Matança em nome de Alá
|
A pesquisa foi realizada pelo YouGov em parceria com o Departamento de Política e Estudos Internacionais da Universidade de Cambridge. Foram ouvidos 64.303 adultos (maiores de 18 anos).
Para 72% deles, a religião é usada por pessoas para justificar sua intolerância e sectarismo. 15% discordam disso.
A Grã-Bretanha está entre os países onde mais tem avançado o secularismo nos últimos anos. A pesquisa confirma isso.
A maioria (78%) concordou, por exemplo, que religião é um assunto da esfera privada, não pública. Aqueles que se opõem a essa abordagem representaram 12%.
Seguem outros resultados da pesquisa.
- 70% não querem que cristãos e igreja tenham mais influência na política do país. 16% concordam.
- 40% afirmaram não ter nenhuma religião, 55% se declararam cristãos e 5% informaram que seguiam outras religiões.
- 74% informaram que foram criados em família que professava alguma religião – cristã, na maioria de 70%.
- 34% afirmaram ter um Deus pessoal, 10% admitiram crer em algo tipo de poder espiritual e 19% informaram não acreditar nessas duas formas de crença. 29% se declararam indecisos ou agnósticos.
- 16% informaram que rezam diariamente, 12% disseram que o fazem várias vezes por semana e 4% uma vez. Os homens rezam menos que as mulheres.
- Para 61%, as religiões organizadas estão em declínio. Na faixa da população com mais de 55 anos, o percentual é de 67%. Do total, 18% discordam de que as crenças estruturadas estão em decadência.
Comentários
É claro que não mencionaram quais religiões provocam tais misérias e conflitos, o que os torna cínicos.
Não importa se a religião católica ou protestante deixar de existir, existem mil e uma crenças malucas querendo tomar espaço(terra oca com o sol no centro, Nibiru, power balance, homeopatia, ect), enquanto houver pessoas burras, pessoas sem senso critico, sem saber filosofar/raciocinar e cheias de wishful thinking, estaremos ainda perdidos.
Religião e sobrenaturalidades só acabam com educação de verdade(não esses Paulo Freirismos que temos, essas pedagogias "mudernas" que mais atrapalham que ajudam) e inteligencia.
Jesus disse; que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriariam.
no ultimo capitulo de Daniel, que viveu cerca de 500 anos a.c. ja previa isso, que nos ultimos tempos a ciencia se multiplicaria.
Mas esse proselitismo é chato e sem efeito algum.
Dá pra tirar de letra.
Apesar de ser um pais com milhoes de Ateus, por causa da "invasao" dos colonizados e imigrantes, passaram a ser muito tolerantes.
Ja discuti com um colega Britanico, o qual defendia o direito da instalacao da Sharia law nos bairros Muslim.
Ele dizia que: No passado nos os tornamos escravos, invadimos suas terras e os roubamos, nada mais digno agora do que dar a eles o direito de viver na nossa terra que se ergueu a custa do sangue dessa gente... e blablabla.. E olha que ele se dizia agnostico.
Viajei muito pela Franca, onde o caso e exatamente o mesmo de toda a Europa.
A minha Italia amada, onde eu sonhava um dia se aposentar e ficar ate a morte, terra do meu sangue, totalmente distorcida pelo cristianismo e pela invasao islamica.
Ultima vez que estive la, estava acontecendo um protesto em Bologna: Os Muslims queriam o direito de construir um templo no centro da cidade.
Portugal, a ignorancia crista tomou conta daquela gente, o mesmo na Espanha.
Alemanha apesar te ter muitos protestantes e Turcos Muslim, ainda nao tem um grande problema, pelo menos onde morei na Bavaria.
O resto da Europa, no mesmo: brigas por causa de Religiao, disputa por leis e verbas.
Como na falida Grecia: O governo liberou 16 milhoes de euros ano passado para a construcao de um templo muslim, houveram dezenas de protestos mas nao adiantou.
Agora, ja o Japao, mesmo sendo cheio de templos, religiao e escamcaradamente assim: Ninguem te pergunta nada, ninguem te pede nada. A maioria dos Japoneses leva a religiao mais como "cultura" do que "FE". E como quando usam kimono, so por tradicao mesmo.
Minha esposa e Japonesa, toda a familia dela budista.
Num ritual de morte ano passado, o monge falado enquanto os sinos badalavam: As religioes do mundo se matam por que querem crer num deus. Ja o budismo nao tem "deus" e nem mesmo e uma religiao, simplesmente acreditamos na necessidade de nos tornar pessoas melhores.
Eh uma fe onde "crer em deus" eh opcional.
BTW, sou ateu, porem tao encantado com a diferenca desta cultura que nem falo nada, so aprecio e respeito.
Quem me dera se o mundo tivesse de budista o que tem de cristoes e muslims... ja que ateismo ainda pode estar um pouco distante.
Postar um comentário