Pular para o conteúdo principal

Fundações abrem novo grupo virtual para sacerdotes que perderam a fé

A organização americana FFRF (Freedom From Religion Foundation - Fundação para o Fim da Religião) firmou uma parceria com a Fundação Richard Dawkins para criar um grupo virtual de sacerdotes ateus e agnósticos.

A fundação que leva o nome do cientista e líder ateu britânico poderá ajudar com a sua experiência porque já mantém um grupo de 100 sacerdotes descrentes. Trata-se do Projeto Clero que foi lançado em março deste ano.

Na maioria dos casos, só entra no grupo quem for convidado e a identidade de cada um deles é mantida sob sigilo por motivo óbvio.

A interação no grupo é feita com o uso de pseudônimos. Somente os responsáveis pelo grupo, que no caso da fundação de Dawkins são dois, sabem os nomes dos participantes e de onde são.

Dawkins estima que existem milhares de sacerdotes (pastores, padres, rabinos etc.) que perderam a fé, mas não abandonam as atividades religiosas porque precisam do emprego e, além disso, não gostariam de perder amigos e, em muitos casos, causar abalo na família.

Quem vai cuidar do grupo da FFRF é Dan Barker, um dos fundadores da organização. Barker, que foi pastor evangélico por 19 anos, escreveu alguns livros sobre por que se tornou apostata. O mais recente deles se chama Godless (Sem Deus).

Ele acredita que, por conta de seu passado, deverá ser procurado por sacerdotes interessados em participar da comunidade virtual.

A proposta do Projeto Clero é ajudar quem é sacerdote descrente a mudar de profissão, trocar experiências, incluindo conflitos de consciência.

Conflitos que podem assumir contornos dramáticos, e esse é o caso de “Lynn”, uma pastora metodista. No site do Projeto Clero, há um depoimento dela no qual diz ser uma fraude.

“Toda a semana luto com o fato de que minto para minha congregação. Tenho uma estratégia para sair de minha vida dupla, mas ainda preciso de algum tempo. Até lá, continuarei a servir a minha igreja e tentarei suportar a batalha que acontece em minha mente.”

Com informação do Christian Today e do site do The Clergy Projetc.

Pastor cristão da Holanda usa o púlpito para pregar ateísmo.
agosto de 2011

Ateísmo.

Comentários

Bia Alencar disse…
Muito interessante o projeto...Voce pode chamar esses ''sacerdotes'' de falsos, mais é dificil sair do meio cristão. Principalmente quando sua família, amigos estão neles.
Sua vida muda completamente, voce passa a ser visto com outros olhos...enfim, só quem ja passou, ou passa por isso, sabe como e que é.
NÃO!

Desse jeito Vão oficializar o ateísmo como uma "religião"! Está errado isso aí! Não precisamos de "sacerdotes", precisamos de pessoas mais racionais!
Israel Chaves disse…
Acho que você não entendeu, Luan. Quando falam "sacerdotes ateus", não é por serem sacerdotes da "religião atéia", é por serem sacerdotes (cristãos, judeus, etc.) que se tornaram ateus mas não deixaram de ser sacerdotes por diversos motivos. Aí a fundação tenta ajudar esse pessoal.

Eu não sabia que isso existia, pois nunca havia parado para pensar nessa possibilidade. Deve ser extremamente difícil para eles, realmente mudar a vida de repente é extremamente difícil nesses casos.
Anônimo disse…
Nunca tinha me passado pela minha cabeça que um sacerdote religioso poderia se desconverter um dia . Ao menos isso me dá um pouco de esperança num mundo melhor . Só gostaria se saber se é possivel que esse padre consiga "desconverter" outros fieis de forma um pouco sutil .
Anônimo disse…
Israel, eu também nunca pensei nessa possibilidade.

Mudar, assim de repente, é realmente dificil. Como a sociedade (diga-se congregação) passará a enxergar um sacerdote que de repente se torna ateu??? Não é para qualquer um. Se o padre ou pastor se assumir como ateu, será vítima de todo tipo de preconceito...mais ou menos como acontece com os gays. Imagino que se aceitar como homossexual deve ser fácil, mas sair do armário deve ser outra história, principalmente numa sociedade "meio burralda" e "conservadora".
Anônimo disse…
Deixa o Edir Macedo saber dessa...
Anônimo disse…
Isso só prova que essa turminha que se diz ateia (FFRF e Fundação Dawkins) não são ateus de verdade, mas apenas pessoas antirreligiosas. Usam até as mesmas terminologias que os religiosos usam. Vejam, os positivistas migraram do ateísmo para uma religião racional. Augusto Comte colocou Sophia (sabedoria) como a Deusa mãe. Agora esses antirreligiosos disfarçados de ateus criam um sacerdócio. Tenho certeza que Dawkins vai querer ser Papa dessa nova religião ateia. Ateu de verdade não usa linguagem religiosa... Quanta babaquice!!!
Anônimo disse…
Sacerdócio é ideia religiosa. Se alguém era sacerdote e se torna ateu, deixa a ideia de sacerdócio. Acaba... Ateu de verdade não fica levando ideia religiosa na cachola... Essa história da FFRF e Fundação Dawkins é uma tremenda viadice.
Anônimo disse…
Padre, sacerdote, pastor, druida, xamã, pajé, pai de santo, etc., que viram ateus devem ser machos para assumir suas ideias e ideais. Essa história é coisa de boiola que não é capaz de assumir o que pensa!!! Se eu virasse religioso receberia preconceito de meus amigos ateus... Tenho um amigo que passou por isso. Também eu tirei sarro dele porque agora acredita em Deus. Ateu deve assumir o que pensa...
AlyneS2 disse…
Boa sorte pra eles eu hein,
Até que foi fácil para eu virar ateia. Mas perdi muitos amigos religiosos, na verdade percebo que eles nunca foram meus amigos para deixar minha descrença acabar com nossos relacionamentos. Mas ganhei novos amigos. Amigos mais verdadeiros, embora que alguns acreditem em Deus eles não são religiosos, não incomodam-se de minha opinião e fico ainda mais contente por isso.
divertindo com ateus disse…
Sacerdotes ateus!

O humor involuntário ateísta se supera a cada instante!
Luiz Paulo disse…
E por causa desses ``trolls´´ e outras pessoas que Ateus, Agnósticos ou qualquer outro que não tenha uma religião ``mainsteam´´ não pode falar do que acredita ou não abertamente, seja para a internet ou em público.

Algo me preocupa, e se houvesse um Hacker mal intencionado, e conseguisse pegar as identidades dessas pessoas desse grupo virtual e espalha-se por ai?
Yuri disse…
Pois é Luiz Paulo, imagina um cristão hacker cheio do amor de Cristo!
Esses sacerdotes iriam se fuder.

A propósito ignorem os trolls, eles só querem atenção, são uns cães sem dono rsrs
Daniel Martins disse…
O nível de interpretação de alguns aqui é... assustador o_o

Em nenhum momento foi falado em sacerdócio ateísta, em religião ateísta, ou 'catequizar' pessoas pro ateísmo.

São pessoas que tem participação direta na hierarquia das instituições religiosas(padres, pastores, clero em geral), que perderam sua fé.

Bem... não é difícil chegar a conclusão que um pastor que se transformasse em ateu provavelmente perderia seu "emprego"; a organização é para ajudar essas pessoas, e não para criar um exército ateísta doutrinador.

A organização em torno de ideias é necessária, até pq a forte instituicionalização das religiões estão conseguindo travar avanços significativos tanto na ciência, quanto na política e na liberdade individual. Mas entre uma organização social em nome da própria sociedade e uma organização institucionalizada em nome de um deus qualquer, há muita diferença
Anônimo disse…
Daniel,o cara pode,de repente,não"perder" suas atitudes ",manias"e "posturas" sacerdotais.Vai saber...
Anônimo disse…
Aliás,será que essa "conversão" é autêntica?.Dessa gente pode-se esperar de tudo.
Elisa Maia disse…
Até que enfim ouço falar de algo assim. Desde que me tornei ateia, fico imaginando quantos sacerdotes, de baixa e alta hierarquia, não são ateus também. Afinal, quanto mais você conhece a religião e suas origens, mais inacreditável a coisa fica.
Ah, agora entendi. É para sacerdotes que perderam a fé, não "sacerdotes ateus", como se fosse religião. Desculpem aí, mas o título era ambiguo. :P
Anônimo disse…
O título da postagem foi modificado.

Ontem era:

"FFRF e Fundação Dawkins abrem novo grupo virtual para sacerdotes ateus"

Agora é:

"Fundações abrem novo grupo virtual para sacerdotes que perderam a fé"

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig

Bíblia diz que pastor tem de ganhar bem, afirma Malafaia

Malafaia disse  a Gabi  que ama os  gays como  ama os bandidos   Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, afirmou que a “Bíblia diz que pastor deve ganhar muito bem”. Ainda assim, afirmou ao ser entrevistado por Marília Gabriela , faz 25 anos que ele abriu mão do salário da igreja. Falou que seus rendimentos vêm de palestras e da venda de livros e CDS de sua editora, a Central Gospel. O pastor levou a sua declaração do Imposto de Renda ao  programa "De Frente com Gabi", apresentado ontem pelo SBT, para mostrar que seus bens dão o total de R$ 4,5 milhões, em valores atualizados. Afirmou que, por isso, vai processar a revista americana Forbes por ter lhe atribuído uma fortuna de R$ 300 milhões, quantia que o colocaria na terceira posição na lista de pastores mais ricos do Brasil, abaixo apenas de Edir Macedo e Valdemiro Santiago. Malafaia chamou o jornalista que escreveu a reportagem de “safado, sem vergonha, caluniador”, porque, disse, que

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup