Pular para o conteúdo principal

Fundações abrem novo grupo virtual para sacerdotes que perderam a fé

A organização americana FFRF (Freedom From Religion Foundation - Fundação para o Fim da Religião) firmou uma parceria com a Fundação Richard Dawkins para criar um grupo virtual de sacerdotes ateus e agnósticos.

A fundação que leva o nome do cientista e líder ateu britânico poderá ajudar com a sua experiência porque já mantém um grupo de 100 sacerdotes descrentes. Trata-se do Projeto Clero que foi lançado em março deste ano.

Na maioria dos casos, só entra no grupo quem for convidado e a identidade de cada um deles é mantida sob sigilo por motivo óbvio.

A interação no grupo é feita com o uso de pseudônimos. Somente os responsáveis pelo grupo, que no caso da fundação de Dawkins são dois, sabem os nomes dos participantes e de onde são.

Dawkins estima que existem milhares de sacerdotes (pastores, padres, rabinos etc.) que perderam a fé, mas não abandonam as atividades religiosas porque precisam do emprego e, além disso, não gostariam de perder amigos e, em muitos casos, causar abalo na família.

Quem vai cuidar do grupo da FFRF é Dan Barker, um dos fundadores da organização. Barker, que foi pastor evangélico por 19 anos, escreveu alguns livros sobre por que se tornou apostata. O mais recente deles se chama Godless (Sem Deus).

Ele acredita que, por conta de seu passado, deverá ser procurado por sacerdotes interessados em participar da comunidade virtual.

A proposta do Projeto Clero é ajudar quem é sacerdote descrente a mudar de profissão, trocar experiências, incluindo conflitos de consciência.

Conflitos que podem assumir contornos dramáticos, e esse é o caso de “Lynn”, uma pastora metodista. No site do Projeto Clero, há um depoimento dela no qual diz ser uma fraude.

“Toda a semana luto com o fato de que minto para minha congregação. Tenho uma estratégia para sair de minha vida dupla, mas ainda preciso de algum tempo. Até lá, continuarei a servir a minha igreja e tentarei suportar a batalha que acontece em minha mente.”

Com informação do Christian Today e do site do The Clergy Projetc.

Pastor cristão da Holanda usa o púlpito para pregar ateísmo.
agosto de 2011

Ateísmo.

Comentários

Bia Alencar disse…
Muito interessante o projeto...Voce pode chamar esses ''sacerdotes'' de falsos, mais é dificil sair do meio cristão. Principalmente quando sua família, amigos estão neles.
Sua vida muda completamente, voce passa a ser visto com outros olhos...enfim, só quem ja passou, ou passa por isso, sabe como e que é.
NÃO!

Desse jeito Vão oficializar o ateísmo como uma "religião"! Está errado isso aí! Não precisamos de "sacerdotes", precisamos de pessoas mais racionais!
Israel Chaves disse…
Acho que você não entendeu, Luan. Quando falam "sacerdotes ateus", não é por serem sacerdotes da "religião atéia", é por serem sacerdotes (cristãos, judeus, etc.) que se tornaram ateus mas não deixaram de ser sacerdotes por diversos motivos. Aí a fundação tenta ajudar esse pessoal.

Eu não sabia que isso existia, pois nunca havia parado para pensar nessa possibilidade. Deve ser extremamente difícil para eles, realmente mudar a vida de repente é extremamente difícil nesses casos.
Anônimo disse…
Nunca tinha me passado pela minha cabeça que um sacerdote religioso poderia se desconverter um dia . Ao menos isso me dá um pouco de esperança num mundo melhor . Só gostaria se saber se é possivel que esse padre consiga "desconverter" outros fieis de forma um pouco sutil .
Anônimo disse…
Israel, eu também nunca pensei nessa possibilidade.

Mudar, assim de repente, é realmente dificil. Como a sociedade (diga-se congregação) passará a enxergar um sacerdote que de repente se torna ateu??? Não é para qualquer um. Se o padre ou pastor se assumir como ateu, será vítima de todo tipo de preconceito...mais ou menos como acontece com os gays. Imagino que se aceitar como homossexual deve ser fácil, mas sair do armário deve ser outra história, principalmente numa sociedade "meio burralda" e "conservadora".
Anônimo disse…
Deixa o Edir Macedo saber dessa...
Anônimo disse…
Isso só prova que essa turminha que se diz ateia (FFRF e Fundação Dawkins) não são ateus de verdade, mas apenas pessoas antirreligiosas. Usam até as mesmas terminologias que os religiosos usam. Vejam, os positivistas migraram do ateísmo para uma religião racional. Augusto Comte colocou Sophia (sabedoria) como a Deusa mãe. Agora esses antirreligiosos disfarçados de ateus criam um sacerdócio. Tenho certeza que Dawkins vai querer ser Papa dessa nova religião ateia. Ateu de verdade não usa linguagem religiosa... Quanta babaquice!!!
Anônimo disse…
Sacerdócio é ideia religiosa. Se alguém era sacerdote e se torna ateu, deixa a ideia de sacerdócio. Acaba... Ateu de verdade não fica levando ideia religiosa na cachola... Essa história da FFRF e Fundação Dawkins é uma tremenda viadice.
Anônimo disse…
Padre, sacerdote, pastor, druida, xamã, pajé, pai de santo, etc., que viram ateus devem ser machos para assumir suas ideias e ideais. Essa história é coisa de boiola que não é capaz de assumir o que pensa!!! Se eu virasse religioso receberia preconceito de meus amigos ateus... Tenho um amigo que passou por isso. Também eu tirei sarro dele porque agora acredita em Deus. Ateu deve assumir o que pensa...
AlyneS2 disse…
Boa sorte pra eles eu hein,
Até que foi fácil para eu virar ateia. Mas perdi muitos amigos religiosos, na verdade percebo que eles nunca foram meus amigos para deixar minha descrença acabar com nossos relacionamentos. Mas ganhei novos amigos. Amigos mais verdadeiros, embora que alguns acreditem em Deus eles não são religiosos, não incomodam-se de minha opinião e fico ainda mais contente por isso.
divertindo com ateus disse…
Sacerdotes ateus!

O humor involuntário ateísta se supera a cada instante!
Luiz Paulo disse…
E por causa desses ``trolls´´ e outras pessoas que Ateus, Agnósticos ou qualquer outro que não tenha uma religião ``mainsteam´´ não pode falar do que acredita ou não abertamente, seja para a internet ou em público.

Algo me preocupa, e se houvesse um Hacker mal intencionado, e conseguisse pegar as identidades dessas pessoas desse grupo virtual e espalha-se por ai?
Yuri disse…
Pois é Luiz Paulo, imagina um cristão hacker cheio do amor de Cristo!
Esses sacerdotes iriam se fuder.

A propósito ignorem os trolls, eles só querem atenção, são uns cães sem dono rsrs
Daniel Martins disse…
O nível de interpretação de alguns aqui é... assustador o_o

Em nenhum momento foi falado em sacerdócio ateísta, em religião ateísta, ou 'catequizar' pessoas pro ateísmo.

São pessoas que tem participação direta na hierarquia das instituições religiosas(padres, pastores, clero em geral), que perderam sua fé.

Bem... não é difícil chegar a conclusão que um pastor que se transformasse em ateu provavelmente perderia seu "emprego"; a organização é para ajudar essas pessoas, e não para criar um exército ateísta doutrinador.

A organização em torno de ideias é necessária, até pq a forte instituicionalização das religiões estão conseguindo travar avanços significativos tanto na ciência, quanto na política e na liberdade individual. Mas entre uma organização social em nome da própria sociedade e uma organização institucionalizada em nome de um deus qualquer, há muita diferença
Anônimo disse…
Daniel,o cara pode,de repente,não"perder" suas atitudes ",manias"e "posturas" sacerdotais.Vai saber...
Anônimo disse…
Aliás,será que essa "conversão" é autêntica?.Dessa gente pode-se esperar de tudo.
Elisa Maia disse…
Até que enfim ouço falar de algo assim. Desde que me tornei ateia, fico imaginando quantos sacerdotes, de baixa e alta hierarquia, não são ateus também. Afinal, quanto mais você conhece a religião e suas origens, mais inacreditável a coisa fica.
Ah, agora entendi. É para sacerdotes que perderam a fé, não "sacerdotes ateus", como se fosse religião. Desculpem aí, mas o título era ambiguo. :P
Anônimo disse…
O título da postagem foi modificado.

Ontem era:

"FFRF e Fundação Dawkins abrem novo grupo virtual para sacerdotes ateus"

Agora é:

"Fundações abrem novo grupo virtual para sacerdotes que perderam a fé"

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Mãe evangélica ora para Deus e diabo e degola filho de 5 anos

Elizete diz que  ouve vozes Com uma serenidade pontuada por timidez e com frases bem construídas, aparentemente com nexo, Elizete Feitosa de Sousa (foto), 26, se mostrou em uma entrevista estar em seu pleno controle mental, até quando disse que ouvia vozes mandando que matasse seus dois filhos. Na noite de domingo (21), no assentamento Califórnia, a 10 km de Açailândia (MA), Elizete degolou Jonas, 5, o caçula. O assentamento tem 13 anos e é administrado pelo MST. Açailândia tem cerca de 100 mil habitantes e fica a 600 km de São Luis. “Eu premeditei”, disse Elizete. Ela esperou o filho dormir, rezou de joelhos para Deus e o diabo e passou uma faca de cozinha no pescoço de Jonas. “Ele abriu os olhos e aí um pus mais força (na faca) para que não sofresse.” A polícia ficou sabendo da morte do menino pelo agente funerário ao qual a família de Elizete tinha encomendado um caixão. Elizete disse que na verdade teria de matar um vizinho que, entre outros, debochava dela quand

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as