquinhos de seitas protestantes.

Vocês acham que essas emissoras irão querer falar mal ou mostrar escândalso de pastores pedófilos sabendo que esses pastores colocam milhões dentro das suas emissoras?
Anônimo disse…
Fui assedia do 6 ao 10 anos, por um tio, hoje tenho 36 anos, e sofro com grandes transtornos, e depois de varios anos de terapia, eu tive coragem de falar na cara dele e de todos sobre o assunto, me chamaram de louca, ele negou tudo, e ate hoje eu nao falo com meus pais, principalmente com minha mae, que disse que eu deveria ter dito na epoca. É dificil, ate quando um adulto toca no assunto imagine, falar sobre o assunto quando se é uma crianca ou adolecente... na verdade eu achava que eu é que estava errada, me sentia culpada, mas na verdade o terror de tudo era ele. Por isso, acredito que tenha acontecido este assedio com este pessoa, e nao importa o que hoje ele se transformou, ele poderia ter sido coisa pior, um estrupador, um manico, e ele se transformou em um pessoa que hoje quer justiça.
eu nao tenho com quem contar para querer justiça
Anônimo disse…
quando eu era criança e ainda teísta diziam que deus existia e que ateus comiam criancinhas. hoje adulto e ateu a minha razão e experiencia de vida me mostram que deus não existe e quem come criancinha ou é padre ou é pastor.
Tyssia Yamamoto disse…
Quase sempre se finge ignorar, quando se vê um rapaz mais aparentemente normal, boa-pinta, com virilidade e masculinidade suficientes pra se dar bem com mulheres, com essas neuras de paranóia religiosa, pecado de carne, culpa por masturbação, e outras medievalidades da repressão sexual...Pra ser sincero porém, ninguém ignora nem acha natural. O natural é o feio, o de óculos, o de quem todos (inconscientemente) se abstraem de desejar como objeto erótico e de atração sexual...Veja-se o furor que causam os padres metrossexuais e bonitinhos, metidos a galãs... Do belo, do esportista, do atlético, do atraente, e que insiste em ser religioso, lá no íntimo todos se perguntam (qual será o problema dele?); se não será a inevitável e não aceita homossexualidade, que no meio religioso terá além da invisibilidade, a garantia de uma suposta castidade, celibatária, no caso dos sacerdotes católicos e conjugal, no caso dos pastores. Aí é que o tiro sai pela culatra, porque a carência não gera certezas nem fortalezas, antes a compulsão pelo assédio de outros imaturos e abuso dos mais vulneráveis...E um grande número de jovens se enquadra nesse perfil. O lugar comum é agora demonstrado pelo aumento e difusão da informação, todos os lugares-comuns se repetem. Jovens pobres, com carência afetiva e sexual, prostituem-se com clérigos, assediados pela influência e abuso de poder e autoridade destes e hipocrisia moral; depois arrependidos ou traumatizados, ou porque a homossexualidade vivida era apenas de natureza iniciatória, fruto de imaturidade, ou dependência econômica; ou por encontrarem forças para desejar outras experiências, ao adquirirem mais autoafirmação, coragem...O fato é que findam por renunciar à relação mentirosa; voltam atrás (não da homossexualidade, mas da situação clandestina) e denunciam os ex-amantes, chantageiam, vingam-se, ou processam...Alguns mais revoltados matam, o que é um suicídio da própria homossexualidade, que não aceitam e desejam eliminar na projeção do outro. Tá na hora da sociedade e religião assumirem essa falha, essa lacuna, e abrir mais a própria autocrítica honesta; do PORQUE incentiva a repressão sexual e acolhe tantos reprimidos, como num círculo vicioso, de formação de NEUROSE e pseudo CURA NEURÓTICA; daquilo mesmo que ajudou a criar: a insatisfação e inadequação sexuais, por conta do preconceito, do dogma repressor moralista religioso (falso e hipócrita, cada dia mais vemos);e da violência social, que é exercida CONTRA algo absolutamente NATURAL, seja hetero ou homo ou Bi , que é a pulsão sexual.
Anônimo disse…
eu abomino ess ainformação isso não passa de uma armação contra o pastor joão luiz..

conheço o pastor há muito tempo conheço seu caráter e sua integridade

ai daquele que se levanta contra o ungido do SENHOR
Anônimo disse…
boa tarde
esta matéria e totalmente inveridica.
se vocês deram uma olhada no próprio site que divulgou, eles foram obrigados judicialmente a retirar a matéria e ainda retratar-se com o pastor joão luiz. então gostariamos que a verdade fosse divulgada por vocês. até porque a decisão judicial estende-se a todos os meios de veiculação.
aguardamos a mudança.
obrigado.
Anônimo disse…
Por onde anda aquele troll ,que parece ter tido uma paixonite homoerótica pré-adolescente mal-resolvida nos tempos da escola primária,desafeto de um leitor pois o persegue por todo blog que não opina aqui nesta postagem?Trolls são engraçados e incoerentes.Surpreende essas pessoas,que certamente não conhecem este senhor da matéria,mas ainda assim o defendem.Como podem pôr a mão no fogo por ele se não são íntimos dele?
Anônimo disse…
tudo que esta em oculto um dia sera revelado
Anônimo disse…
seja grande ou pequeno tem que ser punido pelo seus erros para que nome de Deus nao seja envrgonhado
Matarazim disse…
Tyssia vc tocou num ponto onde poucos tinham pensado. Vlw! a justiça tem que ver se realmente a pessoa foi abusada. Pq eu tive um caso assim e eu tinha 14 anos mas eu consentia dps que tudo acabou eu fiquei culpando o outro, que eu só era gay pq ele apareceu, mas na verdade é que se ele não aparecesse ia ser outro pq eu consentia, 16 anos agente já sabe o que quer e muito mais sabemos se tiver coisas caras ai quando a coisa começa a nos incomodar agente não quer mais e começa a colocar a culpa no outro principalmente se ele estiver melhor que agente.
Anônimo disse…
Os pedofilos se defendem . Os q estao dizebdo ser mentira com certaza tambem o sao, ou sao amantes de mulheres de pastor.
Anônimo disse…
Gostei deste site. Podemos expressar nossa opiniao.
Anônimo disse…
isto e uma barbaridade para o homem que diz evangélico e parlamentar sendo vereador de maceió este homem tem de ser excluído da sociedade.
Anônimo disse…
como o povo evangélico da cidade de maceió aceita um homem desta natureza vindo de outro estado lesando a fe do povo de maceió para tirar proveito financeiro e em poucos anos se transformou em encone da igreja em alagoas.
Prof. Alex disse…
Me parece que eles tiveram um caso e agora ele quer tirar dinheiro do pastor
Anônimo disse…
ANONIMO,DEVERIAM SIM DIVULGAR MUITO MAIS COISAS QUE ESTAO WEM OCULTO NESTE MEIO.NAO SO ENTRE O MEIO EVANGELICO COMO TBEM NA RELIGIAO CATOLICA
Anônimo disse…
Existem tantos pastores pedófilos quanto padres. Nós não ficamos sabendo, mas é provável que exista religiosos islâmicos pedófilos, sim.
Eles estão em absolutamente todos os lugares.
Anônimo disse…
"Ungido"... imagino onde ele usa o óleo...

Um monte de gente passar por bom pai, bom colega de trabalho, boa moça, bom cidadão. Caráter não tá escrito na testa.
Anônimo disse…
Interessante ressaltar que o caso não se trata de abuso pedófilo.
Anônimo disse…
Excelente questionamento!
Que bom que ainda existem - poucas, é verdade - pessoas que conseguem pensar e questionar de forma menos superficial que a esmagadora maioria dos pseudo "pensadores" de plantão.
Anônimo disse…
Não vi o artigo mencionar o suposto envolvimento de nenhuma "criancinha", "criança" ou "criançona"!
Anônimo disse…
Não é nada difícil perceber que você realmente sofre de "grandes transtornos".
Anônimo disse…
Por que está colocando "pedofilia" neste caso?

Estranho o seu comentário!
Anônimo disse…
Em qual parte do artigo estaria dizendo que ele teria sido violentado "quando criança"???

Pelo que li, ele supostamente teria sido abusado aos 16 anos de idade, ou seja, já no final da adolescência, estando muito mais para adulto do que para "criança".

Ademais, embora saibamos que casos abusivos existam, devemos tomar muito cuidado com os oportunismos resultantes da histeria popular que também é fruto do mesmíssima cultura moralista que incita, realiza e sustenta casos como este.
Anônimo disse…
Concordo, afinal, tais relações existem em todos os níveis daS sociedadeS de todos os tempos!
Anônimo disse…
E onde está o artigo sobre o suposto caso de pedofilia que você está comentando? Onde você viu pedofilia no artigo deste tópico?

Oriente-se!
Anônimo disse…
Que bom que você também faz parte dos poucos seres humanos que ainda possuem bom senso.
Anônimo disse…
O caso também me parece ser esse, assim como o sol me parece ser quente!
Anônimo disse…
A religião se chama "Cristianismo".
"Católicos" e "evangélicos" são grupos da mesmíssima religião!
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
paulo disse…
Eu,moro perto da Igreja do evangelho Quadrangular
esse pastor João Luiz,e um pilantra concerteza tem
mais podes sobre esse pastor e um aproveitador.
se os casos de Arapiraca,os garotos que era coroinha tinha entre 16
e 17 e consederado pedofilia esse caso do pastor João Luiz,também é
não ha diferença nenhuma só que esse caso passou muito tempo para ser denunciado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Santuários europeus escondem mosaicos de padre abusador. Aparecida, não. É constrangedor