Pular para o conteúdo principal

Irã condena atriz a 90 chibatadas e à prisão pelo filme Teerã à Venda

A Justiça do Irã condenou na segunda-feira (10) a atriz Marzie Vafamehra (foto) a um ano de prisão e a 90 chibatadas por ter participado do filme Teherane Man Haray ("Minha Teerã à Venda").

atriz Marzie Vafamehra
Marzie disse que o filme se
 baseou um pouco em sua vida 
O filme conta a história de uma atriz que tem de viajar para a Austrália por estar impedida de representar no Irã. A história relata um pouco a vida de Marzie.

"Minha Teerã à Venda" foi produzido e dirigido por Granaz Musavi, uma iraniana que mora na Austrália..

O filme está proibido no Irã, mas é vendido no mercado negro por até US$ 6 (R$ 10). Na internet, ele pode ser baixado de graça e está disponível no Youtube.

De acordo com as agências, Marzie recorreu da decisão com o argumento de que o filme foi feito com autorização do Ministério de Cultura e Orientação Islâmica.

O filme aborda, também, a repressão cultural no Irã, seus tabus e o escape do uso das drogas. Há cenas em que Marzie aparece sem o véu islâmico e outras em que está de cabeça raspada, o que teria sido um agravante do "crime" da atriz.

Marzie aguarda um novo pronunciamento da Justiça em um ex-galinheiro que foi transformado em prisão. Ela teria sido presa em junho, embora somente agora a informação tenha sido divulgada por um site iraniano de oposição ao governo.

Com informação das agências.

Trailer do Minha Teerã à Venda



Justiça saudita condena mulher a dez chibatadas por dirigir carro.
setembro de 2011

Fanatismo.    Religião contra liberdade de expressão.    Intolerância.

Comentários

Anônimo disse…
Assistindo o filme. Aparenta ser bom!
Anônimo disse…
Tinha que ser prisão perpétua o que são 90 chibatadas no couro desta mulher,
Quem sai do saco, tem que levar pedradas,

Pow fala sério depois fala que nos ateus estamos oprimindo a liberdade religiosa.
Anônimo disse…
Não entendi seu comentário, anônimo aí de cima.
Anônimo disse…
a religião é sem duvida a maior estupidez que o ser humano criou e o islã é um bom exemplo.quanto mais religião menos liberdade.
Anônimo disse…
Eu fiz só uma gozação, e quero dizer, que depois dizem que queremos oprimir a liberdade religiosa.
Trajano Lopes disse…
Isso era de se esperar... O islamismo esta preso a uma tradição religiosa que remota de a seculos, mas os mesmos esquecem que o mundo evoluiu e muito... Prendem-se ao tal Corão e a ambição dos seus líderes em acabar com todas outras religiões (Cristãs, Budistas etc) e ao sistemas ploliticos onde a religião não se enquadra tal como a democracia e total Liberdade de escolha dos Cidadaos..... Xê..., as vezes acho que já não é religião mas sim Doença com sindrome de terror e opressão
Anônimo disse…
pqp esta raça não larga esta religião violenta cacete.

FORA ISLÃ !!! NÃO QUEREMOS VIOLÊNCIA.


PUNK NOT DEAD.
Anônimo disse…
Algo interessante a se destacar é que no início (durante o século VII ao século XI da Era Comum), o islamismo era bem proeminente em questões culturais e, inclusive, havia incentivo ao conhecimento (desde a matemática, a medicina, a filosofia, etc). Bem diferente, inclusive, da Europa cristã da mesma época.
.
Alguma coisa aconteceu após esse período (estudiosos dizem que se deve à invasão mongol, aliado a conflitos internos - onde saíram vitoriosas dinastias conservadoras).
.
É isso o que sempre acontece na história da humanidade. Não é culpa da religião em si (já que a mesma religião em uma determinada época era progressiva e depois se tornou retrógrada). A causa é sempre do próprio ser humano, que cria certas interpretações pra continuar mantendo o controle da massa.
Anônimo disse…
Lógico que muito do conhecimento foi obtido dos sábios anteriores ao surgimento do islamismo (de territórios conquistados como Egito, Irã, etc), mas mesmo assim o que se observa é que houve uma inclusão desse pensamento antigo e não uma repulsa, tanto é que assimilaram e, muitas vezes, aperfeiçoaram.
LEGIÃO disse…
Religião é a cola das contradições!

Um povo que avança no domínio da energia nuclear e na obtenção de componentes eletrônicos com base no conceito de sólitons pune seus cidadãos de forma tão primitiva.

Essa pena é tão vergonhosa para o País quanto é humilhante para a Atriz.

O Mundo ganharia muito se tal cultura de opressão fosse varrida do mapa!
gomes disse…
Eis um fato para se refletir nessa Semana Internacional da Mulher!
Anônimo disse…
Vergonhoso pra eles!
Unknown disse…
Concordo,devia se refletir melhor,nao da pra se sentir feliz com a situaçao da mulher no mundo!!!Humilhante!!!
Anônimo disse…
Povo evoluído hein?
Anônimo disse…
Essa mulher devia abandonar esse país de ignorantes. Não há como "lutar" contra regimes fundamentalistas em países como Irã e Arábia Saudita.
Nathy Quagliato disse…
Irônico é saber que o Corão reserva muito mais liberdades às mulheres do que a Bíblia. Com um pequeno exemplo, o Corão diz que as mulheres devem aprender a ler e a pensar por si próprias, somente assim conseguirão entender a palavra de deus, enquanto a Bíblia é explícita a proibir as mulheres de aprender e diz que uma mulher que abre a boca na igreja é uma indigna.

Obviamente, ambos os livros possuem suas incitações à violência, mas nos concentrando exclusivamente na questão do tratamento à mulher, o Corão é melhor. Mas, como os "poderosos" preferem peneirar o que lhes convém em tudo...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias