Pular para o conteúdo principal

Concessão de emissoras a grupos católicos foi irregular, diz MPF

por Roldão Arruda, do Estadão

O MPF (Ministério Público Federal) em Guaratinguetá pediu ontem à Justiça a anulação das concessões das emissoras de TV Canção Nova e Aparecida - as duas sediadas no interior paulista. De acordo com as alegações do MPF, os processos de concessão, em 1997 e 2001, respectivamente, ocorreram de forma irregular.

As emissoras pertencem a grupos católicos e transmitem programas de evangelização. A Canção Nova segue a linha da Renovação Carismática e ganhou destaque na campanha presidencial do ano passado, por ter transmitido ao vivo um sermão no qual o padre José Augusto pedia aos católicos que não votassem no PT, por se tratar de partido que estaria apoiando o aborto. A TV Aparecida integra a rede de comunicação do Santuário de Aparecida, controlada pelos padres da Congregação Redentorista.

Nos processos administrativos no Ministério das Comunicações, os dois grupos informaram que as emissoras teriam caráter educativo. As outorgas foram assinada pela Presidência da República em 2002 e ratificadas pelo Congresso.

Segundo o procurador Adjame Oliveira, autor das ações apresentadas agora, a concessão deveria ter sido precedida de licitação, para selecionar a entidade que apresentasse o melhor projeto educacional. “A outorga sem licitação põe em xeque a utilização democrática e transparente desse meio de comunicação”, justificou.

O pedido de anulação ocorre vinte dias após o Conselho Deliberativo da Canção Nova ter decidido suspender a transmissão do programa Justiça e Paz, apresentado pelo presidente do PT de São Paulo, deputado estadual Edinho Silva. Ele estreou no dia 3, com uma entrevista com o ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência. A suspensão ocorreu no mesmo dia. Católico e ligado a grupos religiosos, Carvalho havia articulado uma reaproximação entre a presidente Dilma Rousseff e a Canção Nova, após os atritos da campanha.

Igreja Católica obtém liminar para manter programa em TV estatal.
setembro de 2011

Religião na TV.

Comentários

sem surpresa disse…
"O pedido de anulação ocorre vinte dias após o Conselho Deliberativo da Canção Nova ter decidido suspender a transmissão do programa Justiça e Paz, apresentado pelo presidente do PT de São Paulo, deputado estadual Edinho Silva."

Mais uma vez o tal MPF revela ser um órgão político, militante, a serviço de interesses esquerdopatas.

E ainda tem gente que leva a sério essa geringonça totalitária chamado "Ministério Público".
Anônimo disse…
e as outras emissoras mercenárias?????
band, rede tv, record, gazeta,
Conspiratus disse…
sem surpresa, criatura asquerosa, o Ministério Público é a Joia da República. Seu comentário "idiotopata" demonstra sua aprovação aos atos conspiratórios e surrupiadores de uma direita que usa saias e come criancinhas.
wilsonr disse…
na verdade, nossa tv, virou púlpito, igreja, e outras, são mostradas cenas com milagres, toalhinha milagrosa, que anula dívida em banco, cadeirantes, cegos, leprosos, e outros que são curados aos montes, conforme bradam os bispos.
e depois vem abaixo, conta corrente, ..., carnê de dizimista, carné dos milagres, carne de gideâo, e outras.
pedidos de cheques e depósitos, e proselitização.
se nossa pátria é laica, e os meios de comunicação, tambem, e o papel das tvs e meios de comunicação é passar, conhecimento, lazer, e cultura, como pode ser isto.
para mim, o que acontece hoje, é a rasgação da constituição, e pior. ninguem faz nada.
ha, não esquecer a quantidade enorme de bundas, vagabas, futebol e novelas.
alem de chaves e pica pau o dia todo.
ainda bem, que tem, na digital canais como o univesp, a cultura, tv justiça, e outros deste naipe. por gentileza, se alguem do Honroso MPF estiver lendo, favor agir. como vcs sempre fazem.
e para aqueles que gostam de falar merda, cuidado, pois hoje, ao falar coisas com acusações voces tem que provar, senão ....danos morais e materiais, é pagar pra ver. cuidado
"Seu comentário "idiotopata" demonstra sua aprovação aos atos conspiratórios e surrupiadores de uma direita que usa saias e come criancinhas."

Vc deve estar equivocado, quem come criancinhas são os comunistas.
Anônimo disse…
Dizem que são os padres que comem criancinhas.
Conspiratus disse…
Leniéverson, meu caro, vejo que você é um legítimo representante da componente africana de nossa Sociedade Brasileira.

Não vou tentar convencê-lo de nada, pois vejo que você é bastante competente para pesquisar por si mesmo. Colocarei apenas algumas referências, abaixo, para que você as insira no Google.

Escreva inclusive as aspas.

"Dum Diversas",
"Romanus Pontifex",
Bispo "Las Casas" (neste caso há um link para a Wikipédia, você deverá procurar a palavra "africanos").

Me diga "Leniéverson Azeredo Gomes", seu nome e sobrenomes vem de seus ancestrais ou foram dados, como uma MARCA, pelos CRISTÃOS que eram DONOS deles.

Sim, os mesmos cristão que iam à missa, mastigavam hóstia e rezavam ao deus, voltavam para suas fazendas e mantinham seus ancestrais, Leniéverson, debaixo do chicote.

A Igreja Católica tinha tanto NOJO de NEGROS que só lhes permitia rezar do lado de fora das capelas.

Você pretende discutir a doutrina católica, doa a quem doer (como expressou no seu blog), mas e se isso doer em você?

Já parou para pensar se tal doutrina não está programando você para rejeitar suas origens e defender um sistema, montado para oprimir os negros?

Quantos Papas Africanos você já viu? Quantos bispos?

Se - depois de fazer estas pesquisas e responder, para si mesmo, estas perguntas - você ainda continuar a defender o catolicismo, boa sorte!
Conspiratus disse…
Leniéverson, eles te mantém na ignorância, assim como faziam com seus ancestrais. Desta forma, permitem que você se reproduza para que tenham novos operários, novos soldados e novos crentes. Para eles, você é o inimigo que deve ser mantido por perto e permanentemente controlado e desencorajado a evoluir.
Conspiratus disse…
Leniéverson, para eles você é apenas um animal domesticado.

FAÇA UM TESTE: diga, entre os católicos, que você sabe que a Igreja, usando de seu poder sobre órgãos policiais, promoveu ataques contra templos de religiões de matriz africana, no século passado.

Eles o tratarão como um cão que deve ser retreinado. Em vez de negarem ou lhe dar explicações que indicariam respeito à sua pessoa, eles recitarão versículos da Bíblia e lhe darão tarefas, para que você pare de pensar no assunto.
Conspiratus disse…
Leniérverson, você terá - nos links abaixo - uma idéia de como você deve ser visto pelos seus irmãos.

http://bagulhu-loko.blogspot.com/2011/10/negro-crente-nazista.html

http://www.cambalacho.com/2011/11/mother-of-hitler.html
E como sempre as suas respostas mais estúpidas como sempre, não vou perder meu tempo rebatendo as suas asneiras.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

'Respeito na escola não pode ser amparado em divindade'

Título original: Escola laica, liberdade e igualdade por Roseli Fischmann  (foto) para Folha Roseli é professora na Universidade Metodista O lugar do ensino religioso não é na escola pública, mas na família e nas comunidades religiosas, para quem assim o quiser. Por ser ligado ao direito à liberdade de consciência, de crença e de culto, o ensino religioso depende de ser buscado, não de ser oferecido sob a égide do Estado, por ser matéria íntima, de escolha, segundo a consciência de cada pessoa. Daí o caráter facultativo para o aluno que a Constituição estabelece para o ensino religioso nas escolas públicas, buscando preservar tanto o direito à liberdade de crença quanto a laicidade inerente à escola pública. Razões de ordem ética, jurídica, histórica e pedagógica amparam essa posição. Crianças pequenas, de seis anos, iniciando o ensino fundamental, têm suas consciências tenras plasmadas pela escola. Quais as repercussões de conteúdos religiosos conflitantes ao que recebe no

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

OAB-PR diz que psicóloga cristã sofre perseguição religiosa

Marisa diz que ficou juridicamente comprovado que é vítima do CRP A Comissão de Direitos de Liberdade Religiosa da seção do Paraná da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) emitiu parecer segundo o qual Marisa Lobo (foto) — que se apresenta na internet como “psicóloga cristã” — está sofrendo perseguição por parte do CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná. No começo do ano, o CRP-PR intimou Lobo a retirar da internet a associação da psicologia com religião, porque o código de ética da profissão impede esse tipo de deturpação. Marisa desafiou o conselho ao responder que, como profissional de psicologia, não renunciará a sua fé cristã. Ela é evangélica. Relatado por Francielli Morêz e aprovado por unanimidade, o parecer da OAB-PR afirma que a exigência do CRP é inconstitucional, porque se trata de um cerceamento do “direito inabalável” de a Marisa Lobo assumir publicamente a sua fé. A CRP não se manifestou sobre a decisão da OAB, e a psicóloga afirmou que agora está

Por que eu sou um 'não cristão cultural', diferentemente de Dawkins

No texto abaixo, o estudioso Botz-Bornstein refuta aqueles que, mesmo não tendo religião ou ateus, como Richard Dawkins, defendem uma suposta cultura cristã como guardiã dos valores ocidentais. "O que nos dá uma identidade como ocidentais é agir contra o obscurantismo e a religião", escreve Thorsten Botz-Bornstein professor de filosofia na Gulf University for Science and Technology no Kuwait. Ele nasceu na Alemanha, estudou filosofia em Paris e recebeu seu PhD pela Oxford University Freethinker boletim do Reino Unido fundado em 1881 em defesa da liberdade, razão e humanidade Elon Musk, em uma conversa com Jordan Peterson, sugeriu que ele era “provavelmente um cristão cultural”. Sem ser particularmente religioso, ele alegou ser um “grande crente nos princípios do cristianismo”, entre os quais ele nomeou o perdão. Ele também disse que a presunção cristã pró-natalista provavelmente “levaria a uma sociedade melhor”.  Richard Dawkins, famoso por ser notoriamente antirreligioso,