Pular para o conteúdo principal

Fundações abrem novo grupo virtual para sacerdotes que perderam a fé

A organização americana FFRF (Freedom From Religion Foundation - Fundação para o Fim da Religião) firmou uma parceria com a Fundação Richard Dawkins para criar um grupo virtual de sacerdotes ateus e agnósticos.

A fundação que leva o nome do cientista e líder ateu britânico poderá ajudar com a sua experiência porque já mantém um grupo de 100 sacerdotes descrentes. Trata-se do Projeto Clero que foi lançado em março deste ano.

Na maioria dos casos, só entra no grupo quem for convidado e a identidade de cada um deles é mantida sob sigilo por motivo óbvio.

A interação no grupo é feita com o uso de pseudônimos. Somente os responsáveis pelo grupo, que no caso da fundação de Dawkins são dois, sabem os nomes dos participantes e de onde são.

Dawkins estima que existem milhares de sacerdotes (pastores, padres, rabinos etc.) que perderam a fé, mas não abandonam as atividades religiosas porque precisam do emprego e, além disso, não gostariam de perder amigos e, em muitos casos, causar abalo na família.

Quem vai cuidar do grupo da FFRF é Dan Barker, um dos fundadores da organização. Barker, que foi pastor evangélico por 19 anos, escreveu alguns livros sobre por que se tornou apostata. O mais recente deles se chama Godless (Sem Deus).

Ele acredita que, por conta de seu passado, deverá ser procurado por sacerdotes interessados em participar da comunidade virtual.

A proposta do Projeto Clero é ajudar quem é sacerdote descrente a mudar de profissão, trocar experiências, incluindo conflitos de consciência.

Conflitos que podem assumir contornos dramáticos, e esse é o caso de “Lynn”, uma pastora metodista. No site do Projeto Clero, há um depoimento dela no qual diz ser uma fraude.

“Toda a semana luto com o fato de que minto para minha congregação. Tenho uma estratégia para sair de minha vida dupla, mas ainda preciso de algum tempo. Até lá, continuarei a servir a minha igreja e tentarei suportar a batalha que acontece em minha mente.”

Com informação do Christian Today e do site do The Clergy Projetc.

Pastor cristão da Holanda usa o púlpito para pregar ateísmo.
agosto de 2011

Ateísmo.

Comentários

Bia Alencar disse…
Muito interessante o projeto...Voce pode chamar esses ''sacerdotes'' de falsos, mais é dificil sair do meio cristão. Principalmente quando sua família, amigos estão neles.
Sua vida muda completamente, voce passa a ser visto com outros olhos...enfim, só quem ja passou, ou passa por isso, sabe como e que é.
NÃO!

Desse jeito Vão oficializar o ateísmo como uma "religião"! Está errado isso aí! Não precisamos de "sacerdotes", precisamos de pessoas mais racionais!
Israel Chaves disse…
Acho que você não entendeu, Luan. Quando falam "sacerdotes ateus", não é por serem sacerdotes da "religião atéia", é por serem sacerdotes (cristãos, judeus, etc.) que se tornaram ateus mas não deixaram de ser sacerdotes por diversos motivos. Aí a fundação tenta ajudar esse pessoal.

Eu não sabia que isso existia, pois nunca havia parado para pensar nessa possibilidade. Deve ser extremamente difícil para eles, realmente mudar a vida de repente é extremamente difícil nesses casos.
Anônimo disse…
Nunca tinha me passado pela minha cabeça que um sacerdote religioso poderia se desconverter um dia . Ao menos isso me dá um pouco de esperança num mundo melhor . Só gostaria se saber se é possivel que esse padre consiga "desconverter" outros fieis de forma um pouco sutil .
Anônimo disse…
Israel, eu também nunca pensei nessa possibilidade.

Mudar, assim de repente, é realmente dificil. Como a sociedade (diga-se congregação) passará a enxergar um sacerdote que de repente se torna ateu??? Não é para qualquer um. Se o padre ou pastor se assumir como ateu, será vítima de todo tipo de preconceito...mais ou menos como acontece com os gays. Imagino que se aceitar como homossexual deve ser fácil, mas sair do armário deve ser outra história, principalmente numa sociedade "meio burralda" e "conservadora".
Anônimo disse…
Deixa o Edir Macedo saber dessa...
Anônimo disse…
Isso só prova que essa turminha que se diz ateia (FFRF e Fundação Dawkins) não são ateus de verdade, mas apenas pessoas antirreligiosas. Usam até as mesmas terminologias que os religiosos usam. Vejam, os positivistas migraram do ateísmo para uma religião racional. Augusto Comte colocou Sophia (sabedoria) como a Deusa mãe. Agora esses antirreligiosos disfarçados de ateus criam um sacerdócio. Tenho certeza que Dawkins vai querer ser Papa dessa nova religião ateia. Ateu de verdade não usa linguagem religiosa... Quanta babaquice!!!
Anônimo disse…
Sacerdócio é ideia religiosa. Se alguém era sacerdote e se torna ateu, deixa a ideia de sacerdócio. Acaba... Ateu de verdade não fica levando ideia religiosa na cachola... Essa história da FFRF e Fundação Dawkins é uma tremenda viadice.
Anônimo disse…
Padre, sacerdote, pastor, druida, xamã, pajé, pai de santo, etc., que viram ateus devem ser machos para assumir suas ideias e ideais. Essa história é coisa de boiola que não é capaz de assumir o que pensa!!! Se eu virasse religioso receberia preconceito de meus amigos ateus... Tenho um amigo que passou por isso. Também eu tirei sarro dele porque agora acredita em Deus. Ateu deve assumir o que pensa...
AlyneS2 disse…
Boa sorte pra eles eu hein,
Até que foi fácil para eu virar ateia. Mas perdi muitos amigos religiosos, na verdade percebo que eles nunca foram meus amigos para deixar minha descrença acabar com nossos relacionamentos. Mas ganhei novos amigos. Amigos mais verdadeiros, embora que alguns acreditem em Deus eles não são religiosos, não incomodam-se de minha opinião e fico ainda mais contente por isso.
divertindo com ateus disse…
Sacerdotes ateus!

O humor involuntário ateísta se supera a cada instante!
Luiz Paulo disse…
E por causa desses ``trolls´´ e outras pessoas que Ateus, Agnósticos ou qualquer outro que não tenha uma religião ``mainsteam´´ não pode falar do que acredita ou não abertamente, seja para a internet ou em público.

Algo me preocupa, e se houvesse um Hacker mal intencionado, e conseguisse pegar as identidades dessas pessoas desse grupo virtual e espalha-se por ai?
Yuri disse…
Pois é Luiz Paulo, imagina um cristão hacker cheio do amor de Cristo!
Esses sacerdotes iriam se fuder.

A propósito ignorem os trolls, eles só querem atenção, são uns cães sem dono rsrs
Daniel Martins disse…
O nível de interpretação de alguns aqui é... assustador o_o

Em nenhum momento foi falado em sacerdócio ateísta, em religião ateísta, ou 'catequizar' pessoas pro ateísmo.

São pessoas que tem participação direta na hierarquia das instituições religiosas(padres, pastores, clero em geral), que perderam sua fé.

Bem... não é difícil chegar a conclusão que um pastor que se transformasse em ateu provavelmente perderia seu "emprego"; a organização é para ajudar essas pessoas, e não para criar um exército ateísta doutrinador.

A organização em torno de ideias é necessária, até pq a forte instituicionalização das religiões estão conseguindo travar avanços significativos tanto na ciência, quanto na política e na liberdade individual. Mas entre uma organização social em nome da própria sociedade e uma organização institucionalizada em nome de um deus qualquer, há muita diferença
Anônimo disse…
Daniel,o cara pode,de repente,não"perder" suas atitudes ",manias"e "posturas" sacerdotais.Vai saber...
Anônimo disse…
Aliás,será que essa "conversão" é autêntica?.Dessa gente pode-se esperar de tudo.
Elisa Maia disse…
Até que enfim ouço falar de algo assim. Desde que me tornei ateia, fico imaginando quantos sacerdotes, de baixa e alta hierarquia, não são ateus também. Afinal, quanto mais você conhece a religião e suas origens, mais inacreditável a coisa fica.
Ah, agora entendi. É para sacerdotes que perderam a fé, não "sacerdotes ateus", como se fosse religião. Desculpem aí, mas o título era ambiguo. :P
Anônimo disse…
O título da postagem foi modificado.

Ontem era:

"FFRF e Fundação Dawkins abrem novo grupo virtual para sacerdotes ateus"

Agora é:

"Fundações abrem novo grupo virtual para sacerdotes que perderam a fé"

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Onde Deus estava quando houve o massacre nos EUA?

Deixe a sua opinião aí embaixo, no espaço de comentários.

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

Pastor mirim canta que gay vai para o inferno; fiéis aplaudem

Garoto tem 4 anos Caiu na internet dos Estados Unidos um vídeo onde, durante um culto, um menino de quatro anos canta aos fiéis mais ou menos assim: “Eu sei bem a Bíblia,/Há algo de errado em alguém,/Nenhum gay vai para o céu”. Até mais surpreendente do que a pregação homofóbica do garotinho foi a reação dos fiéis, que aplaudiram de pé, em delírio. Em uma versão mais longa do vídeo, o pai, orgulhoso, disse algo como: “Esse é o meu garoto”. A igreja é a Apostólica do Tabernáculo, do pastor Jeff Sangl, de Greensburg, Indiana. Fanático religioso de amanhã Íntegra do vídeo. Com informação da CBS . Pais não deveriam impor uma religião aos filhos, afirma Dawkins. julho de 2009 Intolerância religiosa no Brasil

Cristãos xingam aluna que obteve decisão contra oração

Jessica sofre hostilidades desde meados de 2011 Uma jovem mandou pelo Twitter uma mensagem para Jessica Ahlquist (foto): “Qual é a sensação de ser a pessoa mais odiada do Estado? Você é uma desgraça para a raça humana.”  Outra pessoa escreveu: “Espero que haja muitos banners [de oração] no inferno quando você lá estiver apodrecendo, ateia filha da puta!” Jessica, 16, uma americana de Cranston, cidade de 80 mil habitantes de maioria católica do Estado de Rhode Island, tem recebido esse tipo de mensagem desde meados de 2011, quando recorreu à Justiça para que a escola pública onde estuda retirasse uma oração de um mural bem visível, por onde passam os alunos. Ela é uma ateia determinada e leva a sério a Constituição americana, que estabelece a separação entre o Estado e a religião. Os ataques e ameaças a Jessica aumentaram de tom quando um juiz lhe deu ganho de causa e determinou a retirada da oração. Nos momentos mais tensos, ela teve de ir à escola sob a proteção da

Anglicano apoia união gay e diz que Davi gostava de Jônatas

Dom Lima citou   trechos da Bíblia Dom Ricardo Loriete de Lima (foto), arcebispo da Igreja Anglicana do Brasil, disse que apoia a união entre casais do mesmo sexo e lembrou que textos bíblicos citam que o rei Davi dizia preferir o amor do filho do rei Saul ao amor das mulheres. A data de nascimento de Davi teria sido 1.040 a.C. Ele foi o escolhido por Deus para ser o segundo monarca de Israel, de acordo com os livros sagrados hebraicos. Apaixonado por Jônatas, ele é tido como o único personagem homossexual da Bíblia. Um dos trechos os quais dom Lima se referiu é I Samuel 18:1: “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como a sua própria alma”. Outro trecho, em Samuel 20:41: “E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais”. Em II Samuel 1:26, fica claro p

Adventista obtém direito de faltar às aulas na sexta e sábado

Quielze já estava faltando e poderia ser reprovada Quielze Apolinario Miranda (foto), 19, obteve do juiz Marcelo Zandavali, da 3ª Vara Federal de Bauru (SP), o direito de faltar às aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados. Ela é fiel da Igreja Adventista do Sétimo Dia, religião que prega o recolhimento nesses períodos. A estudante faz o 1º ano do curso de relações internacionais da USC (Universidade Sagrado Coração), que é uma instituição fundada por freiras na década de 50. Quielze corria o risco de ser reprovada porque já não vinha comparecendo às aulas naqueles dias. Ela se prontificou com a direção da universidade em apresentar trabalhos escolares para compensar a sua ausência. A USC, contudo, não aceitou com a alegação de que não existe base legal para isso. Pela decisão do juiz, a base legal está expressa nos artigos 5º e 9º da Constituição Federal e na lei paulista nº 12.142/2005, que asseguram aos cidadãos a liberdade de religião. Zandavali determinou

Na última entrevista, Hitchens falou da relação Igreja-nazismo

Hitchens (direita) concedeu  a última entrevista de  sua vida a Dawkins da  New Statesman Em sua edição deste mês [dezembro de 2011], a revista britânica "New Statesman" traz a última entrevista do jornalista, escritor e crítico literário inglês Christopher Hitchens, morto no dia 15 [de dezembro de 2011] em decorrência de um câncer no esôfago.