Chaplin sugere
censura a dois
clássicos da literatura
|
O romance de Nabokov relata a obsessão de um homem de meia idade por uma menina de 12 anos. No livro de García Márquez há um caso de incesto.
"Chegou o momento de uma revolução moral”, disse Chaplin, sugerindo que os dois livros sejam censurados.
Ele disse que esses dois livros foram muito criticados quando lançados no Ocidente. “Houve uma repercussão muito negativa, que depois mudou.”
A reação de intelectuais russos a Chaplin foi imediata.
O historiador Nikolai Svanidze, por exemplo, fez um comentário irônico: “Depois de discutir os dois livros, vamos verificar se na literatura, desde Homero até os grandes clássicos russos, há sinais de violência, pedofilia e outras coisas inaceitáveis”.
O escritor Boris Akunin deu um chega pra lá em Chaplin. “A igreja não deve se meter em temas seculares e literários”, disse.
Com informação das agências.
Tentativa de censura a Lobato é tema do bloco 'Que merda é essa?'
fevereiro de 2011
Comentários
Gênesis 19:30-38
31. Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;
32. Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
Nessa parte ocorre incesto entre Ló e 2 filhas suas.
Um só capítulo está recheado destes acontecimentos abjectos - Números cap 31.
Resumo de Números, capítulo 31
Yahveh disse a Moisés: “Vinga os filhos de Israel dos midianitas”. Moisés então reuniu soldados e confrontaram-se com o povo de Midiã. E os israelitas saquearam e queimaram as suas cidades e acampamentos, mataram todos os homens, e aprisionaram as mulheres e as crianças.
Quando levaram o saque e os prisioneiros a Moisés, este repreendeu os oficiais israelitas dizendo:
- "Deixastes viver todas as mulheres ..., e por isso houve praga na congregação do Senhor. Portanto matem todos os meninos entre as crianças, e todas as mulheres não virgens. Mas podem ficar com as meninas virgens."
O resto do capítulo quantifica o saque em peso do ouro, cabeças de gado e escravas virgens e descreve minuciosamente a distribuição destes bens entre os soldados, a população, os sacerdotes e... o próprio Yahveh!
D'us Imoral
YHWV Imoral
Jesus Imoral
Yeshua Imoral
Yaeweh Imoral
Yahveh Imoral
Jeova Imoral
nha que eram pra ser abuzadas e as virgens deus mandou preservar. E ainda tem tolo que não percebe que deus era um delirio, mais não acho que eles acreditam que foi deus mesmo que mandou estas coisas.
D'us Imoral
YHWV Imoral
Jesus Imoral
Yeshua Imoral
Yaeweh Imoral
Yahveh Imoral
Jeova Imoral
OK
Comecem pela Biblia.
Aliás, pelo que me lembro do Jesus histórico, Maria foi violentada por um soldado romano aos 12, e por isso seria apedrejada.
Mas um senhor de idade teve pena dela e a 'adotou' como esposa.
De resto, fico imaginando o Japão censurando seus materiais eróticos, como os quadrinhos. Seria comprar uma briga grande com os otakus.
Temos que proibir todos os vilões de todas as histórias, também, por medo de que eles influenciem as pessoas a repetir seus atos de vilania? Se for assim, tudo vai ser proibido. Acho que só vai sobrar Teletubbies.
Ridículo isso. Não interessa do que os livros tratam, são só histórias. O problema está em quem for influenciado por elas. Isso se chama problemas mentais.
Imaginem se todo o livro que tivesse em suas páginas a narração de algum crime - seja lá o que for - acabasse por ser censurado...iria sobrar pouca coisa para ler. Ei!!! Além da bíblia, poder-se-ia censurar também o Talmud e o Corão...há coisas estranhas neles. Sinceramente, na literatura tudo é permitido, quem não quiser ler, que não leia!
Postar um comentário